Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 461

    Colocado por: alvtem algum motivo especial para usar o isolamento do seu tecto falso em XPS, fixo ao tecto ou foi assim porque foi?


    Olá

    No projeto térmico, vinha assinalado a colocação do isolamento XPS (10cm) por cima da laje de tecto. Mas como eu penso aproveitar o sotão, reuni com o engenheiro do térmico e coloquei-lhe a seguinte hipótese: fixar 5cm de isolamento à laje de tecto, por baixo, dado que tinha 55cm de caixa de ar entre o tecto falso e a laje. E irei colocar os restantes 5 cm na laje do telhado, isolando assim também o sotão. Ele aceitou e mudamos o projecto para ficar desta forma. Assim ganhei mais 5cm de altura no sotão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
    •  
      alv
    • 20 janeiro 2013

     # 462

    Vivam!
    Percebi, embora não concorde, por um bom punhado de motivos que não iria adiantar discutir, foi a solução que encontrou.
    Nessa solução, por questões de compatibilidade de isolamento, ou por coerência coa as espessuras, provavelmente colocaria algum isolamento no desvão não utilizado, senão vai ter um irradiador de calor e frio.
    Boa sorte e "fassa" parte.
    Concordam com este comentário: ze79
  2.  # 463

    Está a referir-se ao desvão sanitário?
    Também coloquei isolamento XPS de 6cm em toda a área da casa.
    Penso que o irradiador de calor ou frio que fala fica colmatado desta forma.
    •  
      alv
    • 21 janeiro 2013

     # 464

    Vivam!

    Não, Nelson, refiro-me àqueles triângulos laterais no sótão que você esquematizou em corte.
    Aí também deverá ter em atenção em colocar algum isolamento no pavimento, talvez, para compatibilizar as espessuras do isolamento.
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: two-rok, nelsonbe
  3.  # 465

    a quanto lhe vai ficar o soalho em sucupira?
  4.  # 466

    Colocado por: sergyioa quanto lhe vai ficar o soalho em sucupira?


    Depois de vários orçamentos consegui baixar para os 59 euros, pronto.
  5.  # 467

    #530

    A sua lareira é pra levar um recuperador de calor?

    Se sim, e se houver possibilidade para tal, deixe aberturas para entrada de ar frio proveniente da rua, quer para o bom funcionamento da hotte, quer para o bom funcionamento do recuperador.
    Pode ver exemplos no site "sitiodaslareiras.com".
    http://sitiodaslareiras.com/hottes.htm

    Acredite que funciona, e melhora o conforto térmico no interior da casa.
    Digo isto porque a minha lareira vai "buscar" o ar frio ao interior da casa, e nota-se por vezes aquela brisa ligeira ao nível do chão, que é o ar frio a ser sugado para a hotte e recuperador.

    Quando vier o tempo seco vou fechar as aberturas inferiores da minha hotte, e, uma vez que felizmente tenho essa possibilidade, fazer uma abertura para o exterior imediatamente por trás da hotte, para ela ir buscar o ar frio da rua.
  6.  # 468

    Colocado por: treladocaoA sua lareira é pra levar um recuperador de calor?


    Sim, vai levar recuperador de calor. Estou à espera de orçamentos.
  7.  # 469

    Ainda por cima esse recuperador até já é apropriado para receber ar do exterior!

    Se fosse eu, não hesitava!
    Claro que se tem de analisar o aspecto estético do granito pelo lado de fora, escolher uma grelha que fique bem no conjunto, mas.... eu começava já a fazer pó ;)

    E atenção, como indicado é tubagem DN120, logo, a mesma pode vir "pelo lado" da chaminé, e assim não parte granito, é só escolher o melhor traçado.
  8.  # 470

    Boas

    Tenho um orçamento para colocação deste recuperador com duas entradas de ar a partir do interior com duas grelhas e também irei abrir um buraco para me colocarem uma entrada a partir do exterior.
    Também estão orçamentadas distribuições de ar quente pelas divisões da casa através de um ventilador com capacidade de distribuição para 500 m3.

