Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Apesar do website estar indisponível há bastante tempo, encontrei facilmente contactos do IGAT e estou neste momento a preparar uma exposição do caso, já que continuam sem haver obras ou sequer notícias por parte da administração do condomínio.
    Isto porque, mais uma vez, a minha filha que só depois de 4 tratamentos para uma infecção respiratória grave conseguiu melhorar, está de novo doente com problemas respiratórios, apesar de ela dormir no sofá da sala desde Novembro, muitas noites acorda e acaba por ir para a cama com a mãe (eu também não consigo dormir todas as noites no quarto). A outra miúda parece ter ficado menos susceptível a doenças respiratórias depois da cirurgia às mesmas a que foi submetida em Julho do ano passado, no entanto a cama dela encontra-se agora no ponto mais afastado possível dos pontos de infiltração dentro do quarto. Aliás, ontem mesmo movi a cama do meu quarto para a última parede sem humidade do quarto de casal, já que as infiltrações causadas pela obra abandonada há 16 meses acabaram por afectar mais uma das paredes, começando a alastrar por outra.
    Com o tempo agora mais seco, começaram as paredes a ganhar mais flóculos, os quais devem ser responsáveis pelo incómodo que sinto quando tento dormir no quarto de casal.

Enfim, a saga continua.
  2.  # 42

IGAL é que assumiu as funções do IGAT?

É que isto de pesquisar de madrugada nem sempre dá o resultado pretendido.
    Foi do IGAL que encontrei contactos, no portal do cidadão. Pela descrição, parece ser.
  3.  # 43

Boa tarde,

Necessitava de um esclarecimento urgente de quem me puder ajudar!!

Há cerca de 4 meses um tornado destruiu parte do telhado do nosso prédio. Foram accionados os seguros individuais de cada condómino e acordado um valor para a reparação do telhado, faltando apenas pagar o IVA ao empreiteiro.

Entretanto, o condomínio recebeu uma carta de uma seguradora a reclamar o reembolso de uma quantia paga a esse condómino, alegando que, uma vez que os danos sofridos dentro da habitação tiveram origem na destruição do telhado e consequente infiltração, a responsabilidade dos custos para reparação dos danos da fracção são da responsabilidade do condomínio!!! Isto é permitido??? Deverá ser accionado o seguro do condomínio ou neste caso é irrelevante???

Acontece que no meu caso aconteceu uma situação idêntica (seguradoras diferentes) e a minha seguradora não exigiu qualquer quantia do condomínio, sendo eu indemenizado, tendo posteriormente realizado as respectivas obras!!!

Obrigado.
  4.  # 44

Não sou a pessoa indicada, porque no meu caso, a infiltração deriva de um defeito de construção que o promotor da obra nunca resolveu devidamente.
    Mas acho que os seguros individuais têm geralmente a parte privada coiberta, assim como a correspondente permilagem das zonas comuns, como a cobertura. Ora considero nesse caso que o dano nas zonas comuns é que provocou o dano na parte privada, logo, os seguros que cobrem as zonas comuns devem assumir a reparação da parte privada, a seguradora da fracção em questão inclusive.
    Mas repito, não sou a pessoa indicada para responder à questão com conhecimento de causa.

No meu caso, foi feita uma intervenção de recurso (entenda-se "económica"), tendo como objecto parte da cobertura e parte das fachadas, que ainda decorre. No entanto, ainda nem limpar as paredes dos meus quartos vieram, mesmo tendo eu aborado o administrador do condomínio pessoalmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr, Andreiag07
  5.  # 45

Boa noite,
    Tenho um problema muito semelhante ao seu ferrovia.
    Gostaria de saber se já solucionou o seu e como?
    Tb tenho bolores pela casa e tetos desfeitos. O meu filho tb sofre desde bebê.
    Já fiz o pedido de peritagem a câmara e apoio jurídico no qual já o advogado intentou a acção. Mas não vejo solução próxima.
    É de notar as primeiras informações pequenas iniciaram em 2013 em 2018 fizeram uma obra no terraço em cima de impermeabilização que piorou 90% as infiltrações. Onde só tinha na sala uma pequena mancha agora tenho por toda a casa, mais obras e obrinhas foram feitas ate que só piorou. E os buracos estão todos abertos no terraço em cima.
    Por isso aqui gostaria de saber como o senhor solucionou a sua situação. E a quem poder ajudar MT obrigada.
    • size
    • 14 junho 2021

# 46

Colocado por: Andreiag07Boa noite,
    Tenho um problema muito semelhante ao seu ferrovia.
    Gostaria de saber se já solucionou o seu e como?
    Tb tenho bolores pela casa e tetos desfeitos. O meu filho tb sofre desde bebê.
    Já fiz o pedido de peritagem a câmara e apoio jurídico no qual já o advogado intentou a acção. Mas não vejo solução próxima.
    É de notar as primeiras informações pequenas iniciaram em 2013 em 2018 fizeram uma obra no terraço em cima de impermeabilização que piorou 90% as infiltrações. Onde só tinha na sala uma pequena mancha agora tenho por toda a casa, mais obras e obrinhas foram feitas ate que só piorou. E os buracos estão todos abertos no terraço em cima.
    Por isso aqui gostaria de saber como o senhor solucionou a sua situação. E a quem poder ajudar MT obrigada.

O membro ´ferrovia´não irá aparecer, por inexistente...

Deve, efectivamente, requerer uma vistoria de salubridade, junto do seu Município, da qual resultará uma notificação ao condomínio para procederem às obras necessárias, dentro de determinado prazo.

Se, mesmo assim, não resultar, poderá recorrer aos Julgados de Paz, caso existam no seu concelho, peticionando a reparação urgente, a reparação dos danos na sua fracção e pesada indemnização por danos não materiais
  6.  # 47

Obrigada pela resposta.
    E sim efetivamente já fiz o pedido na câmara da vistoria e estou a aguardar a mesma á cerca de dois meses, não sabe dizer quanto tempo demora em média estes pedidos?
    E também já tenho um advogado da segurança social a tratar do caso, pois não tenho condições económicas para um advogado por conta própria. Sei que ele já colocou a acção no tribunal e que de fato o condomínio já recebeu uma notificação da mesma, mas efetivamente tenho receio de passar novo inverno sem dormir para mudar as toalhas da parede e os baldes. E quanto á indenização não sei até que ponto o advogado fará ou não o pedido, mas realmente o que pretendia era a resolução o mais rápido possível pois dinheiro algum paga a minha sanidade mental e noites sem dormir, infelizmente até já tenho que tomar medicação bem forte para dormir devido a este problema.
    Não sei se alguém consegue dar algum tempo médio de resolução de casos como estes... Se alguém já passou por algo parecido.
    MT obrigada.
    • size
    • 14 junho 2021

# 48

Qual a desculpa do condomínio para não proceder a essa reparação no terraço ?

Cada Município tem o seu próprio expediente e eficácia em tratar os problemas que os municípios lhes apresentam. Por isso não se poderá estimar o tempo de demora do seu Município.
    Solicite ao seu advogado para lhe elaborar uma carta ao Presidente da Câmara a solicitar a máxima urgência na vistoria.

0.0177 seg. NEW