Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite,

    Muito já se escreveu aqui sobre este assunto mas eu e o meu namorado temos 1 situação que é diferente das demais. Passo a explicar:

    Fizemos uma proposta de compra para uma casa que é propriedade de um banco (imóvel de desinvestimento bancário), a proposta foi aceite e a imobiliária disse-nos q o crédito tinha sido pré-aprovado. Assim sendo, fizemos um cpcv e demos cerca de 8000 de sinal, que eram os tais 10% d valor d casa.
    O banco agora diz-nos que o crédito foi aprovado mas apenas com a condição de pagarmos o empréstimo do nosso carro. Acontece que todo o dinheiro que tínhamos foi gasto n sinal, portanto não podemos pagar o carro, assim de um dia para o outro. No nosso entender, o banco não pode dizer q o crédito foi aprovado, tendo em conta que a aprovação do crédito está dependente dessa condição e que nós não a aceitamos, certo? Neste caso, são eles que estão a desistir do negócio e não nós...?O cpcv não diz que há lugar a devolução do sinal caso o crédito não seja aprovado mas também não tem qualquer clausula para a aprovação do mesmo :( Não queremos perder o dinheiro mas não estamos dispostos a aceitar o que nos propõem. Podemos exigir a devolução do sinal?

    Obrigada.
  2.  # 2

    Boa Noite phia_t

    Normalmente, quando o banco faz esta exigência ou exigências deste tipo, disponibiliza mais algum crédito para que possam fazer face a esta despesa. O que isto quer de facto dizer, não é que estão a dar o dito por não dito, mas que preferem que a Srª e o seu namorado fiquem com uma só prestação e portanto com apenas uma só responsabilidade, sendo desta forma mais fácil ou mais compensatório um único pagamento mensal. Como esta situação é usual ( reduzir todas as dívidas pendentes a uma só prestação)é questão de falarem com o vosso gestor de processo.

    Cumprimentos,
  3.  # 3

    Boa Noite,

    Obrigado pela rápida resposta. Amanhã o meu namorado vai falar c a gestora do processo. Se assim for, não temos objecções, desde que a prestação se mantenha mais ou menos igual...

    Cumprimentos,
  4.  # 4

    Boa Tarde,

    Sim, realmente foi essa a proposta do banco...no entanto, depois de nós termos concordado com os valores, não aprovaram o crédito na mesma.
    A data para a escritura, mencionada no CPCV, é 12 de Dezembro (próxima Segunda-feira), uma vez que a marcação é da responsabilidade deles e eles não o fizeram, o CPCV fica sem efeito / anulado ? E o sinal? Temos direito à sua restituição? No banco disseram-nos para questionarmos a imobiliária acerca disso... Já tentámos fazê-lo mas ninguém atende o telefone e também não respondem aos e-mails. O cheque foi passado à ordem do banco, eles não deveriam poder dar uma resposta? Devemos falar com um advogado?

    Obrigado.
    Cumprimentos,
  5.  # 5

    Que situação estranha...porque é que a imobiliária estava envolvida na venda? O banco é cliente da imobiliária?
    Não antevejo nada de bom nesta situação...será que não conseguem um empréstimo particular (família, amigo)?
  6.  # 6

    Boa Noite phia_t,

    Pode carregar o texto do cpcv em mensagem privada?

    Cumprimentos,
  7.  # 7

    Colocado por: phia_tBoa Noite,

    O banco agora diz-nos que o crédito foi aprovado mas apenas com a condição de pagarmos o empréstimo do nosso carro.




    Colocado por: phia_tBoa Tarde,

    Sim, realmente foi essa a proposta do banco...no entanto, depois de nós termos concordado com os valores, não aprovaram o crédito na mesma.


    Hum, algo não bate certo... no que diz respeito à primeira citação nada a opor, é aceitável que devido ao endividamento, o banco aprove a operação com a liquidação do credito automóvel; agora o banco "propor" um reforço do valor do financiamento para liquidar o carro, negociar valores e depois recusar - cheira-me a esturro... Só por mera curiosidade, todas essas comunicações/negociações foram feitas através da imobiliária certo? Nunca "falou" directamente com o Banco pois não?
  8.  # 8

    Colocado por: becasQue situação estranha...porque é que a imobiliária estava envolvida na venda? O banco é cliente da imobiliária?
    Não antevejo nada de bom nesta situação...será que não conseguem um empréstimo particular (família, amigo)?


