Iniciar sessão ou registar-se
    • cfr
    • 25 março 2009

     # 1

    boas....
    é a primeira vez que venho a este forúm...já vi situações mt interesantes k e me ajudaram bastante.
    tou prestes a começar a minha moradia e tou mt indeciso em relaçao ao aquecimento. estou mt inclinado para o piso radiante, só não sei qual o melhor tipo. se a água, se os paineis solares, se eléctrico...não sei mesmo...vou precisar de 125m2 de piso radiante,alguém me pode dar preços dos vários tipos de pisos radiantes? e tentar esclarecer um pouco melhor o k já tem sido dito....
    cumprimentos...
  1.  # 2

    Olá ricardo
    Existem 2 tipos - a água e eléctrico
    eu tenho alguns orçamentos que me foram dados para uma área de cerca de 220 m2
    se me der o seu email posso enviar-lhos e fica com uma ideia
    A questão entre o aquecimento eléctrico e a água é o preço - a 2ª opção é bastante mais cara - tenho tentado saber se compensa mas ainda não tenho dados suficientes para poder escolher
    Ana
    • lbvp
    • 26 março 2009

     # 3

    Boas,

    Piso electrico para 125m2 - 3225€uros ja com IVA (inclui termostatos programaveis, isolamento etc)

    Piso a água 4950 Euros com IVA incluido e todos os controladores de divisão, colectores etc... (não incluido a fonte de calor) caldeira a gás condensação, bomba calor etc

    Espero ter ajudado.
    • cfr
    • 26 março 2009

     # 4

    boas pessoal...
    se me puderes enviar os teus orçamentos agradeço ana. o meu email é. [email protected]
    Ibvp, esses preços até são razoáveis, e no elétrico quanto gasto de energia por mes ( um preço médio), e no da água não dá pra ser uma lareira a fonte de calor? se for a paineis solares por quanto fica?e se puderes é claro quanto fica a bomba de calor e quais os gastos k tenho durante o mes?
    desculpa tantas perguntas,mas não percebo mt dessa área...
    grato pela vossa ajuda
  2.  # 5

    Boas,

    Ricardo, que confusão para aí vai...
    Vamos por partes:
    Colocado por: ricardo83e no eléctrico quanto gasto de energia por mes ( um preço médio)

    Tem que dar muitos mais dados para alguém lhe responder a isso honestamente! Deu área. Falta por exemplo o pé direito da casa, a temperatura que vai querer ter a casa, saber as temperaturas mínimas da sua zona, o tipo de isolamento da sua casa, etc, etc...
    Colocado por: ricardo83no da água não dá pra ser uma lareira a fonte de calor?

    Quando diz uma lareira, imagino que se refere a um recuperador a água?! Se sim, sim dá. Mas mal...
    Isto é, um piso radiante é um sistema que deverá funcionar sempre... Ora certamente não vai ter sempre o recuperador aceso pois nao? Um recuperador poderá ser um bom AUXILIAR, nunca a fonte de calor principal.
    Colocado por: ricardo83se for a paineis solares por quanto fica?

    Instalar paineis para fazer aquecimento central é um BARRETE! Pois ou instala muitos para ter um rendimento decente, e nunca mais tem retorno desse investimento, ou instala os normais para fazer AQS e a ajuda que estes vão dar é insignificante...
    Colocado por: ricardo83e se puderes é claro quanto fica a bomba de calor e quais os gastos k tenho durante o mes?

    Se procurar por aqui, já há muita coisa sobre bombas de calor... Mas de preços pode escolher desde os 4500€ até aos 12000€... É tudo uma questão de carteira!
    Quanto aos gastos, mais uma vez poucos dados. Sempre uma certeza, com uma boa bomba de calor gasta cerca de 3 vezes menos do que com o eléctrico.

    Cump
  3.  # 6

    E afinal qual é o melhor investimento +ara forncecer um piso radiante a água?

    Caldeira a Pellets, BioMassa, Gasóleo ou Bomba de Calor?

    É verdade que numa caldeira a pellets temos que andar sempre a limpar as cinzas?

    É verdade que uma Bomba de Calor para aquecimento nos dias mais frios do Inverno não se justifica o investimento?
    E se deixar a caldeira a gasóleo para apoio?

    Preciso de testemunhos reais, para analisar se troco ou não a minha fonte de calor.
  4.  # 7

    Colocado por: jfsmoreiraÉ verdade que uma Bomba de Calor para aquecimento nos dias mais frios do Inverno não se justifica o investimento?

    Porque? Uma boa bomba de calor tem um COP superior a 2,5 com temperaturas exteriores de -5Cº... Quantas horas por ano vai ter esta temperatura? E mesmo assim um COP de 2,5...
    Colocado por: jfsmoreiraE se deixar a caldeira a gasóleo para apoio?

