Iniciar sessão ou registar-se
    • qahhar
    • 11 novembro 2011 editado

     # 1

    Bom dia,

    Estou com uma duvida, quero comprar emissores térmicos para a minha casa e vejo emissores térmicos fluidos, secos e inercia qual é o melhor? E qual a diferenças?

    obrigado
  1.  # 2

    Colocado por: qahharvejo emissores térmicos fluidos, secos e inercia qual é o melhor?

    o mais barato, porque a diferença entre todos eles é somente a maneira como controlam a energia debitada, o rendimento é igual, numa relação 1 para 1

    Colocado por: qahharE qual a diferenças?

    se têem termostato digital ou analógico ou se possuem relógio incorporado.
    • eu
    • 11 novembro 2011

     # 3

    Emissores térmicos? Tem a certeza que quer essas coisas ?
    • NFAO
    • 13 novembro 2011

     # 4

    olá, também ando a pensar meter aquecimento na casa, já tenho uma pré-instalação de aquecimento central em tubo PPR de 25mm, o gás e o gasóleo, pelo preço estão fora de questão. pedi orçamentos para bombas de calor e radiadores. uns oferecem-me bomba de baixa temperatura e radiadores de baixa temp., outros que só com equipamentos de alta temperatura, que sao mais caros. Face a isto tudo e aos preços mínimos que me propunham, cerca de 9000€, equipamentos daikin, visto que estou actualmente a aquecer a casa com os tradicionais radiadores a oleo, pus-me a fazer cálculos. O que eu pretendia, já que o Sr. Jorgealves, é tecnico na area, era uma opiniao sobre os meus calculos. Com os actuais radiadores, para aquecer a casa a 20/21ºC, gasto 900€ no periodo de frio, pelo que tenho lido sobre os emissores termicos, estes com a mesma potencia de um tradicional aquecedor a oleo aquecem muito mais, face ao que li, reduziria o consumo electrico para cerca de 600/700€, segundo as informaçoes que a Daikin me deu, para aquecer uma casa como a minha na zona de Ovar, onde vivo, necessitaria de 400€ para o periodo de frio, mas como o tecnico me disse que face à instalaçao existente o rendimento do equipamento seria algo menor, pelo que calculo que seja cerca de 500€ por ano, ou seja relativamente aos emissores termicos teria uma poupança de 200/250€ por ano. Como para fazer uma instalaçao de bomba de calor necessito de 9000€, e para os emissores termicos, já razoaveis, mais ou menos 250€ cada, necessito de 3000€ ou seja um investimento superior em 6000€. para recuperar este investimento, com uma poupança em electricidade de 300€ por ano necessitaria de 20 anos, practicamente o tempo de vida util da bomba. Face a isto creio que a melhor opçao sao os emissores termicos, a minha duvida é se compra-los secos ou de fluido, pois tinha ideia que os secos eram algo melhores, que tinham melhor rendimento, visto que qualquer um que venha a comprar tem de ser com termostato e programador digital incorporado. Desde já agradeço os seus comentários, bem como de outras pessoas que tenham esperiencia na area, tanto como tecnicos ou como utilizadores. Obrigado
  2.  # 5

    Caro NFAO,
    Em primeiro lugar se tem pré-instalação em PPR esqueça a bomba de alta temperatura, teria que ser baixa temperatura, para tal só necessita de colocar mais elementos de radiador.
    Pode dizer-nos qual as áreas da habitação?
  3.  # 6

    Colocado por: NFAOestes com a mesma potencia de um tradicional aquecedor a oleo aquecem muito mais

    Não...com a mesma potencia vão aquecer o mesmo...e gastar o mesmo...

    Colocado por: NFAOmas como o tecnico me disse que face à instalaçao existente o rendimento do equipamento seria algo menor

    Se realmente não tiver uma pré instalação adaptada ao tipo se sistema só vai por dinheiro fora...

    Colocado por: NFAOou seja relativamente aos emissores termicos teria uma poupança de 200/250€ por ano.

    A confirmar-se essa pequena diferença, será apenas por a pré não estar adaptada...caso contrário seria muito maior...

    Colocado por: NFAOFace a isto creio que a melhor opçao sao os emissores termicos,

    Na minha opinião, e se não considera AC ou Lenha ou Pellets (se bem que com estes 2 últimos provavelmente a sua pre tb não deixaria tirar o melhor rendimento), a melhor opção seria manter os aquecedores a óleo...porque, se com a BC ia demorar 20 anos a amortizar o investimento, com os emissores térmicos nunca vai buscar essa diferença...são é mais bonitos que os aquecedores...
  4.  # 7

    Colocado por: NFAOO que eu pretendia, já que o Sr. Jorgealves, é tecnico na area, era uma opiniao sobre os meus calculos. Com os actuais radiadores, para aquecer a casa a 20/21ºC, gasto 900€

    apesar de ser muito complicado falar quanto se gasta a climatizar um espaço (pelo menos com rigor), deixo-lhe uma achega orientativa,
    se neste momento com equipamentos que têem rendimentos (para facilitar vamos chamar de COP) 1, em que gasta 1 unidade de energia para aproveitar outra unidade de energia térmica, se substituir por outros com COP na casa dos 4 ou mais,

    vai reduzir esse consumo para 1\3, seja por bomba de calor ar\agua de baixa temperatura e radiadores de baixa temperatura\ ventilo-convectores, ou recorrendo a uma bomba de calor ar\ar (vulgo A\C),

    atenção que limitei propositadamente a diferença a 1\3 do consumo actual e não ao esperado 1\4 por "como o técnico me disse que face à instalação existente o rendimento do equipamento seria algo menor",

