Iniciar sessão ou registar-se
    • xneo
    • 14 novembro 2011 editado

# 1

Boa noite.
    Estamos a construir uma moradia de cobertura plana, com 250m2 de área de construção. Inicialmente estávamos mais inclinados para a cobertura com tela, mais por uma questão de estética. No entanto falaram-nos que o "painel sanduiche" nos daria mais garantias a longo prazo em termos de impermeabilização. Quando pedimos uns orçamentos para colocar tela falaram-nos do pvc que na opinião deles seria melhor. O que voçês acham? Qual será a solução mais indicada e a que dá mais garantias a longo prazo?
    Obrigado.
  1.  # 2

Colocado por: xneoQual será a solução mais indicada e a que dá mais garantias a longo prazo?

Tela betuminosa ou tela de pcv.

Os arquitectos andam com a mania de recomendar painéis sandwish, ainda por cima com inclinações de 2% quando os fabricantes recomendam no min 7%, depois existem infiltrações e os empreiteiros é que são os culpados, e além das infiltrações existe o barulho quando chove.
    • xneo
    • 14 novembro 2011

# 3

Obrigado Picareta.
    E entre a tela e o pvc qual seria o melhor? Um empresa a quem pedi orçamento disse que o pvc era mais caro mas melhor. Que a sequencia dos trabalhos era sobre a tela colocar o Roofmate, manta geotextil e o godo de 6cm. É o correcto?
    Obrigado
  2.  # 4

Colocado por: xneoE entre a tela e o pvc qual seria o melhor?

PVC é uma tela, você queria perguntar qual a seria a melhor; tela de pvc ou tela betuminosa. O mais importante é a escolha dos profissionais que a vão aplicar.

Colocado por: xneoQue a sequencia dos trabalhos era sobre a tela colocar o Roofmate, manta geotextil e o godo de 6cm. É o correcto?

Correcto.
    • xneo
    • 14 novembro 2011

# 5

Eles disseram que a tela pvc era mais cara mas que era melhor. concorda?
  3.  # 6

Colocado por: xneoEles disseram que a tela pvc era mais cara mas que era melhor. concorda?

Concordo, só que é mais frágil, o normal é ter 1.5mm de espessura, e é necessário muito cuidado após a sua aplicação, não podem existir areias, imagina pisar um grão de areia sobre uma tela com 1.5mm, e nas obras é onde andam os trolhas!! Resumindo: melhor mas exige mais cuidados. Eu prefiro a tela betuminosa em duas camadas, é mais resistente às botas dos trolhas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josealmeida
    • xneo
    • 15 novembro 2011

# 7

Pois. Eles não me falaram da fragilidade. Na tela betuminosa eles propuseram-me polyplas FV 30 (3kg) com armadura em fibra de vidro de 5gr/m2, e a 2ª Polyster 40 (4kg), armadura poliester de 150 gr/m2. Acha bom ou recomenda diferente?
  4.  # 8

Colocado por: xneoAcha bom ou recomenda diferente?

Acho bem. As duas telas com betume APP.

Colocado por: xneoEles não me falaram da fragilidade.

A fragilidade de que falei pode ser só psicológico. Eu tenho dificuldades em andar à vontade sobre uma tela com 1.5mm.
  5.  # 9

para mim o melhor é o liner com 4+4 cm de roofmate cruzado e lajetas do tipo soplacas.

ab
  6.  # 10

Colocado por: bettencourtpara mim o melhor é o liner com 4+4 cm de roofmate cruzado e lajetas do tipo soplacas.

Refere-se a isto?

http://www.liners.pt/Default.htm
  7.  # 11

Colocado por: xneoBoa noite.
    Estamos a construir uma moradia de cobertura plana, com 250m2 de área de construção. Inicialmente estávamos mais inclinados para a cobertura com tela, mais por uma questão de estética. No entanto falaram-nos que o "painel sanduiche" nos daria mais garantias a longo prazo em termos de impermeabilização. Quando pedimos uns orçamentos para colocar tela falaram-nos do pvc que na opinião deles seria melhor. O que voçês acham? Qual será a solução mais indicada e a que dá mais garantias a longo prazo?
    Obrigado.

Não percebo nada de telas, mas uma coisa posso informar...os meus pais moram num prédio desde 1978, o telhado é todo em tela, vais ao último piso e não se vê pinta de humidade.
  8.  # 12

O PVC é mais "limpo" mas tem que ser muito bem aplicado. Andei em tantas coberturas dos Modelos (são todas em cobertura deck com tela de PVC).

A cobertura em PVC não precisa de ser protegida dos raios solares e a tela betuminosa sim.

A cobertura em PVC é não visitável e detesta pontas de cigarros por razaies óbvias.
  9.  # 13

então e se o painel sandwuich for com os tais 7% de inclinação não será uma opção válida?
  10.  # 14

é sempre uma opção válida mas faz muito barulho.. em terms de relação custo /qualidade / produto, é capaz de ser o mais interessante, pois tem logo o isolamento..
  11.  # 15

Colocado por: gugasé sempre uma opção válida mas faz muito barulho

nunca estive numa casa onde tivesse essa solução, mas não sabia que fazia assim tanto barulho...
  12.  # 16

13.  # 17

Pessoalmente, prefiro as telas de PVC por não estarem "directamente" coladas. mas como já aqui disseram ambas têm as suas vantagens e desvantagens, interessa é que seja bem feitas.
    Quanto á aplicação do isolamento térmico, pessoalmente prefiro a solução tradicional á invertida (ou seja as telas por cima do isolamento térmico), por que acho que como é na tela que irá ser feita o escoamento das águas, a agua da chuva "fria" do inverno irá circular por baixo do isolamento térmico, "arrefecendo" a laje.
  14.  # 18

Eu, também optei por tela de PVC. A sua grande elasticidade e o facto de não estar colada à superfície a impermeabilizar, são uma garantia. Suportam as alterações climáticas ( verão/inverno ) melhor que qualquer outra. É importante que seja aplicada por bons profissionais com experiência neste tipo de telas.
      Foto 14-10-11 10 57 11.jpg
  15.  # 19

mas nesse caso foi aplicada no interior? por alguma razao especial?
  16.  # 20

Colocado por: loverscoutmas nesse caso foi aplicada no interior? por alguma razao especial?

parece tipo uma piscina!! :)

0.0199 seg. NEW