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  1.  # 1

    Problemas na Remodelação de cozinha

    Comprei um apartamento usado e como a cozinha estava em mau estado, tive que a remodelar. Depois de várias pesquisas, e como não tinha muito tempo (trabalhava 10-12h/dia) resolvi contratar os serviços de uma pessoa que já tinha feito uma cozinha para a minha. As referências eram boas e à 1ª vista, o senhor era todo soluções e facilidades.
    Disse-lhe o que queria, e pedi-lhe o orçamento. No orçamento não foi incluído o transporte e montagem (tinha pontos de interrogação). Ele veio tirar medidas, e como estavam a decorrer obras na casa, ele ficou de contactar o empreiteiro para qualquer questão.
    Contactar com ele era difícil, principalmente quando começaram a haver atrasos. Ele ficou de enviar umas portas e umas cassetes para embutir na parede, e a obra ficou atrasada por causa disso. Para agravar, as portas e caixilhos eram do tamanho errado, o que atrasou ainda mais. Os mestres tiveram que a partir e acrescentar paredes, o que demorou 3 dias.

    Quando finalmente vieram montar a cozinha, surgiram uma série de problemas:

      • um armário embutido não cabia no espaço (por erro de medição), o que obrigou a que se tivesse que acrescentar à parede. A transição da tijoleira para o soalho ficou desacertada (ok, é só problema estético!)
      • uma série de pedidos que eu tinha feito, foram simplesmente ignorados (instalação de uma trituradora, escorredor de pratos em armário, dispenseiro, etc), sendo o pior, o término dos armários que deveria ser em esquina pois ficavam junto a uma janela, foi feito a direita, ficando o armário a tapar parte da janela.
      • esqueceram-se dos remates do tecto, e a solução foi colocar as sancas de gesso como nas outra paredes.
      • algumas prateleiras quando colocadas, caem, pois são estreitas demais.
      • As placas domino foram coladas com silicone e agora o técnico do gás não consegue aceder a uma delas para ajustá-las ao tipo de gás. A marca dos electrodomésticos, nas instruções, alerta para a não utilização de silicone, pelo que me arrisco a perder a garantia (que ainda não tenho em meu poder!). Agora, ninguém quer mexer naquilo, pois não se querem responsabilizar se algo correr mal ao remover o silicone.
      • na colocação dos móveis não tiveram em atenção a inclinação daqueles, pelo que agora, se a água salpicar da banca, escorre directamente para as placas de indução!
      • o frigorífico foi colocado, mas quando o retirei para o ligar, verifiquei que estava amolgado num dos lados.
      • deixaram uma série de defeitos, parafusos por apertar, silicone derramado em todas as frinchas que taparam, e silestone por polir em alguns sítios.
        Resumindo, eles vieram das duas vezes para montar a cozinha, e deixaram este resultado. Durante todo o processo, que fui acompanhando, tentei falar com ele, mas que só me causou imenso stress e angústia, pois ou era mal-educado, e agressivo ou não me atendia o telefone. Fiquei em tal estado que foi a minha irmã que passou a lidar com ele.

    Eu não quis mais os serviços dele, pois estava esgotada, mas também queria resolver o assunto. Fiz um relatório de todas as coisas que estavam mal feitas (com fotografias), e enviei-lhe para que tivesse isso em consideração no acerto de contas. Nunca me entregou as garantias dos electrodomésticos.

    Agora, enviou-me a factura e para além de ignorar o meu relatório, vem cobrar-me 1,500 euros pela montagem, mais outro tanto pelo transporte (sei que é para a Madeira, mas é bem mais do que o cobrado por quem fez o transporte!).

    O que é que eu devo fazer? Quais são os meus direitos?
    Nunca deixei de pagar nada, mas pagar esta factura na totalidade não está certo. Como é que eu calculo os prejuízos que ele me deu?

    Desde já agradeço todos os esclarecimentos que me possam dar.
    MJ
    •  
      FD
    • 6 novembro 2007

     # 2

    Olá MaryJo e benvinda!

    Lamento todo o tormento porque tem passado (sim, eu sei o que é...).

    Costuma ser mesmo assim, ao início é tudo muito fácil e acessível, mas quando chega a hora, as complicações aparecem e nunca mais se vão embora. Para todos os que lêem reparem bem neste exemplo para perceberem que nunca se deve facilitar.

    Já pagou alguma coisa?
    Enviou-lhe o relatório com os defeitos. Fê-lo por carta registada com aviso de recepção? Há quanto tempo é que detectou os defeitos (ou há quanto tempo é que enviou o tal relatório)?
    Ficou com algum documento explicativo e detalhado que comprove o que foi contratado entre si e ele?

