Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Noite,

Eu pessoalmente tenho por postura profissional informar e educar os meus cliente no sentido de perceberem as vantagens de um projecto de execução bem executado, descriminado e o mais completo possível. No entanto, deixo sempre ao cliente a palavra final relativamente a isso, e já aconteceu por inúmeras vezes não o fazer, se isso depois implica mais deslocações à obra para explicar ou esclarecer pontos de pormenor... o cliente assume esse custo, é uma consequência directa da sua decisão. A minha postura como profissional é a de aconselhar o melhor caminho mas... não o posso fazer por eles.

A seguir vão 2 ligações ao processo (partes desenhadas) de uma pequena remodelação que fiz em 2007/2008, para poderem ver as diferenças entre um projecto entregue a licenciamento (1:100 maioritariamente) e um projecto de execução (1:50, 1:10), notem que por ser uma remodelação tinha sempre a nota que as medidas tinham de ser confirmadas em obra.

Licenciamento: http://www.arquitectocastro.com/A02_LIC.swf

Execução: http://www.arquitectocastro.com/A02_EXE.swf

Cumprimentos,
    Concordam com este comentário: jraulcaires
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  2.  # 2

ArqCastro... um slide show bonito... ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ArqCastro
  3.  # 3

Colocado por: Pedro BarradasArqCastro... um slide show bonito... ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ArqCastro
    Concordam com este comentário:jraulcaires

Acho que melhor que explicar é mostrar, costumo usar este projecto para não "assustar" muito os clientes na quantidade de informação necessária, quando tenho um que "entorna o nariz" ao preço e não reconhece as diferenças entre um e outro, mostro outros que aqui tenho, mais extensos e complexos, fruto da própria complexidade desses projectos e aí... as coisas por norma resolvem-se!

"ver para crer..." lol

Abraços,
  4.  # 4

arq.Castro

tenho reparado que em várias paginas de arquitectos e na sua tambem, se omite a localização do atelier ou escritório.
    De resto fiz uma passagem rápida e gostei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ArqCastro
  5.  # 5

Obrigado Marco,

Na altura quando fiz o site, foi propositada a omissão da localização do atelier pois na altura não dispunha de instalações próprias e entre a minha prática pessoal e as minhas responsabilidades como Director do departamento de Arquitectura de uma empresa espanhola em Portugal, acabava por ter uma área de actuação muito alargada no território e não o queria comprometer com essa informação.
    Actualmente o meu atelier está localizado em Vila Nova de Gaia, mas continuo a fazer projectos um pouco por todo o país, principalmente no ramo industrial e logístico no qual me especializei nos últimos anos na tal empresa (que entretanto encerrou actividade).

Abraços,
  6.  # 6

um projecto de execução não é mais que o desenvolvimento do projecto base(licenciamento), desenvolvimento que irá auxiliar a obra. é esse o objectivo
    esse desenvolvimento traduz-se em aumento de escala e enumeração de soluções.
    o projecto de execução não dispensa assistência em obra, é fundamental.

muitas soluções em projecto de execução podem não funcionar/serem aplicadas em obra, por qualquer motivo, mais ou menos importante, que tenha ou não a ver com o projecto ou com todos os intervenientes em obra, logo assistência em obra é fundamental.

concluindo...uma casa está sempre em desenvolvimento e mesmo que haja projecto de execução, não acaba em projecto de execução, acaba na ultima pedra.
    Concordam com este comentário: jraulcaires, ArqCastro
  7.  # 7

o melhor projecto de execução é montar uma destas na obra.
    e esperar que o empreiteiro não tenha ideias maravilhosas durante a pausa de almoço :)
      11899805_1.jpg
  8.  # 8

Boa noite, gostaria de saber se é possivel fazer uma moradia, dividida em duas habitações (sem propriedade horizontal) em que as escadas de acesso a estas habitações sejam no exterior (tipo escadas de emergência). Assim, ficaria com mais espaçlo dentro da moradia para as diferentes divisões. A única coisa que teria dentro seria um hall de acesso ao elevador e o próprio elevador - tudo o resto seria para divisões. A moradia terá garagem mais 3 pisos (um piso e meio para cada habitação). Agradeço antecipadamente alguma ajuda que me possam dar.
    Obrigado
  9.  # 9

alberto machado,

poder pode, tem de saber é se resulta.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  10.  # 10

Colocado por: alberto machadoBoa noite, gostaria de saber se é possivel fazer uma moradia, dividida em duas habitações (sem propriedade horizontal)

ou seja quer fazer dois andares sem ligação interior, mas com ligação exterior por duas escadas, uma para cada andar, é isso não é?

