Iniciar sessão ou registar-se
    • bombax
    • 3 novembro 2011 editado

# 1

Boas Noites,

Desde já agradeço a todos a ajuda que me tem dado nas minhas duvidas, e na explicação de situacoes que não fazia ideia de como eram.
    parabéns também ao fórum pelo desempenho de ajuda.

Gostaria de colocar uma questão quanto À possível venda da casa:
    estando o próprio a vender a casa ( com numero de telefone e placar nas janelas ) , havendo imobiliárias interessadas na angariação da casa, é feito um contrato sempre de não exclusividade com as ditas imobiliárias, agora a minha pergunta é?
    posso continuar a vender a casa aos interessados que vejam o numero de telefone nas janelas ( junto dos placards das imobiliárias ) ou serei obrigado ( devido ao contrato de imobiliária ) de retirar o dito numero e só a posso vender por imobiliária, sendo ela qual for.
    pode parecer uma duvida estúpida,mas gostaria que me ajudassem a esclarecer este ponto ,pois não conheço nem nunca vi nenhum contrato das imobiliárias quanto a esse assunto.

Obrigado pelas ajudas prestadas.
    cumprimentos
    • naar
    • 3 novembro 2011

# 2

Boas,

Até pode ter apenas os seus nº de telefone afixados e as agências com as quais tem contrato sem exclusividade apenas fazerem publicidade á venda através de flyers, publicidade em revistas, net, etc.

Se o promitente comprador for visitar a sua casa através de alguma das agências, aí é-lhe devida a comissão.

Se alguém o contactar directamente a si (por telefone, tocar á porta, etc) essa é a SUA venda.
    Concordam com este comentário: SofiaPaula
  1.  # 3

Ok, Obrigado pelo esclarecimento . estava cm muitas duvidas nesta situação. Por outro lado, pode ser uma "luta" ter de tratar de tudo para a venda, face a uma imobiliaria, mas acho exagerado o valor % que levam pela venda de uma casa , por vezes de acordo com o pouco que fazem pela venda.
  2.  # 4

Colocado por: bombaxmas acho exagerado o valor % que levam pela venda de uma casa , por vezes de acordo com o pouco que fazem pela venda.

Então não percebo porque é que as contratou. Foi obrigado??
  3.  # 5

eheh, nada disso... preciso de vender.... e com elas tenho mais hipóteses, mesmo que tenha de pagar a dita %.
  4.  # 6

Colocado por: bombaxpor vezes de acordo com o pouco que fazem pela venda.

Você paga apenas se eles venderem, logo se trabalham muito ou pouco não interessa. Prefere uma imobiliária que trabalha muito mas não vende o apartamento, ou uma que não faz nada mas arranja-lhe um comprador?

Contratos com exclusividade já é outra conversa.
    Concordam com este comentário: naar
  5.  # 7

sim, compreendo......o que interessa é vender ;)

obrigado a todos
  6.  # 8

Picareta: já agora, tire-me uma dúvida se souber.
    Num contrato de exclusividade com a ERA, tem ideia dos valores de comissão cobrada? Tenho ouvido valores entre 5000€ e 5% (o que é totalmente diferente).
  7.  # 9

Colocado por: mar_juPicareta: já agora, tire-me uma dúvida se souber.
    Num contrato de exclusividade com a ERA, tem ideia dos valores de comissão cobrada? Tenho ouvido valores entre 5000€ e 5% (o que é totalmente diferente).

