Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Faz um ano que comprei 2 equipamentos de ar condicionado (um é multisplit de 9000+12000 btus e o outro é uma unidade única de 9000 btus).

A instalação foi efectuada por técnicos recomendados da loja e os btus foram também recomendados pela loja (forneci a planta da casa).

A unidade multisplit avariou-se e efectuei o pedido de reparação na loja, sendo que foram a casa os mesmos técnicos que instalaram o equipamento e disseram que muito provavelmente foi a placa que queimou (não poderão dar a certeza porque não podem abrir na garantia) e que provavelmente foi de uma descarga eléctrica provocada pela trovoada (por coincidência na noite anterior fez trovoada).
    Hoje vieram a minha casa os técnicos da marca que confirmaram que a placa queimou e que vão solicitar outra para a posterior substituição pela garantia.

Até aqui tudo bem mas agora começam os problemas :(

O técnico advertiu-me que o equipamento está mal dimensionado para a casa isto é, da sala (onde estão os 12000 btus) para o primeiro andar, não existe uma porta (nem forma de colocar uma) e o ar perde-se para cima obrigando a maior esforço do motor.

Eles disseram que se a sala fosse fechada, os 12000 btus estavam à medida mas que assim o aconselhável era 24000 btus para a sala !

Que eu devia de ter sido advertido pelos técnicos que instalaram e só deviam de instalar na mesma caso eu assina-se o consentimento e que podia ir apresentar reclamação à loja porque assim muito provavelmente a nova placa irá voltar a queimar por esforço do motor.

Não sinto que a casa perca calor e até costumo aplicar as recomendações que eles fizeram (22-23 graus, portas fechadas em locais de pouco acesso, etc ..).

Também me deram umas dicas para testar o barulho do motor a fim de perceber se este estava em esforço.

Posso de facto ir à loja apresentar a reclamação e exigir a substituição por um equipamento correcto só pagando o diferencial do preço dos equipamentos.

O que vocês acham ?
  2.  # 2

Colocado por: hugo.ferreiraO que vocês acham ?

sem fornecer mais elementos sobre a area dos espaços, a marca e modelo dos equipamentos e a localização da casa,

somente posso dizer que é muito estranho uma placa "queimar" por "esforço" do compressor, o mais normal é o compressor queimar e à placa não acontecer nada.

Colocado por: hugo.ferreirae o ar perde-se para cima obrigando a maior esforço do motor.

isto em aquecimento, em arrefecimento é o inverso, o frio desce.
    Concordam com este comentário: dfserra
  3.  # 3

Sim, também acho estranho ter queimado assim e penso que não abuso do equipamento (tempo a trabalhar, etc...).

Às tantas foi terá sido mesmo da trovoada e o técnico associou às dimensões da casa.
  4.  # 4

Colocado por: hugo.ferreiraÀs tantas foi terá sido mesmo da trovoada e o técnico associou às dimensões da casa.

o técnico se o era, saberá qual a parte interna da placa electrónica afectada pela avaria,

falando chinês-tecnico se foi na secção varistores de entrada, foi por descarga acima de 417Volt´s (e isto resolve-se por 15€ mais uns 10minutos de trabalho para quem sabe), se foi na parte do inversor de saida é por defeito do mesmo ( e isto resolve-se substituído a(s) placa(s) em causa), a primeira situação NÂO É COBERTA pela GARANTIA do equipamento por ter sido uma causa externa ao mesmo, enquanto a segunda é garantia sem margem para duvidas,

mas nunca em caso algum será por excesso de trabalho ou esforço do compressor,
    • eu
    • 19 novembro 2011

# 5

Colocado por: hugo.ferreiramuito provavelmente a nova placa irá voltar a queimar por esforço do motor.

A partir do momento em que um técnico diz uma coisa destas, tudo o resto que ele possa ter dito passa a ter credibilidade zero.
  5.  # 6

Já tem o equipamento instalado há um ano, portanto já sabe por experiência própria se está bem dimensionado ou não. Correcto?
    No verão arrefece correctamente para a temperatura dejesada? No inverno aquece sem problemas?
    Se sim, está bem dimensionado. Se nota que o equipamento "dá o litro" e não responde ao que é pedido então está sub-dimensionado.
    Não é agora com um palpite por causa duma avaria provocada provavelemente por uma trovoada que se coloca em causa do dimensionamento....
  6.  # 7

Muito obrigado pelas vossas respostas que foram de encontro ao que eu procurava pois queria ouvir por alguém técnico na área.

0.0119 seg. NEW