Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Comprei um pequeno móvel na associação Reto à Esperança para funcionar como móvel de televisão.

    O móvel deve ter uns 60 anos, é de madeira escura, tem pés de agulha e está em razoável estado de convervação.

    No entanto, como não gosto da madeira demasiado escura e em função da decoração que tenho na sala, aventurei-me num "DIY" e pintá-lo de branco mate.

    Comecei por lixar, aplicar tara-poros, lixar de novo e só depois comecei a pintar com rolo a tinta de esmalte.

    Acontece que esta última parte não correu nada bem e a pintura ficou uma desgraça, com três demãos de esmalte...

    Gosto bastante do estilo do móvel, por isso queria mesmo aproveitá-lo.

    O pedido de ajuda que lanço é: há alguma maneira de tirar toda a tinta de esmalte que apliquei no móvel? Se houver, como se faz?

    Obrigado!
  2.  # 2

    Colocado por: goliverAcontece que esta última parte não correu nada bem e a pintura ficou uma desgraça, com três demãos de esmalte...

    devia ter experimentado pintar à pistola ou em spray

    Colocado por: goliverO pedido de ajuda que lanço é: há alguma maneira de tirar toda a tinta de esmalte que apliquei no móvel? Se houver, como se faz?

    só lixando novamente, e bem
    • AnaT
    • 2 novembro 2011

     # 3

    Decapar com pistola de ar quente e lixar...

    Mas o que aconteceu para a pintura ficar uma desgraça assim tão grande?

    Tem fotografias?
  3.  # 4

    Colocado por: Fernando Gabriel Arq
    devia ter experimentado pintar à pistola ou em spray


    só lixando novamente, e bem


    Li vários blogs sobre DYI ligado à pintura de móveis em madeira e na maioria aconselham a pintar a trincha ou rolo, embora a minha ideia inicial tenha sido pintar com spray. Se alguém me garantisse que a pintura com spray ficasse melhor, não hesitava.

    Não é necessário aplicar decapante? É que já passei alguma lixa pela desgraçada pintura e praticamente não saíu nada...
  4.  # 5

    Colocado por: AnaTDecapar com pistola de ar quente e lixar...

    Mas o que aconteceu para a pintura ficar uma desgraça assim tão grande?

    Tem fotografias?


    Não tenho nenhuma foto, até tenho medo de tirar uma fotografia ao móvel :) O que aconteceu foi que até à 2ª demão o DYI até nem estava a correr mal, tirando algum granulado que o rolo que utilizei deixava quando pintava/esticava o esmalte. Quando comecei a 3ª demão, utilizei uma trincha e a tinta secava muito rápido e com tendência a ficar pastosa. Acho que matei o móvel...
    • AnaT
    • 4 novembro 2011

     # 6

    :) Não matou coisa nenhuma... :)

    O que deve ter acontecido é que não deixou a primeira demão secar bem e deve ter usado o rolo com demasiada tinta.
    Mas se a ideia é que o móvel fique pintado, não é necessário tirar toda a tinta antiga.
    Tem de deixar secar muito bem, lixar bem para uniformizar a superfície e pintar com um rolinho "pelo de rato".
    São uns rolos com pelo fininho e curto. Dão um excelente acabamento.
    Mas o rolo tem de ser bem espremido e não levar muita tinta senão acontece o mesmo.
    E deve sempre dar uma lixadela entre demãos...
    Mas... 3 demãos? Será preciso tanto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: goliver
    • AnaT
    • 4 novembro 2011

     # 7

    Só mais uma coisa, pintar com spray faz uma lixeira desgraçada.
    O acabamento é muito bom mas tem de ser feito ao ar livre, num dia sem vento ou vai acabar com um móvel salpicado de pó e o que mais consiga agarrar-se à tinta.
    Além disso, tem de proteger bem tudo à volta ou fica com "sombras" de tinta por todo o lado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: goliver
  5.  # 8

    AnaT, eu julgo que utilizei um rolo com "pele de rato". Será que me pode dar o link de uma imagem para confirmar?

    Que tipo de lixa é que aconselha que seja utilizada para "esfregar" no móvel?

    Já agora, há algum esmalte que seja mais adequado?

