Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, desde já, agradeço a todos a atenção que possam vir a dispender.

    Estou com muitas dúvidas entre 2 situações: Comprar moradia ou construí-la??

    1ª Opção:

    Tem uma moradia 300m2 T3 c/ 3 frentes, sendo nascente/sul/poente em construção à venda com as seguintes características:
    R/Chão.....Sala 37m2 Cozinha 26m2 WC serviço 3m2
    1º Andar.....Quarto + suite 29m2 Quarto 14m2 Quarto 15m2 WC completo 6m2 varandas 2x6m2
    Garagem fechada c/ 20m2, terraço atrás de 25m2 e na frente de 40m2.

    Mapa de acabamentos:
    * Exterior revestido a capôto;
    * Alarme;
    * Estores elétricos;
    * Pré-instalação de ar condicionado;
    * Pré-instalação de aspiração central;
    * Azulejos e tijoleiras até 12€/m2;
    * Quartos em soalho até 20€/m2;
    * Roupeiros embutidos nos quartos, sendo 2 no quarto suite;
    * Portas em Okal, c/ ferragens em inox;
    * Tetos falsos.
    * Escada de acesso ao 1º piso em soalho c/ corrimão em inox;
    * Vidros duplos;
    * Churrasqueira;
    * Varandas em vidro fosco e inox;
    * Loiças, móveis WC e toalheiros, totalizando 1500€;
    * A cozinha ficaria por minha conta.

    Valor da moradia: 130.000€. O empreiteiro aceita permuta do meu apartamento por 85.000€, que nesta altura de crise, era muito bom. Isto é, teria apenas de gastar mais 45.000€. O valor que me oferece no apartamento, nesta altura, é bom.
    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    2ª opção:

    Comprar um lote c/ 500m2, perto da referida moradia, para construção de uma moradia de 4 frentes. 500m2 são suficientes para construir uma moradia térrea com boas áreas, sendo que não poderei construir a 3m a toda a volta:

    Valor do lote: 25.000€

    A minha questão: Será que consigo construir uma moradia por 95.000€ + 25.000€ do lote com as mesmas característica da moradia acima mencionada???

    Para já, estou mais direcionado para comprar a moradia feita, poupando-me trabalho, o empreiteiro fica-me com o apartamento e daqui a três meses tenho a casa pronta.


    Aguardo opiniões.

    Obrigado.
  2.  # 2

    Olá,

    Por esses valores é difícil (ou mesmo impossível) construir um T3 como deseja.
    Construir de novo seria um processo mais custoso, tanto em tempo como em dinheiro, mas o resultado final seria melhor e ao seu gosto.
    É mesmo uma questão de escolha. Se comprar a casa já feita, poupa tempo, dinheiro e chatices.
    Se decidir construir uma casa à sua medida, fale com os profissionais certos e vai ver que o resultado final vai valer a pena.

    Cumprimentos,
    http://pedroresendearq.blogspot.com/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jinxpvz
  3.  # 3

    Boa noite jinxpvz,

    Vou responder-lhe sendo leiga na matéria, ou seja, também andei à procura de casa nova mas não encontrei nada que gostasse a um preço razoável e optei por comprar terreno e construir. Neste momento estou a terminar o caderno de encargos, pelo que, já passei por alguns dos processos que a construção de uma casa implicam.
    Se percebi bem as suas contas, ficaria com 95000€ para uma moradia com 300 m2, o que significa que teria de conseguir construir a um valor de cerca de 316€/m2 (já com IVA).
    Se procurar alguns tópicos no fórum, verificará que a maioria (ou até todos) dos entendidos na matéria consideram impossível.

    Por outro lado, confesso que os 130000€ para uma moradia de 300m2 me parece um valor muito baixo....não será melhor "investigar" um pouco mais sobre as características da casa? Mesmo com a crise no mercado imobiliário, está a parecer-me muito pouco!
    E lembre-se, uma boa casa, não significa ter bonitos acabamentos....há coisas bem mais importantes, tais como o comportamento término e acústico, etc.
    Mas com certeza haverá entendidos na matéria que lhe poderão dar opiniões bem mais válidas que a minha.

