Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite!
    Queria aproveitar uma área descoberta de cerca de 12 metros quadrados (4x3) para fazer um alpendre. A ideia seria fazer uma cobertura plana para utilizar a parte superior como varanda, também ela com 12 metros quadrados.
    Pensei em fazer utilizando uma estrutura metálica com chão em deck mas há a desvantagem de caso esteja a chover, a parte debaixo fica inutilizável.
    Não queria utilizar uma solução baseada numa laje maciça.
    Alguma sugestão? Se puderem contribuir com exemplos que conheçam agradecia imenso.
    Cumprimentos.
    Agustin
  2.  # 2

    Não há ideias? :(
  3.  # 3

    já vi algo do género do que pretende:

    estrutura em metal, chão do rch com uma "caixa de ar por baixo" e deck compósito por cima, com pequenas frestas entre os elementos do deck (1/2 cm). no 1º andar optaram por algo semelhante, mas penso q utilizaram outro tipo de chão (não me recordo :( )
    Estas pessoas agradeceram este comentário: agustin
  4.  # 4

    boas, a laje é de longe a melhor solução, no entanto poderá haver outras
  5.  # 5

    já pensou em laje de betão premoldado apoiada em estrutura metálica e depois por cima o tal deck que pretende.
    Concordam com este comentário: agustin
  6.  # 6

    Porque não em vidro?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: agustin
  7.  # 7

    A ideia do vidro é interessante tal como a ideia sugerida pelo marco1. Em relação ao vidro teria de ser fosco e anti derrapante. Fazem ideia de custos da solução em vidro?
  8.  # 8

    boas
    alpendre em madeira com soalho,
    a vedar a agua por cima do soalho uma lona como a dos camiões, feita á medida.
    e por cima deck.
    se quiser mudar por exemplo para betão já tem o soalho pronto.
    se quiser facilmente desmonta tudo.
    um abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: agustin
  9.  # 9

    Colocado por: agustinPensei em fazer utilizando uma estrutura metálica com chão em deck mas há a desvantagem de caso esteja a chover, a parte debaixo fica inutilizável.

    se não quer utilizar betão só estou a ver uma solução viável, que é essa estrutura metálica, e dá perfeitamente para utilizar a parte de baixo se chover, tem é de isolar e fazer uma pendente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: agustin
  10.  # 10

    Boa tarde.
    Aproveito este tópico já criado para expor a minha situação que se enquadra um pouco na evidenciada pelo agustin.
    A minha situação é a seguinte: tenho um terraço sobre a garagem que "não serve para nada", pois nem no Verão nem no Inverno é utilizado, por não ser coberto/isolado. Agora tive uma situação de cheia/inundação cá em casa, e tudo o que estava na garagem e cave ficou afectado. Dado que a casa no piso de cima, que é a parte habitável, não tem grandes espaços para arrumações, a parte da cave era onde colocávamos as coisas entre estações, e na garagem era onde tinha a máquina de lavar roupa (que foi ao ar com a água, pois ficou totalmente submersa). Uma vez que não queremos perder mais coisas com uma situação semelhante, queríamos resolver a situação de forma mais "definitiva". Então, estávamos a pensar usar o tal terraço para fazer um anexo que nos sirva de apoio à questão da salvaguarda das coisas.
    Agora, a minha questão prende-se com o seguinte: o espaço a que me refiro deve ter, igualmente, uns 12m quadrados. Dado que a nossa cozinha actual é um pouco pequena, o ideal seria passar a cozinha para o espaço sobre a garagem e na divisão que deixaria de ser cozinha, fazer um conjunto de armários para arrumos, o que já seriam de grande ajuda.
    Como o orçamento não é muito, gostaria de saber que género de possibilidades existem no mercado para se fazer um anexo sobre a garagem (mas que se enquadre na arquitectura da casa-não me agrada a ideia de ter um anexo construído às 3 pancadas e que em nada tem a ver com a casa). É que a estrutura da garagem não convém levar grande peso em termos de paredes, pois o terreno dada a instabilidade por influência das águas ribeirinhas, também não deve permitir.
    Tinha pensado em pré-fabricado/modular, mas não sei até que ponto é possível. Isto apenas para estrutura exterior, as paredes e telhado, porque depois, se viermos a fazer lá a cozinha, isso já era independente.
    Não sei se consegui passar muito bem a minha ideia.
    Mas preciso é que me dêem ideias e se possível preços.

    Obrigada.
  11.  # 11

    boas
    pode fazer uma estrutura em metal e revestir com materiais mais nobres de acordo com a área envolvente.
    onde é a obra?
    um abraço
  12.  # 12

    Olá, António.
    Tinha essa ideia em mente, mas não sabia até que ponto seria exequível.
    Por acaso, não me consegue arranjar uma imagem para ter uma ideia do processo de construção?
    E o que considera materiais mais nobres?
    A área em causa fica no distrito de Braga.

    Obrigada.
  13.  # 13

    Colocado por: Xmink@l
    Mas preciso é que me dêem ideias e se possível preços.

    Obrigada.


    e porque não faz construção normal e no revestimento ai sim fazia algo diferente dependendo do resto da arquitectura da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Xmink@l
  14.  # 14

    Xmink@l
    Que tal resolver o problema da inundação da cave em primeiro lugar
    concerteza ficará mais barato do que construir um "anexo"...
    Qual foi o motivo que originou a inundação?
  15.  # 15


    e porque não faz construção normal e no revestimento ai sim fazia algo diferente dependendo do resto da arquitectura da casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Xmink@l

    Essa foi logo a ideia que surgiu, a minha preocupação é colocar demasiado peso sobre a placa da garagem. É uma construção já com quase 30 anos, e como referi anteriormente, o terreno não é estável dado ser uma zona ribeirinha.
    O meu objectivo maior era mesmo vender esta casa e mudar. Mas como as coisas ao nível imobiliário estão complicadas, é aguentar. Se tivéssemos possibilidades financeiras de fazer umas obras a fundo, isto ficaria impecável. Mas, infelizmente, o euromilhões só sai aos outros! (eheheh) Então, a solução a curto prazo seria mesmo esta, o aproveitamento deste espaço.

    Afinal, o espaço deve ter uns 24m quadrados, acho que é mais isso.
    Acho que não me consigo fazer explicar melhor do que isto... =(
  16.  # 16

    Que tal resolver o problema da inundação da cave em primeiro lugar
    concerteza ficará mais barato do que construir um "anexo"...
    Qual foi o motivo que originou a inundação?

    Isso é muito mais complicado, Pedro.
    No comentário anterior explico o porquê.
    E o "anexo" não seria bem um anexo, mas mais um aumento.
  17.  # 17

    .. não explicou ;) Não cheguei a perceber o que originou a inundação. Foi o nível das aguas que subiu? entrou pelas portas, ou entrou pelo esgoto?
  18.  # 18

    Ah, peço desculpa, então.
    Sim, o nível das águas aumentou a um nível que não é habitual.
    Geralmente, já estamos a contar com um pouco de água no quintal, mas aparte de destruir toda a horta, não tem sido muito alarmante.
    Só que desta vez, galgou o muro que veda a propriedade, e atingiu uma altura muito grande. Na garagem talvez tenha atingido pouco mais de 1m de altura, na cave, talvez o 1,50m bem à vontade.
  19.  # 19

    Ok... assim é mais complicado e caro de resolver...obrigado.
  20.  # 20

    Pois...
    Eu é que agradeço...
 
0.0200 seg. NEW