Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: Ricardo.mrdNão esquecendo
    que essas placas de nódulos ronda os 15€/m2 (+/- lol), e obrigatoriamente são forçados a usa-lo, pois não têm forma de fixar o pex.

Ricardo, acho que a Rehau também tem disponivel o mesmo (ou parecido) sistema que "a sua" Multibeton para a fixação de tubos. Creio que se chama "sistema guia RAUFIX".

Colocado por: Ricardo.mrdOra, com 2€/m2, num vulgar vendedor de matérias de construção sem me esforçar muito, proponho aos meus clientes um isolamento bastante melhor e bem mais em conta.

Isto é que é bem verdade, e que TODOS os futuros clientes de pisos radiantes devem ter em atenção!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  2.  # 102

Colocado por: Ricardo.mrd
    Não esquecendo
    que essas placas de nódulos ronda os 15€/m2 (+/- lol), e obrigatoriamente são forçados a usa-lo, pois não têm forma de fixar o pex.

Ricardo, acho que a Rehau também tem disponivel o mesmo (ou parecido) sistema que "a sua" Multibeton para a fixação de tubos. Creio que se chama "sistema guia RAUFIX".

A Rheau teve problemas com esse sistema, caso não saiba a Multibeton tem patenteado o seu sistema. No entanto e mesmo assim, o método de fixação
    não é o mesmo. O sistema modelar Multibeton, bem diferente dos tradicionais sistemas em espiral ou dupla serpentina faz tamanha diferença quer na eficiência quer nos custos do pavimento radiante hidráulico, em espiral jamais conceguem usar o mesmo metodo de fixação.
  3.  # 103

Exactamente, o grande problema é que a mão-de-obra tem tendência a ser mais elevada, no entanto com a diferença dos nódulos compensa sempre.
  4.  # 104

Se não usar as placas de nódulos terá de usar outro método de fixação que encarecerá a mão-de-obra. Mesmo assim, com a diferença de preços entre os nódulos e o EPS compensará usar outro método de fixação para redução significativo do sistema, tendo em conta a dimensão da área a climatizar, pois poderá compensar como não dependendo da área e dos custos adicionais da mão-de-obra.
  5.  # 105

Colocado por: aprendiz2depende,a pratica também é determinante para o preço..(execução)

A prática é sempre determinante. No entanto, nas mesmas circuntâncias e condições em termos de experiência, habilidade e mobilidade, haverá sempre grandes diferenças.
  6.  # 106

Já por varias vezes tentei que me explicassem se é necessário instalar num piso radiante a agua sondas de temperatura no pavimento ? Ou só necessito de termostato na parede ? Alguém me diz?
    Obrigado
    Jose Maia
    • fsc
    • 28 novembro 2009

# 107

o pr hidráulico não precisa de sondas no pavimento. porque a potência (caudal e temperatura) que é entregue pode ser regulada na central.
  7.  # 108

Colocado por: fsco pr hidráulico não precisa de sondas no pavimento. porque a potência (caudal e temperatura) que é entregue pode ser regulada na central.

Exactamente. O caudal e a temperatura da água é que vai determinar a temperatura desejada nas diferentes áreas que são reguladas pelos termóstatos de parede.
  8.  # 109

Obrigado pelas respostas
    José Maia
  9.  # 110

pode revelar valores e quem lhe fez a instalação?

Descobri o catálogo do termoacumulador:

CATÁLOGO THINKTECH 2009 (inclui preçário)
    http://www.disterm.pt/files/_Tabela_Precos_THK_4a4cd570a20a6.pdf

e o catálogo da máquina de pellets:

CALDEIRAS A BIOMASSA
    http://www.disterm.pt/files/_Catalogo_Step_Biomassa_4a2008c021d8b.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ideaqua
    • LuB
    • 13 janeiro 2010

# 111

Colocado por: aprendiz2esqueça,não vou discutir consigo!

Contas são contas... E, a matemática é como o algodão, nunca engana...
    • LuB
    • 13 janeiro 2010

# 112

Desculpe, aprendiz, foi engano meu
  10.  # 113

Aproveito para deixar um agradecimento ao ldeaqua pela disponibilidade em nos dar a conhecer o seu sistema de aquecimento e a forma como conseguiu conjugar diversas fontes de calor para a mesma finalidade. Será que nos pode dar o seu feedback relativamente ao desempenho do respectivo sistema ao longo de todo o inverno e os valores gastos a alimenta-lo?

Aproveitava para questionar se será possível associar uma bomba de calor a essa solução e em caso afirmativo como se processariam as prioridades. E como se iria efectuar, no verão, o arrefecimento?

Relativamente às criticas que foram efectuadas pelo aprendiz2, parece-me que foi mais uma daquelas situações em que se critica negativamente, se diz ser capaz de mais e melhor, mas ao fim de tantos meses não se consegue colocar uma única fotografia, que documente e comprove a sua superioridade.

O ldeaqua não sendo um perito na área do piso radiante (julgo eu) conseguiu e continuará a conseguir esclarecer duvidas e ajudar imensas pessoas a encontrar e a escolher o sistema de aquecimento futuro. Umas imagens valem mais que mil palavras e argumentos. Sendo você um perito (aprendiz2) quanto tempo irá demorar a dar uma ajuda a esta gente toda? Teria aqui uma óptima forma de através de umas imagens divulgar o seu exímio trabalho, esclarecer o pessoal e de certeza que adicionalmente teria muita gente a querer vê-lo a instalar o respectivo piso radiante! A ideia que fica é que o trabalho não será assim tão exímio e não há arcabouço para aguentar umas críticas!

Cumprimentos e desculpem qualquer coisa!
    Concordam com este comentário: anselmo
  11.  # 114

Colocado por: vidagomorangoO ldeaqua não sendo um perito na área do piso radiante (julgo eu) conseguiu e continuará a conseguir esclarecer duvidas e ajudar imensas pessoas a encontrar e a escolher o sistema de aquecimento futuro. Umas imagens valem mais que mil palavras e argumentos. Sendo você um perito (aprendiz2) quanto tempo irá demorar a dar uma ajuda a esta gente toda? Teria aqui uma óptima forma de através de umas imagens divulgar o seu exímio trabalho, esclarecer o pessoal e de certeza que adicionalmente teria muita gente a querer vê-lo a instalar o respectivo piso radiante! A ideia que fica é que o trabalho não será assim tão exímio e não há arcabouço para aguentar umas críticas!

:)
  12.  # 115

Boa tarde a todos!

Estou a iniciar um projeto de contrução de uma moradia com cerca de 190m2 e estou a pensar no sistema de aquecimento para a casa.
    Uma das hipóteses em estudo é o piso radiante com caldeira de pellets.
    Vi que este tópico já está parado à quase 2 anos, por isso até pode ser bom para se fazer um feedback dos sistemas instalados.

Gostei mt da instalação do "ldeaqua"... quais têm sido os custos em pellets/ano ?? o aumento no nº de paineis tem ajudado na redução dos custos na caldeira ?? quanto custou montar esse sistema ??

Se houver mais experiencias de quem tenha montado este tipo de sistema é util para quem está a começar a pensar nas instações...
    :)
  13.  # 116

conforme o preço das pellets (saco de 15Kg ) se comprar uma tonelada por 180.00 euros já com Iva terá um custo muito baixo por ano

0.0186 seg. NEW