Normalmente é 5% e no mínimo 5000€. Ou seja para vendas inferiores a 100.000€ paga 5000€+iva, o que dá uma comissão superior a 5%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mar_ju
  8.  # 10

Atenção às alineas dos contratos mesmo sem serem em exclusividade. Lembre-se que pode sempre não aceitar o contrato proposto e propor alterar/eliminar clausulas que não lhe convenham. Eu fiz estas propostas e algumas clausulas foram eliminadas e outras alteradas antes de firmar o contrato.

adiciono aqui algumas clausulas que devem ser bem ponderadas antes de aceitar o contrato(elementos retirados do meu contrato com a imobiliaria "X":
    Cláusula 6ª
    - Remuneração -

1. Em contrapartida dos serviços prestados, e a título de comissão, o Mediador auferirá uma percentagem de 5% (cinco por cento), sobre o valor da venda efectivamente realizada, acrescida de I.V.A. à taxa legal em vigor, a ser liquidada com a celebração do contrato - promessa de compra e venda, não sendo essa quantia inferior a 5.000€ (cinco mil euros).

Uma outra imobiliaria aqui da zona usa normalmente 3% comissão e bem negociado pode chegar aos 2%.

Cláusula 9ª
    - Validade -

O presente contrato é válido pelo prazo de nove meses a contar da data da sua assinatura, considerando-se automaticamente renovado por iguais e sucessivos períodos se nenhuma das partes comunicar à outra por carta registada, ou telefax, com uma antecedência mínima de quinze dias, a sua intenção de o não renovar;

Existia ainda outra clausula que j´não disponho para copiar pois foi eliminada, mas era qualquer coisa do género que apesar de o contrato de mediação terminar, se os clientes angariados pela imobiliaria viessem a futuramente comprar a casa, a comissão era devida à imobiliaria. O que eu sub-entendi disto era que se a imobiliaria mostrasse a casa a todos os cidadãos portugueses e eu daqui a 20 anos decidisse vender a casa, a dita imobiliaria ainda iria receber a sua comissão.
  9.  # 11

Colocado por: nelsontiagoUma outra imobiliaria aqui da zona usa normalmente 3% comissão e bem negociado pode chegar aos 2%.

Imagine que você é vendedor da tal imobiliária X, aparece-lhe um cliente que pretende um apartamento com determinadas características, o nelsontiago procura na base de dados quais os apartamentos que podem satisfazer o cliente, e encontra um em que recebe 2% de comissão e uma "catrefada" deles em que recebe 5% de comissão. Vai perder tempo e gasolina para ir mostrar o que tem 2% de comissão??

Será que foi bem negociado??
    Concordam com este comentário: nelsontiago
  10.  # 12

A imobiliaria que referi com comissoes de 3% é uma empresa local (3 trabalhadores com ordenado) onde todos os imoveis estão contratados com comissoes de 2 a 3%, logo não será por aí que o vendedor irá!

Note Picareta que 'concordei' com o seu post, ainda assim pergunto:
    Não irão esses vendedores procurar vender um apartamento de 150.000 preterindo um equivalente que teem à venda por 100.000, tendo em conta a diferença na comissão?

Nota base: não estou por dentro dos mercados, mas na minha inculta opinião, julgo ser este um dos motivos(comissões) que se tem vindo a dar esta esclada no preço dos imoveis, juntamente com o facil acesso ao credito como é obvio.
  11.  # 13

Colocado por: nelsontiagoNote Picareta que 'concordei' com o seu post, ainda assim pergunto:
    Não irão esses vendedores procurar vender um apartamento de 150.000 preterindo um equivalente que teem à venda por 100.000, tendo em conta a diferença na comissão?

A resposta à sua pergunta é NÃO. Porque o cliente é que diz qual o valor que tem ou pretende gastar, e se lhe aparecer um cliente que quer comprar uma casa, mas só pode gastar 100.000, você não lhe vai mostrar casa de 150.000, porque vai apenas gastar tempo e gasolina.

Tenho imóveis à venda, e às vezes aparecem-me imobiliárias com clientes, depois de vermos o imóvel, o cliente pergunta-me o preço e eu respondo: 100.000€. E o cliente responde: É muito caro nós só podemos pagar 70.000€. E o BURRO do vendedor anda a mostrar apartamentos sem saber a capacidade financeira dos clientes!!!!
  12.  # 14

Picareta

isso tem acontecido comigo!!! Tenho andado a ver casas para comprar. Na primeira agência imobiliária onde fui, "caí" um bocado na lenga-lenga do vendedor e apesar de lhe ter dito que queria ver só até X, quando dei por ela andava a ver casas quase 50% acima do que tinha pedido!!!

