Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Agora parece ser moda construir moradias com pilares de betão com secção que me parece ridiculamente reduzida, parecem uns palitos.

    Sei lá, para aí 20x20, cargas verticais talvez ,e as transversais?
  2.  # 2

    Colocado por: ParamonteAgora parece ser moda construir moradias com pilares de betão com secção que me parece ridiculamente reduzida, parecem uns palitos.

    Sei lá, para aí 20x20, cargas verticais talvez ,e as transversais?


    o normal é quanto???
  3.  # 3

    Não sou engenheiro civil, mas estes pilares que vejo por aqui não iam fazer-me dormir tranquilo, e só recentemente os vejos em grande quantidade.

    Na minha casa foram bem mais espessos e optamos por 4 paredes de betão cruzadas para dar conta dos esforços transversos maiores
  4.  # 4

    No território nacional e em moradias que geralmente não são dotadas de paredes resistentes, tendo em consideração o efeito da acção sísmica não é fácil (numa análise responsável) assegurar essas secções, principalmente em pilares no bordo.

    O que acontece é que ainda não se generalizou a prática da limitação de danos pela acção sísmica, pois aí o caso muda de figura. A mim ainda me assusta mais ver isso associado a serem pilares de bordo, em lajes fungiformes sem vigas de bordo.

    A nova regulamentação de acção sísmica, NP EN 1998 (que é norma mas ainda não é lei no nosso país), vai introduzir alguns conceitos e critérios que em teoria vão provocar alterações drásticas na construção em Portugal, repito em teoria.

    Não sei se os arquitectos têm noção disso, mas em teoria, repito teoria, a própria "creatividade" será/seria limitada a uma série de razões geométricas dos edifícios apresentadas nessas normas. Infelizmente não serão integradas no RGEU pelo que coiso e tal.

    Deixo alguns excertos da norma europeia e portuguesa referida:
      EC8-altura1.jpg
      EC8-altura2.jpg
      EC8-planta1.jpg
      EC8-planta2.jpg
  5.  # 5

    Sim, eu vi isso implementado na Grécia, que como sabem tb tem risco sísmico elevado.

    Mas o que diz explica muita coisa que vejo por aí, sobretudo ultimamente, estes pilares de bordo e interiores tipo palito e alguns com implantação fungiforme na laje são simplesmente de meter medo em zona sismica A, ou mesmo B.

    Na minha casa, o engenheiro queria usar fungiforme (menos constrangimentos para executar a arquitetura, dizia ele) mas eu não quis. Pergunta dele: "mas se gosta de vigas expostas pode sempre simulá-las em alvenaria" What??? Ele não estava a entender. Mais, este engenheiro não sabia que o país está dividido em zonas sísmicas! "Zona A, o que é isso?". Logo por acaso disseram-me que está agora dedicado à politica e eu acho bem.
    • eu
    • 18 novembro 2011 editado

     # 6

    Paramonte, apesar das suas "impressões subjectivas" sobre estas estruturas, provavelmente elas foram bem calculadas e dimensionadas...

    Sabe que por vezes é melhor ter uma estrutura flexível do que uma estrutura rígida?

    Conhece o conceito de dissipação de energia? Ou de frequência natural de ressonância?

    Isto de estruturas não é para leigos...
  6.  # 7

    Não sou engenheiro civil, como disse mas na minha área de trabalho lido c\ energia, potência, pico de ressonância embora noutro contexto q me abstenho aqui de enunciar.

    Mas também lhe digo que ver um pilar de 20cm de lado, todas as células do meu cérebro me dizem que a a banda de frequências de ressonância dessa estrutura deve coincidir com a banda-passante da vibração de um típico tremor de terra...até alguem me provar o contrário, com elasticidade ou não da estrutura...e para isso não há elasticidade que nos valha
  7.  # 8

    Paramonte, apesar das suas "impressões subjectivas" sobre estas estruturas, provavelmente elas foram bem calculadas e dimensionadas...

