Iniciar sessão ou registar-se
    • migzep
    • 17 novembro 2011 editado

     # 1

    Boa tarde a todos.

    Antes de mais, parabéns pelo Forúm, apesar de ser a 1ª vez que participo, já me ajudaram em diversas questões que me foram surgindo no último ano.

    Comprei há cerca de 1 ano, um apartamento T3 na zona centro, com um nível de acabamentos interessante, construído por um dos empreiteiros mais conceituados da zona, e com eficiência energética B+, que podia passar a A, caso fizesse a troca da caldeira por uma + eficiente.

    Com este cartão de visita, nunca poderia imaginar a bela porcaria de casa que se tem revelado.

    Não vos quero estar a chatear com novelas, mas de grosso modo, cerca de metade do meu apartamento (+/- 65 m^2) fica por cima de um túnel que nem sequer isolamento tinha...imaginam o congelador que a casa não era! Depois de muito batalhar, o construtor lá assumiu a colocação do Isolamento tipo Capotto pelo exterior, com 7 cm.
    A diferença é notável!

    Agora, para ajudar ao festim, cerca de metade da zona dos quartos (3) fica por baixo de um terraço que me parece não ter igualmente isolamento. Tenho esta sensação porque o calor dissipa-se com demasiada rapidez, enquanto que na restante casa permanece por várias horas.

    Aqui é que surge a minha dúvida.

    A casa tem tecto em pladur em todos os compartimentos. Na zona dos quartos tem uma sanca, a cerca de 20/25 cm da parede.

    Acham que é possível isolar sem destruir o tecto? Eu sei que todo não é possível, mas como só metade é que está exposto ao terraço...

    Se sim, qual o melhor material? (tendo em conta a limitação do local).

    Uma informação que é relevante para a escolha do material, é que na zona da sanca tem duas lampadas fluorescentes para iluminação indirecta. O Tecto também tem focos, mas estão do lado oposto e já não estáo abrangidos pela zona exposta ao terraço.

    Se for necessário posso colocar fotos.

    Muito obrigado desde já pela ajuda que possam dar.

    Abraços
    •  
      alv
    • 17 novembro 2011

     # 2

    Vivam!
    Migzep, cumpre-me dar-lhe as boas vindas
    O seu caso é corrente.
    A solução é sempre uma de três:
    Ou isola por cima se o terraço der para isso, com lajetas ou uma cobertura invertida;
    Ou abre o tecto e isolam com manta de lã de vidro;
    Ou faz um sobreteto sob o existente, mas isso teria de ser bem visto para perceber se o primeiro está bem executado.

    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migzep
  1.  # 3

    Obrigado pela sua resposta, alv.

    À partida, isolar por cima do terraço é mais complicado, envolve os vizinhos.

    Quando diz abrir o tecto, significa que terá ser substituído? Ou dá para aproveitar parte?

    Os quartos têm as seguintes áreas:

    Suite - 18 m^2 ; Quarto 2 - 15 m^2 ; Quarto 3 - 18 m^2

    A hipótese de isolar só a parte do tecto que está em contacto com o terraço, não permitirá fazer o isolamento pelo espaço da sanca sem ter de "abrir o tecto"?

    Peço desculpa fazer tantas perguntas, mas como já deve ter percebido, disto pouco ou nada entendo :)
  2.  # 4

    E afinal ainda me esqueci de mais duas questões :)

    A escolha da lã de vidro, não interfere com a proximidade da instalação eléctrica? (risco de curtos circuitos, etc)

    A nível de custos, a solução mais adequada, seria muito dispendiosa?
  3.  # 5

    boas
    não interfere e normalmente a melhor solução e mais em conta.
    pode aproveitar quase todo o tecto, fazendo aberturas cirúrgicas para colocação da manta.
    um abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migzep
  4.  # 6

    fazendo aberturas cirúrgicas para colocação da manta.
    e depois colar a banda disfarçar isso tudo e ficar uma granda jana, digo eu que pouco percebo da poda...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migzep
  5.  # 7

    Colocado por: Anonimo16062021Para quem não conhece...
    http://www.youtube.com/watch?v=l_EG1FGioKs&feature=related
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pdavidmarques
    gostei parece-me bem
  6.  # 8

    Obrigado pelas respostas.