se é, pode, não vejo lei que o impeça
    é é uma media que tem de assumir desde já, com o beneficio que disse mas com possível prejuízo futuro, no futuro se quiser ligar os dois andares sem ser de elevador, terá custos e não será fácil construtivamente e espacialmente.
  11.  # 11

Boa noite
    sou novo nestas andanças. Há alguns meses atrás contratei um arquiteto para fazer o projeto da minha casa. Queria que me ajudassem a perceber melhor o projeto de execução. Quando o meu arquiteto me entregar o Projeto de execução como é que eu sei que ele não é "chapa5"? Se possivel gostaria de ver um exemplo de um bom projeto de execução.
    Pelo que eu li nesta discussão o projeto de execução tem de ter memória descritiva e caderno de encargos. O que é memória descritiva e caderno de encargos? Se possível gostaria de ver exemplos
  12.  # 12

Colocado por: bpi123O que é memória descritiva e caderno de encargos?

A memória descritiva é um texto feito pelo autor do projecto, com uma descrição sumária do mesmo. Normalmente não interessa para nada. O caderno de encargos sim, se for bem feito. Dou o exemplo de uma parte de um caderno de encargos relativa à aplicação de pavimentos flutuantes. Todos os trabalhos devem ter um caderno encargos, pelo que o caderno de encargos completo para uma obra são centenas de páginas.

OBS: Peguei no primeiro que apareceu, não tive o cuidado de ver se se trata de um bom exemplo, serve apenas para se perceber o que é um caderno de encargos.

X.X - Pavimento em parquet flutuante de Faia
    A) Descrição
    Pavimento em parquet flutuante de madeira de Faia para assentar em diversos espaços de habitações.

B) Condições de preço
    i) Enchimento e regularização com betonilha com espessura adequada ao cumprimento de cotas de projecto;
    ii) Limpeza da base;
    iii) Aglomerado negro de cortiça com 30 mm para isolamento da zona próxima das janelas de varandas;
    iv) Manga plástica;
    v) Sub pavimento em manta de cortiça com 2 mm;
    vi) Pavimento flutuante tipo Ipowood em régua única de Faia com 1.820x145x14,5 mm;
    vii) Colas, cortes e desperdícios;

C) Condições Técnicas
    Antes do início da aplicação, o material deverá ser colocado no local onde vai ser aplicado, para que se acondicione ao ambiente, conservando-o aí durante 48 horas dentro da embalagem. Deverá ser colocado em plano horizontal.
    O espaço onde se vai aplicar o parquet deve estar seco. Em construções novas deve-se esperar até que as betonilhas estejam bem secas. Os painéis de parquet devem ser colocados a uma temperatura ambiente mínima de 15º C e máxima de 22º C.
    A humidade relativa do ambiente no local deverá ser medida com um higrómetro para concluir se as condições de aplicação são as ideais. Os valores de humidade deverão ficar dentro destes limites também durante e após a colocação. A madeira em si deve ter um teor de humidade dentro dos valores preconizados pelo fabricante. No caso de querer armazenar os painéis (dentro da sua embalagem) por um período mais longo deve fazê-lo sempre à temperatura ambiente. O local de armazenagem deve ser seco e fresco.
    O parquet deve ser aplicado com uma boa iluminação ambiente.
    O parquet deve ser assente sobre uma base dura e plana. A base de betonilha não deve ter humidade excessiva.
    Deverá ser dada especial atenção às folgas junto às paredes (sendo para isso consultado o fabricante).

D) Unidade de medição
    Metro quadrado (m2)

E) Critério de medição
    Mede-se a área de pavimento executado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bpi123
  13.  # 13

Colocado por: bpi123Quando o meu arquiteto me entregar o Projeto de execução como é que eu sei que ele não é "chapa5"?

Quem vê um projecto de execução pela 1ª vez não consegue perceber se é "chapa 5".

Colocado por: bpi123Se possivel gostaria de ver um exemplo de um bom projeto de execução.

Nesta discussão já foram mostrados vários exemplos.
  14.  # 14

É como lhe disse o Picareta. Mas tem sempre uma hipótese, ou várias: crivar o arquitecto de perguntas,as suas dúvidas, relativamente aos elementos que ele entregou. Ter um bom contrato com ele. Tirar coisas a limpo com outros arquitectos, designadamente neste Forum, por exemplo. A memória Descritiva serve para o licenciamento, contém, em geral, pouca informação, é algo que pela sua natureza convém ter síntese.
  15.  # 15

Colocado por: bpi123Quando o meu arquiteto me entregar o Projeto de execução como é que eu sei que ele não é "chapa5"?

terá de ver o caderno de encargos item a item, e se está adequado ao projecto da sua casa, se indica tudo o que foi falado entre si e o arquitecto.
    assim como os desenhos de execução, terá de fazer o mesmo, analisar bem cada um.

0.0216 seg. NEW