Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde!
    Com vista a rentabilizar ao máximo do recuperador de calor estaria a pensar comprar esta dita caldeira que é colocada na saída de fumos e interligar com um possível circuíto do painel solar.
    Coloco o esquema para verem melhor se isto faz sentido e se é passível de ser feito.

caldeira
  2.  # 2

eu fiz +/- o que esta a dizer a única diferença é que o meu deposito tem 2 serpentina e em relação ao esquema não posso opinar.

mas em relação à caldeira de chaminé já posso.

o melhor que tens a fazer e pedir a alguém para a fazer e não comprar das já feitas pois são muito básicas.
    pois aquilo é só um deposito que ali está e o ideal era ter uma serpentina por dentro para forcar a agua a circular, alem disso também são muito baixas (fica com uma superfície pequena de contacto com a chaminé).

Essas caldeiras funcionam bem em recuperadores básico. no caso do meu como tem dupla combustão e controlo de entrada de ar automático o calor que é perdido pela chamine é muito reduzido o que faz com que a caldeira não aqueça tanto como eu queria.
  3.  # 3

A minha ideia seria com uma válvula de 3 vias controlada pela temperatura e válvulas anti retorno tendo em conta que o liquido solar a acrescentar para "encher" o circuito da caldeira não é assim tanto, colocar tudo numa só serpentina.
    • eu
    • 16 novembro 2011

# 4

A solução com duas serpentinas parece-me melhor...
  4.  # 5

ah, sim, sem duvida, a questão é existir o acumulador com apenas uma serpentina... enfim...
    • eu
    • 16 novembro 2011 editado

# 6

Convém colocar um vaso de expansão no circuito.
  5.  # 7

Sim, o vaso e mais alguma segurança, gostava era de ver discutida a ideia no seu geral, prós/contras, etc.
  6.  # 8

bem 1º ligar o circuito do recuperador ao circuito do solar é asneira, são circuitos distintos, o melhor é arranjar um acumulador com mais do que uma serpentina, pelo menos 2 e as duas na parte inferior do acumulador para aproveitar ao maximo o recuperador ou solar, ou so com uma so pro solar e o resto seria circuito directo do acumulador com aqs inst, depois a caldeira deveria ser modulante ou seja so trabalha consoante o que fosse necessario.
  7.  # 9

resumindo há soluções para tudo.
  8.  # 10

Colocado por: cjulioeu fiz +/- o que esta a dizer

Viva!

Será que podia colocar fotografias do sistema que preconizou?

0.0089 seg. NEW