Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Acabei por fazer a minha instalação em PPR utilizando as válvulas de corte da marca, também em PPR. Estive em dúvida em utilizar válvulas de esfera em latão, que seriam substituiveis...

Faz-me um pouco de confusão a dificuldade em substituir as válvulas em PPR. Será que duram tanto como a tubagem em PPR? (substituindo a sede de borracha, claro) As torneiras de casa têm a sede em latão e mesmo assim a água faz fissuras e deixam de vedar bem... será que estas com a sede em PPR duram bastante?

Alguém sabe ou tem exemplo disso?

abraço
  2.  # 2

Alguém com comentário / informação construtiva?
  3.  # 3

Colocado por: TenazesBoa tarde,

Acabei por fazer a minha instalação em PPR utilizando as válvulas de corte da marca, também em PPR. Estive em dúvida em utilizar válvulas de esfera em latão, que seriam substituiveis...

Faz-me um pouco de confusão a dificuldade em substituir as válvulas em PPR. Será que duram tanto como a tubagem em PPR? (substituindo a sede de borracha, claro) As torneiras de casa têm a sede em latão e mesmo assim a água faz fissuras e deixam de vedar bem... será que estas com a sede em PPR duram bastante?

Alguém sabe ou tem exemplo disso?

abraço

Caro Tenazes, verifico com agrado que conseguiu executar a sua canalização em óptimas condições o que quer dizer que passou no exame com distinção, é bom termos este feedback que assim aumenta a concorrência!

Quanto ás valvulas repare que a sua utilização é só em necessidade absoluta uma vez que se trata de válvulas de segurança que obviamente não tem a utilização como as torneiras de serviço que usamos diariamente portanto tem um longo tempo de vida.
    A sede da torneira é em latão e até pode utilizar castelos de outras torneiras de passagem o vedante em borracha pode substituir em qualquer altura.
    Quanto à duração de vida da tubagem em PPR segundo as fichas técnicas dos fabricantes fazem referência a estes dados, que de uma maneira geral são sempre optimistas, situa-se ao nivel dos multicamadas e outros tipos de tubagem usadas actualmente em canalizações, agora a experiência diz-nos tudo e como era mais usual utilizar ferro galvanizado e hoje temos provas que a vida util é de 30 anos certamente que o PPR dura um pouco mais, náo é atrito a incustrações, as paredes interiores são lisas e tal como outras tubagens recomenda-se!
    Não pretendo subestimar o PPR e até admito haver tubagens no mercado de qualidade superior, o ponto de referência é qualidade/preço e cada um olha à sua carteira!

Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  4.  # 4

Colocado por: DOGMAnos manuais lá da EPAL deve dizer se são ou não....diz??

Caro Dogma, com o devido respeito, a EPAL é a Empresa Pública das Águas de Lisboa quando diz ... lá da Epal, diz no sentido pejorativo e de profundo desconhecimento vocè como homem do Norte tem que entender que existe pessoas aqui do Sul que também perceben um pouco da matéria, em particular da zona de Lisboa.
    Náo compete à Epal pronunciar-se pelo tipo de tubagem e sua duração nem existe manuais para este fim, atenção que não estou de forma alguma ligado á Epal mas conheço a orgânica da mesma e de todas as Cámaras, ou seja quem elabora os projectos(traçados) de águas são os técnicos competentes de acordo com os seus clientes em função de cada Càmara existe os regulamentos que aprovam qual o tipo de tubagem autorizado em cada concelho e de acordo com a sua homologação pelo LNEC, pelo menos aqui nos concelhos limitrofes de Lisboa assim funciona a não ser que no Norte seja diferente!

Cumprimentos
  5.  # 5

Caro Costa53, uma vez mais agradeço os seus comentários, que têm sido de grande ajuda. Confesso que fiquei espantado com p PPR, não discuto que possa haver materiais melhores mas a verdade é que não sai caro, dificilmente tem fugas (pelo que percebi) e para quem não tem orçamento para mandar fazer é uma óptima opção...
    As sedes das torneiras são em latão? realmente não tirei nenhum castelo mas na de 20 pareceu-me que tinha o anel em latão e nas de 25 pareceu-me ser apeas em ppr.
    Já agora viu a minha questão sobre o teste? na loja onde compro o material dizem que a maior parte das pessoas só po~e à carga com a pressão da rede, tal como eu fiz (exactamente por não terem acesso à bomba de pressão). Fiquei com este receio lá no fundo porque como há bastante tubo enterrado, estou a ver como seria se fosse vertendo sem eu dar por isso... verifiquei bem as junções todas durante 1-2 horas e nao me pareceu que tivesse alguma fuga...

Só mais uma coisa...ainda não terminei completamente...hehehe...falta a parte interior do WC e cozinha (bem mais facil). Tive que devolver temporariamente a maquina à loja para outro utilizador...

um abraço

0.0096 seg. NEW