Iniciar sessão ou registar-se
    • Misi
    • 8 novembro 2011

     # 1

    Obg pelo conselho.
    Vou tê-lo em conta pq acredito mais em quem infelizmente já passou por elas do que em kem apenas ker vender.
    Disseram-me para no máximo usar 3 ou 4 vezes por ano,assim sendo vou usar apenas depois dos Natais. :-)
    • kami
    • 9 novembro 2011

     # 2

    Boas

    Em relação à questão da escolha do forno... penso que a pirólise deve vir em segundo plano. Deve-se pensar no dia a dia e o que mais falta faz!

    No meu entender o forno que eu e a minha "patroa" escolhemos foi mais com base na experiência do dia a dia. Ou seja... escolhemos dentro da marca pretendida aquele que tinha alguns rails telescópicos (penso que 2 niveis) que permitem puxar a grelha para fora do forno (dá imenso jeito quando estamos a fazer um assado... e queremos virar a carne.. etc..etc... não precisamos de tirar o tabuleiro para fora do forno... ou então não temos tanto risco de nos queimarmos quando viramos a carne com o tabuleiro dentro do forno...)

    Por acréscimo... os que tem estes rails (mais caros) já vêm com pirólise...

    Cumps
  1.  # 3

    Colocado por: kamialguns rails telescópicos (penso que 2 niveis) que permitem puxar a grelha para fora do forno


    todos eles permitem puxar a grelha para fora do forno!
    E não custa nada...

    Para mim... o mais importante é a segurança (porta fria)... que sejam com 4 vidros
  2.  # 4

    Para mim as guias telescópicas era um factor importante, e encontrei um forno bosh com 3 níveis de guias telescópicas, normalmente apenas vem 1 ou 2 níveis. tive sorte que o modelo já estava a ser descontinuado e o substituto já não tinha os 3 níveis, e não foi um forno caro, só tem limpeza catalítica, mas chega bem.
  3.  # 5

    Colocado por: jfsmoreiraContactado a assitência técnica, o sujeito informou-me que a pirólise só deveria ser usada em caso de extrema necessidade (1 a 2 vezes por ano)...




    Ando também com este dilema. Estou a escolher um forno novo e em algumas marcas existe o mesmo modelo com e sem pirolise.
    Em alguns casos como os Teka existe um modelo "base" tem hidrolise e depois tem uma versão com os dois sistemas, pirolise e hidrolise por exemplo.

    Estou a tentar convercer-me se vale os 100 e tal euros a mais.

    Do lado dos pros leio que é uma maravilha, que a limpeza é muito simples, so passar um pano humido no fim, etc.
    Do lado dos contra é o tempo, cheiros, custo da energia para esse ciclo e depois os mais preocupantes corrosão acelerada, como relatado aqui, mas também vidros interiores partidos durante o ciclo, etc.

    Nunca tivemos fornos com pirolise. A limpeza de fundo geralmente é à mão e à base de químicos e apesar de chato parece resultar bem.. o forno fica limpo.

    Parti para as pesquisas com pirolise como requisito, mas começo a convencer-me que não é tão bom assim.

    Do que me foi possivel entender nestas pesquisas, hidrólise parece ser um bom compromisso, e catalítico é de evitar porque os paineis tem que ser trocados a cada x anos.

    Posto isto.. quem optou por pirolitico, e com uns anos de uso, voltaria a fazê-lo ou acha que não vale a pena?
  4.  # 6

    Tivemos forno com pirolise, custou um horror de dinheiro mas a esponja queria e tal. Limpeza fácil, pelo que lhe tinham dito.
    Nunca fomos avisados da corrosão acelerada, usava-se com frequência.
    4-5 anos mais tarde estava todo podre por dentro, muito antes disso já não use usava pirólise porque já havia marcas de corrosão e nessas zonas a sujidade já não saía.

    Pelo preço daquele forno comprei outro forno e placa novos e limpa-se manualmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas, mandrongo
  5.  # 7

    Tive um AEG com limpeza pirolítica, já conta com 11 anos e continua a funcionar (os últimos 3 anos com pouco uso ficou na minha antiga casa).
    Actualmente tenho um Bosch também com limpeza pirolítica e até ver sem problemas, certamente que o próximo terá também.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas, mandrongo, joaomgf
  6.  # 8

    Atenção a uma coisa sobre fornos e corrosão que só aprendi, e tarde aqui no fórum. Após utilização o forno deve ficar ABERTO até arrefecer. Para além do uso de quimicos fortes para limpar o forno na casa dos meus pais, o mesmo era fechado quente ficando molhado depois com condensação... o forno ficou com buracos e tudo, ligava-se a ventoinha pra gratinar e o gajo lançava farpas de ferrugem xD desde que adoptei as medidas de 1) se tá mesmo muito sujo tentar limpar antes que a sujidade se entranhe 2) deixá-lo aberto até arrefecer que o forno passado anos continua novo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas, mandrongo, jo_jo
  7.  # 9

    Colocado por: desofiapedroAtenção a uma coisa sobre fornos e corrosão que só aprendi, e tarde aqui no fórum. Após utilização o forno deve ficar ABERTO até arrefecer. Para além do uso de quimicos fortes para limpar o forno na casa dos meus pais, o mesmo era fechado quente ficando molhado depois com condensação... o forno ficou com buracos e tudo, ligava-se a ventoinha pra gratinar e o gajo lançava farpas de ferrugem xD desde que adoptei as medidas de 1) se tá mesmo muito sujo tentar limpar antes que a sujidade se entranhe 2) deixá-lo aberto até arrefecer que o forno passado anos continua novo


    Nem mais, nós também fazemos o mesmo.
    O nosso também é pirolítico, mas acho que só usamos aquilo meia dúzia de vezes se tanto e tb tem um pequeno buraco numa esquina, fora isso está como novo.
    A AEG, fora os pirolíticos também tem uns com limpeza a vapor. Pelo que li não são tão eficazes como os pirolíticos, mas se ativarmos a limpeza sempre que o usamos é só passar um pano no final. Já o pirolítico supostamente basta uma vez por mês.
  8.  # 10

    Bem então eu quando for usar o que compramos vai ser uma aventura. Nunca usei um forno electrico, tem sido sempre gás. O que a esposa escolheu foi um Samsung dual qql coisa, e também é pirolíticoa. Vamos ver como se vai comportar
  9.  # 11

    Colocado por: jfsmoreiraPara mim... o mais importante é a segurança (porta fria)... que sejam com 4 vidros


    Pois, este também é um fator importante. Principalmente quando o forno está montado num armário alto onde um encosto de alguém é mais provável.
    Mas curiosamente parece que apenas os fornos com pirolise é que têm 4 portas, o que faz sentido dada a elevada temperatura que podem atingir.
 
0.0184 seg. NEW