Iniciar sessão ou registar-se
    • w.w
    • 9 março 2012

# 1

?
      z42.jpg
    • w.w
    • 9 março 2012

# 2

?
      z52.jpg
    • w.w
    • 9 março 2012

# 3

?
      z62.jpg
  1.  # 4

Colocado por: w.w#1208 veja lá na foto se não diz KS.

sim foi a partir do nome que deu que encontrei as fotos!
  2.  # 5

#1214 voçe vai buscar isso mesmo ao fundinho! lol

das duas uma, ou é uma sala de chuto ou um forno!!!
  3.  # 6

.
      23.jpg
  4.  # 7

.
      110.jpg
  5.  # 8

Esse "iglu" em alvenaria está espectacular :)
  6.  # 9

Colocado por: w.wpara variar um pouco....
      DSC_5463.jpg
    ~

Na minha zona fazia-se enterrando a lenha com terra, não havia edificios especificos para isso.
  7.  # 10

Colocado por: two-rokEsse "iglu" em alvenaria está espectacular :)

Parece os oleiros daqui da minha zona que utilizam essas cozeduras sem oxigénio para dar a cor preta ao barro.
    • adan
    • 9 março 2012

# 11

Colocado por: nandogoncaParece os oleiros daqui da minha zona que utilizam essas cozeduras sem oxigénio para dar a cor preta ao barro.

Não é assim como diz... O que dá a cor preta ao barro é no processo final de cozedura ser adicionada ramos de madeira verde ou ramos ainda com folhas verdes à "fogueira". O fumo ao ser libertado é "apreendido" no barro e este fica de tonalidade escura... Caso aconteça uma peça ficar encostada a outra: a parte de contacto mantém a cor natural do barro por não ter ficado "xanada" com o fumo. lol

Sei-o porque quando era "puto" trabalhava numa fabriqueta familiar de barro na minha aldeia: Galegos Santa Maria - Barcelos (aquela terrinha onde nasceu o primeiro Galo de Barcelos). O Artesão Júlio Alonso é um exemplo de peças tradicionais de louça preta... Penso que em portugal são poucos os artesãos que trabalham / fazem o barro preto...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
    • adan
    • 9 março 2012

# 12

Acresce a isto que o famoso iglo mostrado penso que é para fabricar "carvão"...

Eis o senhor, meu vizinho, Júlio Alonso

http://videos.sapo.pt/ZcfFVQcQihpJHFqpZn9a
  8.  # 13

Colocado por: adanGalegos Santa Maria - Barcelos

ja estive por la!
  9.  # 14

Colocado por: adan

Não é assim como diz... O que dá a cor preta ao barro é no processo final de cozedura ser adicionada ramos de madeira verde ou ramos ainda com folhas verdes à "fogueira". O fumo ao ser libertado é "apreendido" no barro e este fica de tonalidade escura... Caso aconteça uma peça ficar encostada a outra: a parte de contacto mantém a cor natural do barro por não ter ficado "xanada" com o fumo. lol

Sei-o porque quando era "puto" trabalhava numa fabriqueta familiar de barro na minha aldeia: Galegos Santa Maria - Barcelos (aquela terrinha onde nasceu o primeiro Galo de Barcelos). O Artesão Júlio Alonso é um exemplo de peças tradicionais de louça preta... Penso que em portugal são poucos os artesãos que trabalham / fazem o barro preto...

Mas tem que ser bem fechados (os fornos), agora os pormenores, não sei.
    Hoje em dia já usam fornos a gás e fornos eléctricos, por isso dos ramos, não sei como será...
    A ideia que fiquei foi que o estar totalmente estanque é que lhe dá a cor preta...
    Vou pesquisar...
    • adan
    • 9 março 2012

# 15

Colocado por: Sergio Rodrigues

ja estive por la!

E que tal??? Se já lá esteve à muito tempo, não se preocupe que aquilo está igual... :):):)

Um exemplo da loiça preta do Sr. Júlio Alonso... Ele tem uma cantarinha dos segredos que é um espetáculo... Digna das canalizações que qualquer grande artista. Vou procurar uma imagem e a explicação...
      JLIO%2~1.JPG
  10.  # 16

Colocado por: adanEle tem uma cantarinha dos segredos que é um espetáculo...

A origem dessa cantarinha?
  11.  # 17

Essas peças que apresentou nas fotos, não faz jus à loiça preta. Aqui em Molelos, aquilo fica muito brilhante...

ffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff
    • adan
    • 9 março 2012

# 18

Pelo que sei não é originária de Barcelos...
    Mas de outra localidade ali para os lados de Molelos (outro local em Portugal onde se faz loiça preta)

Mas em comparação o sr. Alonso "evolui" a cantarinha dos segredos para três hastes/pegas... É por uma delas que se bebe o líquido, mas tem-se sempre que tapar um dos orifícios pois senão faz retorno e o líquido torna para dentro da cantarinha... A iumagem que deixo é de uma outra cantarinha.... Que tem muito pouco a ver com a do senhor Alonso.

Tive a honra de entrevistar o senhor Alonso para um livro de recolha etnográfica da minha terra, espero que seja editado ainda este ano... Foram longos estes oito anos de entrevistas (153 horas entre 17 pessoas (algumas infelizmente entretanto já faleceram) e milhares de páginas estudadas. O livro terá cerca de 200 páginas de etnografia e a recriação romanceada da vida na minha aldeia... Estou na fase tentativa de romancear a coisa... Mas isto é duro e o engenho também não ajuda por não ser grande coisa... :):)
      cantarinha.jpg
  12.  # 19

Colocado por: nandogoncaVou pesquisar...

"A característica negra do barro explica-se pela cozedura de tipo redutor, que consiste em abafar com terra a louça na fase final da cozedura, impedindo a entrada de oxigénio."
    • adan
    • 9 março 2012

# 20

Tem razão... Estava mesmo a falar da sua terra...

No meu livro refiro que vocês conseguem esse brilho porque passam um "godo" pelo barro cru... Li isso algures quando faço o estudo comparativo etnográfico... Isto é verdade... Dizem que há famílias que tem o mesmo seixo/godo à centenas de anos... Não me consegue uma foto do processo??? Ficava com maravilha no meu livro...

0.1898 seg. NEW