Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Estou a preparar o meu projecto de minha casinha! E gostava de ter a vossa opinião em relação aos compartimentos para a habitação.

    Passo a descrever a minha idéia.

    Terreno com 48 metros por 25 perto de 1450 metros quadrados.

    - garagem com lavanderia e sala técnica para as máquinas.

    - rés do chão com quarto, wc, sala comun ou seja de estar e jantar, cozinha com uma dispensa.

    - 1 andar, 3 quartos um deles suite

    Digam da vossa justiça o que punham ou travam.
  2.  # 2

    Colocado por: filipe abelDigam da vossa justiça o que punham ou travam.

    Se tem 8 filhos, tem que meter mais quartos.
    Se tem 65 anos tem quartos a mais.
  3.  # 3

    A primeira coisa que deve saber é o que realmente pode construir: ou seja informar-se de quais os índices e condicionantes para edificar onde pretende. Pode fazê-lo junto da Câmara municipal.
  4.  # 4

    Por experiencia propria, desista da ideia de suite em quarto para casal.
    Assimetrias de horários:
    - quando voçe está cansado e a querer adormecer, a esposa tem necessidade de puxar o autoclismo(considere tambem possiveis odores no caso da porta do wc estar directamente virada para o quarto), secar o cabelo, etc (claro que o contrario tambem se aplica quando ela quer dormir...)
    - Quanto ao acordar, ambos praticam o mesmo horário? se sim então considere um WC duplo para ninguem se atrasar, senão considere que quem não necessitava de acordar cedo 'perde esse direito'.
    Qualidade do ar:
    - Considere uma boa tiragem de ar do WC para evitar cheiros e humidades no quarto.

    Garagem
    - Tem ou pensa alguma vez adquirir um barco/autocaravana? se sim, então considere bem a dimensão da garagem, inclinação de acesso, e nunca se esqueça das dimensões da entrada, pois tenho visto garagens enormes mas onde os donos só conseguem lá estacionar o 'mini'.
    - Tendo em vista o terreno enorme de que dispõe, nunca poupe espaço à garagem faça o maior possível, pois concerteza ela vai servir para muito mais do que estacionar o carro; Armazenagem(motos/bicicletas/roupas/brinquedos), Máquinas variadas, Bricolages e ainda festas e convívios.

    Closet
    Considere um closet, a sua esposa irá adorar.
    • eu
    • 8 novembro 2011

     # 5

    Colocado por: PicaretaSe tem 8 filhos, tem que meter mais quartos.
    Se tem 65 anos tem quartos a mais.

    E se tiver 65 anos, não pode ter filhos em casa?

    Olha para este:

    • eu
    • 8 novembro 2011

     # 6

    Agora mais a sério. Por experiência própria, preveja roupeiros gigantes e MUITOS locais de arrumação variada.
  5.  # 7

    Colocado por: filipe abelDigam da vossa justiça o que punham ou travam.

    para tirar e pôr há que ver outros aspectos, como o que é realmente necessário, área de construção possível e orçamento que é muito mas muito importante.
  6.  # 8

    Tal como o membro jraulcaires disse, primeiro terá de saber o que pode ou não fazer nesse terreno tais como área de construção, número de pisos, e outras condicionantes que advêm da localização do terreno, área do mesmo, PDM e regulamentos municipais, depois ver o orçamento disponível para projectos, licenças, construção, etc. Só então é que convém ir ter com uma equipa projectista e levar o seu programa para a moradia.

    Relativamente ao programa já colocado no seu tópico:

    Colocado por: filipe abelBoas,
    Estou a preparar o meu projecto de minha casinha! E gostava de ter a vossa opinião em relação aos compartimentos para a habitação.

    Passo a descrever a minha idéia.

    Terreno com 48 metros por 25 perto de 1450 metros quadrados.

    - garagem com lavanderia e sala técnica para as máquinas.

    - rés do chão com quarto, wc, sala comun ou seja de estar e jantar, cozinha com uma dispensa.

    - 1 andar, 3 quartos um deles suite

    Digam da vossa justiça o que punham ou travam.


    - garagem com lavandaria terá de ser pensada de forma a que não haja uma ligação directa entre as 2 zonas, pois ainda fica com a roupa a cheirar mal.
    - RC nada a apontar
    - Piso 1 - falta aí uma casa de banho para os outros 2 quartos.

    Onde fica o terreno ?

    www.gabineteop.com
  7.  # 9

    eu previa um sitio fresco e com uma percentagem de humidade na ordem dos 70%
    com cerca de 6 mt2 para guardar o vinho
  8.  # 10

    pondere fazer só de rc, ou quanto muito uma especie de 1º andar (sotão) para uma divisão lúdica.
    Concordam com este comentário: Meia Cuca
  9.  # 11

    Boas,

    Obrigado a todos pelas vossas opiniões.
    1- eça relação ao PDM nada contra posso usar cerca de 30% do terreno pelo que então e bastante.
    2- o closet é uma boa idéia e estava a ponderar isso.
    3- em relação ao wc da suite estou a pensar em por uma peça dentro da casa de banho com a sanita separada para isso mesmo poder estar duas pessoas ao mesmo tempo no wc e a partida sem o problema do cheiro :).
    3-garagem, isso de não ter acesso directo a lavanderia por parte de onde ficam os carros e boa idéia, vou ter isso em conta.


