Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Estou a comprar um apartamento, entretanto já comecei os meus esboços para a remodelação do mesmo e a única maneira de eu encontrar harmonia seria alterar o local das escadas que ligam ao piso superior e deitar abaixo 3 paredes de uma mesma divisão.

Será possível? E quanto custará abrir um buraco noutra divisão para colocar umas escadas e fechar o outro buraco?

O piso superior não tem divisões algumas, e no piso inferior as escadas seriam colocadas numa divisão ao pé de uma parede. Relativamente ás paredes nenhuma delas é estrutural, mas dado que é um prédio antigo não sei se teria de colocar apenas uma viga de sustentação ou o melhor seria não eliminar todas. Essas três paredes formam uma mesma divisão quase quadrada em que a quarta parede é o limite do apartamento com a dita parede mestra que tem uma janela, e as duas paredes perpendiculares á parede mestra estão a uma distancia de 3,90m e a parede paralela á parede mestra está a uma distancia desta de 2,9m e não existe mais nenhuma parede ligada a estas.

Desculpem, mas sou muito leiga nesta area, espero ter-me feito entender :-)

Aguardo as vossas sugestões.
  2.  # 2

esqueci-me de acrescentar que eliminando essas paredes a área aproximada no final seria de 10,5m por 4,20m.

humm! Conseguem visualizar? Imagina-se uma sala ampla, em que existe uma divisão que esta a estragar tudo.
  3.  # 3

Colocado por: darkmc2E quanto custará abrir um buraco noutra divisão para colocar umas escadas e fechar o outro buraco?

Isto não pode fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: darkmc2
  4.  # 4

Colocado por: darkmc2Será possível? E quanto custará abrir um buraco noutra divisão para colocar umas escadas e fechar o outro buraco?.
    (quase) tudo é possível.

Mas há muitos dados fundamentais que, sem eles, não lhe posso avançar com respostas.

Por exemplo: em que é feita a laje que separa os dois pisos? E as paredes?
  5.  # 5

Colocado por: Luis K. W.(quase) tudo é possível.

Disse bem...quase tudo, só que abrir buracos em lajes de apartamentos para escadas, só se for entre o R/C e o piso 1...se não existir cave.
  6.  # 6

Acho que as paredes são em tijolo, e um futuro vizinho deitou uma dessas paredes a baixo. Relativamente á lage , olhe pelo que vi não era nada de especial, foi construída muito recentemente mas posso adiantar que não é placa.

vou informar-me melhor sobre isso.
  7.  # 7

Desculpe srº Picareta, não percebo nada disto mas, aquilo que disse não fez muito sentido. Será que podia explicar melhor a razão pela qual diz (..só se for entre o R/C e o 1º ...se não houver cave)?!
  8.  # 8

Ao abrir um buraco numa laje, tem que "segurar" a laje para não cair, e o mais fácil é colocar uma parede resistente nos bordos da abertura, só que essa parede vai transmitir as cargas para o pavimento, e no caso de existir um piso inferior, a laje pode não estar preparada para essa sobrecarga. Será que me fiz entender??
  9.  # 9

Então e se a lage for em madeira? e eu colocar o peso da escada sobre a parede a que a vou encostar e o ultimo degrau de cima sobre uma outra parede perpendicular á 1ª?
  10.  # 10

a lage do piso de baixo é em placa. e os outros pisos tb menos o ultimo piso, para o qual eu quero subir.
  11.  # 11

Ninguém consegue arranjar uma solução sem ir ao local.
    Tem que ser um engenheiro.
    É necessário executar um projecto de arquitectura e um projecto de estabilidade.
    Esse projecto tem que ser aprovado pela câmara municipal.
    Uma laje é parte comum do edifício.
    Alterações às partes comuns só com aprovação do condomínio.
    Tem que juntar a acta de reunião do condomínio, ao projecto antes de o entregar na Câmara.
    .
    .
    .
    Ainda quer abrir o buraco?
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  12.  # 12

talvez sim, talvez não!
  13.  # 13

Colocado por: PicaretaAo abrir um buraco numa laje, tem que "segurar" a laje para não cair, e o mais fácil é colocar uma parede resistente nos bordos da abertura,
    Não, não é! :-))

Colocado por: darkmc2Então e se a lage for em madeira? e eu colocar o peso da escada sobre a parede a que a vou encostar e o ultimo degrau de cima sobre uma outra parede perpendicular á 1ª?
    Afinal a «energia negra» não é assim tão leiga. Fala como se fosse uma arquitecta! LOL.
    Ok... também são hipóteses a ver.
    (em cima, eu nem estava a falar destas hipóteses!) :-)
  14.  # 14

hahahahahhaa! Pois é!

Mas se eu fosse engenheira não precisava de vir aqui tirar duvidas :-P

que piada tão ... srº Luis K. W.

Vou tentar arranjar mais elementos sobre as estruturas!
  15.  # 15

Colocado por: darkmc2Será possível? E quanto custará abrir um buraco noutra divisão para colocar umas escadas e fechar o outro buraco?

O piso superior não tem divisões algumas, e no piso inferior as escadas seriam colocadas numa divisão ao pé de uma parede. Relativamente ás paredes nenhuma delas é estrutural, mas dado que é um prédio antigo não sei se teria de colocar apenas uma viga de sustentação ou o melhor seria não eliminar todas. Essas três paredes formam uma mesma divisão quase quadrada em que a quarta parede é o limite do apartamento com a dita parede mestra que tem uma janela, e as duas paredes perpendiculares á parede mestra estão a uma distancia de 3,90m e a parede paralela á parede mestra está a uma distancia desta de 2,9m e não existe mais nenhuma parede ligada a estas.

já tem dois engenheiros a ajuda-la mas acrescento a minha ideia.
    possível pode ser, desde que estudada a situação estrutural e somente ai.
    é preciso ver onde descarregam as cargas, o ideal é mexer o mínimo estruturalmente e sempre salvaguardando a existente, acrescentar reforço em sitio estratégico.
    tem de ver como é feita a laje, aligeirada? com tarugos? onde andam as vigas? em que direcção é que a laje funciona em relação à abertura existente e à que quer abrir, ver onde andam os tarugos também.

concluindo, sinceramente não deve mexer sem contratar um engenheiro especializado no campo
  16.  # 16

ok! é melhor mesmo. Mas já agora quanto levaria um engenheiro para avaliar a situação? e para fazer o projecto? Não conheço nenhum com experiencia, e gostaria de receber algumas propostas para esse serviço. zona de Lisboa centro.
  17.  # 17

penso que não seria preciso fazer projecto-projecto, apenas indicação de secção de alguma viga que seja inserida, tem é de ser uma pessoa com experiência a fazer assistência à obra e dar indicações de como e onde fazer.
    tempo é rápido, em principio com uma ou duas visitas terá o diagnostico e solução, depois terá é de se acompanhar a obra.

coloque no fórum um anuncio

0.0126 seg. NEW