    Aproveito para lhe desejar boa sorte na escolha :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jinxpvz
  4.  # 4

    Colocado por: jinxpvzValor da moradia: 130.000€.

    Deve ser uma barraca.

    Colocado por: jinxpvzO empreiteiro aceita permuta do meu apartamento por 85.000€

    Uiii...uma barraca com problemas.

    Acho que deve aproveitar a pechincha, mas contrate alguém que perceba da poda para ver os motivos deste preço anormalmente baixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jinxpvz
  5.  # 5

    Colocado por: alexandraslvBoa noite jinxpvz,

    Vou responder-lhe sendo leiga na matéria, ou seja, também andei à procura de casa nova mas não encontrei nada que gostasse a um preço razoável e optei por comprar terreno e construir. Neste momento estou a terminar o caderno de encargos, pelo que, já passei por alguns dos processos que a construção de uma casa implicam.
    Se percebi bem as suas contas, ficaria com 95000€ para uma moradia com 300 m2, o que significa que teria de conseguir construir a um valor de cerca de 316€/m2 (já com IVA).
    Se procurar alguns tópicos no fórum, verificará que a maioria (ou até todos) dos entendidos na matéria consideram impossível.

    Por outro lado, confesso que os 130000€ para uma moradia de 300m2 me parece um valor muito baixo....não será melhor "investigar" um pouco mais sobre as características da casa? Mesmo com a crise no mercado imobiliário, está a parecer-me muito pouco!
    E lembre-se, uma boa casa, não significa ter bonitos acabamentos....há coisas bem mais importantes, tais como o comportamento término e acústico, etc.
    Mas com certeza haverá entendidos na matéria que lhe poderão dar opiniões bem mais válidas que a minha.

    Aproveito para lhe desejar boa sorte na escolha :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jinxpvz


    Quanto à estrutura da casa em si, falei com o meu sogro que trabalhou 40 anos na construção civil em França e achou que pela relação qualidade/preço, a mesma está muito boa. Quanto ao comportamento térmico, a moradia já se encontra fechada, os alumínio são razoavéis e tem vidros duplos. Mas pelo preço, não se pode exigir muito.
  6.  # 6

    Colocado por: Picareta
    Deve ser uma barraca.


    Uiii...uma barraca com problemas.

    Acho que deve aproveitar a pechincha, mas contrate alguém que perceba da poda para ver os motivos deste preço anormalmente baixo.


    Boas, pelo que o empreiteiro me informou, o valor do terreno foi relativamente barato, deviam-lhe dinheiro e em troca, pagaram-lhe com um terreno, onde loteou em 8 frações.
    A moradia situa-se numa freguesia em Esposende.
  7.  # 7

    Já comparou o preço com o de outras moradias na zona?
    Concordo com o forista Picareta, investigue o porquê do preço tão baixo e caso confirme que não qualquer anomalia aproveite!

    Quem me dera conseguir contruír a minha (com 235 m2) por esse valor.....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jinxpvz
    • naar
    • 9 novembro 2011

     # 8

    Colocado por: jinxpvz
    Tem uma moradia 300m2 T3 c/ 3 frentes, sendo nascente/sul/poente em construção à venda com as seguintes características:
    R/Chão.....Sala 37m2 Cozinha 26m2 WC serviço 3m2
    1º Andar.....Quarto + suite 29m2 Quarto 14m2 Quarto 15m2 WC completo 6m2 varandas 2x6m2
    Garagem fechada c/ 20m2, terraço atrás de 25m2 e na frente de 40m2.



    Como é que isto dá 300 m2?

