Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

devia ter contratado um arquitecto, enquanto isto não mudar dá em projectos de fraca qualidade como o que apresenta.
    isto só falando em planta:
    má ligação entre espaços, hierarquia estranha de espaços, corredores originam recantos evitáveis.
    lareira ao canto não é significado de poupança de espaço, mas sim de falta de pensamento sobre espaços.
    uma casa de banho geral com 5m2 e uma de suite com quase 8? qual é a explicação?
    portas de ligação a hall a desembocar sem alinhamento com os espaços de hall.
    coretes no meio de armários
    para ir à casa de banho tenho de passar o closet sempre
    pilar à vista no quarto
    vãos sem alinhamento algum visível, caso do da sala, além disso origina dificuldade em mobilar o espaço.
    etc...
    Concordam com este comentário: Aiken
  2.  # 42

Este projecto já existia e quando fiquei com o terreno "herdei" também o projecto.

Apesar de não ser inteiramente do meu agrado, o mesmo já tinha sido aprovado pela Câmara, pelo que realizei apenas pequenas alterações para ficar mais ao nosso gosto, sem alterar muito as fachadas e outros elementos.

Se tivesse criado o projecto de raiz, certamente seria bem diferente. Fica para a próxima!
  3.  # 43

Estou com uma dúvida.

Estores de Alumínio ou PVC?

Muito se tem dito e falado a este respeito.

Do que absorvi dos vários posts que referem este tema, chego à conclusão que em termos térmicos o PVC leva vantagem, tendo como contra a maior fragilidade.

A vantagem do alumínio será apenas maior segurança, pois o facto de estes serem injectados com qualquer substância não afecta a sua condutividade térmica, dado que não existe separação entre a parte exterior e interior das lâminas.

Faz sentido?
  4.  # 44

Colocado por: QuintinhasDo que absorvi dos vários posts que referem este tema, chego à conclusão que em termos térmicos o PVC leva vantagem, tendo como contra a maior fragilidade.

Fragilidade?Depende...se colocar esteiras com aço por dentro,não tem qualquer problema,aliás até correm às mil maravilhas!
  5.  # 45

Colocado por: QuintinhasA vantagem do alumínio será apenas maior segurança,

Se o alumínio fôr estrudido 'tá bém!Qualquer estor em alumínio com enchimento não serve como térmico(chama-se apenas térmico)
    Concordam com este comentário: two-rok
  6.  # 46

Colocado por: Jorge Rocha
    Se o alumínio fôr estrudido 'tá bém!Qualquer estor em alumínio com enchimento não serve como térmico(chama-se apenas térmico)

Então se o alumínio for extrudido tem um comportamento térmico semelhante ao PVC?
  7.  # 47

Colocado por: Quintinhas
    Se tivesse criado o projecto de raiz, certamente seria bem diferente. Fica para a próxima!

então não pedia ideias? estão ai umas quantas que lhe apontei, ainda está a tempo de mudar pelo menos algumas coisas.

Colocado por: QuintinhasVenho por isso partilhar alguma informação com os membros e solicitar a vossa colaboração, no intuito de identificar algumas falhas ou simplesmente que tenham alguma sugestão para o projecto. Todas as opiniões são bem vindas.
    •  # 48

Colocado por: Fernando Gabriel Arq
      ...para ir à casa de banho tenho de passar o closet sempre
      etc...

Qual é o problema desta situação sempre idealizei a minha casa com esta disposição.
    •  # 49

Colocado por: QuintinhasA PTV entregou as especialidades com os respectivos desenhos. Quanto ao projecto de execução, não sei se compensará a relação custo/benefício.

Estou a ponderar adjudicar a obra em várias partes, pelo que não sei até que ponto um projecto de execução seria útil nesta modalidade.

O marco1 acabou de postar o seguinte texto numa outra discussão:

Colocado por: marco1Hoje em dia nota-se que quem quer fazer uma casa, põe-se a inventar, foge aos profissionais

Estou completamente de acordo.

Normalmente escolhem o mais barato, porque não querem um projecto, querem uma assinatura e um termo de responsabilidade para meter uns papéis na câmara, e depois com o empreiteiro é a mesma coisa. Valorizam pouco os profissionais da construção...que também tem assumir as suas responsabilidades.

