Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá

    Para aquecimento da casa, tenho um sistema de radiadores com caldeira a gás propano mas que já há muitos anos é apenas usada para aquecimento das águas sanitárias (devido aos custos elevados). Estava a pensar em instalar uma bomba de calor aerotérmica, aproveitando assim os radiadores e toda a instalação feita (se é que ainda está tudo em ordem...). Agradecia orçamentos: a casa tem cerca de 225 m2 distribuídos por dois pisos, 13 radiadores e 86 elementos. A sala/hall de entrada possui um mesanino com uma área considerável. A obra é próximo de Joane, Vila Nova de Famalicão.
  2.  # 2

    aerotérmica - que raio de nomes dão a frigoríficos... é só para dizer que é amigo do "ambiente" e não consome "nada".

    mas sim um aparelho de ar condicionado com um bom cop faz isso.

    ab
  3.  # 3

    Colocado por: carlalarsenuma bomba de calor aerotérmica

    vai ter que optar por uma bomba de calor de alta temperatura, que de barato não tem nada, os preços começam em 7000€ e vão por aí acima,

    por 17.500€ pode comprar uma Daikin HT de 22,4 Kw, ou uma Daikin de 16Kw por 8.900€, isto mais IVA a 13%.

    mas existem muitas mais opções,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruiac
  4.  # 4

    Colocado por: carlalarsenOlá

    Para aquecimento da casa, tenho um sistema de radiadores com caldeira a gás propano mas que já há muitos anos é apenas usada para aquecimento das águas sanitárias (devido aos custos elevados). Estava a pensar em instalar uma bomba de calor aerotérmica, aproveitando assim os radiadores e toda a instalação feita (se é que ainda está tudo em ordem...). Agradecia orçamentos: a casa tem cerca de 225 m2 distribuídos por dois pisos, 13 radiadores e 86 elementos. A sala/hall de entrada possui um mesanino com uma área considerável. A obra é próximo de Joane, Vila Nova de Famalicão.

    Alta temperatura?
    Mais vale caso tenha espaço acrescentar elementos de radiador e assim já pode colocar uma bomba de calor de baixa temperatura.
    Fica-lhe muito mais barato na aquisição e consome-lhe menos energia.
  5.  # 5

    Sr. Jorge Alves

    Para evitar fazer-lhe perguntas que o senhor já respondeu muitas vezes noutros posts ou colocar-lhe questões sem qualquer sentido, andei a pesquisar bastante sobre o assunto e entendi perfeitamente a sua sugestão. A bomba de calor de baixa temperatura não consegue fornecer o diferencial de temperatura exigido nos radiadores para que se atinja a temperatura de conforto na habitação. Realmente uma bomba de calor HT é a ideal, o senão é o elevado investimento cujo retorno demorará muitos anos (até posso trocar de casa daqui a alguns anos e nunca chegar a ter esse retorno).

    Haverá outra bomba de uma gama mais baixa que apresente uma boa relação qualidade/preço?

    Estive a fazer as minhas contas e o nº de elementos para cada divisão está bem calculado (se considerar 80w/m2 de necessidades energéticas e 200w de dissipação em cada elemento). Pensa que, tal como o Sr. Energia Livre disse, posso aumentar o nº de elementos e assim poder comprar uma BT? Alguém aqui no fórum já optou por essa solução? Se sim, há alguma "regra" para a percentagem de nº de elementos a acrescentar por radiador? Substituir os radiadores por ventiloconvectores seria uma solução mas não a quero porque envolve sempre um alteração da instalação existente e nem sei se seriam ideais para os quartos por apresentarem algum ruido.


    Sei, tal como o Sr. Bettencourt referiu, que um AC com um bom COP resolve o problema. Apesar de não perceber nada de climatização há 3 dias atrás e na altura nem equacionar o AC porque queria rentabilizar a instalação existente, reconheço agora que será a melhor opção, quer em termos de investimento inicial quer nos consumos mensais e até nem seria muito difícil instalar um sistema multisplit em casa pois tenho várias paredes onde é possível esconder as condutas. Neste momento o problema está no meu marido que, sendo dinamarquês, lembra-me que vem de um país frio onde têm muito mais necessidade e tradição de aquecimento do que nós e o AC não é o mais popular nas habitações daqueles lados. Defende que o aquecimento por AC não é confortável devido ao ruido e às correntes de ar que gera. Quem tem AC, o que me diz sobre isto? Tentei explicar-lhe que isso só deve acontecer no arranque mas que, depois de estabilizar a temperatura, tanto o ruido como as correntes de ar serão mínimas (e também se teria que escolher bem o local para os colocar tentando minimizar as situações em que o ar enviado se dirija directamente ao local onde as pessoas estão mais tempo, não?)

    Talvez vá ter que o levar a visitar a casa de alguém com AC e que esteja satisfeito...:-)

    Espero não ter dito grandes asneiras...
  6.  # 6

    Colocado por: carlalarsenPensa que, tal como o Sr. Energia Livre disse, posso aumentar o nº de elementos e assim poder comprar uma BT?

    Sim. Quanto maior a área dos radiadores, mais baixa poderá ser a temperatura da água.
    Colocado por: carlalarsenDefende que o aquecimento por AC não é confortável devido ao ruido e às correntes de ar que gera.

    O MAIS confortável de facto não é. Mas para mim continua a ser na relação preço aquisição/conforto/consumos talvez a melhor opção para uma remodelação.
    E é como diz, depois de estabelecida a temperatura de conforto escolhida, o funcionamento de um bom aparelho de AC é muito "suave"... Silencioso e com poucas correntes de ar.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    •  
      FD
    • 18 novembro 2011

     # 7

    Colocado por: carlalarsenQuem tem AC, o que me diz sobre isto?