Na segunda agência onde fui, já fui muito muito clara e disse que queria ver casas para APENAS aquele preço. Se fosse acima é porque à partida já me estavam a indicar que era para baixar o preço. Mesmo assim ainda me fizeram perder tempo a ver casas mais caras e eu a pedir T3 e mostraram-me um T2... eu já bufava de raiva!!!

Isto das imobiliárias é tudo igual. Tentam sempre mostrar casas acima do que o cliente quer gastar, para o fazer cair em tentação e gastar mais dinheiro. O que as imobiliárias se esquecem é que por mais tentações que os clientes tenham, hoje em dia os bancos não dão créditos... enfim.

Também me parece que algumas imobiliárias fazem contratos de exclusividade com alguns clientes e penso que nesses contratos está estipulado um número mínimo de visitas que eles têm de tentar fazer ao imóvel. Cá para mim, mesmo sabendo que as pessoas não podem/querem comprar, os vendedores levam na mesma aos clientes a ver as casas para cumprir as visitas... mas isso sou eu a pensar.
  13.  # 15

Bom Dia Mar_ju,

Em imobiliária existem também profissionais que qualificam os clientes financeiramente, antes de os levar sequer a visitar os imóveis; desta forma anulam-se à partida os que gostam de fazer turismo habitacional e não querem mostrar a sua real situação financeira que de um modo geral não lhes permite comprar seja o que fôr e permite aos que têm intenção de comprar não irem ver imóveis acima do que podem efectivamente comprar. Ser consultor imobiliário também passa por ter formação de qualificação de clientes, fazer estudos de mercado competentes e poder discernir
    o querer ter do poder ter. È fundamental o profissional saber gerir o seu tempo e o dos outros pois só assim se pode prestar um bom serviço aos clientes.
    Concordam com este comentário: joselopes, nelsontiago
    • naar
    • 11 novembro 2011

# 16

Colocado por: Jaime LopesBom Dia Mar_ju,

Em imobiliária existem também profissionais que qualificam os clientes financeiramente, antes de os levar sequer a visitar os imóveis;

Concordo na generalidade mas depois existem as excepções, clientes que não teem rendimentos declarados ( e são mais do que se imaginam) e aqueles que teem pais que os podem ajudar financeiramente e aí não se consegue vêr na declaração de rendimentos, recibos de ordenados e extractos bancários.

Off Topic: Nunca esqueço uma história de um amigo, vendedor de automóveis que atendeu uns clientes porque o vendedor de serviço não lhe apeteceu (porque eram ciganos e achou que não valia a pena), pois eles, ciganos e mal trajados compraram ao meu amigo 3 carrinhas mitsubishi a pp no valor de 15.000 contos em 1999. O vendedor de serviço, coitado! ficou sem a comissão! (bem feito)
  14.  # 17

Eu também não concordo que se façam juízos de valor e apenas por uma pessoa estar mal-vestida, ser cigana ou outra coisa não o quererem atender.

Mas no caso da compra das casas, penso que as imobiliárias (algumas, claro!) pecam por não avaliar bem a situação dos clientes e têm sempre a esperança que as pessoas se endividem mais do que podem. Se há uns anos isso acontecia muito facilmente, hoje já não. Concordo com o Jaime Lopes, deveria haver mais orientação para o cliente e avaliar de forma séria e rigorosa até onde as pessoas podem ir. Eu perdi claramente tempo (e o vendedor e os proprietários) a ver casas que EU JÁ TINHA DITO que não podia comprar!
    Se há rendimentos não declarados ou pais ricos isso também deveria ser clarificado logo à partida, assim ninguém perdia tempo e recursos, digo eu!

0.0197 seg. NEW