    Colocado por: NFAOjá tenho uma pré-instalação de aquecimento central em tubo PPR de 25mm

    esta parte é que não percebo, porque os diâmetros de tubagem têem a ver com os caudais e NUNCA são da mesma dimensão\medida em toda a tubagem, a menos que os cálculos tenham sido feitos com recurso ao famoso software "OLHOMETRO", daí talvez a observação do técnico que viu a instalação.
  5.  # 8

    Colocado por: NFAOComo para fazer uma instalaçao de bomba de calor necessito de 9000€

    qual é a area da casa?
    qual é o isolamento térmico das paredes? e as janelas são como? tem isolamento no tecto\placa?
    • NFAO
    • 14 novembro 2011

     # 9

    as dimensoes das divisoes sao as que constam no documento em anexo relativo ao res-do-chao, mais um quarto de 14m2, um salao de 35m2 e um WC de 4 m2 no 1º andar. quanto ao software utilizado para calculo foi mesmo o OLHOMETRO, pois um dos empregados que andou a fazer a instalaçao da casa na altura da construçao é agora meu patrao, e como ele me diz limitou-se a cumprir ordens. quanto ao isolamento tem poliuretado injectado de +- 40kg/m3 nas paredes e nos tecto, quando comprei a casa nao tinha nada, apesar do contructor afirmar que sim. na placa é o mesmo isolamento e tem uma espesura media de 40mm. quanto as janelas sao em vidro duplo e com estores (uma das grandes fugas da energia consumida para aquecer a casa).
      rés-do-chão.jpg
  6.  # 10

    Colocado por: NFAOquanto ao isolamento tem poliuretado injectado de +- 40kg/m3 nas paredes e nos tecto, quando comprei a casa nao tinha nada, apesar do contructor afirmar que sim. na placa é o mesmo isolamento e tem uma espesura media de 40mm.

    com este isolamento e considerando que tem uma área útil de 150m2, precisaria de uma potencia de 14Kw para aquecimento,

    solução: bomba de calor Baixa Temperatura com radiadores de baixa temperatura,

    a bomba de calor (Daikin modelo EKHBH016BB3V3) modelo split consegue arranjar por 6.200€ já com IVA e sem instalação, ou a versão (Daikin EDHQ014BB6V3) monobloco por 6500€,

    PS: a bomba de calor HT (EKHBRD014ABV1)tem uma campanha até final do ano em que fica por cerca de 7635€ já com IVA e sem instalação,
  7.  # 11

    os emissores termicos dao algum calor de jeito ???
  8.  # 12

    Colocado por: catarinamos emissores termicos dao algum calor de jeito

    dão, quando chega a conta da luz no fim do mês é que deixam de dar, porque passam a estar desligados.

    resumindo gastam muitíssimo para aquilo que debitam, já existem soluções mais comedidas e com melhores resultados.
    • NFAO
    • 16 novembro 2011

     # 13

    Existe alguma solução intermédia? Que não seja tão cara como as bombas de calor e que não gaste tanto como os emissores? uma vez mais obrigado pela colaboração. se puder ajudar a nível de instalações eléctricas estou ao dispor.
  9.  # 14

    Uma bomba de calor fraca! :D
    Custa menos e consome mais...
  10.  # 15

    Colocado por: Pedro Azevedo78Uma bomba de calor fraca! :D
    Custa menos e consome mais...

    os AC vulgarez sao maquinas Bomba de Calor.
    • NFAO
    • 16 novembro 2011

     # 16

    Infelizmente, devido a alergias na familia nao posso utilizar o AC vulgares
  11.  # 17

    Colocado por: Pedro Azevedo78Uma bomba de calor fraca! :D
    Custa menos e consome mais...

    entao so sobra esta solucao
  12.  # 18

    Boa Tarde

    Tenho aquecimento a gasóleo em que instalei agora caldeira a lenha para substituir o de gasóleo, noto é que de manha quando acordo os quartos são 2 torna-se frios na ordem dos 16º a minha questão é para completar a instalação para este fuso horário demanha optando por dois emissores térmicos seria a escolha ideal, se sim quais ?
  13.  # 19

    Quantas horas aguenta a caldeira sem ser reabastecida?
    Carregue-a ao máximo mesmo mesmo antes de se deitar...
    Ou se não der, instale um acumulador bem grande, de forma a ter reserva considerável de água bem quente, o que vai aumentar o tempo que aguenta sem carregar com mais lenha.
  14.  # 20

    Continuo com o mesmo problema dos quartos frios e para compensar tenho de comprar uns aquecedores eléctricos para fazer a manha ao levantar, a minha pergunta é compro daquele a óleo com rodinhas ou há alguma outra alternativa que consuma menos energia mas que seja eficaz ?
 
0.0148 seg. NEW