    O que me estará a escapar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jinxpvz
  8.  # 9

    jinxpvz,

    Pelo valor que estão a vender a moradia, é de desconfiar. Se fosse a si, e se efectivamente estiver interessado em comprar a moradia, leve um profissional para avaliar a situação e a imparcialidade deste dar-lhe-á certamente certezas.
    Se quiser construir?
    Construirá uma moradia ao seu gosto, e à sua medida. Coisa que se comprar já feito muitas vezes não consegue.
    Mas também lhe digo que com os valores que apresenta em relação às áreas que pretende, não consegue construir a moradia.
    Isto sendo a minha opinião. Mais vale investir um pouco mais, com a garantia de que o que vai fazer é bem feito. E é para si.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  9.  # 10

    Colocado por: alexandraslvJá comparou o preço com o de outras moradias na zona?
    Concordo com o forista Picareta, investigue o porquê do preço tão baixo e caso confirme que não qualquer anomalia aproveite!

    Quem me dera conseguir contruír a minha (com 235 m2) por esse valor.....
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jinxpvz


    Já estive a comparar preços, os valores são equiparados. Compra-se moradias em freguesia limítrofes por valores a rondar oa 150.000€ com características identicas.
    Aliás, já estão 3 moradias habitadas, informei-me e foi-me dito que o empreiteiro apenas era um pouco "cigano" nos acabamentos. Tudo o que estiver no caderno de encargos, ele cobra-se bem. Atenção, o lote é que tem 300m2.
  10.  # 11

    Colocado por: naar

    Como é que isto dá 300 m2?

    O que me estará a escapar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jinxpvz


    O lote é que tem 300m2.
    • naar
    • 9 novembro 2011

     # 12

    Colocado por: jinxpvzJá estive a comparar preços, os valores são equiparados. Compra-se moradias em freguesia limítrofes por valores a rondar oa 150.000€ com características identicas.


    Qual é a freguesia?
  11.  # 13

    Colocado por: naar

    Qual é a freguesia?


    Palmeira de Faro, Esposende
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
    • naar
    • 10 novembro 2011

     # 14

    Será parecida com esta geminada?

    http://www.remax.pt/122861019-142
  12.  # 15

    Colocado por: naarSerá parecida com esta geminada?

    http://www.remax.pt/122861019-142


    Aparentemente, são parecidas. A vantagem é que a que quero comprar está em bruto, posso escolher tudo a meu gosto e é mais moderna.
    Concordam com este comentário: naar
  13.  # 16

    Colocado por: jinxpvzA minha questão: Será que consigo construir uma moradia por 95.000€ + 25.000€ do lote com as mesmas característica da moradia acima mencionada???


    com 300m2 diria impossível, mas pelos valores que colocou na moradia à venda não me parece dar os 300m2, tem muitos corredores?

    é sempre uma opção que terá partir de si principalmente se gosta da casa à venda e se lhe serve, claro que valores dizem muito e esse valor da moradia à venda está bastante interessante, agora falta saber o resto, no local.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jinxpvz
  14.  # 17

    Colocado por: Fernando Gabriel Arq

    com 300m2 diria impossível, mas pelos valores que colocou na moradia à venda não me parece dar os 300m2, tem muitos corredores?

    é sempre uma opção que terá partir de si principalmente se gosta da casa à venda e se lhe serve, claro que valores dizem muito e esse valor da moradia à venda está bastante interessante, agora falta saber o resto, no local.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jinxpvz


    300m2 é o tamanho do lote.
    • naar
    • 10 novembro 2011

     # 18

    Colocado por: jinxpvz
    300m2 é o tamanho do lote.


    Ah! assim já é "outra conversa"

    130.000,00 / 200m2 área = 650,00 m2 + valor do terreno - Já se aproxima mais do valor real.

