Colocado por: QuintinhasDo que absorvi dos vários posts que referem este tema, chego à conclusão que em termos térmicos o PVC leva vantagem, tendo como contra a maior fragilidade.
Colocado por: QuintinhasA vantagem do alumínio será apenas maior segurança,
Colocado por: Jorge Rocha
Se o alumínio fôr estrudido 'tá bém!Qualquer estor em alumínio com enchimento não serve como térmico(chama-se apenas térmico)
Colocado por: QuintinhasSe tivesse criado o projecto de raiz, certamente seria bem diferente. Fica para a próxima!
Colocado por: QuintinhasVenho por isso partilhar alguma informação com os membros e solicitar a vossa colaboração, no intuito de identificar algumas falhas ou simplesmente que tenham alguma sugestão para o projecto. Todas as opiniões são bem vindas.
Colocado por: Fernando Gabriel Arq
...para ir à casa de banho tenho de passar o closet sempre
etc...
Colocado por: QuintinhasA PTV entregou as especialidades com os respectivos desenhos. Quanto ao projecto de execução, não sei se compensará a relação custo/benefício.
Estou a ponderar adjudicar a obra em várias partes, pelo que não sei até que ponto um projecto de execução seria útil nesta modalidade.
Colocado por: marco1Hoje em dia nota-se que quem quer fazer uma casa, põe-se a inventar, foge aos profissionais
Colocado por: j cardosoTem aqui um caso em que talvez vá ainda a tempo de poupar uns tostões em aço ao Quintinhas:
Desenhos da estabilidade
des_estabilidade.pdf
Colocado por: QuintinhasEntão se o alumínio for extrudido tem um comportamento térmico semelhante ao PVC?
... onde é que pouparia aço neste projecto?
Colocado por: PicaretaDei apenas uma vista de olhos ao projecto e assustei-me....tudo ferro de 12 afast. 0.15m
Não sei se o autor do projecto foi consultado antes de publicarem aqui o projecto, mas isto pode ser perigoso.
Colocado por: j cardosoVou ser comedido:
- Começava por verificar a necessidade das armaduras superiores das sapatas.
- Verificava as armaduras superiores das vigas (no caso presente são praticamente sempre iguais às inferiores).
- Verificava as armaduras das lajes (tudo corrido a varões de 12 mm afastados 15 cm) .
- Verificava as armaduras dos pilares.
Não quero com isto afirmar peremptoriamente que todas estas verificações iriam resultar em poupanças, mas que tenho essa impressão ...
Tenho reparado que o "Forum da Casa" é muito visitado, e é uma grande ajuda para quem vai construir ou fazer obras em casa, mas acho que já estão a abusar (não me estou a referir a este caso em concreto), julgam que com o apoio do forum fazem a casa sem o apoio dos profissionais, recorrendo apenas aos trolhas, electricista, canalizador, serralheiro, carpinteiro,....etc, esquecendo-se que uma casa é um conjunto de muitas actividades que tem que ser todas coordenadas e deveriam estar todas bem definidas antes do inicio dos trabalhos, depois no final, como dizia o outro, aparecem na discussão " humidades e infiltrações..." ou "como melhorar o aquecimento da minha casa ..."
Colocado por: RRufinoQuintinhas...faça projecto de execução.
Colocado por: Picareta
Não estou a perceber o que é que o Rufino entende por projecto de execução. Num projecto de estabilidade, a diferença entre o projecto de licenciamento e o projecto de execução deve ser apenas um mapa de quantidades. O que o Rufino pretende dizer, e se calhar não teve coragem foi para fazer um novo projecto.
Colocado por: QuintinhasEntão afinal o que é um projecto de execução? Faz falta?