Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    o terreno dos meus pais é essencialmente para cultivo embora seja possível construir e tenha uma casa ao lado. Sucede que os vizinhos dos meus pais fizeram um muro a separar os terreno (até tudo bem) mas as sapatas das vigas onde se apoia o muro cai cerca de 25cm para o lado do terreno dos meus pais. Tudo isto se passou à revelia dos meus pais e só agora descobrimos por estamos a colocar aspersores e tivémos de abrir uma vala ao longo do terreno.

    Anexo esquema

    Como me posso defender, para que no futuro o vizinho não venha alegar que aquela tira lhe pertence?
    Que leis devo consultar?

    Antecipadamente grato...
    João Mendes
      Imagem12.jpg
    •  
      alv
    • 16 novembro 2011

     # 2

    Vivam!
    Até para ser cão é preciso ter sorte! Só eu para delimitar o meu terreno tive de fazer e pagar os meus muros e quem ficou com o terreno delimitado à borla foi o meu vizinho.~
    Ó homem, esqueça lá o vizinho e as sapatas e os 25cm de quando em quando, porque tem de agradecer ao seu vizinho que lhe fez uma separação à borla. Do muro pra lá é dele, incluindo o muro; Do muro para cá é seu, excluindo o muro.
    Não é a minha área mas apeteceu-me porque tenho inveja dos meus vizinhos não terem feito o muro antes de mim.
    Ficou-me sempre essa atravessada, mas, enfim, é da vida.
    Fiz parte.
    Concordam com este comentário: sergyio, eu, Pedro Azevedo78
  2.  # 3

    A mim não me incomoda o muro.

    Só quero salvaguardar que no futuro ele não venha alegar que até ao final das sapatas é dele e apenas e só até ao muro (incluido)

    Obrigado
    • TLS
    • 17 novembro 2011

     # 4

    diga me uma coisa,onde esta encostada a sua terra ao muro ou tem alguma protecção? sabe que o seu vizinho pode obrigá lo a fazer um muro encostado ao dele para segurar as suas terras, deixe la os 25 cm que ainda por cima estão enterrados e mesmo que queiram construir não serão certamente as sapatas que o vai impedir uma vez que as construções terão que ficar 1.5m separadas do muro, no mínimo.
  3.  # 5

    Saudações.

    Em principio o seu vizinho para fazer o muro necessitou de um levantamento topográfico. Esse muro estará no limite do terreno. Parece-me que está salvaguardada a sua parte.

    As sapatas deviam ser excêntricas ou seja em L se se tratasse de um edifício (e legalmente digamos o mesmo se aplicaria ao muro).

    O que podia ter acontecido era terem combinado e feito um alicerce comum, mas se diz que ainda por cima deixou 25 cm para o seu lado, está com sorte, pois se algum dia também quiser fazer algum muro, já tem fundação e de borla.

    Não se preocupe e durma descansado

    Cumprimentos
  4.  # 6

    não é bonito não
    o marco é que manda, tem razão judicial da sua parte
    agora vale a pena criar guerras? se acha que vale avance par atribunal
    Concordam com este comentário: treker666
  5.  # 7

    os 25cm tanto são de um lado como do outro, acho q o vizinho se portou mal.

    Lado positivo: muro bem consolidado dadas as sapatas
  6.  # 8

    ... se diz que ainda por cima deixou 25 cm para o seu lado, está com sorte, pois se algum dia também quiser fazer algum muro, já tem fundação e de borla

    Não tem não; se um dia quiser fazer um muro vai ter um problema com a sapata do muro do vizinho.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  7.  # 9

    Colocado por: j cardoso
    Não tem não; se um dia quiser fazer um muro vai ter um problema com a sapata do muro do vizinho.
    Concordam com este comentário:Joao Dias

    Ainda ontem o meu hipotético empreiteiro me disse exactamente isso... respirou de alivio quando viu que o muro do meu vizinho estava "bem construido" com as sapatas a "invadirem" sómente o terreno dele e não o meu. Aparentemente não vem mal ao mundo só que parece que tornaria a execução do meu muro e consequentes sapatas bastante mais dificil e morosa se assim não fosse.
  8.  # 10

    se o meu vizinho de baixo quiser usar 25cm do meu terreno e construir o muro, aceito de bom grado!!! sempre poupava uns bons trocos!!!
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 11

    Colocado por: TLSdiga me uma coisa,onde esta encostada a sua terra ao muro ou tem alguma protecção? sabe que o seu vizinho pode obrigá lo a fazer um muro encostado ao dele para segurar as suas terras, deixe la os 25 cm que ainda por cima estão enterrados e mesmo que queiram construir não serão certamente as sapatas que o vai impedir uma vez que as construções terão que ficar 1.5m separadas do muro, no mínimo.


    Não tenho nada encostado.
    O terreno fica ao nivel da estrada e não foi construido para suportar as terras de ninguém foi unicamente para separar as terras.

    Na minha perspectiva ele construiu por pouco que seja num local que não lhe pertence e um dia mais tarde pode dizer que até ao final da sapata é dele
  10.  # 12

    Colocado por: Fernando Gabriel Arqnão é bonito não
    o marco é que manda, tem razão judicial da sua parte
    agora vale a pena criar guerras? se acha que vale avance par atribunal


    E em que lei consigo encontrar isso descrito? Pode-me ajudar nesse aspecto?
  11.  # 13

    Algures no Código Civil. Já tive de alterar um loteamento que tinha quase pronto por causa de uma faixa de 0,5m. Por causa de 0,25m nunca me aconteceu...
    • eu
    • 17 novembro 2011

     # 14

    Colocado por: paionensee um dia mais tarde pode dizer que até ao final da sapata é dele

    Será mesmo?
  12.  # 15

    Colocado por: paionenseNa minha perspectiva ele construiu por pouco que seja num local que não lhe pertence e um dia mais tarde pode dizer que até ao final da sapata é dele


    Mas que raio... o que interessa não é o que estiver definido algures numa entidade incompetente como limite do terreno? Como raio é que um topógrafo sabe onde estão os limites de uma terreno "sem nada" a delimitar?
    • TLS
    • 18 novembro 2011

     # 16

    então no seu ponto de vista as sapatas são suas, ou melhor os 25 cm de sapatas. vamos supor que o seu vizinho fazia o muro 25 cm desviado ou seja em cima das sapatas que ficaram no seu "suposto" terreno. você tinha o muro feito naquilo que é seu (partindo do suposto que o terreno tem levantamento topográfico e que esta delimitado e emparcelado) e não sabia porque pelos vistos voçe só soube das sapatas porque descobriu ao enterrar o sistema de rega. vejam bem se valera a pena gastar dinheiro num levantamento topográfico para provar que o terreno é seu, mas se não tiver razão e se o seu sistema de rega estiver mais perto do terreno do vizinho que as sapatas dele do seu? pondere bem o custo/razão, e mesmo assim continuo a dizer que você também tem que fazer um muro de vedação encostado ao dele caso este processo chegue á justiça.
  13.  # 17

    acho um piadão a uma coisa que se lê muito por aqui que é: "deixe lá, não vale a pena chatear-se!" a questão não é os 25 cm a menos, mas sim o abuso...então antes de se fazer seja o que for no terreno de outras pessoas, não se fala? é só fazer e já está?!

    que comodismo mental....
 
0.0156 seg. NEW