Iniciar sessão ou registar-se
    • amjl
    • 8 novembro 2011 editado

     # 1

    boa tarde,

    adquiri recentemente um apartamento (águas furtadas )numa zona histórica de lisboa. o apartamento é pequeno e precisa de obras gerais. conseguem-me aconselhar empresas com conhecimento de reconstruções em prédios antigos (de tabique)?

    cumprimentos,
    mjl
    • J.C
    • 8 novembro 2011

     # 2

    Boa tarde
    veja as suas menssagens.
  1.  # 3

    "Águas furtadas" e "zona histórica" envolvem MUITOS problemas.
    Geralmente, essa combinação quer dizer:
    maus acessos; estacionamento impossível; último andar sem elevador; pavimentos em madeira e gesso (= problemas com os vizinhos à mínima marteladela); infiltrações pelo telhado (= problema do condomínio que nenhum vizinho quer assumir); falta de isolamento térmico na cobertura; etc.

    A mim, teriam de me pagar para eu comprar um apartamento num sítio desses. :-)

    As "paredes em tabique" não serão problema porque, geralmente, são para deitar integralmente fora e fazem-se novas em gesso cartonado. :-)

    Quanto a empresas: fui ao Google, digitei «remodelações edifícios pombalinos» e obtive isto.
    • J.C
    • 8 novembro 2011

     # 4

    Colocado por: Luis K. W."Águas furtadas" e "zona histórica" envolvem MUITOS problemas.
    Geralmente, essa combinação quer dizer:
    maus acessos; estacionamento impossível; último andar sem elevador; pavimentos em madeira e gesso (= problemas com os vizinhos à mínima marteladela); infiltrações pelo telhado (= problema do condomínio que nenhum vizinho quer assumir); falta de isolamento térmico na cobertura; etc.

    Isso é verdade eu que o diga, um dia, as Senhoras encurralaram 2 homens num beco (rua da Rigueira) por causa do pó que eles faziam, looooool.

    A mim, teriam de me pagar para eu comprar um apartamento num sítio desses. :-)

    Bem...São gostos, bairrismo, não são esses lugares pitorescos que chamam os turistas, então porque não havemos nós de gostar?

    As "paredes em tabique" não serão problema porque, geralmente, são para deitar integralmente fora e fazem-se novas em gesso cartonado. :-)

    Desta tenho que discordar "desculpe lá" essas paredes teem conserto, sempre tiveram, e quando não existia pládur?

    Quanto a empresas: fui ao Google, digitei «remodelações edifícios pombalinos» e obtiveisto.
    • amjl
    • 8 novembro 2011

     # 5

    Esta combinação para mim quis dizer óptimo negócio, interior interessante, turistas, bons alugueres, óptimas vistas sobre o chiado... ;)

    Quando aos problemas, posso esclarecer:
    Como qualquer casa antiga precisa de electricidade nova, casa de banho e cozinha nova, canalizações incluídas. Tem sim uma pequena infiltração devido a uma caleira, problema que estou disposta a pagar sem recorrer a fundos do condomínio...

    Eu sei pesquisar no google, recorri a este fórum para poder ter opiniões ao longo do processo e não ir parar a uma empresa que me diga por exemplo para por gesso cartonado nas paredes de um apartamento.
  2.  # 6

    Colocado por: J.C(...) Isso é verdade eu que o diga, um dia, as Senhoras encurralaram 2 homens num beco (rua da Rigueira) por causa do pó que eles faziam, looooool.
    (...)Bem...São gostos, bairrismo, não são esses lugares pitorescos que chamam os turistas, então porque não havemos nós de gostar?
    (...) Desta tenho que discordar "desculpe lá" essas paredes teem conserto, sempre tiveram, e quando não existia pládur?
    1. LOL!

    2. Eu também acho muita piada ao Bairro Alto e a Alfama (e a minha companheira até lá viveu), mas só com motorista, ou melhor, mas só como turista! :-))

    3. Claro que as paredes em tabique têm conserto. Mas qual a utilidade de se reparar «aquilo»?
    Vão fazer «obras gerais» e deixar os tubos todos à vista?
    Como é que coloca uma caixa de electricidade, ou mesmo uma qualquer tubagem, numa parede em tabique com 3cm de espessura? ;-)
    Colocado por: amjl... e não ir parar a uma empresa que me diga por exemplo para por gesso cartonado nas paredes de um apartamento.
    Seria grave era se lhe dissessem para colocar paredes em tijolo! :-)
    (e quem deve definir os materiais a utilizar não devia ser o executante, mas sim o projectista)
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
  3.  # 7

    Colocado por: Luis K. W.Quanto a empresas: fui ao Google, digitei «remodelações edifícios pombalinos» e obtiveisto.

    Já lá está esta frase...
  4.  # 8

    Só um pequinino detalhe sobre esta zona: segurança sismica do prédio?
    • J.C
    • 8 novembro 2011

     # 9

    Paredes de tabique com 3 cm nunca vi "não estou a dizer que não exista".
    As que vi, só os barrotes de sustentação teem 6/7 cm "estrutura de gaiola".
  5.  # 10

    Colocado por: ParamonteSó um pequinino detalhe sobre esta zona: segurança sismica do prédio?

    Se o prédio já aguentou todos os sismos dos últimos 200 anos, deve ser dos que «abana-mas-não-cai». :-)

    A mim preocupa-me mais os incêndios.
    E os estragos provocados por inundações (por rupturas, e infiltrações).
    E a (quase total) ausência de isolamento acústico.
    E...
    O que não impede que a minha empresa já tenha feito uma série de remodelações em edifícios na Baixa de Lisboa.

