Iniciar sessão ou registar-se
    • A.M
    • 1 novembro 2011 editado

# 1

Boas precisava de saber se alguém conhece algum método matemático ou programa de computador que facilmente calcule o seguinte:

Tenho vários painéis com 243cm x 183cm e precisava de cortar vários painéis mais pequenos a partir dos painéis grandes, com variadas medidas( ex: 156cmx77cm+43,5cm+116cm+70cmx211cm...etc.).

Como é difícil definir como cortar os painéis grandes, para o máximo aproveitamento(mínima sobra) ,visto serem muitos painéis pequenos logo muitas medidas é complicado manualmente calcular isso!

Existe alguma maneira ou programa de PC que se insira a medida do painel maior e depois insira todas as medidas dos menores e o PC mostre como fazer os cortes para o máximo aproveitamento?
  1.  # 2

Tangram. é um jogo. Corte peças em papel, cartão ou cartolina à escala e experimente resolver o puzzle. é só uma ideia.

Pode fazer o mesmo no computador usando um programa de desenho qq. Ou pode-me pedir para eu fazer: gosto de quebra cabeças.

[email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A.M
  2.  # 3

Saudaçoes.

Pode utilizar um programa de CAD, desenhando os paineis grande e tentando inserir os pequenos.
    Existe um programa de optimização cutmaster. Pense um pouco e vai conseguir trabalhar bem com ele.

Cumprimentos
    • A.M
    • 3 novembro 2011

# 4

Colocado por: VsB consengSaudaçoes.

Existe um programa de optimização cutmaster. Pense um pouco e vai conseguir trabalhar bem com ele.

Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:A.M

Existe algum em portugues?
  3.  # 5

4.  # 6

Interessante este tópico!
    Concordam com este comentário: A.M
  5.  # 7

Existem programas específicos para fazer as planificações de corte. Se der toda a informação, eu disponibilizo me a introduzir essa medidas no programa e depois vemos os resultados. Estes programas como não são muito corriqueiros ficam muito caros, só mesmo quem tenha uma Control Numeric Computer é que tem que abrir os cordões à bolsa.

Venha essas medidas

Leitão
  6.  # 8

Colocado por: AJCLeitaoExistem programas específicos para fazer as planificações de corte. Se der toda a informação, eu disponibilizo me a introduzir essa medidas no programa e depois vemos os resultados. Estes programas como não são muito corriqueiros ficam muito caros, só mesmo quem tenha uma Control Numeric Computer é que tem que abrir os cordões à bolsa.

Venha essas medidas

Leitão

As CNC´s estão equipadas com esse software, certo??

(Digo isto porque tenho ideia que está ligado às cozinhas e eu tenho um carpinteiro amigo que tem uma CNC que faz isso..)
  7.  # 9

O que eu faço é utilizando uma folha de EXCEL, introduzo os dados e depois gravo em CVS. O programa de corte modelar lê nessa extensão, converte e voilá c' est facile.

Leitão
  8.  # 10

Peço desculpa, mas só agora reparei que tinha as medidas na minha caixa.
    Como não disponho de todas a informações, previ 2 cenários possíveis.
    1ª - em que a chapa tinha veio no sentido dos 2430 e o comprimento era também o sentido do veio,
    2ª - o corte era em função do melhor aproveitamento da chapa.
    Em relação à medida de 4075 fiz conforme sugeriu, na medida de 3730 dividi o espaço em 2.
    Espero que lhe tenha sido útil, sendo assim aqui vai os resultados obtidos.

Leitão
  9.  # 11

Não consigo adicionar mais do que um ficheiro, por isso vai o segundo, que neste caso deveria ser o primeiro.
    Mas este resultado vem desta base

Leitão
  10.  # 12

Que por sua vez, as medidas originais são:

Leitão
    • A.M
    • 5 novembro 2011

# 13

Colocado por: AJCLeitaoPeço desculpa, mas só agora reparei que tinha as medidas na minha caixa.
    Como não disponho de todas a informações, previ 2 cenários possíveis.
    1ª - em que a chapa tinha veio no sentido dos 2430 e o comprimento era também o sentido do veio,
    2ª - o corte era em função do melhor aproveitamento da chapa.
    Em relação à medida de 4075 fiz conforme sugeriu, na medida de 3730 dividi o espaço em 2.
    Espero que lhe tenha sido útil, sendo assim aqui vai os resultados obtidos.

Leitão
    Estas pessoas agradeceram este comentário:A.M

Leitão muito obrigado, ajudou-me imenso e tirou um quebra-cabeça que tinha.
    Apenas tenho 2 pequenas duvidas:Em ambas as hipoteses de desenho as peças A e P não me parecem terem as medidas.E tambem as peças tipo a E e I não apresentam as suas medidas lá.Mas isso não é problema eu ponho lá.

Quanto se referia com veio ou s/veio, era se tinha importancia na dirrecção e sentido das placas penso eu?Tanto o painel grande (2430x1830) como os outros pequenos são homogeneos, não interessa o sentido e direcção depois vou pinta-las.

Muito obrigado leitão
    Abraço
  11.  # 14

Colocado por: Rui A. B.

As CNC´s estão equipadas com esse software, certo??

(Digo isto porque tenho ideia que está ligado às cozinhas e eu tenho um carpinteiro amigo que tem uma CNC que faz isso..)

Trabalho como desenhador/preparador de produção.
    Hoje em dia as cozinhas estão num mundo à parte do resto das madeiras, tiveram que se especializar logo na apresentação do produto ao cliente, depois através de máquinas especificas para esse fim, só conseguem se tiverem uma linha de produção altamente especifica para esse fim.

Leitão
  12.  # 15

Colocado por: A.MTanto o painel grande (2430x1830) como os outros pequenos são homogeneos, não interessa o sentido e direcção depois vou pinta-las.

Dependendo da aplicação, o sentido dos veios pode ser ou nao importante, independentemente da questão estetica. A madeira tem mais resistencia num sentido do que noutro.
    Por exemplo um tampo de uma mesa deve ficar com os veios no sentido do comprimento, caso contrario parte com relativa facilidade quanto lhe aplicar uma força mais forte a meio do tampo.
  13.  # 16

Isso do veio depende, se estamos mesmo a falar de madeiras ou melaminas :p
  14.  # 17

Colocado por: AJCLeitao Trabalho como desenhador/preparador de produção.
    Hoje em dia as cozinhas estão num mundo à parte do resto das madeiras, tiveram que se especializar logo na apresentação do produto ao cliente, depois através de máquinas especificas para esse fim, só conseguem se tiverem uma linha de produção altamente especifica para esse fim.

Antigamente, há cerca de 30 anos, quando uma empresa de que eu era administrador tinha carpintaria, resolvemos fabricar armários de cozinha (não só para os nossos prédios, como para fora).

Nessa altura também era necessário cortar as placas de aglomerite com o máximo de aproveitamento.

E, para esse efeito, tínhamos lá uma máquina que fazia as contas, desenhava as peças, enviava para o fornecedor, recepcionava as encomendas, explicava aos carpinteiros como se devia proceder à montagem e, se fosse preciso, até dava uma ajudinha na montagem.
    E isto tudo foi há TRINTA anos!

Ah! A «máquina» chamava-se Tozé, e era um servente de pedreiro que fez um upgrade para desenhador/preparador de trabalho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Máquina
  15.  # 18

Colocado por: Luis K. W.Ah! A «máquina» chamava-se Tozé, e era um servente de pedreiro que fez um upgrade para desenhador/preparador de trabalho.

Que entretanto se registou no FdC com o nick Máquina... :D

0.0554 seg. NEW