Boa tarde! Com vista a rentabilizar ao máximo do recuperador de calor estaria a pensar comprar esta dita caldeira que é colocada na saída de fumos e interligar com um possível circuíto do painel solar. Coloco o esquema para verem melhor se isto faz sentido e se é passível de ser feito.
eu fiz +/- o que esta a dizer a única diferença é que o meu deposito tem 2 serpentina e em relação ao esquema não posso opinar.
mas em relação à caldeira de chaminé já posso.
o melhor que tens a fazer e pedir a alguém para a fazer e não comprar das já feitas pois são muito básicas. pois aquilo é só um deposito que ali está e o ideal era ter uma serpentina por dentro para forcar a agua a circular, alem disso também são muito baixas (fica com uma superfície pequena de contacto com a chaminé).
Essas caldeiras funcionam bem em recuperadores básico. no caso do meu como tem dupla combustão e controlo de entrada de ar automático o calor que é perdido pela chamine é muito reduzido o que faz com que a caldeira não aqueça tanto como eu queria.
A minha ideia seria com uma válvula de 3 vias controlada pela temperatura e válvulas anti retorno tendo em conta que o liquido solar a acrescentar para "encher" o circuito da caldeira não é assim tanto, colocar tudo numa só serpentina.
bem 1º ligar o circuito do recuperador ao circuito do solar é asneira, são circuitos distintos, o melhor é arranjar um acumulador com mais do que uma serpentina, pelo menos 2 e as duas na parte inferior do acumulador para aproveitar ao maximo o recuperador ou solar, ou so com uma so pro solar e o resto seria circuito directo do acumulador com aqs inst, depois a caldeira deveria ser modulante ou seja so trabalha consoante o que fosse necessario.