Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho uma máquina que para ligação á rede eléctrica tem uma daquelas fichas trifásicas.

A minha questão é, posso anular aquela ficha e meter uma ficha monofásica de 2+1 pinos (fase-neutro+terra) para ligar á rede monofásica?

Quais serão as implicações para a máquina?
  2.  # 2

Se é trifásica, tem que ligar a uma tomada trifásica.
  3.  # 3

Colocado por: vitorhugofTenho uma máquina que para ligação á rede eléctrica tem uma daquelas fichas trifásicas.

qual é o tipo da maquina?
    é um qualquer tipo de motor trifasico?
    é uma maquina de soldar trifasica?
    ou um qualquer tipo de forno\aquecedor?
  4.  # 4

Colocado por: jorgealves
    qual é o tipo da maquina?
    é um qualquer tipo de motor trifasico?
    é uma maquina de soldar trifasica?
    ou um qualquer tipo de forno\aquecedor?

É uma varinha mágica.
    Concordam com este comentário: joaosantos
  5.  # 5

Colocado por: vitorhugofÉ uma varinha mágica.

como é um motor, não pode alterar a ficha de ligação, com risco de o queimar, literalmente.
    • SVM
    • 22 novembro 2011

# 6

Trifásico = 3 fases desfasadas 120º.
    é esse desfasamento que faz o motor rodar.... (ligação Estrela ou Triangulo)
    se passa a monofásico, teria que entregar 3 fases e desfasa-las. è possivel, mas dispendioso, portanto, veja se compensa o investimento
  6.  # 7

Boa tarde. Podem-me ajudar, comprei uma bomba de calor e só vi agora que é trifasaica sendo a minha casa monofasica, tenho alguma solução que possa alterar na instalação? Obrigado
  7.  # 8

Colocado por: joedualmarBoa tarde. Podem-me ajudar, comprei uma bomba de calor e só vi agora que é trifasaica sendo a minha casa monofasica, tenho alguma solução que possa alterar na instalação? Obrigado
    sim, alterar a instalação para trifasico.
  8.  # 9

mas a instalação da casa toda ou só para uma ficha trifasica?
    •  
      omega
    • 20 setembro 2016 editado

# 10

isso é pacifico de fazer, com um bocado de fio de cobre e alguma vaselina/liquido da loiça.
    basta colocar a tomada trifasica junto a bomba de calor
    depois depende dos sub-quadros que tem em casa, equilibrar os consumos por cada fase.
    eu percebo pouco de electricidade, mas segundo oiço os electrecistas, não é complicado, basicamente é passar cabo e fazer contas
  9.  # 11

em casa tenho só um quadro...ou seja tinha que passar um cabo trifasico do quadro até à bomba de calor??
  10.  # 12

E o contador tem que ser trifasico
  11.  # 13

Mas isso é problema para quem lhe vendeu a máquina pois devia ter avaliado correctamente as implicações de uma máquina dessa.

Ja agora aue maquina é?
  12.  # 14

galletti 18 KW, que acha? sim eu sei mas é em 2ª mão...
  13.  # 15

a edp diz que a minha casa tem trifásico, como vejo isso?
  14.  # 16

Qual a potencia contratada?
  15.  # 17

Isso é para lugar ao quê?
  16.  # 18

Provavelmente a sua casa terá disponível trifásico mas só tem instalado monofasicp? Será isso.
    Como não pesca nada do assunto, arranje um instalador para a pôr a funcionar.
  17.  # 19

potencia é 3,45 KW e a edp dizer que para ser trifásico tenho que pedir o aumento para 6 e qualquer coisa, é para ligar a piso diante hidráulico. Claro que tenho de falar com um instalador, só queria perceber melhor
  18.  # 20

Se tem apenas 3.45KW a sua instalação é monofasica, se não houve nenhuma alteração nos últimos anos a potencia mínima trifásico é 6.9KW.

Agora é falar com um electricista de forma a lhe preparar a instalação e depois disso é falar com a EDP por causa do contrato.

0.0211 seg. NEW