    Não imaginava a colocação da manta dessa forma. Têm ideia dos custos médios de uma colocação desse género?

    Julgo ser um material bastante leve, mas não haverá problemas de sustentação pelo "tecto falso"?

    E perigos a nível eléctrico?

    Depois é fácil tapar os "buracos" e deixá-los com um acabamento de forma a que não se perceba que o tecto foi furado?

    Por fim, optando por esta solução, fica a faltar a zona da sanca (a que tem contacto directo com a parede exterior), o problema aqui é retirar demasiada altura fazendo com que se perca o efeito da luz indirecta.

    Obrigado
  7.  # 9

    Desculpem lá fazer mais esta questão...mas como tenho a referida sanca, no fundo não precisava de abrir esses buracos...dava para introduzir a manta pela lateral.

    Só há a questão da parte eléctrica que está por cima do tecto falso.

    Obrigado uma vez mais.
  8.  # 10

    boa noite migzep.
    vou lhe dar a minha opinião:
    o melhor k tem de fazer é inves de colocar manta lã de vidro coloque placas lã de rocha por cima do pladur.
    alem de isolar a humidade tambem lhe vai aquecer mais a divisão de inverno.e não interfere nada com a instalação electrica ao contrario do rolo lã e vidro!
    porque como deve calcular a lã de vidro é um rolo e pra n abrir muitos buracos,n cponseguem mete-la sem afectar a instalação!
    se quiser podemos marcar uma visita a obra em questão e averiguar a situção e faser um estudo para ver o melhor.
    ja agora é de coimbra?
    o meu e mail [email protected]
    e em relação a preços são acessiveis. disponha aguardo a sua resposta com brevidade...
    obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migzep
  9.  # 11

    Colocado por: fabio jose beirãoo melhor k tem de fazer é inves de colocar manta lã de vidro coloque placas lã de rocha por cima do pladur.
    alem de isolar a humidade tambem lhe vai aquecer mais a divisão de inverno.e não interfere nada com a instalação electrica ao contrario do rolo lã e vidro!
    porque como deve calcular a lã de vidro é um rolo e pra n abrir muitos buracos,n cponseguem mete-la sem afectar a instalação!


    Caro fabio jose beirão, até poderá ser ingenuidade da sua parte, mas essa conversa é de quem não percebe um "charuto da poda". Então qual é a MLM que isola a humidade? Qual o isolamento térmico que aquece as habitações? Qual a diferença de coeficiente de condutibilidade térmica entre MLV e MLR? Não existe MLV em painel?

    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migzep
    • migzep
    • 18 novembro 2011 editado

     # 12

    Obrigado pelas respostas.

    Pelo que estou a perceber, a manta de lã vidro será a melhor escolha a nível térmico.

    Sim, porque me esqueci de referir que a nível acústico, esta casa é excelente, não se houve praticamente ruído nenhum!

    Fábio Beirão, a casa em questão fica na zona de Leiria, se eventualmente puder dar a sua opinião/orçamentação no local, obviamente que agradeço.

    Continuo é com a dúvida da colocação. Dará para para fazer a colocação pela lateral, evitando furos? A manta será maleável o suficiente para permitir colocar dessa forma?

    Outra dúvida é da sustentação pelo tecto. Não haverá problemas de futuro pelo peso do material?

    Envio duas fotos em anexo para terem uma ideia. Uma da sanca, outra dos focus embutidos (ficam precisamente do lado/extremo oposto à sanca).
      P1140502.JPG
  10.  # 13

    A da sanca.