    Isso faz muito, muito bem. Passo a explicar.
    Se ficar com uma bomba de calor a cobrir 100% das necessidades, vai ter de dimensionar a bomba de calor para isso, ou seja, para as temperaturas mais baixas anuais a bomba de calor TEM de conseguir suprimir as necessidades de produção de calor. Ora essas temperaturas extremas verificam-se em muitos poucos dias. O que vai acontecer? Vai ter uma bomba sobredimensionada em mais de 90% do tempo... Uma bomba maior é mais cara e gasta mais...
    Ora se tiver um apoio (caldeira), pode por exemplo dimensionar a bomba para cobrir as suas necessidades na temperatura mínima MÉDIA, e tudo que descer daí, a caldeira entra em funcionamento. Com isso instala uma bomba menos potente (mais barata) e muito mais adaptada às reais necessidades...
    Dificuldade?
    Encontrar instaladores que percebam qualquer coisa disto... :(
  5.  # 8

    Estou a pensar numa Saunier Duval SDHV 14.
    É monofásica e penso chegar para as minhas necessidades.
    Tenho piso radiante em toda a casa (400m2). Até na garagem tenho .... não sei para quê, mas tenho. Mas normalmente só utilizo cerca de 200 m2 e no máximo posso chegar a utilizar 260m2. Será esta a adequada?
    Em refrescamento, será que funciona mais ou menos? Ou é só fantochada?
  6.  # 9

    Sugiro que para este tipo de dúvidas recorram a empresas especializadas, cujo core bussines consiste na avaliação de estudos técnico-económicos da produção descentralizada de energia, seja ela térmica ou eléctrica.
    Cumprimentos
  7.  # 10

    Atenção ao COP dessas máquinas da Saunier Duval, acho que não são dos melhores, mas têem um preço bom. já agora qual o cop dessa ref. e o preço?
  8.  # 11

    Colocado por: MJPEREIRA5Atenção ao COP dessas máquinas da Saunier Duval, acho que não são dos melhores, mas têem um preço bom.

    Não são dos melhores. Mas na relação preço/prestações, do que conheço são das mais interessantes. As da mesma gama de preços costumam ter COPs bem inferiores.
  9.  # 12

    Colocado por: lbvpBoas,

    Piso electrico para 125m2 - 3225€uros ja com IVA (inclui termostatos programaveis, isolamento etc)

    Piso a água 4950 Euros com IVA incluido e todos os controladores de divisão, colectores etc... (não incluido a fonte de calor) caldeira a gás condensação, bomba calor etc

    Espero ter ajudado.


    podia forncecer o contacto dessa empresa?
    • fsc
    • 17 novembro 2009

     # 13

    razões para não instalar pr eléctrico:

    maiores custos de exploração e com tendência a crescer pois o preço da electricidade, quer queiramos quer não, está dependente das energias fósseis. não é por acaso que a energia eléctrica é o tipo de energia mais penalizado no RCCTE, logo: os prazos de amortização são mais baixos do que os indicados acima.
    menor eficiência energética pois usa electricidade por efeito de joule! logo: se quiser vender a casa vai ter uma classificação energética baixa e considerando que uma casa também é um investimento e a classe energética é um argumento de venda, a diferença pode abater a diferença no custo de instalação.
    aluguer de contador de electricidade tem de suportar a potência instalada para ser usado apenas no inverno... ninguém fala neste custo!
    incompatível com outras fontes de calor alternativas ou bombas de calor
    não pode fazer arrefecimento
    se calhar esqueci-me de alguma outra razão...

    quem está a fazer o investimento deve ponderar bem as opções e filtrar os dados que vão sendo expostos, uma vez que parecem sempre inflaccionar o pr hidráulico e deflaccionar o eléctrico. parecem um bocado os senhores da energie que apregoam consumos que acabam por ser o dobro na realidade, segundo os depoimentos que tenho lido em vários forums (não desfazendo até o considero um bom sistema embora pouco solar!) creio ter dado razões suficientes para fazer pensar os investidores e irritar os apologistas do PRE, mas isto são evidências que não podem negar. para mudar este cenário, bastaria termos umas centrais nucleares das quais sou a favor, para reduzir a nossa dependência energética e termos finalmente energia eléctrica barata. mesmo assim o PRE apenas daria para aquecimento ao passo que usando PRH, as bombas de calor e respectivos consumos seriam custos quase insignificantes.
    • lbvp
    • 18 novembro 2009

     # 14

    Colocado por: sergyio
    Colocado por: lbvpBoas,

    Piso electrico para 125m2 - 3225€uros ja com IVA (inclui termostatos programaveis, isolamento etc)

    Piso a água 4950 Euros com IVA incluido e todos os controladores de divisão, colectores etc... (não incluido a fonte de calor) caldeira a gás condensação, bomba calor etc

    Espero ter ajudado.


    podia forncecer o contacto dessa empresa?



    Boas, o contacto é www-mr-bras.pt

    O piso electrico é uma boa escolha.
    abraço
    • lbvp
    • 18 novembro 2009

     # 15

    Informo que não há penalizações no RCCTE pela electricidade, nem na classificação do imovel face ao consumo de electricida.

