Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Obrigado.

Já agora, o pavimento radiante optou porque marca? não consegui perceber pelas fotos...

O instalador foi a Disterm?
  2.  # 62

pode revelar valores e quem lhe fez a instalação?
  3.  # 63

Colocado por: electraoObrigado.

Já agora, o pavimento radiante optou porque marca? não consegui perceber pelas fotos...

O instalador foi a Disterm?

O instalador foi a empresa AQUECIGOMES mas quem programou foi a Disterm.

Quando fala de pavimento radiante, eu também não sei o que quer dizer com isso.
    A tubagem do piso radiante é aquela que se vê no sistema de controlo de caudal, o cimento que levou por cima foi próprio para piso radiante (com esferovite), e os mosaicos são porcelânicos.
  4.  # 64

Colocado por: aprendiz2aquela caixa do piso é um desastre...as válvulas anti-retorno nem se fala...o isolamento..meu Deus (parte dele)

Todos os seus comentários não me afectam.
    Não vou levar a mal comentários de um "aprendiz" que ainda por cima não é o original, é o "2"! ;)

Mas em relação ao que disse é provável que existam caixas para o piso radiante com melhor aspecto, válvulas anti-retorno muito melhores, isolamentos mais bem feitos, enfim todo o conjunto como diz.

Pois bem, não quero saber nada disso!

Para mim o que importa é ter um sistema que resulte e que não me dê problemas.
  5.  # 65

Colocado por: aprendiz2os colectores são bons em aço inox (Oventrop) ...mas o conjunto deixa muito a desejar.

Bom Dia
    parece que o sr. percebe disto, assim de repente se fosse o Sr. o que mudaria neste sistema ? que marcas ? de que forma?
    colocava os tubos onde ? isolava como ? etc etc
    Sabe vou ter um sistema mais o menos como este, apenas difere na bomba de calor

JMaia
  6.  # 66

Colocado por: Ideaquao cimento que levou por cima foi próprio para piso radiante (com esferovite)

??!!!
    Tem a certeza?? Não terá sido "apenas" um aditivo para ajudar a fluidificar e para que fique com a menor quantidade possivel de bolhas de ar no seu interior?
    É que o "esferovite" é um isolante, é o que MENOS se quer numa betonilha dessas...
  7.  # 67

Colocado por: aprendiz2mesmo no piso hidraulico existem diferenças,.(tubos "pex a,b,ou c,multicamada,diametros,"passe" distancia entre tubos nas serpentinas,tipo de placas,altura das mesmas,classe de isolamento,tipo de colectores,tipo de gestão do sistema,etc,etc...)..(marca dos equipamentos,rendimentos,etc..)

mas eu não perguntei sobre o piso,o que perguntei foi,em que se baseia para dizer que o piso é o sistema mais caro??
    que materiais ou que sistema ou que conhecimento utilizou para tal afirmação,dê exemplos.

Sem duvida que existem muitas diferenças entre marcas nos sistemas radiantes hidráulicos.
    Para analisar preços, é necessário ter atenção à qualidade do material, tubagem, grupo de impulsão e emulsão, isolamento e as respectivas quantidades. Jamais se
    pode optar por o melhor preço, tendo em conta tudo o que envolve este sistema.

Para que se tenha um sistema radiante hidráulico acondicionado ás necessidades da habitação ou espaço a climatizar, existem muitos factores que influenciam na eficiência do mesmo, pois, estas variantes determinam a quantidades de circuitos, os seus espaçamentos e reforço dos mesmos onde estes sejam necessários. Pena que muitos não tenham isto em consideração, e acabam por cometer erros irreparáveis ao poupar meia dúzia de euros na aquisição e consequentemente a gastarem demasia com a manutenção e consumos do mesmo.
  8.  # 68

Será que no piso radiante a água, compensa o investimento em solar (paineos + deposito)?
    Quanto tempo leva a amortizar esse investimento?
  9.  # 69

Colocado por: carlossilvaQuanto tempo leva a amortizar esse investimento?