Tenho reparado que o "Forum da Casa" é muito visitado, e é uma grande ajuda para quem vai construir ou fazer obras em casa, mas acho que já estão a abusar (não me estou a referir a este caso em concreto), julgam que com o apoio do forum fazem a casa sem o apoio dos profissionais, recorrendo apenas aos trolhas, electricista, canalizador, serralheiro, carpinteiro,....etc, esquecendo-se que uma casa é um conjunto de muitas actividades que tem que ser todas coordenadas e deveriam estar todas bem definidas antes do inicio dos trabalhos, depois no final, como dizia o outro, aparecem na discussão " humidades e infiltrações..." ou "como melhorar o aquecimento da minha casa ..."
    •  # 50

remeto também para aqui a observação do jcardoso noutro tópico, mas que se referia a este projecto de estabilidade.

Colocado por: j cardosoTem aqui um caso em que talvez vá ainda a tempo de poupar uns tostões em aço ao Quintinhas:

Desenhos da estabilidade
      des_estabilidade.pdf

A minha resposta aqui é nim, pois está patente que isto não é projecto para obra mas sim projecto para dar andamento ao processo burocrático. Poderei comentar um projecto como se fosse para obra, se este não foi feito com esse objectivo?

jcardoso, na sua opinião onde é que pouparia aço neste projecto?

Cumps.

P.S.: a minha opinião, se de facto for projecto de execução, não é favorável ao mesmo.
    •  # 51

Colocado por: QuintinhasEntão se o alumínio for extrudido tem um comportamento térmico semelhante ao PVC?

Não...estrudido quer dizer que é alumínio puro!
    •  # 52

... onde é que pouparia aço neste projecto?

Vou ser comedido:

- Começava por verificar a necessidade das armaduras superiores das sapatas.
      - Verificava as armaduras superiores das vigas (no caso presente são praticamente sempre iguais às inferiores).
      - Verificava as armaduras das lajes (tudo corrido a varões de 12 mm afastados 15 cm) .
      - Verificava as armaduras dos pilares.

Não quero com isto afirmar peremptoriamente que todas estas verificações iriam resultar em poupanças, mas que tenho essa impressão ...
      Concordam com este comentário: Ricardo.Figueiredo
    •  # 53

Bom dia,

Em primeiro lugar, boa sorte para a sua construção.

Já tem uma estimativa orçamental? e quais os custos aom os projectos?

Cumps.
    •  # 54

Dei apenas uma vista de olhos ao projecto e assustei-me....tudo ferro de 12 afast. 0.15m

Não sei se o autor do projecto foi consultado antes de publicarem aqui o projecto, mas isto pode ser perigoso.
    •  # 55

Colocado por: PicaretaDei apenas uma vista de olhos ao projecto e assustei-me....tudo ferro de 12 afast. 0.15m

Não sei se o autor do projecto foi consultado antes de publicarem aqui o projecto, mas isto pode ser perigoso.

também estive a ver.. mas mesmo sendo um bocado leigo.. acho sinceramente que existem engenheiros com competência, e apesar de utilizarem auxilio informático, depois revêm o projecto.. mas.. é mais fácil debitar os dados fornecidos pelo computador..

Cumps.
    •  # 56

Colocado por: j cardosoVou ser comedido:

- Começava por verificar a necessidade das armaduras superiores das sapatas.
      - Verificava as armaduras superiores das vigas (no caso presente são praticamente sempre iguais às inferiores).
      - Verificava as armaduras das lajes (tudo corrido a varões de 12 mm afastados 15 cm) .
      - Verificava as armaduras dos pilares.

Não quero com isto afirmar peremptoriamente que todas estas verificações iriam resultar em poupanças, mas que tenho essa impressão ...

Concordo em parte.

- Armadura superior das sapatas, por acaso também costumo prescrever, para efeitos de fendilhação (embora isto dê pano para mangas)...no entanto fico-me pelos varões de 10. Mais questionável parece-me ser a armadura das sapatas dos muros, bem como a armadura vertical dos mesmos. Neste último custa sempre apresentar maior armadura horizontal tendo em conta a retracção do EC2, do que armadura vertical...mas...

- Armadura superiores das vigas. Penso que o que aconteceu foi a necessidade dessa armadura (isto só verificando com contas), o que não foi feita foi a dispensa pela generalidades dos vãos serem muito curtos.

