Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 25 novembro 2011

# 61

Colocado por: Pedro Azevedo78Isto realmente se o consumidor não abrir os olhos é "comido" por toda a gente...

No meio de tantas tretas e mentiras, afinal para que temos um instituto do consumidor ? Este tipo de publicidade enganosa não deveria ser castigado?
  1.  # 62

Colocado por: eu
    Que grande treta.

Atenção que esta informação foi retirada da net, não fui eu o autor destas declarações.
    A intenção foi tentar explicar o que é a Parede de Trombe.
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78, Joao Dias, PMMA
  2.  # 63

Colocado por: eu
    No meio de tantas tretas e mentiras, afinal para que temos um instituto do consumidor ? Este tipo de publicidade enganosa não deveria ser castigado?

Por vezes acontece que mesmo quem fala nisso até acredita no que está a dizer!
    Lembro-me aquid e um caso com o "TERMIONIZE", em que claramente o revendedor parecia ser uma pessoa séria, e que qd alertado aqui no fórum para a "aldrabice" que aquilo era, rápidamente removeu tudo o que tinha no seu site sobre o assunto e creio que terá deixado de o comercializar...
    O que parece um pouco aqui o caso da Marta Carvalho. Meteram-lhe algo na cabeça sobre um assunto sobre o qual ela claramente não percebe nada, e ela limita-se a "debitar" o que ouviu! Mas ouviu "mal"....
    • eu
    • 25 novembro 2011

# 64

Colocado por: Pedro Azevedo78Lembro-me aquid e um caso com o"TERMIONIZE"

Eu lembro-me, pois fui uma das principais vozes contra essa aldrabice...
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
  3.  # 65

Colocado por: DOGMA
    nada disso....continua ser bem publicitado na imprensa,ainda estes dias vi em Famalicão uma casa que comercializa.

Sim acredito.
    Estava a falar em concreto de um revendedor, que sinceramente não me lembro quem era, que veio aqui publicitar o aparelho e que quando confrontado com os FACTOS, reconheceu ele próprio ter sido "enganado". Sei que pelo menos do site deles removeu qq referência ao produto... NA altura pelo menos.
  4.  # 66

Colocado por: goliverPeço desculpa pela repetição.

Este sistema de aquecimento (ver link em baixo), é satisfatório?

http://econo-heat.com/pt/

Obrigado.

por acaso vi estas coisas em demonstração na Worten e fiquei curioso. não era caro e para 400w parecia emitir bom calor.
    só não gosto da parte de furar a parede. alguém tem alguma ideia para a aplicação disto sem furos?
  5.  # 67

Colocado por: palmstrokepor acaso vi estas coisas em demonstração na Worten e fiquei curioso. não era caro e para 400w parecia emitir bom calor.
    só não gosto da parte de furar a parede. alguém tem alguma ideia para a aplicação disto sem furos?

Se escolher porque o acha "bonito" e funcional tudo bem.
    Se escolher pois acha que é mais económico, desista.
  6.  # 68

Colocado por: palmstroke

por acaso vi estas coisas em demonstração na Worten e fiquei curioso. não era caro e para 400w parecia emitir bom calor.

Quando é que viu a demonstração?

Tem conhecimento se ainda o fazem na Worten?
  7.  # 69

Não há dúvidas que o ar condicionado é mais eficiente do que qualquer sistema baseado em radiadores, etc.

Mas num outro post, um user colocou um pdf (http://www.leiricanal.pt/pdf/AQ18NSANpdf.pdf) com características de AC da Samsung e reparei que o consumo de um modelo com 9000 btu anda à volta de 850watts.

Comparativamente ao econo-heat, que consome 400watts.

É lícito concluir que o mais económico é o econo-heat? Ou terá de se considerar, neste tipo de comparativo, o COP de cada um destes sistemas?
  8.  # 70

Colocado por: goliverÉ lícito concluir que o mais económico é o econo-heat? Ou terá de se considerar, neste tipo de comparativo, o COP de cada um destes sistemas?

Claro que não...

Econo-heat 400 - gasta 400w e fornece max 400w

Ar Condicionado 9000 Btus - gasta 850w e fornece max 2900w (850w x cop 3.44 = 2924w)

Ou seja, para as mesmas necessidades/áreas, esse AC gasta até menos 3.5 vezes que o "Econo" heat...a fornecer a mesma potencia calorifica...
    Concordam com este comentário: eu, jorgealves
  9.  # 71

Colocado por: goliver
    É lícito concluir que o mais económico é o econo-heat? Ou terá de se considerar, neste tipo de comparativo, o COP de cada um destes sistemas?