    Obrigado a todos pela ajuda.
      P1140501.JPG
    •  
      alv
    • 18 novembro 2011

     # 14

    Vivam!
    Migzep, Se essa sanca tem uma aba vertical, poderá ser aberta e por aí talvez possa estender a MLV, sempre com o cuidado de repor a tampa. Aguém habilidoso pode fazer esse trabalho com cuidado e paciência, sobrepondo bem as emendas da manta, e os topos junto às paredes e em toda a área do tecto ou se não for possível, terá de fazer uma barreira física no limite da zona exposta ao exterior da zona não exposta.
    Quando à zona da sanca que está em contacto directo com o exterior, talvez seja mais fácil que parece, pois aí basta colar ou fixar uma tira de placa Pladurterm com poliestireno expandido de 40 ou 50mm, rematar e resolve o problema dessa ponte térmica plana.
    Se a sanca não tem a tal aba vertical, ou tampa como queiram chamar-lhe, aí tem de ter atenção, porque qualquer isolamento que lá aplique tem de ficar hermeticamente enclausurado, e sendo assim tem de ser tapada essa tal lateral por forma a fazer com que isso aconteça.
    Quanto ao peso do isolamento sobre o tecto, esteja descansado que não tem problema absolutamente nenhum.
    Boa obra e "fassa" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migzep
  11.  # 15

    Alv, mais uma vez muito obrigado pela sua disponibilidade / ajuda!

    Estive a confirmar e de facto a sanca tem uma tampa lateral.

    Sendo assim, talvez seja uma intervenção bem mais "fácil" e económica do que estava à espera.

    Devo ter algum cuidado especial na compra da Manta de Lã Vidro? Tem de ter alguma característica especial ou devo escolher alguma marca em particular?

    Obrigado mais uma vez por toda a colaboração!
  12.  # 16

    Alv, desculpe, podia explicar-me igualmente melhor este ponto?

    "terá de fazer uma barreira física no limite da zona exposta ao exterior da zona não exposta."

    Obrigado!
    •  
      alv
    • 18 novembro 2011

     # 17

    Vivam!

    Migzep, o que quero dizer:
    Se por qualquer motivo não conseguir isolar por completo todo o tecto, significa que fica uma parte dele sem isolamento e o "frio" passaria por cima do isolamento indo dissipar-se na zona sem ele. É por isso que tem de fazer a tal barreira, digamos uma parede que vede a zona útil da fracção sem isolamento da que vai ter isolamento e que supostamente estará sob o terraço.
    Parece confuso, mas é o mesmo que ter um cobertor a tapar-lhe o corpo e deixar as pernas ao léu...coisa assim do género.
    Isso só tem de ser feito se não conseguir isolar o tecto todo. Se conseguir, então está tudo bem.
    Boas obras "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pdavidmarques, migzep
  13.  # 18

    Boa tarde,

    Obrigado mais uma vez Alv, pela sua explicação.

    Neste momento só fico com a dúvida da manta que deverei escolher.

    Aqui na minha zona, descobri uma empresa que menciona algumas opções no site:

    http://placogesso.pt/index.php?action=produtos&cid=4&sid=10

    Qual será a mais indicada?

    Pretendo o melhor isolamento térmico possível, a parte acústica não tem qualquer interesse.

    Obrigado e um abraço
    •  
      alv
    • 19 novembro 2011

     # 19

    Vivam!

    Usaria sempre a manta de lã de vidro da ursa de 60 ou 80mm com papel kraft. è a de melhor relação preço qualidade e o papel que além de ser importante ajuda na colocação e manejo. Deve deixar o papel virado para o interior da sala.
    Boa obra e "fassa" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migzep
  14.  # 20

    Obrigado Alv!

    Ainda vou tentar sondar o construtor, mas o mais certo é ouvir um não.

    Mas julgo que compensará o investimento, pois em teoria vou conseguir que o calor se mantenha mais tempo sem dissipar.

    Quando houver novidades, vou mantendo a par.

    Abraços
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
 
0.0230 seg. NEW