Para ficar a funcionar bem (muitos paineis...) muito, muito, muito tempo! Isto para não dizer nunca!
    Mas é amigo do ambiente...
    • eu
    • 27 novembro 2009

# 70

Colocado por: carlossilvaSerá que no piso radiante a água, compensa o investimento em solar (paineos + deposito)?
    Isso não faz sentido nenhum, porque:
    -Na altura em que precisa de aquecimento a radiação solar é fraca;
    -As necessidades energéticas do piso radiante são muito elevadas, pelo que precisaria de muitos painéis
  10.  # 71

Colocado por: eu-As necessidades energéticas do piso radiante são muito elevadas, pelo que precisaria de muitos painéis

Onde é que já ouviu isso??
  11.  # 72

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: Ideaquao cimento que levou por cima foi próprio para piso radiante (com esferovite)

??!!!
    Tem a certeza?? Não terá sido "apenas" um aditivo para ajudar a fluidificar e para que fique com a menor quantidade possivel de bolhas de ar no seu interior?
    É que o "esferovite" é um isolante, é o que MENOS se quer numa betonilha dessas...

Não tenho a certeza mas penso que foi esferovite para a placa ficar mais leve.

Atenção que não eram placas de esferovite mas sim esferovite... sei lá... derretido(?)... aquelas bolas chatas do esferovite que se agarram em todo o lado.
  12.  # 73

Colocado por: carlossilvaSerá que no piso radiante a água, compensa o investimento em solar (paineos + deposito)?

Acho que essa parte de amortizar investimento é conversa de vendedor.

Ninguém amortiza nada.

Paga-se o sistema todo e posteriormente a matéria prima para o aquecimento é que pode ficar mais ou menos barata.

Pode parecer absurdo o sistema solar ajudar para o piso radiante hidráulico mas pensem no clima que cada vez mais temos em Portugal tanto de Verão como Inverno. No Verão temos cada vez mais dias muito quentes e noites cada vez mais frias. No Inverno temos cada vez mais dias com sol. (Clima Tropical)
    Portanto se faz sentido ou não?.... Cada um pense da maneira que entender.
  13.  # 74

Sr aprendiz2, mostre-me fotos do que fala.

Ficarei a aguardar.
  14.  # 75

Colocado por: IdeaquaAcho que essa parte de amortizar investimento é conversa de vendedor.

??!!
    A escolha pode ser entre um equipamento mais barato de instalar e que gasta mais por mês em consumos e um outro mais caro na aquisição, mas que vai gastar menos.
    Não acha que se devem fazer as contas para ver se as diferenças de consumo vão "amortizar" o investimento extra que se fez inicialmente? Se não amortizar, por que raio vou gastar mais num equipamento que NUNCA me vai fazer poupar nada?? Essa agora....
    Colocado por: aprendiz2e que tal em vez dos painéis (muitos) ter antes uma maior acumulação de energia?...(armazenamento de água)

E como aquece essa água toda??? Com dois paineis em pleno inverno, a terem que fazer tb AQS??
    Vamos ser realistas!!! Uma instalação "comum" de paineis solares nem as AQS cobrem no inverno quanto mais ajudarem no piso radiante.... Agora se instalarmos MUITOS paineis, aí sim, podem ajudar.
    Mas NUNCA vai compensar esse investimento inicial com o que vai poupar em consumos....
  15.  # 76

E... como é que sabe que seria pelos mesmos valores?

Eu ainda não apresentei nenhum valor!

Para mim não serve qualquer coisa, por isso escolhi o piso radiante hidráulico e todo o sistema que mostro em fotos.

A níveis de acabamentos a caixa que se vê está atrás de um roupeiro que tem uma tampa própria para não se ver o cimento e tudo o resto. Isolamentos de tubos estou satisfeito. Quanto à qualidade do material é como diz, o tempo o dirá, pois não percebo nada disso. Confio no instalador.
  16.  # 77

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: IdeaquaAcho que essa parte de amortizar investimento é conversa de vendedor.