Colocado por: DOGMAuma salamandrinha baratinha é melhor.

efeito por efeito esta é a melhor opção,
  10.  # 72

Colocado por: Pedro Fernandespara as mesmas necessidades/áreas, esse AC gasta até menos 3.5 vezes que o "Econo" heat...a fornecer a mesma potencia calorifica

como se pode comprovar nesta discussão:
    (https://forumdacasa.com/discussion/21166/gostava-de-saber-qual-a-opiniao-sobre-termoradiadores-electricos-urgente/#Item_3)
    400W não dá para nada.
  11.  # 73

O investimento em ar condicionado tem um custo muito superior a que é preciso juntar a manutenção (aconselhável fazer-se anualmente).

Aliado ao facto de em Lisboa não haver necessidade de estar ligado 12 meses (se estiver 6 meses, 3 no inverno e outros tantos no verão, já é uma estimativa por alto), torna o retorno deste investimento pouco atractivo.

Não pondo em causa e eficiência deste sistema, mas para quem, como eu, tem necessidade de aquecer a casa no inverno e nem por isso de a arrefecer no verão, e tendo 4 divisões para investir, estou bastante renitente em avançar para a compra de AC.
    •  
      FD
    • 28 novembro 2011 editado

# 74

Colocado por: goliverO investimento em ar condicionado tem um custo muito superior a que é preciso juntar a manutenção (aconselhável fazer-se anualmente).

Aliado ao facto de em Lisboa não haver necessidade de estar ligado 12 meses (se estiver 6 meses, 3 no inverno e outros tantos no verão, já é uma estimativa por alto), torna o retorno deste investimento pouco atractivo.

Não pondo em causa e eficiência deste sistema, mas para quem, como eu, tem necessidade de aquecer a casa no inverno e nem por isso de a arrefecer no verão, e tendo 4 divisões para investir, estou bastante renitente em avançar para a compra de AC.

Por divisão, o belo do aquecedor a óleo ligado a um programador horário e um termoventilador portátil para aquecer instantaneamente a divisão onde se encontra.
    Mais barato e eficaz, não há. Gastei há coisa de 8 anos, 250€ em 4 aparelhos destes, mais ventilador por 25€ e programadores por 5€ cada.

Há é algum estigma por não ser coisa "avançada", de "última tecnologia", "ultra eficiente", "eco", "energy" e demais palavrões que por aí se vêem ao pontapé...
    Concordam com este comentário: eu, jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: goliver
    • eu
    • 28 novembro 2011

# 75

E se tiver tarifa bi-horária e só ligar estes sistemas durante a noite, o custo não é assim tão elevado...
  12.  # 76

Infelizmente, não dá para mudar para a tarifa bi-horária porque a minha mulher chega relativamente cedo a casa e começa logo a bombar :)
  13.  # 77

para quem precisa de aquecer um pouco uma divisão e não precise de mais nada, investir no quer que seja sem ser aquecedores a óleo, é puro desperdício,

e mesmo com consumos moderados nas horas de ponta, a tarifa bi-horaria compensa desde que o grosso do consumo seja em horas de vazio, como parece ser o seu caso,
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78, Pedro Fernandes
  14.  # 78

Colocado por: goliverO investimento em ar condicionado tem um custo muito superior

Penso que estará a comparar com os econo-heat que falou atrás...certo?...Tome nota que para 4 divisoes um sistema de Ac de gama media fica, já instalado, por 2800€ (7kw)...Será mais ou menos, e dependendo do tipo de isolamento (entre outras), o que seria necessario para essas 4 divisões...

Agora, para conseguir as mesmas temperaturas, com o econo-heat de 400w, precisaria de cerca de 16 (16x400w=6400w)...para as mesmas 4 divisoes...valor que daria (para equivaler ao custo de aquisicao do AC) para 175€ cada econo-heat...

Fazendo as contas por alto, e para o seu caso, 3 meses de uso no Inverno, imagine-mos que gastaria com ac nesses 3 meses apenas 180€ (3x60€) de luz...Com o econo-heat ou qq outro tipo de radiador/ventilador/etc...vai gastar no mínimo 3 vezes mais...cerca de 540€...Ou seja vai gastar por ano, no minimo, mais 360€ de luz...

Acredite que, querendo aquecer realmente a casa, mesmo que por pequenos períodos de tempo, a diferença de investimento anula-se em pouco tempo...Pode usar outros argumentos, mas o retorno é garantido em pouco tempo...
  15.  # 79

Colocado por: golivera que é preciso juntar a manutenção (aconselhável fazer-se anualmente).

A manutenção deve ser com intervalos mais pequenos...Trata-se de limpar/lavar os filtros...mas é Home made...sem qq custo...De resto, poderá ser revista/confirmada a carga do gás e não é de todo necessário todos os anos...Um AC pode funcionar 10 anos ou mais sem qq intervenção com custo...
  16.  # 80

Colocado por: goliverInfelizmente, não dá para mudar para a tarifa bi-horária porque a minha mulher chega relativamente cedo a casa e começa logo a bombar :)

O dar dá...e tenho ideia que, desde que a taxa passou a ser igual nas tarifas, em casos normais, compensa sempre o bi-horario...

0.0298 seg. NEW