Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Vivo numa moradia que comprei sensivelmente à uma ano, para alem da minha existem mais três do mesmo construtor.
    Descobrimos recentemente por diferentes motivos que não possuímos as tubagens para as instalações electrificas com o
    material e dimensões previstas pela lei. Pior que isso é que na parte que podemos ver durante um metro tem a tubagem adequada,
    sendo depois substituída por uma outra que não cumpre com as regras.
    Isto foi descoberto por uma empresa que foi montar painéis foto voltaicos na casa do meu vizinho e por um técnico da Meo que foi instalar uma antena parabólica na minha.
    Nestes casos como devemos proceder, existe alguma entidade em que possamos apresentar queixa contra o construtor?
    Como se poderá desenrolar esta situação?

    Obrigados desde já pelo vosso apoio
  2.  # 2

    sim: tribunal.
  3.  # 3

    Boas

    Só por curiosidade como é que descobriram que as secções dos tubos não eram as adequadas e que havia redução de secção?

    Cpts
    kakai
  4.  # 4

    Boas,

    como disse anteriormente o meu vizinho decidiu aderir a uma instalação do fotovoltaico e a empresa que fez o trabalho descobriu,
    porque em situações normais poderia usar os tubos para fazer a passagem dos cabos necessários mas não o fez porque não passavam.
    Para alem disso eu com o técnico da Meo descobri o mesmo porque o tubo dentro de casa tinha uma cor e uma secção mas no telhado era totalmente mais pequeno e de outra cor.
    • SVM
    • 21 novembro 2011

     # 5

    cuidado que o pessoal da MEO e os outros costumam ter todo conhecimento de todas as obras...
    Se eu lhe contasse as aventuras que tenho tido com patos bravos... ao ponto de ter que enviar descritivos de atitudes dos operadores para a anacom.
    1 - a sua moradia deve ter projecto ITED ou RITA para as telecomunicações.
    faça-se munir dele e veja se de facto está como em projecto.
    A sua casa deve ter também um certificado que atesta que tudo cumpre com o projecto, isso deve ser a sua garantia.
    Só depois disso é que pode tirar essas ilacções. o que não quer dizer que de fato não existam coisas erradas, o que digo é que tenha a certeza.
    por exemplo, os tubos podem mudar de secçao numa caixa de passagem algures e ao enfiar a guia bate lá.

    Quanto aos cabos não passarem nos tubos, as mãos ajudam muito...
    a ultima que tive foi um Sr da MEO que estava a tentar passar cabos sem guia. Para o cliente disse logo que não passava. Tive o cuidado de deslocar uma equipa para lá e ir ver o que se passava.
    Quando metemos a guia, foi no momento, passou logo tudo. a desculpa dele é que a guia dele tinha-se partido...
    Só não passei factura ao cliente pelas boas relações que ficamos com ele.

    ter sempre a certeza das coisas.
    Quando a más praticas podem sempre ser expostas as entidades competentes.
    DGE, Min economia, Certiel
    Anacom...
  5.  # 6

    , existe alguma entidade em que possamos apresentar queixa contra o construtor?
    o que tem a fazer é pedir o certificado da certiel ao construtor, você se tem luz da edp, é porque a instalação está certificada, desculpe que lhe diga mas há por ai qualquer coisa, se me falasse em uma moradia dava para acreditar porque a certiel todas as semanas sorteia um n de pedido de vistorias e essas recebem certificado sem a visita do tecnico da certiel, você com esse papel de certificação vá até a certiel e exponha o caso, já agora porque diz que não respeita as normas? o que detectaram?
  6.  # 7

    Colocado por: miguelcnlPior que isso é que na parte que podemos ver durante um metro tem a tubagem adequada,
    sendo depois substituída por uma outra que não cumpre com as regras.

    pode explicar isto melhor?

    não será somente por ter tubo rígido no inicio e depois ter um tubo anelado, que mesmo de igual secção não permite passar mais nada, se for isto é mal executado mas não é completamente contra as regras técnicas,

    ao contrario dos enfiamentos por dentro da tubagem existente para ligar os painéis fotovoltaicos, que NÂO PODEM partilhar da mesma tubagem, e isso é que é ilegal, assim como os srs técnicos da MEO e semelhantes que habitualmente só fazem me**a.
 
0.0100 seg. NEW