Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Agora parece ser moda construir moradias com pilares de betão com secção que me parece ridiculamente reduzida, parecem uns palitos.

    Sei lá, para aí 20x20, cargas verticais talvez ,e as transversais?
  2.  # 2

    Colocado por: ParamonteAgora parece ser moda construir moradias com pilares de betão com secção que me parece ridiculamente reduzida, parecem uns palitos.

    Sei lá, para aí 20x20, cargas verticais talvez ,e as transversais?


    o normal é quanto???
  3.  # 3

    Não sou engenheiro civil, mas estes pilares que vejo por aqui não iam fazer-me dormir tranquilo, e só recentemente os vejos em grande quantidade.

    Na minha casa foram bem mais espessos e optamos por 4 paredes de betão cruzadas para dar conta dos esforços transversos maiores
  4.  # 4

    No território nacional e em moradias que geralmente não são dotadas de paredes resistentes, tendo em consideração o efeito da acção sísmica não é fácil (numa análise responsável) assegurar essas secções, principalmente em pilares no bordo.

    O que acontece é que ainda não se generalizou a prática da limitação de danos pela acção sísmica, pois aí o caso muda de figura. A mim ainda me assusta mais ver isso associado a serem pilares de bordo, em lajes fungiformes sem vigas de bordo.

    A nova regulamentação de acção sísmica, NP EN 1998 (que é norma mas ainda não é lei no nosso país), vai introduzir alguns conceitos e critérios que em teoria vão provocar alterações drásticas na construção em Portugal, repito em teoria.

    Não sei se os arquitectos têm noção disso, mas em teoria, repito teoria, a própria "creatividade" será/seria limitada a uma série de razões geométricas dos edifícios apresentadas nessas normas. Infelizmente não serão integradas no RGEU pelo que coiso e tal.

    Deixo alguns excertos da norma europeia e portuguesa referida:
      EC8-altura1.jpg
      EC8-altura2.jpg
      EC8-planta1.jpg
      EC8-planta2.jpg
  5.  # 5