    Colocado por: amjlturistas, bons alugueres, óptimas vistas sobre o chiado...
    Se o apartamento se destina a ser arrendado, a maneira de encarar essa compra é diferente!
    Comprar barato um apartamento com essa localização e vista, fazer obras de restauro e arrendar (a estrangeiros), parece-me ser sempre um excelente negócio.

    Colocado por: J.CParedes de tabique com 3 cm nunca vi "não estou a dizer que não exista".
    As que vi, só os barrotes de sustentação teem 6/7 cm "estrutura de gaiola".
    As paredes de tabique (estou a falar das divisórias não-estruturais) são fininhas.
    As paredes de gaiola (com a estrutura de gaiola) até costumam ter mais do que esses 6/7cm.
    • J.C
    • 8 novembro 2011

     # 11

    Certo que sejam fininhas mas 3cm? isso é as tábuas, depois tem o ripado a massa de areia/cal e o estuque!
    E os aros das portas?
  6.  # 12

    Colocado por: J.CCerto que sejam fininhas mas 3cm? isso é as tábuas, depois tem o ripado a massa de areia/cal e o estuque!

    Precisamente. Tábua, ripas, e etc. (sobretudo gesso).
    Pena não ter aqui fotografias de uma demoliç..., digo, de uma remodelação de um sótão na Rua Augusta.
    (as "tábuas" não tinham 2cm).
    E quem disse que essas paredezinhas aguentam com aros de portas?

    Vamos recapitular. Pelos vistos estamos a falar de paredes diferentes, não é? :-)

    Para mim, as "paredes de gaiola" são obras-de-arte!

    As paredes que geralmente se vêem nos SOTÃOS / águas-furtadas NÃO SÃO "paredes de gaiola".
    São paredes de tabique (ok...) mas com função meramente de divisórias, e SEM função estrutural.
    • J.C
    • 8 novembro 2011

     # 13

    Eu falo disto!
      demolicao-e-limpeza-3.jpg
    • J.C
    • 8 novembro 2011

     # 14

    e tem portas!
      PICT2644.JPG
  7.  # 15

    Colocado por: J.Ce tem portas
    LOL.
    Obrigado pelas fotografias.

    Observemos a "parede de tabique" cujo topo se vê à esquerda da 2ª fotografia.

    1. Concorda comigo que aquilo NÃO TEM nenhuma estrutura de gaiola lá dentro?
    e
    2. Concorda comigo que esta parede tem sensívelmente metade da espessura de um tijolo dos que se vê mais à esquerda?
    Como o tijolo tem 7cm....

    Q.E.D. :-)
    • J.C
    • 8 novembro 2011

     # 16

    Colocado por: Luis K. W.LOL.
    Obrigado pelas fotografias.

    Observemos a "parede de tabique" cujo topo se vê à esquerda da 2ª fotografia.

    1. Concorda comigo que aquilo NÃO TEM nenhuma estrutura de gaiola lá dentro?
    Concordo, pois é uma parede interior.
    e
    2. Concorda comigo que esta parede tem sensívelmente metade da espessura de um tijolo dos que se vê mais à esquerda?
    Como o tijolo tem 7cm....
    Não porque aquela parede de tabique (só madeira e sem reboco) ,tábua na vertical + 2 fasquias esq. e dtº 5cm +/-

    Q.E.D. :-)
    • amjl
    • 8 novembro 2011

     # 17

    Colocado por: Luis K. W.Se o apartamento se destina a ser arrendado, a maneira de encarar essa compra é diferente!
    Comprar barato um apartamento com essa localização e vista, fazer obras de restauro e arrendar (a estrangeiros), parece-me ser sempre um excelente negócio.

    Sim o apartamento é exactamente para isso, eu também não moraria la, mas com certeza que voltaria a fazer um negócio destes!

    Se calhar posso responder a questão das paredes. Uma das paredes é mais fininha, as restantes são como a foto.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
      medida2.jpg
    • J.C
    • 8 novembro 2011

     # 18

    Isto é parede exterior "tabique gaiola"
      DSC08630.JPG
  8.  # 19

    Colocado por: J.C1. Concordo, pois é uma parede interior.
    e
    2. Não porque aquela parede de tabique (só madeira e sem reboco) ,tábua na vertical + 2 fasquias esq. e dtº 5cm +/-

    1. OK. Mas não é por ser "parede interior"!
    As "paredes de gaiola" também são paredes interiores. :-)
    É por ser uma parede divisória, não estrutural.

    2. +/- OK. Assim a olhómetro essa parede tem 4cm. :-)
    Mas as de que EU falava parecia terem ripas (e não tábuas) ao alto! (Eram tábuas mesmo fininhas!)
    • J.C
    • 8 novembro 2011

     # 20

    Colocado por: Luis K. W.
    1. OK. Mas não é por ser "parede interior"!
    As "paredes de gaiola" também são paredes interiores. :-)
    É por ser uma parede divisória, não estrutural.

    2. +/- OK. Assim a olhómetro essa parede tem 4cm. :-)
    Mas as de que EU falava parecia terem ripas (e não tábuas) ao alto! (Eram tábuas mesmo fininhas!)


    Sim, de acordo Luis, mas eu dessas ainda não apanhei.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
 
0.0229 seg. NEW