Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Há cerca de 4-5 anos comprei um apartamento (no 5º andar/último andar do prédio) onde vivo desde então, esta semana surgiu por cima da janela da cozinha um fissura por onde escorre água quando chove. Não entendo nada de obras nem de reparações e tenho medo que o problema se torne mais grave se não o resolver em breve. (coloquei em baixo imagens da fissura)

    http://i382.photobucket.com/albums/oo263/obrascasa/DSCF1963.jpg
    http://i382.photobucket.com/albums/oo263/obrascasa/DSCF1962.jpg
    http://i382.photobucket.com/albums/oo263/obrascasa/DSCF1961.jpg

    Qual será a melhor forma de proceder neste caso? É possível fazer eu a reparação (o que devo fazer?), devo contratar alguém (quem?), devo reclamar com o construtor?

    Qualquer ajuda será óptima.

    Obrigada!
  2.  # 2

    Caso o apartamento ainda esteja na garantia, que por norma são 5 anos, deve contactar o construtor e exigir-lhe que faça a reparação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoanaA
    • AnaT
    • 1 novembro 2008

     # 3

    O problema parece ser na montagem da janela.

    Comprou a casa nova ou já usada?

    Se foi nova e ainda está na garantia deve falar com o constructor conforme disse o rjmsilva.

    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoanaA
  3.  # 4

    Verifique (sem cair) se não existe nenhuma racha horizontal
      na parede exterior por cima ou nas proximidades da sua janela: A racha terá de ser limpa e enchida com uma mistura de tinta de membrana + areia de esboço, e depois pintada uma faixa com cerca de 1m com tinta de membrana reforçada com rede
      No remate da pedra superior da janela com a parede: Cordão de silicone de poliuretano Sikaflex

    Infiltrações na cobertura
      Se não houver racha na parede, então terá uma infiltração pela cobertura e se esta for plana ou tiver uma caleira na zona por cima da sua janela, procure juntas mal soldadas ou tubos de queda com os remates mal feitos, rachados ou mesmo entupidos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoanaA
  4.  # 5

    O problema deve estar no exterior e não no interior, a água apenas vai pelo lical mais proximo (ou não), por isso o que deve ser reparado será a parede exterior, ou sendo esse o ultimo piso o algeroz ou telhado.

    Se o prédio estiver na garantia entre em contacto com o construtor e explique o sucedido, para reparar necessita de uns dias de sol.

    Se não estiver na garantia poderá comprar um balde de 1kg de massa para paredes exteriores com fibra de vidro da marca Barbot, abre um pouco mais as fissuras a reparar, enche duas ou três vezes as fissuras até ficar completamente tapada, no dia seguinte coloca veu de noiva e membrana, todo este material pode contrar numa casa de tintas normal.


    Espero ter ajudado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoanaA
  5.  # 6

    Muito obrigada a todos!

    Estive a ver a escritura é de Novembro de 2002 (a casa foi comprada nova) mas penso que já passados 5+ anos não posso recorrer a garantias do construtor.

    Estou por isso a considerar as sugestões do Paulo e do Vasco. Não tenho nenhuma experiência neste tipo de reparações (embora pela vossa descrição me pareçam relativamente simples), recomendariam a uma novata fazer a reparação ou será melhor contratar um profissional?

    Obrigada mais uma vez
  6.  # 7

    Colocado por: JoanaArecomendariam a uma novata fazer a reparação ou será melhor contratar um profissional?

    Nem se meta numa coisa dessas, ainda cai

    Se os problemas estiverem na parede exterior, terá de ser montado andaime ou tem outra solução mais radical, mas muito mais barata. Com alpinistas. Já fiz muitos trabalhos em altura com eles e funcionam lindamente.

    Em qualquer dos casos, não é aconselhável fazer uma coisa por si.
 
0.0128 seg. NEW