- Armadura das lajes. Concordo, no entanto para efeitos de licenciamento não me choca. Aqui acontece uma coisa curiosa...armadura de punçoamento numa laje de 18cm é um belo berbicacho.

- Armadura dos pilares...só deviam haver varões de 16 em stock :D

Quintinhas...faça projecto de execução.

Nota: as minhas opiniões sobre este projecto de estabilidade cingem-se à hipotética possibilidade de ser usado para execução, o que acredito veemente não ser o recomendado pelo autor do mesmo. Salvaguarda-se assim o artigo 89 do Cap III, dos estatutos OE.
    •  # 57

Tenho reparado que o "Forum da Casa" é muito visitado, e é uma grande ajuda para quem vai construir ou fazer obras em casa, mas acho que já estão a abusar (não me estou a referir a este caso em concreto), julgam que com o apoio do forum fazem a casa sem o apoio dos profissionais, recorrendo apenas aos trolhas, electricista, canalizador, serralheiro, carpinteiro,....etc, esquecendo-se que uma casa é um conjunto de muitas actividades que tem que ser todas coordenadas e deveriam estar todas bem definidas antes do inicio dos trabalhos, depois no final, como dizia o outro, aparecem na discussão " humidades e infiltrações..." ou "como melhorar o aquecimento da minha casa ..."
      Concordam com este comentário:j cardoso,marco1,zedasilva,RRufino

Bom dia Picareta!

No meu caso em particular, vim recorrer ao Forum para pedir ajuda na elaboração do Caderno de Encargos e escolha dos materiais.
      Pretendo ter um Caderno de Encargos o mais completo possível, para depois o entregar a profissionais e obter uma estimativa de custo o mais realista possível.
      Trabalho na área das Finanças e nada percebo de construção (fácil de aferir pelas perguntas que faço!), por isso, se tentasse coordenar a construção da minha casa certamente o resultado seria desastroso.

Estou a ponderar adjudicar a obra em 2 fases. 1º para a estrutura incluindo impermeabilizações e especialidades (electricidade, gás, etc) e a 2ª fase para acabamentos (pavimentos, revestimentos, cozinha, etc).

Muitos acham preferível que se entregue o projecto a apenas 1 empreiteiro (hipótese que não vou descartar), mas como tenho pessoas conhecidas que fazem diversos trabalhos e que já trabalharam para mim no passado com um comportamento excepcional, vou também dar-lhes uma hipótese de "pegarem" na obra.

Como tal, volto a reiterar, quando coloquei o post neste Forum tinha como finalidade obter conselhos de quem sabe, para melhorar a qualidade da construção através da escolha dos materiais mais indicados e completar o caderno de encargos.

Quanto ao projecto de execução, não faço a mínima ideia do que seja nem nunca coloquei os olhos num. No meu caso, julgo que a empresa que me fez as especialidades poderia ter sido mais pro-activa pois após receber o projecto de arquitectura não fez uma única sugestão.

Das experiências que tenho tido, noto que neste sector de actividade existe muito pouco interesse em esclarecer o proprietário. Quais os motivos de cada um, desconheço.

Felizmente, existe este Forum para quem se quer "educar" e "esclarecer"

Um "bem haja" a todos

Melhores cumprimentos
    •  # 58

Colocado por: RRufinoQuintinhas...faça projecto de execução.

Não estou a perceber o que é que o Rufino entende por projecto de execução. Num projecto de estabilidade, a diferença entre o projecto de licenciamento e o projecto de execução deve ser apenas um mapa de quantidades. O que o Rufino pretende dizer, e se calhar não teve coragem foi para fazer um novo projecto.
    •  # 59

Colocado por: Picareta
      Não estou a perceber o que é que o Rufino entende por projecto de execução. Num projecto de estabilidade, a diferença entre o projecto de licenciamento e o projecto de execução deve ser apenas um mapa de quantidades. O que o Rufino pretende dizer, e se calhar não teve coragem foi para fazer um novo projecto.

Estou a ficar preocupado!

Então afinal o que é um projecto de execução? Faz falta?
    •  # 60

Colocado por: QuintinhasEntão afinal o que é um projecto de execução? Faz falta?

Para o betão armado não faz falta nenhuma, mas as medições davam jeito.

0.0297 seg. NEW