    Resumindo, na minha opinião:

    Se conhece o construtor e tem referências de obras efectuadas,
    Se gosta da zona,
    Se não vê inconveniente em ter uma moradia com um vizinho "colado",
    Se pode escolher os materias para os acabamentos,
    Se desta forma "vende" a sua casa por um valor justo,
    Se não tem paciência para esperar por casa nova,
    Se quer evitar "dôres de cabeça" e stresses.

    Então avance :) mas com cautelas e tenha a certeza de que:

    Tudo o que lhe seja prometido instalar fica escrito num contrato,
    Os valores máximos para a compra dos materiais de acabamentos são suficientes para o que pretende,
    Não falta nada de útil para poder habitar a casa,
    Não vão existir "trabalhos a mais",
    Tem dinheiro para a compra dos móveis de cozinha e electrodomésticos,
    Todas as taxas, licenças, vistorias serão pagas pelo construtor,
    Tudo o que está feito até agora, está conforme o projecto.

    E para já é só!

    Desejo-lhe boa sorte e que decida pelo melhor.
    Concordam com este comentário: jinxpvz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jinxpvz
  15.  # 19

    Colocado por: naar

    Ah! assim já é "outra conversa"

    130.000,00 / 200m2 área = 650,00 m2 + valor do terreno - Já se aproxima mais do valor real.

    Resumindo, na minha opinião:

    Se conhece o construtor e tem referências de obras efectuadas,
    Se gosta da zona,
    Se não vê inconveniente em ter uma moradia com um vizinho "colado",
    Se pode escolher os materias para os acabamentos,
    Se desta forma "vende" a sua casa por um valor justo,
    Se não tem paciência para esperar por casa nova,
    Se quer evitar "dôres de cabeça" e stresses.

    Então avance :) mas com cautelas e tenha a certeza de que:

    Tudo o que lhe seja prometido instalar fica escrito num contrato,
    Os valores máximos para a compra dos materiais de acabamentos são suficientes para o que pretende,
    Não falta nada de útil para poder habitar a casa,
    Não vão existir "trabalhos a mais",
    Tem dinheiro para a compra dos móveis de cozinha e electrodomésticos,
    Todas as taxas, licenças, vistorias serão pagas pelo construtor,
    Tudo o que está feito até agora, está conforme o projecto.

    E para já é só!

    Desejo-lhe boa sorte e que decida pelo melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jinxpvz
    Concordam com este comentário:jinxpvz


    Mais uma vez, muito obrigado.

    O empreiteiro já o conheço a algum tempo, fez um prédio mesmo em frente ao prédio onde moro. Que eu saiba, não houve reclamações. As casas que ele já construiu nesse loteamento, também não há reclamações. Posso informar-te que este negócio já dura desde Novembro de 2010. Nessa altura, a mesma moradia estava por 145.000€. Nessa altura recusou assinar contrato porque não aceitava permuta. Como ele agora sente que está a demorar a vender, aceita permuta de um apartamento no centro da cidade baixou o preço da moradia. Quanto ao contrato, é lógico que eu exigirei tudo aquilo que não está escrito no cadernos de encargos para que seja redigido no contrato, conforme ele prometeu. O que pretendo gastar a mais na mesma é a cozinha, alguns eletrodomésticos, aplicar o ar condicionado, poderei comprar os móveis e loiças de WC um pouco mais caro, cortinas, iluminação microled, a escritura e pouco mais, acho eu.

    Não é obrigatório o empreiteiro pagar todas as taxas, licenças e vistorias?
    • mog
    • 10 novembro 2011

     # 20

    Olá,
    Um pormenor em relação ao mapa de acabamentos: tenha p.f. noção de que loiças, móveis e toalheiros para 3 wc's por 1500 euros é muito pouco para ter algo minimamente decente. Julgo que 12 euros para azulejos e tijoleiras é pouco.
    Pondere a hipótese de lhe propor um desconto e em contrapartida você compra estas coisas a seu gosto.
    Concordam com este comentário: naar, ze79, jinxpvz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jinxpvz
 
0.0263 seg. NEW