    A ver se consigo ressuscitar o móvel...
    • AnaT
    • 4 novembro 2011

     # 9

    goliver, eu não sou profissional. Sou uma curiosa...
    O melhor é passar numa loja de ferragens e pedir para ver um rolo "pelo de rato" e confirmar.
    Eu uso qualquer lixa que tenha disponível por aqui, primeiro um grão mais grosso e outro mais fino para acabamento.
    Pergunte na loja qual é que eles aconselham para tinta de esmalte.
    Eu gosto das tintas Cin mas isso sou eu...
    Por acaso, até acho que a última vez que usei tintas de esmalte foram da Robbialac
    Estas pessoas agradeceram este comentário: goliver
  6.  # 10

    Já tentei tirar a tinta de esmalte com lixa é tem sido uma tarefa hercúlea.

    Quase nenhuma tinta sai do móvel.

    Será que tem de se usar algum decapante?
  7.  # 11

    Colocado por: goliverJá tentei tirar a tinta de esmalte com lixa é tem sido uma tarefa hercúlea.

    Quase nenhuma tinta sai do móvel.

    Será que tem de se usar algum decapante?


    três camadas e esmalte será difícil, só se for lixa mecânica, é lixa mecânica que fala?
  8.  # 12

    Estou a utilizar lixa entre nº 80 e nº 120, à mão e sem recurso a qualquer aparelho de lixar.

    Mas não sai praticamente nada de tinta...
    • J.C
    • 10 novembro 2011

     # 13

    Colocado por: goliverEstou a utilizar lixa entre nº 80 e nº 120, à mão e sem recurso a qualquer aparelho de lixar.

    Mas não sai praticamente nada de tinta...


    Claro, Goliver, com 3 demãos de esmalte.
    Na minha opiniao, deia-lhe com decapante gel, para não escorrer, "leroy merlin"
    Deixe fazer efeito 30min. raspe tudo com 1 espátula estreita, repite a operação se necessário.
    Passe todo o móvel á lixa p'ra madeira 140.
    Na pintura!
    2 demãos de primário á cor que quer, secagem entre demãos 8 h. minimo.
    O esmalte será 1 demão, deixe secar 8 h. e passe á lixa 140 levezinho.
    2 demão e ultima de esmalte, sempre com rolo "careca"
    Concordam com este comentário: Lucilio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: goliver
  9.  # 14

    Colocado por: goliverEstou a utilizar lixa entre nº 80 e nº 120, à mão e sem recurso a qualquer aparelho de lixar.

    Mas não sai praticamente nada de tinta...


    tente arranjar uma maquina de lixar, com maquina em principio sairá, dependendo da potencia e lixa a aplicar.à mão nem pensar
  10.  # 15

    Boa noite a todos,

    O problema na sua pintura foi:
    - diluição inexistente entre demãos e/ou
    - não aplicação de primário e/ou
    - eventualmente, desrespeito pelo tempo de secagem e/ou
    - rolo sujo com tinta seca da anterior demão.

    Cumps
  11.  # 16

    Obrigado a todos.

    Vou tentar seguir as indicações do J.C..
  12.  # 17

    como já disseram, tem que decapar também. convém. Porque não tenta fazer uma lacagem? dá bué de trabalho mas fica mais bonito.
  13.  # 18

    Bom, tb estou a assumir que o móvel tem um desenho limpo e escorreito...
    • J.C
    • 11 novembro 2011

     # 19

    Colocado por: jraulcairescomo já disseram, tem que decapar também. convém. Porque não tenta fazer uma lacagem? dá bué de trabalho mas fica mais bonito.

    Eu não faria isso!
    É um móvel com 60 anos!
    Como dar-lhe esmalte....não concordo a 100% mas, são gostos.
    Esmalte sim mas,,,semi acetinado.
  14.  # 20

    O que é que entende especificamente por lacar?

    O móvel é de linhas direitas, deve ter cerca de 35cm de altura, os pés em agulha deverão ter 15cm e a caixa uns 20cm de altura. A profundidade é cerca de 35cm e a largura 110cm.

    O mais complicado de pintar do móvel é dentro da caixa, pela sua dimensão.
 
0.0216 seg. NEW