    As penalizações são se não forem cumpridos os parametros de potencia para aquecer ou arrefecer determinada habitação.

    Exemplo: um instalador (não importa quem) por vezes vendia uma caldeira de 30KW de potencia, quando a habitação só necessita de 20kw de potencia. O correcto é instalar uma caldeira de 22Kw ou 23Kw

    No caso do RCCTE estas situações onde os aparelhos instalados têm potencias muito superiores ao necessário para aquecer/arrefecer um espaço são penalizados.
  10.  # 16

    Bom Dia

    Já muito se falou aqui do piso radiante a água, á já algum tempo coloquei as mesmas dúvidas, "ouvindo" algumas dicas optei por instalar piso radiante a agua.
    Ora, este tipo de instalação é muito mais caro que outro qualquer, contudo penso que o factor conforto é muito superior, para mim que não gosto (detesto) o ar condicionado esta será (digo eu) a solução ideal para a minha habitação.
    Neste momento já se encontram instalados os quadro e respectivos mecanismos de controle, tenho prevista a instalação de um termostato por divisão, relativamente a este cenário, tenho duvidas que gostaria de ver esclarecidas, nomeadamente se posso retirar os termostatos da upanor (será esta a marca a instalar) e colocar outros de qualquer marca, os ditos programáveis ? no meu caso terei que ter uma sonda do chão ao termostato ?
    A seguir a esta instalação irá ser instalado as placas e respectivos tubos, quando isso acontecer prometo colocar aqui fotos.
    Por ultimo refiro que irei ter paneis solares, com um depósito com um outro dentro deste, ou seja um sera para aguas quentes sanitárias e o outro para apoio ao piso radiante, como já sei que isto será insuficiente, irei ter em paralelo uma caldeira a gás de apoio e bomba de calor, posso-lhes dizer que inicialmente pensei em ligar também o recuperador de calor a agua, mas parece-me que o picheleiro que tenho se esqueceu de deixar na corete os tubos para a cobertura, a ver vamos.
    Como podem ver, pensei em utilizar qualquer fonte de calor para apoio. Pode ser um exarero, mas o tempo dirá...

    Há já me esquecia, a minha casa usei blocos térmicos de 25 cm da marca maxit, e irei colocar capoto de 6cm.

    Jose Maia
  11.  # 17

    Colocado por: jmaiaPor ultimo refiro que irei ter paneis solares, com um depósito com um outro dentro deste, ou seja um sera para aguas quentes sanitárias e o outro para apoio ao piso radiante, como já sei que isto será insuficiente, irei ter em paralelo uma caldeira a gás de apoio e bomba de calor

    Jose, não lhe parecem "apoios" a mais?
    Se vai ter os paineis solares para as AQS apoiado por uma bomba de calor, para que a caldeira?
    Só falei nos paineis solares para as AQS, pois é mesmo só para isso... O apoio que vão dar ao piso radiante é desprezivel. (estou a falar de uma instalação "normal" de uns dois paineis, se colocar MUITOS, o caso já muda...)
    Ou seja, eu ou colocaria paineis em paralelo com esquentador, ou paineis com apoio da bomba de calor. Tudo junto faz-me alguma confusão, mas se ficar a funcionar bem...
  12.  # 18

    Pedro
    Pois, eu sei que são apoios a mais, só que como sou "obrigado" a ter apoio para os paineis solares através de uma caldeira que comprei numa casa que foi a falência da marca Chaffoteaux & Maury modelo compy FF (já a algum tempo abri um tópico sobre esta caldeira) que me custou 200 ou 250 € já não me lembro bem, e o meu sogro outra completamente nova ainda na caixa, penso que fiz um bom negócio, embora esta ainda não sei se permite o tal kit solar para apoio. e como não sei se esta consume muito gás deixo já tudo ligado.
    Sabe-me dizer se tenho que ter a tal sonda no chão ligado ao termostato e se posso ligar qualquer marca ? Estava a pensar usar uma marca portuguesa (há que ajudar portugal a crescer) Efapel será que posso?
    José Maia
  13.  # 19

    Eu tenho piso radiante a água com um cilindro de 800 litros (200 AQS + 600 PR).

    As bombas de calor são:
    Prioridade Nº1 do sistema automatizado - 4 painéis solares;
    Caso os painéis solares não forneçam a temperatura programada tenho uma caldeira a pellets.

    MAIS QUE SUFICIENTE!

    Tenho sempre 80º na parte superior do cilindro que é onde está o depósito das AQS e saida para piso radiante a 45º apesar do programa não enviar mais do que 35º que fui eu que escolhi.

    Quanto aos custos, ainda estou em fase de estudo.
  14.  # 20

    Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: jmaiaeste tipo de instalação é muito mais caro que outro qualquer,


    não é bem assim!!


    Ai não então mostre dados, se assim for não devo ser o unico a ser enganado nesta terra plantada a beira mar

    Maia
 
0.0292 seg. NEW