    Se ainda não pagou nada, não pague!
  2.  # 3

    [pub]http://www.duocozi.pt
    Cozinhas modernas e remodelações gerais de habitação, Obras de melhoramento em casas, lojas e escritorios, Construção civil com modernismo e eficacia.[/pub]
    Não temos conhecimentos de outros do nosso ramo, apenas nos preocupamos em que nenhum dos nossos clientes tenha uma simples queixa, pois só assim damos continuação ao nosso trabalho com todo o prazer e dinamismo que nos é reconhecido.
    •  
      FD
    • 7 novembro 2007

     # 4

    Olá duocozi,

    Convido-o/a a abrir uma discussão a apresentar a sua empresa. Basta carregar aí no botão à esquerda que diz "Iniciar uma discussão". :)
    Aí poderá apresentar os seus serviços e produtos, esclarecer dúvidas e informar.

    Benvindo/a! ;)
  3.  # 5

    Olá FD,
    Obrigada pela resposta e pelo apoio!
    Respondendo às suas questões:
    - Ainda não paguei nada! Ele tentou que eu pagasse o valor que estava no orçamento! Eu não pagava o transporte e montagem e ele não passava factura (presumo Eu) e eu que me desenrascasse com os problemas! Disse-lhe para descontar as falhas e o trabalho que os mestres tiveram que fazer para consertar alguns dos erros e ele não disse nada por muito tempo. Recentemente, enviou-me a factura com tudo, como se tivesse feito o serviço todo!

    O relatório que lhe enviei foi entregue em mão pela minha irmã, pois naquela altura, eu estava tão stressada e ele só berrava ao telefone, que era impossível falarmos.
    Os erros foram sendo detectados durante a montagem e nos primeiros dias depois de supostamente terminarem tudo. Quando tirei as fotografias ainda me estava a mudar para a casa, ou seja, sem utilizar qualquer coisa. O relatório foi enviado nas semanas seguintes.
    Este processo arrasta-se há algum tempo porque ele esteve muito tempo sem me dar resposta ao pedido e sem enviar a factura. Como eu ainda não tinha pago, deixei andar e esperar pela resposta dele!

    O único documento que tenho é o orçamento. Como ele era, supostamente, de confiança, não foi feito qualquer contrato.
    No entanto, eu acabei por dar menos importância ao não cumprimento de alguns dos meus pedidos. As falhas de que me queixo essencialmente, são da execução do serviço e que estão bem evidentes. Algumas delas acabei por resolver, pois não podia ter gavetas que não fechavam completamente, parafusos desapertados, máquina de lavar loiça que não se ajustava ao espaço, e mais um sem número de outras coisas que fui reparando se podia ou alguém me ajudava.
    De momento, ainda tenho uma placa wok por funcionar, e como ninguém se responsabiliza por remover o silicone, o injector não pode ser trocado!
    A inclinação da superficie entre a banca e as placas do fogão não pode ser corrigida sem descolar todo o silestone (isto segundo um técnico de cozinhas que se disponibilizou para me dar um parecer). Há mais uma série de coisas que podem ser remediadas e outras não, mas para remediar, eu tinha deixado a cozinha como estava, evitado todas as chatices que aquilo deu, mais o facto de ter mudado de casa sem ter casa para onde ir (e o resto nem vale a pena lembrar!!!)

    Aconselharam-me a obrigar o homem a vir compor as coisas, mas por muito que faça sentido, não sei se tenho capacidade para lidar com ele outra vez, com a agravante que estou lá a viver. De momento o meu trabalho requer 200% da minha energia e não sei se seria bom mais esse stress, para além do facto de algumas coisas não poderem ser mesmo reparadas sem grandes intrvenções. Por isso, gostaria de uma outra solução. Já saí a perder nisto tudo, por isso agora, quero pelo menos manter a minha sanidade mental!

    Peço desculpa pelo desabafo, mas o stress tem sido muito e como a casa é apenas minha, não tenho podido evitar ou partilhar a carga;-)

    Obrigada. Ainda bem que há foruns como este:-)

    MJ
  4.  # 6

    Isto é preciso é calma :)

    Eu não pagava (pelo menos a totalidade)e fazia queixa do senhor a alguma entidade (como por exemplo a DECO) e denunciava publicamente a situação na zona de residencia. Pelo menos assim os outros ficam avisados que não se trata de um profissional.

    É por estas e por outras que até tremo quando penso que para construir a minha casinha vou ter que lidar com pessoal deste calibre. É por isso que abri o tópico sobre alternativas à alvenaria e o tipico construtor português.
    •  
      FD
    • 8 novembro 2007

     # 7

    MaryJo,

    Eu sei bem como é que estas coisas mexem connosco. Quem vê de fora tem sempre mais paciência, mais facilidade em lidar com a situação, mais à vontade.
    Mas quem passa por elas é que sabe como é difícil colocar as coisas em perspectiva.

