Iniciar sessão ou registar-se
    • Fil
    • 8 novembro 2011 editado

     # 1

    Caros foristas,

    Estou a tentar resolver um problema num dos radiadores em minha casa e agradecia qualquer ajuda.

    O sistema é purgado regularmente no ponto mais alto (toalheiro) e o já verifiquei que o radiador em causa não tem ar.
    O barulho não é de ar, mas de contração do metal (equivalente por exemplo ao produzido por algumas panelas que foi aquecida vazia e depois se deixa arrefercer). Acontece sobretudo de madrugada, imagino que por ser a altura em que a temperatura exterior é mais baixa. É cíclico, pelo que imagino acompanhe o arrefecimento da água antes de esta voltar a aquecer por indicação do termostato.

    O que é estranho é isto acontecer apenas num dos radiadores (são cinco no total).

    Alguém tem alguma ideia com que me possa ajudar ?

    Antecipadamente grato.
  1.  # 2

    Qual a pressão do sistema?
    • Fil
    • 8 novembro 2011

     # 3

    Está entre o 1 e o 2 Bar, tal como recomendado. A Caldeira é Vulcano Eurostar.
  2.  # 4

    Esse radiador pode ter algum defeito de fabrico, ou então foi "apertado" em demasia,
    qual a temperatura de funcionamento da caldeira?
    tente baixar um pouco a temperatura de impulsão de caldeira.
    • Fil
    • 8 novembro 2011

     # 5

    E como é que baixo a temperatura de impulsão da caldeira ?
    • Fil
    • 14 novembro 2011

     # 6

    Acaldeira ainda está em temperatura baixa, no mínimo.

    E como é que corrijo se foi "apertado" em maioria. Desaperto as porcar que ligam o radiador aos tubos de entrada e saída.

    O que eu acho estranho é ps ruídos de estalidos só começarem pelas 2 ou 3 da manhã. Porque é que não começam logo que se liga a caldeira ?
  3.  # 7

    mas a essas horas o aquecimento esta ligado?
  4.  # 8

    por vezes o barulho que se ouve nos radiadores podera ser lixo nas valvulas, ou muita velocidade da água que passa pelo radiador, experimente reduzir a velocidade da agua no radiador, para isso faça o seguinte, tem 2 valvulas no radiador um em cima e outra em baixo, va á de baixo, deve ter uma especie de "carapuça" metalica deve conseguir desapertar á mão, la dentro tem um parafuso para regulação, "Tipo chave de fendas ou umbrak" aperte tudo para a direita ate não apertar mais, depois desaperte para a esquerda 2 ou 3 voltas.
    A ver se assim o barulho para.

    cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fil
  5.  # 9

    boas no meu radiador do wc ouço um barulho semelhante a agua a cair. pelo que sei sao bolhas de ar presas lá dentro como posso acabar com este barulho? os radiadores ja sao um bocado antigos...
  6.  # 10

    Colocado por: tiago_ecopelo que sei sao bolhas de ar presas lá dentro como posso acabar com este barulho

    basta purgar o radiador,
  7.  # 11

    e como se faz isso?
 
0.0134 seg. NEW