Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

bom dia,
    gostaría de colocar uma questão, caso me saibam responder: a pressão com que a água chega à torneira de minha casa, de há três semanas para cá diminuiu significativamente.
    fui aos serviços municipalizados que enviaram um técnico para verificar se existia alguma anomalia. feita a vistoria, foi concluído que a água tem a pressão normal, ao que me escreveram: "informamos que verificou 2 bar de pressão, valor este que se encontra dentro dos valores regulamentares, de acordo com o artigo 21º do decreto regulamentar nº 23/95 de 23 de Agosto". a casa tem cerca de 20 anos, no entanto, a redução não foi evolutiva, houve uma quebra momentânea da pressão, caso fosse calcário, teria de ser uma redução gradual da pressão devido ao caudal ser menor. a minha questão é a seguinte, 2 bar é o suficiente?
  2.  # 2

Colocado por: 2080110a minha questão é a seguinte, 2 bar é o suficiente?

ONDE mediram a pressão? Na torneira mais longe do contador da sua casa?

1 (um) bar (ou 100kPa) é o MÍNIMO regulamentar. Portanto, 2 bar devia ser suficiente.

(«e) A pressão de serviço em qualquer dispositivo de utilização predial para o caudal de
    ponta não deve ser, em regra, inferior a 100 kPa ...»
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 2080110, skypt
  3.  # 3

Medem a pressão à entrada da rede predial (a pressão com que é feito o abastecimento). O restante é da responsabilidade do dono da habitação e do autor do projecto que tem de garantir o mínimo de 1 bar no aparelho mais desfavorável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 2080110
  4.  # 4

A pressão foi medida no contador da água.
    Nesse caso terei de ponderar o calcário na tubagem. Creio que existem empresas que fazem limpeza em circuito fechado por forma a evitar ter de partir para substituir.
    Obrigada a ambos.
  5.  # 5

Não confunda «pressão» (kg/m2) com «caudal» (m3/hora).

O calcário, se bem que possa provocar uma redução de pressão (maior rugosidade nas paredes interiores) provoca sobretudo uma redução de caudal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: skypt
  6.  # 6

Colocado por: j cardosoMedem a pressão à entrada da rede predial (a pressão com que é feito o abastecimento). O restante é da responsabilidade do dono da habitação e do autor do projecto que tem de garantir o mínimo de 1 bar no aparelho mais desfavorável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:2080110

Se a entidade abastecedora tem de garantir apenas 1bar (presumo 10 metros coluna de água) no contador, e o dono da habitação/autor do projecto têm de garantir os mesmos 1bar no dispositivo mais favorável posso concluir que:
    O projecto tem de garantir 0 perdas no circuito?
    :)
  7.  # 7

A entidade abastecedora não garante apenas 1 bar, essa é a pressão exigível no aparelho mais desfavorável. Como é evidente a pressão de abastecimento é maior. Supostamente a entidade abastecedora deve fornecer aos técnicos o valor da pressão de abastecimento. Na prática poucos nem todos o fazem e não tenho muita confiança no valor daqueles que o fazem. Aqui na minha zona estipulam a pressão máxima e mínima a exigir da rede: 30 mca e 20 mca.

Como exemplo deixo-lhe parte do Regulamento de Distribuição de Água e Drenagem de Águas Residuais do Município de Gondomar que se refere à questão

3 — Na concepção e projecto de redes prediais as pressões de serviço nos dispositivos de utilização devem situar-se entre 100 kPa e 600 kPa, sendo recomendável, por razões de conforto e durabilidade dos materiais, que se mantenham entre 150 kPa e 300 kPa.

4 — Serão fornecidos pela Entidade Gestora, a requerimento do interessado, para efeitos de cálculo da rede predial, os valores das pressões máxima e mínima na rede pública no ponto de inserção naquela, devendo ser acompanhado de cópia da planta de localização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kuGu_eLu, skypt
  8.  # 8

Obrigado j cardoso,
    a minha duvido fica aqui respondida
    Aqui na minha zona estipulam a pressão máxima e mínima a exigir da rede: 30 mca e 20 mca.

estava a perceber que a entidade abastecedora teria de garantir apenas 10mca o que estava a achar estranho.

Só um aparte, e o porque de ter falado em mca. Usualmente iria falar em Pa ou kPa pois a unidade de pressão pelo sistema internacional, que nos usamos, é o Pascal. No entanto, como isto é um fórum direccionado ao utilizador final da casa prefiro usar o mca porque esta unidade indica que naquele ponto a água tem pressão suficiente para atingir X metros de altura (mca).
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  9.  # 9

E como estão os seus consumos...acha alguma diferença na facturação?...não haverá alguma rotura interna que nem consiga ver que esteja a retirar a pressão? O funcionário viu o contador em si se não estava entupido? Houve alguma rotura recentemente próximo que possa ter levado impurezas para o seu contador e até para os canos internos? Reveja algumas hipóteses.
  10.  # 10

Colocado por: madadiasHouve alguma rotura recentemente próximo que possa ter levado impurezas para o seu contador e até para os canos internos? Reveja algumas hipóteses.

Exemplo: verifique se os perlatores (ou filtros) das torneiras estão sujos.
    Concordam com este comentário: madadias
  11.  # 11

Esqueço-me sempre dessa das torneiras.
  12.  # 12

É onde geralmente vai parar a lixeira toda...ou então nos "cotovelos" a fazer a mudança de direcção horizontal para vertical.
  13.  # 13

e se não existir torneiras com filtros? Por exemplo, estou a lembrar-me das misturadoras das banheiras?
    Para onde vai o lixo?
  14.  # 14

Para o ralo da banheira pro exemplo.
    Concordam com este comentário: madadias

0.0157 seg. NEW