??!!
    A escolha pode ser entre um equipamento mais barato de instalar e que gasta mais por mês em consumos e um outro mais caro na aquisição, mas que vai gastar menos.
    Não acha que se devem fazer as contas para ver se as diferenças de consumo vão "amortizar" o investimento extra que se fez inicialmente? Se não amortizar, por que raio vou gastar mais num equipamento que NUNCA me vai fazer poupar nada?? Essa agora....
    ....

Claro que se devem fazer as contas todas.

Mas como uns dizem que um sistema é mais barato e gasta menos, outros dizem que o deles é que é melhor, torna-se muito difícil a escolha para quem pretende um bom sistema, barato inicialmente e continuamente e amigo do ambiente.

Depois... orçamentos há muitos, materiais também....

Acho que a escolha é pessoal.

O conselho que dou é pedirem para mostrarem exemplos de aquecimentos a quem pedirem orçamentos.
    Ou se conhecerem amigos com diferentes tipos de aquecimento peçam informações. Esses sim sabem melhor que ninguém.
  17.  # 78

Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: Pedro Azevedo78Uma instalação "comum" de paineis solares nem as AQS cobrem no inverno quanto mais ajudarem no piso radiante

repare na contradição...

Colocado por: Pedro Azevedo78MUITOS paineis, aí sim, podem ajudar.

então,..o sol não é o mesmo??

Com experiência propria, posso afirmar que os paineis solares independentemente da sua quantidade não asseguram a cobertura total no inverno, ao controrário dos termodinamicos tendo por base o conceito de funcionamento das famosas bombas de calor, asseuram até dentro de casa a total cobertura.
    •  
      FD
    • 27 novembro 2009

# 79

Colocado por: IdeaquaSr aprendiz2, mostre-me fotos do que fala.

Deve ser difícil...

O jmaia ainda está à espera...

Percebam uma coisa: o aprendiz2 (ou aprendiz, ou w.w) vem aqui para contestar, não vem dar soluções.
    O aprendiz2 vem ver a concorrência, vem ver o que se faz por aí fora, vem beber experiências, dúvidas e que mais, vem dizer que sabe e que acontece, que é o mais melhor da aldeia dele mas... não partilha os seus segredos com ninguém.
    São esses segredos que lhe permitem, nas palavras dele, ser o melhor - se é ou não, não faço ideia. Como é lógico, não vai "entregar o ouro ao bandido".
    A forma dele dizer que há melhor ou que é isto e aquilo é perguntando, como faz um tutor, dando pistas para ver se descobrimos.

Nunca em tempo algum o aprendiz2 dirá que 1 + 2 = 3. O que ele dirá é que A + B = x. Agora, descubram vocês o que é o A, o B e o x.

Ele gosta disto, deste jogo do gato e do rato, gosta de dizer que é bom no que faz, gosta de confirmar esse sentimento e todos aqui, inocentemente, o alimentam.
    Por isso, tenham isso em consideração e percebam que este fórum é para ele um hobby e não para ajudar outros (potenciais clientes e concorrência).

Eu percebo-o, mas não gosto é da forma como o faz - e já lho disse muitas vezes.
    Concordam com este comentário: anselmo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, jmaia, naar, Ideaqua, vidagomorango, anselmo
    • naar
    • 27 novembro 2009

# 80

Ora aí está, já somos dois!

A única diferença se calhar entre si e mim é que ele me faz rir, principalmente quando comenta algo com alguém novo aqui que fica eternamente a aguardar por casos concretos.

Claro que agora fico á espera que o aprendiz2 venha já dizer que isto "é tudo igual, defendem-se uns aos outros" mas não faz mal, ainda nem lhe disse Bom Dia hoje :)

0.0297 seg. NEW