    Tenho sérias dúvidas sobre isso. Já aqui o disse a propósito de pormenores relacionados com a espessura de paredes quando se discutia o isolamento térmico: acho muito difícil garantir que nenhum pilar tenha uma espessura maior que 20 cm.
    • eu
    • 18 novembro 2011

     # 9

    Colocado por: Paramonteaté alguem me provar o contrário

    Também poderia ser ao contrário: ser você a provar que a estrutura está mal dimensionada...
    • eu
    • 18 novembro 2011

     # 10

    Colocado por: j cardosoTenho sérias dúvidas sobre isso. Já aqui o disse a propósito de pormenores relacionados com a espessura de paredes quando se discutia o isolamento térmico: acho muito difícil garantir que nenhum pilar tenha uma espessura maior que 20 cm.

    Só vendo o projecto, certo? Tudo o resto são... palpites.
  8.  # 11

    Eu não tenho q provar nada, nem quero. Uma coisa é certa: Não numa casa minha, obrigado...
  9.  # 12

    Só vendo o projecto, certo? Tudo o resto são... palpites.

    Vejo as coisas de forma inversa: todos os pilares com 20 cm? Ou tem uma floresta de pilares (o que está mal) ou será algo ainda pior. Dizer que se consegue tudo a 20 cm? Isso sim, são palpites.

    PS: não vem ao caso, mas aposto que tem pilares desses na sua casa. Acertei?
    • eu
    • 18 novembro 2011

     # 13

    Colocado por: j cardosoVejo as coisas de forma inversa: todos os pilares com 20 cm? Ou tem uma floresta de pilares (o que está mal) ou será algo ainda pior. Dizer que se consegue tudo a 20 cm? Isso sim, são palpites.

    Qualquer opinião, num sentido ou no outro, sem ver o projecto é um palpite.

    Colocado por: j cardosoPS: não vem ao caso, mas aposto que tem pilares desses na sua casa. Acertei?

    Errou completamente o seu palpite: os pilares da minha casa são quase todos de 30x30 e alguns (poucos) 20x40.
  10.  # 14

    Qualquer opinião, num sentido ou no outro, sem ver o projecto é um palpite.

    Claro que não deixa de ser um palpite, mas para quem já fez centenas de projectos de estruturas é um palpite com muito fundamento - repare que estamos a falar em todos os pilares de uma casa.

    Errou completamente o seu palpite

    Ainda bem para si (mas não deixa de ser curioso o facto de confirmar o que digo: conseguiu alguns pilares com 20 cm, não todos).
    • eu
    • 18 novembro 2011

     # 15

    Colocado por: j cardosoClaro que não deixa de ser um palpite, mas para quem já fez centenas de projectos de estruturas é um palpite com muito fundamento - repare que estamos a falar em todos os pilares de uma casa.

    Mas quem é que falou em todos os pilares a 20x20 ? É por isso que não me canso de referir: veja-se primeiro o projecto antes de debitar opiniões.

    Colocado por: j cardosomas não deixa de ser curioso o facto de confirmar o que digo: conseguiualgunspilares com 20 cm, não todos

    São 20x40 e não 20x20, o que, terá que admitir, faz toda a diferença. Ou para si 20x20 ou 20x40 é a mesma coisa? Além disso, são 2 ou 3 (já nem me lembro bem, só vendo o projecto) em locais pouco relevantes.
  11.  # 16

    Mas quem é que falou em todos os pilares a 20x20 ?

    Ninguém, o eu é que parece distraído:


    colocado por j cardoso:

    Já aqui o disse a propósito de pormenores relacionados com a espessura de paredes quando se discutia o isolamento térmico: acho muito difícil garantir que nenhum pilar tenha uma espessura maior que 20 cm


    O ponto importante aqui é a espessura dos pilares porque é em função da sua espessura que pode ser estabelecida a espessura das paredes exteriores com o consequente reflexo no sistema de isolamento térmico.
  12.  # 17

    para um ignorante 20x40 ou 30x30 é assim tao diferente?
  13.  # 18

    Sergyo as a coisas não podem ser vistas como as está a por...a estrutura é um todo

    Diferente é, melhor ou pior...depende da estrutura global.
  14.  # 19

    Muito diferente. De uma forma (muito) simplista a diferença é (pilar 20 x 40) : (pilar 30 x 30) = 1333 : 2250 = 0,59
 
0.0146 seg. NEW