    Eu gostava de aconselhar, mas pelo que leio, há aí um problema um pouco diferente. Quer lidar com a pessoa em questão ou não? Apetece-lhe vê-lo à frente? Esta já sei a resposta mas... :D

    Se fez mal da primeira vez, de certeza que não vai fazer bem à segunda, ou vai?

    A minha sugestão vai no sentido de pedir um orçamento a uma empresa credível para reparar as asneiras que o senhor fez e, com base nesse valor, negociar o valor que lhe foi apresentado para pagar.
    Se no orçamento não estava incluído o transporte não tem que o pagar! Ou então pague-o em pontos de interrogação, não era isso que estava apresentado no orçamento?... ;D

    Contratou um serviço que foi mal executado. Perdeu a confiança no empreiteiro. A partir daí há que negociar. Se não se sente à vontade com o senhor, contrate alguém (um advogado ou um solicitador) para falar com ele - é o melhor que faz, não se enerva e mantém-se mais à distância. Se não tem posses para isso, um familiar do mesmo sexo, também pode ser uma solução.

    Se o senhor não quiser negociar, o melhor a fazer é levar o caso a uma organização de mediação de conflitos. O problema é que está na Madeira pelo que percebi... É não é?
  5.  # 8

    Que maus exemplos!!!!!

    Ou bons!!!!

    É com isto que vemos o que nos pode acontecer! Vá lá, vamos a pensar, o nosso governo agora quer é dinheiro certo!? Vamos a isto!!! O Senhor que fez as obras fez um orçamento correcto? Então é porque trabalha legalmente! Será!? Quanto foi o orçamento? Passou factura de igual valor? Será que apresentou estes valores ao fisco? Diz me que emitiu a factura muito depois! Tem licença para trabalhar? Faz descontos para a segurança social? Sabe quantas pessoas andaram a trabalhar no seu apartamento? Diga lhe que tem registado os dias e o n.º de pessoas e que vai verificar na seg social se estão declarados! Faça pé firme e não se deixe ir na conversa dele! Ele ou poe os valores no orçamento ou se poe um ? só os pode executar com a sua autorização. a Maryjo autorizou? Não se lembra pois não? Ah pois é com ladrões, ladrão e meio!!!

    É muito chato, complicado e até fora das nossas normais capacidades mas.... às vezes só mesmo assim é que os patos bravos percebem que a época dos patos já terminou!!!!

    Tente um advogado! Achamos sempre que perdemos dinheiro mas não, o advogado vai pedir indminização, juros, danos etc, acaba sempre por baixar todos os pedidos e fica o dito pelo não dito, ou seja o sr. construtor baixa um pouco o tom de voz e a Maryjo paga só o que acha justo, ou até não e paga só o que o Sr. Construtor justificar que gastou, como compra de moveis e etc.

    Não envelheça com o problema, trate dele!

    Saúde
    Anita
  6.  # 9

    estou em fase de projecto da minha casa, mas estou indecisa e gostaria de ouvir opiniões, sobre o estilo de cozinha com ou sem copa? a minha está sobre o quadrado com mais ou menos 13m2 de àrea, sendo que tem uma porta de correr que dá para a sala de jantar. Acontece que gostaria mesmo assim de ter uma espaço no máximo para 2 pessoas de refeições rápidas - mas não sei se ficarei com espaço, não gosto de cozinha pequenas, mas todos me dize´m que com a sala de jantar mm ao lado não faz sentido uma cozinha maior ???'agradeço comentários e/ou site onde possa ver cozinhas.
    •  
      FD
    • 20 novembro 2007

     # 10

    Eu aconselho uma solução de bancada ou com uma mesa amovível. Quantas pessoas é que são aí em casa?

    Ver cozinhas:
    http://www.ikea.com/ms/pt_PT/complete_kitchen_guide/kitchen_guide/index.html
    http://www.kitchens.com/
  7.  # 11

    Não entendo porque é que a maioria das pessoas tem problemas com os tipos da cozinhas (para não falar nos outros!!!). No meu caso andei 2 anos em tribunal com a empresa de cozinhas e "ajudado" por um advogado no mínimo incompetente. Se não conhece pessoalmente um advogado, tente que seja recomendado por alguém que conheça um para que este lhe dê todas as instruções necessárias para resolver o conflito. Você tem a razão do seu lado, não se deixe intimidar. Vá relatando aqui os passos, inclusivé do advogado (se o arranjar), para tentar-mos ajuda-la. Força e não se deixe ir abaixo, todos nós que nos aventuramos a construir uma casa temos histórias que parecem tiradas de filmes de terror e suspense.