    A entrada de ar do exterior terei de a fazer pelo centro da chaminé, lateralmente não tenho espaço suficiente, embora ficasse escondido.
    Mas com uma grelha +/- da cor do granito, ou uma peça de granito perfurada com uma rede por trás e colada sobre a chaminé, talvez fique engraçado.
  9.  # 471

    uma pergunta: qual o traço para fazer a argamassa para fazer as réguas (guias) de assentar as telhas?
  10.  # 472

    Colocado por: neluzuma pergunta: qual o traço para fazer a argamassa para fazer as réguas (guias) de assentar as telhas?


    não faço a ideia, neluz. Ficou ao encargo do empreiteiro
  11.  # 473

    voce colocou o isolamento por de baixo da lage, certo?
  12.  # 474

    Colocado por: neluzvoce colocou o isolamento por de baixo da lage, certo?


    certo
  13.  # 475

    Boa tarde

    Durante a próxima semana terei mais novidades. ;)
    • musci
    • 17 fevereiro 2013

     # 476

    A entrada da garagem é larga, qual a área da garagem? e dimensões do portão da garagem? Esses portões são feitos à medida? e será seccionado ou de enrolar?

    Em relação ao sistema de aquecimento e de água quente sanitária, o que está a pensar utilizar?

    Que tipo de material cerâmico está a colocar no piso da garagem?

    Parece estar a bom ritmo, boa continuação.
  14.  # 477

    Olá, musci

    O portao da garagem tem 7,60, a área é de cerca de 45 m².
    O portão vai ser seccionado e feito à medida. Levará homegas para reforçar dado que é muito largo.

    O material que estou a colocar no chão é granito preto a 1 cm.

    Quanto ao sistema de aquecimento vou ter 2 opções: o recuperador de calor e radiadores de parede.
    Para o recuperador, meti saídas de ar quente nos quartos, cozinha e hall de entrada que serão alimentados por um ventilador com capacidade de 500 m3/hora.
    Para os radiadores de parede, os painéis solares com o deposito de 300 litros com 2 serpentinas e caldeira a gás.

    Cump.
  15.  # 478

    nelson reparei que colocou isolamento nos topos da caixa de estores. Foi como eu fiz, mas deveria ter colocado esse isolamento por detrás dos topos da caixa. Agora já está. E o que vai usar para isolar nas tampas das caixas de estores? É que terá aí um ponto fraco no isolamento. Veja como fiz nas minhas (as minhas tampas são pelo exterior), coloquei umas "barras em triângulo para minimizar esse ponto fraco.
  16.  # 479

    Olá, nandogonca

    Colocado por: nandogoncamas deveria ter colocado esse isolamento por detrás dos topos da caixa

    O que queres dizer com por detrás dos topos? Nesta foto consegues ver o isolamento que foi colocado nos topos, onde foram cravados os "chaços" de madeira para fixar os estores.

    Já vi as tuas fotos e vou fazer algo idêntico às fotos que coloquei a seguir para tentar minimizar esses pontos fracos. É a estes pontos fracos que te referes, certo?
    •  
      alv
    • 17 fevereiro 2013

     # 480

    Vivam!
    Nelson, suponho que já lhe fiz esta questão mas não encontro e é uma coisa que me interessa, não apenas por questões de trabalho, mas mais por questões de formação e informação.
    Sabe que a minha posição relativamente À instalação de isolamento sobre o tecto é que este seja aplicado imediatamente sobre a placa de gesso. Por muitas razões, sendo que uma se prende com o voluma de ar a aquecer ou arrefecer e outra com questões de custos, porque com o valor do XPS que aplicou, consegue o dobro da espessura em MLV.
    Uma outra coisa prende-se com o cruzamento das placas de gesso, isto é a forma como são aplicadas. Sendo cruzadas como estão, embora haja marcas que o recomendem em instruções de instalação, não é e forma correcta de aplicar, sobretudo em pequenas áreas, mais ainda em tectos baixos e muito menos em habitação. Vai ter aí um problema com luz rasante das janelas em que vai sempre notar essas emendas.
    Bom, em resumo o que lhe questiono é o porquê dessas opções? Está assessorado por algum técnico, por algum instalador homologado ou foi apenas por um instalador que faz isso à muitos anos? Já agora, usou algum sistema de alguma marca ou trata-se de materiais fornecidos pelo instalador sem ser um sistema completo de uma marca?
    Muitas questões que só responde se quiser, mas que servem também de informação para quem acompanha a sua obra e se preocupa com estes pormenores.
    "Fassam" parte.
 
0.1056 seg. NEW