Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite!

    Estive a pesquisar um bocado aqui no fórum e encontrei muita matéria que acabou por me deixar algo confuso, ate porque algumas discussões eram já um pouco antigas e nesse assunto penso que a coisa tem evoluído muito nos últimos tempos. Passo a explicar a minha questão.

    Tenho actualmente o aquecimento da casa feito por uma caldeira a gás que também aquece as aguas sanitárias, gasto bastante gás para o efeito. Decidi adquirir um recuperador de calor para aquecer a casa, e estou na duvida entre efectuar o aquecimento das aguas sanitárias com painel solar ou com um termodinâmico.
    Eu vivo nos Açores, zona em que a temperatura nunca desce abaixo dos 10\12 graus mas com alguma nebulosidade. Na minha escolha o importante sera o custo mensal inerente a escolha.

    Painel termodinâmico - essa escolha parece me mais acertada para a região, mas tenho duvidas quanto ao custo mensal que terá, seria um reservatório de 300 litros, dizem ser suficiente para o consumo da casa (3 pessoas) e pela explicação do vendedor teria um incremento de 9\10 euros na factura de luz devido a bomba que faz circular o fluido, partindo do principio que raramente usaria o backup eléctrico para aquecimento da agua. Um custo de instalação por volta dos 2600 euros (Energie) e consigo ir buscar 25%.

    Painel Solar - tenho duvidas na sua eficácia, no Verão não será problema, mas de inverno e visto que eu muitas vezes tomo banho pelas 6 da manha penso que poderá ser problema, alem de ainda não ter percebido que custo mensal poderei ter com o backup eléctrico, que julgo que será frequente ser necessário, e não sei se também tem bomba eléctrica para fazer circulação da agua no painel, mais uma vez segundo o vendedor tem um custo mínimo de electricidade. Um orçamento feito por alto (ainda aguardo o definitivo) de 3400 euros e julgo poder ir buscar ao subsidio entre 35 a 40%.

    Gostaria de saber as vossas do ponto de vista económico (custo mensal visto o inicial não ter grande diferença), mantenho a caldeira a gas para aquecimento das aguas? Opto pelo painel termodinâmico? Ou pelo solar?

    Ja agora se souberem se os valores dos subsídios são esse agradecido.

    Desde já o meu muito obrigada
  2.  # 2

    Colocado por: melro76Painel termodinâmico

    opte por bomba de calor somente para AQS com permutador incorporado, tem mais rendimento que essas versões com painel externo e é mais barato, o custo de energia deve rondar esses valores,
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
  3.  # 3

    Mas o painel nao ajuda na troca de calor
  4.  # 4

    Colocado por: melro76Mas o painel nao ajuda na troca de calor

    ajuda tanto como o permutador interno da bomba de calor, e o painel externo preto fica horrivel em qualquer lado, excepto se o colocar enterrado no chão (e funciona, não é brincadeira)
    Concordam com este comentário: oramospt
  5.  # 5

    bomba de calor como?
  6.  # 6

    Colocado por: pjaulbomba de calor como?


    Isto assim!
      03022012298.jpg
  7.  # 7

    Então ?? Agora a moda no forum é as bombas de calor??? E os painéis solares agora já não prestam?? (ou tubos!!))

    Então e as questões ambientais??

    E a subida do preço da electricidade??
  8.  # 8

    Colocado por: system32Agora a moda no forum é as bombas de calor?


    Penso que a bomba de calor pode ser apenas um apoio ao painel solar, tal e qual como no seu caso apoia com equipamento a gás. A B.C é bastante mais barata que o equipamento a gás butano/propano, mas o custo inicial da B.C. é maior. A B.C. é mais cómoda, já que não tem que trocar de botija, e tem menos problemas de segurança associados.

    No meu projecto estou a incluir isto mesmo para AQS, paineis + B.C. Mas no meu projecto não existe gás e não fazia muito sentido abrir uma excepção para servir de apoio.
    Concordam com este comentário: AXN
  9.  # 9

    Pois, mas o problema é que, para apoio do solar, sendo uma BC é muito cara, o investimento nunca mais irá compençar em relação a uma simples resistência devidamente controlada. (ou ao esquentador a gás).

    A BC faz sentido nas situações em que os painéis solares não são opção.

    Então faria mais sentido gastar mais no solar e ter ainda mais rendimento e juntar a resistência para os "dias difíceis" (que sai seriam muito poucos).




    Colocado por: danobrega

    Penso que a bomba de calor pode ser apenas um apoio ao painel solar, tal e qual como no seu caso apoia com equipamento a gás. A B.C é bastante mais barata que o equipamento a gás butano/propano, mas o custo inicial da B.C. é maior. A B.C. é mais cómoda, já que não tem que trocar de botija, e tem menos problemas de segurança associados.

    No meu projecto estou a incluir isto mesmo para AQS, paineis + B.C. Mas no meu projecto não existe gás e não fazia muito sentido abrir uma excepção para servir de apoio.
    Concordam com este comentário:AXN
  10.  # 10

    Colocado por: system32em relação a uma simples resistência devidamente controlada.


    É capaz de ter razão, mas há um detalhe burocrático aborrecido. Se colocar uma resistência para aquecer a água vai ter uma classificação energética da casa MUITO baixa.
  11.  # 11

    Se assim é : mais uma treta de leis que temos!!
    Se calhar até nem distinguem um termo-acumulador de um deposito solar com a dita resistência!!

    É que num sistema bem dimensionado o apoio pode entrar só 10 ou 20 dias por ano!! e mesmo assim só para completar o calor dos painéis!!



    Colocado por: danobrega

    É capaz de ter razão, mas há um detalhe burocrático aborrecido. Se colocar uma resistência para aquecer a água vai ter uma classificação energética da casa MUITO baixa.
    Concordam com este comentário: jorgealves
 
0.0179 seg. NEW