    Boa Noite,
    A imobiliária está envolvida porque supostamente o banco é cliente deles.
    Não temos hipótese de pedir empréstimo a particular mas a imobiliária "ofereceu-se" para nos emprestar o dinheiro, não nos diz é em que condições.
  9.  # 9

    Colocado por: Jaime LopesBoa Noite phia_t,

    Pode carregar o texto do cpcv em mensagem privada?

    Cumprimentos,


    Boa Noite,

    Não sei como é que isso se faz :(
  10.  # 10

    Hum, algo não bate certo... no que diz respeito à primeira citação nada a opor, é aceitável que devido ao endividamento, o banco aprove a operação com a liquidação do credito automóvel; agora o banco "propor" um reforço do valor do financiamento para liquidar o carro, negociar valores e depois recusar - cheira-me a esturro... Só por mera curiosidade, todas essas comunicações/negociações foram feitas através da imobiliária certo? Nunca "falou" directamente com o Banco pois não?


    A nós, toda esta situação está a começar a ser muito estranha :( Mas sim, falámos com a pessoa do banco responsável pelo nosso processo.
  11.  # 11

    Já não venho aqui a algum tempo (frequências, bahhh) mas entretanto recebemos uma carta registada do banco a marcar a escritura para dia 20 de Dezembro, isto sem termos a resposta do crédito sem as tais condicionantes de pagar os carros (porque entretanto foi pedida uma reavaliação).
    Conseguimos falar com a imobiliária, que nos disse que estão a tentar de tudo para a aprovação do crédito, pelo que não colocam a hipótese da devolução do sinal...
    Dispuseram-se a emprestar-nos o dinheiro para pagarmos os nossos créditos, sem nos dizerem em que condições seria feito esse empréstimo. Acusaram-nos de estarmos a dificultar o processo pois nunca nos disponibilizamos para pedir outro empréstimo para pagar os carros! Pergunto eu, mas isso não era o que o banco queria salvaguardar? Que não tinhamos mais créditos sem ser a casa? Entre muitas outras coisas disseram-nos que quem induziu quem em erro não interessa nada mas que a imobiliária é quem tem menos culpa no meio disto tudo.
    Se faltarmos à escritura (que é o que vai acontecer) vamos ainda por cima ser multados em 500€!
    Isto tudo me parece muito estranho.
    Imaginando que a imobiliária nos quer realmente fazer um empréstimo mas nos "obrigada" como contra-partida a assinar um documento em que temos de pagar mas com juros altíssimos, temos de nos sujeitar a essa situação para não perdermos o dinheiro do sinal?
    Continuamos sem perceber porquê que se o banco só nos empresta o dinheiro com condições porque continuam a dizer que o crédito está aprovado, se, no nosso entender, não está?
    A imobiliária diz-nos para esperarmos...já nem sabemos bem o quê! Reavaliações de processo? Com os outros empréstimos pagos? Pagos por quem? Por eles? Partindo do pressuposto que nós não aceitamos essa suposta ajuda, o que acontece?
    Sexta-feira vamos falar com um advogado amigo do meu namorado.
    Já falámos com o Banco de Portugal e eles dizem para escrevermos no livro de reclamações do banco, numa qualquer agência... mas isso não tráz o dinheiro de volta. Ironicamente, com esse dinheiro, já tinhamos pago os carros :(

    Desculpem o testamento mas estou tão triste e zangada :(
    O dinheiro foi junto com o sacrificio de o meu namorado estar a trabalhar fora...não nos conformamos em perdê-lo :(
    •  
      FD
    • 14 dezembro 2011

     # 12

    Não assinem nada sem levar para casa, ler bem e mostrar a alguém de confiança.
    Isso tudo cheira muito mal.
  12.  # 13

    Caro FD mal é favor.

    Para se salvaguardar de qualquer eventualidade faça o seguinte: reúna conjuntamente com banco e imobiliária, ponha todas as questões (mas você, não a imobiliária) e ai ficarão todos ao corrente do ponto de situação; reforço que o banco tem todo o interesse de certeza em vender o imóvel, ainda mais nesta altura do ano, não duvido do interesse da imobiliária em vender, mas estranho, e muito, todo esse imbróglio, no fim dessa reunião a três tomará com certeza decisões importantes, em termos financeiros, sobre o negócio.

    Um abraço e vamos falando
 
0.0209 seg. NEW