Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Acho este forum muito interessante sobretudo para alguém que como eu não percebe nada de obras, electricidade, canalizações, etc, que se vê a braços com a manutenção de uma casa enorme numa época em que os rendimentos levam cortes todos os dias.
    Assim peço uma ajuda a quem entender alguma coisa sobre este assunto:
    Tenho um equipamento solar termico de circulação forçada com 2 paineis e um deposito de 300l. Quando comprei esta instalação pensava que poderia utilizar a agua quente para o aquecimento central da casa que funciona a agua quente, inicialmente gerada por uma caldeira a gaz, mas que tem custos muito elevados.
    Alguém tem experiencia nesta situação??
    O inverno está aí, a instalação de gaz da casa tem uma fuga e eu tenho duvidas que a temperatura dos paineis seja suficiente para aquecer a casa. Alguém me pode ajudar??
    Desde já o meu obrigada
  2.  # 2

    Boas,
    Realmente o solar térmico permite a ligação ao aquecimento central, mas só como apoio, pois no inverno dificilmente garante as AQS quanto mais o aquecimento central.
    Para que possa utilizar o solar para dar apoio ao AQ. central necessita de um segundo depósito, ou então de um permutador de placas para aquecimento instantaneo de águas e então já pode utilizar a água do depósito para ajudar no aquecimento central, no entanto como o sistema está dimensionado só para as AQS teria que colocar mais algum painel solar para compensar, o que não penso que seja muito viavel.
    Pode também utilizar no inverno o solar só para dar apoio ao aquecimento em conjunto com a caldeira e comprar um bomba de calor AQS com depósito de 200 ou 300 litros para utilizar durante o inverno, depois no verão dá prioridade ao solar para aquecer o depósito da bomba de calor e básicamente não necessita mais de gás para aquecer as AQS, só para o aquecimento duranteo inverno.
    Espero ter ajudado.
    • eu
    • 18 novembro 2011

     # 3

    É uma ideia ingénua, por duas razões principais:
    1 - Quando precisa de aquecimento é quase sempre em dias com pouca radiação solar;
    2 - Para produzir energia suficiente para aquecer a casa, precisaria de muitos painéis (uns 15 a 20), o que torna a solução muito cara...
  3.  # 4

    Colocado por: Energia LivreBoas,
    Realmente o solar térmico permite a ligação ao aquecimento central, mas só como apoio, pois no inverno dificilmente garante as AQS quanto mais o aquecimento central.
    Para que possa utilizar o solar para dar apoio ao AQ. central necessita de um segundo depósito, ou então de um permutador de placas para aquecimento instantaneo de águas e então já pode utilizar a água do depósito para ajudar no aquecimento central, no entanto como o sistema está dimensionado só para as AQS teria que colocar mais algum painel solar para compensar, o que não penso que seja muito viavel.
    Pode também utilizar no inverno o solar só para dar apoio ao aquecimento em conjunto com a caldeira e comprar um bomba de calor AQS com depósito de 200 ou 300 litros para utilizar durante o inverno, depois no verão dá prioridade ao solar para aquecer o depósito da bomba de calor e básicamente não necessita mais de gás para aquecer as AQS, só para o aquecimento duranteo inverno.
    Espero ter ajudado.


    Claro que a minha ideia não era aquecer a casa exclusivamente com o sistema solar mas dar um contributo....
    Peço desculpa pela minha ignorancia mas não sei o que é uma bomba de calor :(
    •  
      FD
    • 18 novembro 2011

     # 5

    Colocado por: Casadomontenão sei o que é uma bomba de calor

    É um aparelho do estilo de um ar condicionado.
    Serve para aquecer e arrefecer, funciona a electricidade.
    Custa mais de 3.000€/5.000€.
    É um dos aparelhos com essa função (aquecer/arrefecer) energeticamente mais eficiente.
  4.  # 6

    Obrigada pela dica mas nesse caso parece-me que entre a conta da electricidade e a do gaz não há-de haver muita diferença não acha?
    •  
      FD
    • 18 novembro 2011

     # 7

    Colocado por: Casadomonteparece-me que entre a conta da electricidade e a do gaz não há-de haver muita diferença não acha?