    Confirmo. Mas, é a tal coisa, não se fazem omoletes sem ovos e, não é possível ter sol na eira e chuva no nabal.
    Se existissem soluções perfeitas, todos as escolhíamos e não tínhamos que tomar nenhuma decisão... :)
    Concordam com este comentário: eu, Pedro Azevedo78, jorgealves
  7.  # 8

    Colocado por: carlalarsenSe sim, há alguma "regra" para a percentagem de nº de elementos a acrescentar por radiador?


    Sim, no próprio catálogo dos radiadores vem especificado a potência de cada elemento a certa temperatura, tambem em vez de dimensionar 80Wm2 passe para 100Wm2 ou mesmo 120Wm2, o investimento realizado com os radiadores é muito inferior ao de uma bomba de HT.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  8.  # 9

    Boa tarde
    O ideal é uma caldeira a lenha de alta eficiência tem muitas vantagens.
    Custo de utilização é metade da bomba de calor.
    Têm rendimentos de 80 a 90%
    Só tem de fazer 2 a 3 cargas por dia para ter a casa quente 24horas
    Pode fazer águas sanitárias
    Para uma casa dita normal com um isolamento razoável com cerca de 200m2 com 600 - 700€ faz o aquecimento 24h/dia durante todo o inverno

    Cumprimentos
    Pereira
  9.  # 10

    Colocado por: PereiraaCusto de utilização é metade da bomba de calor.


    Colocado por: PereiraaPara uma casa dita normal com um isolamento razoável com cerca de 200m2 com 600 - 700€ faz o aquecimento 24h/dia durante todo o inverno


    mas com bomba de calor ar\ar consegue o mesmo e só consome 80€\mês (consumo exclusivo do aquecimento), no total do inverno (4 meses) os consumo total fica por + ou - 300€,

    onde é que a caldeira a lenha gasta metade, para isso tinha que gastar 150€???
  10.  # 11

    O custo do Kw térmico da lenha custa 0,031€ e o da bomba de calor com cop de 3 custa 0,05€ (0,15/3)

    Cumprimentos
    Pereira
  11.  # 12

    Colocado por: Pereiraao da bomba de calor com cop de 3 custa 0,05€ (0,15/3)

    e quem tem bi-horario, o custo é igual? e no tri-horario também?

    e bombas de calor com cop de 3 já faz muitos anos que não vejo nenhuma, é mais usual ver com COP´s de 4 e superiores,

    Colocado por: PereiraaO custo do Kw térmico da lenha custa 0,031€

    qual lenha? azinho? oliveira? pinho? eucalipto? sobro?

    ou é tudo igual?

    por aqui o sobro custa 140€ a tonelada,
    e para conseguir lenha a melhores preços tem que se comprar em grande quantidade, tipo 3 ou 4 toneladas,
  12.  # 13

    Sr. Jorge Alves
    A melhor lenha para caldeiras eu penso que é o eucalipto bem seco ( tenho feito alguns teste em minha casa e é o que me dá mais potencia e durabilidade aceitável)
    Quando me refiro a cop de 3 (médio)já estou a valorizar o cop da máquina mesmo sendo uma Daikin, como o Sr. sabe esses cop que vêm de catalogo é para uma temperatura de 7ºC, eu aqui na zona norte tenho dias em que chega a -3 -4ºC durante a noite e 4 a 5ºC durante o dia e o cop mesmo de uma Daikin HT cai para perto de 1 (0,15€).
    Eu não encontro no mercado nada mais barato que a lenha (compro a tonelada do eucalipto a 100€/T) para fazer aquecimento.
    As bombas de calor ar/ar são os ar condicionados e nesta discussão estamos a discutir aquecimento para radiadores e o Sr. não consegue aquecer radiadores com os ar condicionados.

    Cumprimentos
    Pereira
  13.  # 14

    Sr. Jorge Alves
    Aqui no inverno ligamos o aquecimento durante 6 a 7 meses (não todos os dias).

    Cumprimentos
    Pereira
  14.  # 15

    Colocado por: Pereiraaesses cop que vêm de catalogo é para uma temperatura de 7ºC, eu aqui na zona norte tenho dias em que chega a -3 -4ºC durante a noite e 4 a 5ºC durante o dia

    Voltamos sempre ao mesmo...
    Quantas horas por inverno tem essas temperaturas??
    Pesquise pelas temperaturas minimas MÉDIAS da sua zona, e vai ver que tem uma surpresa... VAi ver que não andam nada longe dos tais 7ºC de que fala!
  15.  # 16

  16.  # 17

    Colocado por: Pereiraae o cop mesmo de uma Daikin HT cai para perto de 1

    nas tabelas da Eurovent diz que a 0º tem um COP acima de 2.
    e uma LT tem um COP acima 3,5.

    e tal como o Pedro Azevedo 78 comentou, isso acontece quantos dias no ano? muito poucos.

    e tem muitas outras com COP`s superiores a estes,

    mas como colocou os custos em Euros, eu volto a perguntar, e com que tarifa é que dá esse consumo? uma vez que já informou para a lenha falta para electricidade,

    queria somente recordar que por exemplo eu nem tenho lenha de eucalipto disponível na zona, logo a mais aproximada (sobro) fica muito longe dos valores que referiu,
 
0.0206 seg. NEW