    Estava a pensar em fazer uma espécie de jardim interior no r/c, que acham?


    Estou a usar o programa da google para fazer o boneco! Depois ponho aqui a minha idéia

    Abraços a todos...
  10.  # 12

    Colocado por: filipe abelEstava a pensar em fazer uma espécie de jardim interior no r/c, que acham?

    à partida é uma boa ideia, com um jardim interior consegue levar bastante luz para o interior da casa
    Concordam com este comentário: Meia Cuca
      Suppose-Design-Studio-interior-garden-courtyard.jpg
  11.  # 13

    Aqui está o boneco que fiz numa das tentativas saiu isto...
      teste.jpg
  12.  # 14

    filipe recomendo desenhar em papel e não em 3D, é perca de tempo estar a fazer isso em 3d, há inúmeros condicionantes antes de partir para um modelo 3D.
    o que deve fazer é apontar as suas ideias em papel, quer em desenho quer em texto, e levar a um arquitecto.
  13.  # 15

    hoje em dia fico um pouco apreensivo, ou seja, antigamente o construtor a par com uma sabedoria empírica das populações, fazia casas que funcionavam e dentro da sua simplicidade ainda hoje as admiramos. Hoje em dia nota-se que quem quer fazer uma casa, põe-se a inventar, foge aos profissionais ( arquitectos e seja lá o que for) o mais possivel, até á ultima, baseia-se em "imagens" captadas aqui e ali a par com um suposto programa funcional pré interiorizado com a inclusão de novos paradigmas ( ilhas por exemplo) sem a devida aculturação dos mesmos e resultando algo que nem vou adjectivar.
    assim onde está o gosto por olhar para um terreno no seu todo ( relevo, envolvente, exposição solar, etc ) e um programa funcional, e "dizer" aqui vai nascer uma casa para aqui e não uma soma de divisões e volumes que tanto podem ser ali como noutra terra qualquer.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, treladocao, Carlos M Silva, jraulcaires
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P+V
  14.  # 16

    Não faça mais tentativas, a sua intenção certamente é muita, mas leve as suas ideias a alguem capaz de as materializar. Uma habitação não é janelas e paredes.
  15.  # 17

    Como sabem, todas as questões técnicas e arquitectónicas terão de passar pelos respectivos profissionais....

    Agora não sei porque ficaram indignados, de uma pessoa tentar fazer uma imagem do que pretende apresentar aos tais técnicos.

    eu como também sou técnico mas de outra área, também sei o que é a ideia de esperteza de algumas pessoas e que depois no final da "caca".....

    :)
    Concordam com este comentário: eu
  16.  # 18

    Tente aglomerar ideias, tais como:

    Nº de quartos, qual a área pretendida, o tipo de arquitectura que pretende, e a consequencia disso ao apresentar a um arquitecto, será certamente a evolução da sua casa.
    Evolução essa que parte de si e para si. O filipe deve ser o interveniente activo no decorrer do projecto. E se o projecto não estiver a ir ao encontro do que pretende, peça ao arquitecto para reformular a proposta. OU seja, falamos de uma linguagem simplificada para os arquitectos e clientes, onde a interacção destes é fundamental para um bom resultado. Resultado esse que terá de cumprir todos os seus requisitos, os requisitos legais e morais que fazem parte de todo um complexo sistema.
    Dou-lhe um exemplo, Descreveu o terreno e bem, mas não descreveu a orientação solar. Para si isso pode ser irrelevante, mas para quem lhe irá elaborar o projecto é um dos factores mais importantes para a elaboração e estudo do mesmo.

    Apresente as suas ideias a um Arquitecto.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  17.  # 19

    Filipe

    nem se pode dizer que é explicitamente dirigido a si, mas há coisas que tem de partir logo com as premissas base bem "escolhidas", desde logo a abordagem ao terreno em todas as suas vertentes, aquelas que já referi e ainda as proprias condicionantes camarárias para essa zona. Penso que não faz mal tentar materializar algumas das suas ideias mas repare que pode ficar muito agarrado a elas e complicar logo á partida um bom projecto ou então vir a "levar" com algo que vai andar a remendar aqui e ali em face dos constrangimentos proprios dos diferentes regulamentos. É de todo conveniente como disse o Adarq que exponha as suas ideias a um arquitecto e desde logo comecem a trabalhar em equipe. é o mais razoável que lhe posso dizer.
  18.  # 20

    Filipe, a verdade é que o seu desenho diz muito pouco sobre o que você realmente quer para a sua casa... apenas sabemos que quer que seja branca, e que tenha uma varanda/terraço, uma porta e duas janelas na fachada... seria de facto muito mais precioso para todos (para si, para o seu arquitecto, para nós) que aceitasse a sugestão do Fernando Gabriel Arq.
 
0.0232 seg. NEW