    Normalmente, quando se procura pagar menos por mês no aquecimento de uma casa, o caminho é exactamente este: passar de gás/gasóleo para bomba de calor.
    Ou seja, regra geral, em termos de consumo, a bomba de calor compensa quase sempre. Demora é alguns anos a ter o devido retorno financeiro - momento em que o valor inicial investido é totalmente recuperado pelas poupanças no consumo.
  5.  # 8

    Colocado por: FD
    É um aparelho do estilo de um ar condicionado.
    Serve para aquecer e arrefecer, funciona a electricidade.
    Custa mais de 3.000€/5.000€.
    É um dos aparelhos com essa função (aquecer/arrefecer) energeticamente mais eficiente.


    Caro FD é esta bomba de calor a que me refiro, e não custa 5000 euros, o preço é 1950 euros já com Iva
      Bombas de Calor.jpg
  6.  # 9

    Colocado por: CasadomonteObrigada pela dica mas nesse caso parece-me que entre a conta da electricidade e a do gaz não há-de haver muita diferença não acha?

    Errado!
    Uma bomba de calor é altamente eficiente. Explicando, uma caldeira a gás má tem rendimentos inferiores a 90%, ou seja, por uma unidade de energia consumida produz 0,9 unidades de "calor".
    Se tiver uma boa caldeira, ja terá rendimentos acima destes 90%, mas inferiores a 100%. Se tiver uma muito boa, já consegue ligeiramente acima dos 100% (muito ligeiramente).
    Ora uma bomba de calor razoável facilmente tem rendimentos de 300%. Ou seja, produz 3 unidades de energia por cada 1 consumida...
    Consegue perceber a poupança?
    •  
      FD
    • 18 novembro 2011

     # 10

    Colocado por: Energia LivreCaro FD é esta bomba de calor a que me refiro, e não custa 5000 euros, o preço é 1950 euros já com Iva

    Essa é de alta temperatura?
  7.  # 11

    Esta bomba aquece até 65º
    COP de 3,5
    • eu
    • 18 novembro 2011

     # 12

    Colocado por: Energia LivreEsta bomba aquece até 65º
    COP de 3,5

    Pode disponibilizar o pdf com as caracteristicas técnicas?
  8.  # 13

    Caro Energia Livre essa bomba de calor será suficiente para aquecer que area? Esse preço inclui instalação?
  9.  # 14

    Colocado por: CasadomonteCaro Energia Livre essa bomba de calor será suficiente para aquecer que area? Esse preço inclui instalação?

    Esta bomba é só para AQS, logo á noite envio as caracteristicas.
  10.  # 15

    Já considerou uma Caldeira ou Termoestufa (Salamandra hidro) a Pellets, custo por quilo 0,20€/0,23€, dois quilos de pellets têm a mesma capacidade de aquecimento que 1 litro de gasóleo (1,10€) consumos médios de 3Kg/hora o que equivale a gastar 0,69€ por hora de combustível, se poder instalar uma Termoestufa esta ainda lhe aquece a divisão onde está instalada com ar quente ventilado.
      maia-34_classic_avorio.png
  11.  # 16

    Colocado por: euPode disponibilizar o pdf com as caracteristicas técnicas?

    Caro eu,
    Como o ficheiro ainda é um pouco pesado enviei-lhe uma MP
  12.  # 17

    Colocado por: Energia LivreComo o ficheiro ainda é um pouco pesado enviei-lhe uma MP

    enviei-lhe um email, quando puder agradeço resposta.

    já agora tb pode enviar-me esse ficheiro.
    obrigado
    • eu
    • 18 novembro 2011

     # 18

    Colocado por: Energia LivreCaro eu,
    Como o ficheiro ainda é um pouco pesado enviei-lhe uma MP

    Deixe lá, quando lhe pedi o PDF não sabia que era só para AQS.

    Obrigado na mesma.
  13.  # 19

    Colocado por: Nene2011enviei-lhe um email, quando puder agradeço resposta.

    já agora tb pode enviar-me esse ficheiro.
    obrigado

    Estou agora a tratar do assunto, tenho andado ocupado.
  14.  # 20

    BOA TARDE
    Um sistema solar 300L dupla serpentina, 2 painéis e com apoio de uma resistência elétrica é o ideal para aquecimento de águas sanitárias.
    Para o aquecimento da casa uma caldeira a lenha de alto rendimento que durante o inverno faz apoio ás águas sanitárias
    Não há nada mais barato para águas sanitárias e aquecimento da casa

    Cumprimentos
    Pereira
 
0.0209 seg. NEW