    Um abraço.
  8.  # 12

    Bom dia a todos,

    No meu caso a cozinha tem mais ou menos a mesma area ( 16m^2) e como tb temos a sala de jantar mesmo ao lado da cozinha separadas apenas por uma parede de vidro, optamos por por uma bancada com o maximo de 3 pessoas sentadas para podermos disfrutar da sala de jantar.. em casa dos meus país há uma mesa na cozinha e outra na sala de jantar .. e o que acontece é que como a mesa de cozinha dá para 6 pessoas nunca se come na sala de jantar, na minha opinão não vale a pena pagarmos uma mesa de sala de jantar que custa os olhos da cara para jantarmos nela no natal e pouco mais.

    como a cozinha não é muito grande uma bancada facilita ficamos com espaço para preparar a refeição e depois de arrumada para comer uma refeição rápida.

    Abraços.
  9.  # 13

    oLÁ CAPELO
    Obrigada pela dica, neste momento estou já decidida pela cozinha separada da sala de jantar por um balcão, fica mais estilo "open sapce" (só receio pelos cheiros/fumos mas...), gostava era de encontrar soluções engraçadas e funcionais para "fugir" àquele tradicional balcão separador...disse-me q a sua cozinha era separada apenas por uma porta de vidro da sala de jantar? já agora tem imagens que possa partilhar?

    cptos
    •  
      FD
    • 8 janeiro 2008

     # 14

    O quê? Algo não tradicional?

    Que tal isto?

    cozinhas diferentes

    Estou a brincar... mas tem pinta não tem?

    E esta?

    cozinhas diferentes

    Agora a sério...

    Portas de vidro, baratas!

    porta vidro
    porta vidro
    porta vidro

    O segredo? Portas de roupeiro do IKEA!
    Como sugestão pessoal, pensava em decorar o vidro com algo diferente, uma composição gráfica que se coadunasse com a decoração das duas divisões. Hoje, com uma impressora normalíssima e algum papel especial que se pode comprar em qualquer Staples ou hipermercado podem-se obter resultados interessantes.

    Exemplos:

    imagem de parede

    Este conceito aplicado às portas do roupeiro pode ficar interessante.
  10.  # 15

    olá a todos!!
    Tenho andado a pesquisar por aki alguns sites de remodelações de cozinhas já que quero mudar apenas os móveis da minha, já tenho 2 orçamentos, mas tambem fikei interessada nas cozinhas do ikea. tenho apenas medo que se optar pelo ikea, k algo me vá correr mal na hora da montagem, será k os materiais duram?a montagem é de fácil acesso,terei de certeza que pedir alguem que me vá montar a cozinha (o meu marido não dá para a bricolage).ainda não fui á loja, apenas fiz o projecto no programa que eles fornecem. alguem me dá um conselho sobre as cozinhas do ikea? já alguem colocou? ficou satisfeito?

    obriagada
  11.  # 16

    Só posso falar pela minha experiencia: Renovei a minha cozinha (agosto de 2006) utilizando móveis do IKea, foi a primeira e única cozinha que eu instalei na vida, e posso dizer que a coisa não me correu mal. Gosto da qualidade geral do material, com relevo para os sistemas das gavetas; as variedades das medidas adaptam-se a quase tudo, mas não dá para personalizar, i.e, a cozinha tem de ser adaptada ás medidas disponíveis dos móveis, porque os mesmos não são feitos por medida (no meu caso para maximizar o aproveitamento do espaço e instalação de móveis, tive de cortar o reboco de uma conduta de ar em 2 cm) . A garantia do material é de 10 anos. Como desvantagens, os interiores dos móveis só existe disponível em branco; as portas dos móveis superiores de 90 cm de altura só vêm munidas de 2 dobradiças (dá a sensação que três ficava mais reforçado...); os amortecedores das portas têm de ser embutidos na madeira para não incomodarem; os frisos das sancas são fornecidos na medida máxima de 220 cm; os móveis superiores são de fixação directa. Como vantagens, acessórios para perfeita organização do espaço, boa relação preço/qualidade, pormenores como gaveta de rodapé praticos; e a principal, faça voçê mesmo!! Mas não haja ilusões: embora seja simples, dá muito trabalho. Em relação a montagens efectuadas por entidades associadas ao Ikea, não faço ideia... mas os acabamentos devem-se muito mais ao profissionalismo do montador, do que á qualidade do material.

    Eu pessoalmente estou muito satisfeito com o resultado atingido; ainda passou pouco tempo, mas não tem sido necessário rectificar afinação de portas (nem das de 90 cm...), em zonas tradicionalmente mais humidas (por baixo do lava loiça), os paineis apresentam-se sem quaisquer deformações, tudo bem até agora :)
 
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