Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho reparado que muitas pessoas não sabem o que é um projecto de execução, ninguém está disposto a pagar por uma coisa que não conhece nem sabe para que serve. Vou tentar explicar e agradecia a ajuda dos arquitectos...porque eles é que facturam -:)

    Um projecto de execução tem as peças escritas e peças desenhadas, nenhuma é mais importante que as outras.

    Peças escritas: memória descritiva, mapa de medições, caderno de encargos onde estão as condições técnicas especiais.
    Peças desenhas: Plantas, alçados, cortes e pormenores...

    O problema dos projectos de execução, é que a maior parte deles são "chapa 5", e um empreiteiro/promotor imobiliário não está disposto a pagar por desenhos quando basta ir buscá-los aos projectos que já executou, agora o cliente que pretende construir a sua moradia, não percebe que os desenhos que lhe estão a dar são "chapa cinco", e que muitos nem se adequam ao seu projecto, e em muitos casos com pouquíssimo trabalho os desenhos eram adaptados ao projecto em causa (alguns até se esquecem de mudar o nome do requerente). Aqui a responsabilidade é dos arquitectos.

    Vou apresentar alguns pormenores de projectos de execução, para que se perceba afinal o que é um projecto de execução. Se os arquitectos quiserem colaborar, façam o favor de contribuir com exemplos. Isto é para o bem deles.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, mafgod, bcool
  2.  # 2

  3.  # 3

  4.  # 4

  5.  # 5

  6.  # 6

    •  
      FD
    • 16 novembro 2011 editado

     # 7

    Pergunta de ignorante: como é que se lê o palavreado a amarelo (neste ecrã está ilegível)?
  7.  # 8

    Colocado por: FDPergunta de ignorante: como é que se lê o palavreado a amarelo (neste ecrã está ilegível)?

    Eu sou daltónico e consigo ver. O palavreado não é importante, nem a qualidade dos desenhos que apresento, serve apenas para se perceber o que é um projecto de execução.
    •  
      FD
    • 16 novembro 2011

     # 9

    Colocado por: PicaretaEu sou daltónico e consigo ver.

    Pois, eu não sou, se calhar é disso. :D

    Eu acho que é importante. Mas não estou a ser esquisito, agradeço a informação e os ficheiros.
    Porém, ainda gostava de saber porque é que escolhem/escolheram o amarelo. Há algum regra quanto a isso?
  8.  # 10

    FD

    não, apenas quem desenhou (em autocad ou outro) usa o ecran com fundo preto. Eu por exemplo não uso e só utilizo a cor amarela mesmo só para as alterações a por na camara.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD
  9.  # 11

    Simplificando: as cores com que se desenha fazem parte do sistema de gestão da impressão: a cada cor far-se-á corresponder uma determinada espessura de linha na impressão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD
  10.  # 12

    Boas.. Picareta.... esses desenhos até não são grande coisa... ;)
    Anexo um pagina com varios crops de extratos depormenores e peças desenhadas de um PE de arquitectura...
    .. é referente a um projecto executado em 2008, para Habitações unifamiliares a custos controlados...
  11.  # 13

    E um esquema das divisórias em HPL, para uma IS de uma escola... 2010
  12.  # 14

    mais um;)
    ... um pequeno edifico habitação mais comercio - 2009
  13.  # 15

    ... pergola e porta de correr, num centro comunitário_2005
  14.  # 16

    ... um móvel para centro de recursos/ posto internet público, numa obra que nunca foi executada... 2007
  15.  # 17

    Bem já que estamos a trocar galhardetes tb apresento um projecto de execução (WIP)
  16.  # 18

    Bom, o projecto que apresentei não é construção barata, também faço construção barata... o que não invalida que tenha projecto de execução: até para poupara na obra. Nos meus tempos de tirocínio fartei-me de fazer habitação de custos controlados...
  17.  # 19

    ... voltando à questão dos Projectos de execução... outro dos problemas que me confronto na maioria das empreitadas de obras particulares, é que NA REALIDADE NÃO FAZEM COMO ESTÁ NO PROJECTO!!!!.
    E PORQUÊ?... Porque como escreveu o picareta... também a MAIORIA dos detalhes de Projectos são.. na realidade uma grande "TRETA"... mal solucionados, mal executados ou que nem sequer pertencem ao Projecto em causa... daí os empreiteiros generalizam.. e fazem como lhes apetece... ( atenção que esta situação ainda é mais pertinente, por exemplo nos Projectos de redes de águas e esgotos)
  18.  # 20

    Cabe também ao Coordenador de Projecto Organizar e Compatibilizar esses elementos, não deixando que passe a fase de construção sem antes o projecto se encontrar correcto e esclarecedor.
    Óbvio será dizer que inicialmente a responsabilidade é do autor de cada projecto, e, numa assistência regular à obra podem-se solucionar questões que se deixam em aberto em fase de projecto e que no próprio projecto de execução poderemos colocar que são elementos " a definir em obra".


    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
 
0.0204 seg. NEW