Iniciar sessão ou registar-se
    • BAlex
    • 21 novembro 2011 editado

# 1

Olá a todos, desde que coloquei a minha casa à venda tenho por objectivo a construção de uma casa "alternativa".

Venho perguntar aos mais sábios na matéria, existe maneira de construir uma casa Legal sem que seja necessário licença de construção?

Obrigado

Abraço
  1.  # 2

não BAlex, tem de existir sempre licença de construção ou então claro, ilegalmente
    ps não sou sábio :)
  2.  # 3

o meu conselho se não tiver terreno, e se está preocupado com licenças é que escolha municipios com licenças acessiveis
    também há casas pré fabricadas mais ai paga outras taxas
  3.  # 4

Terreno próprio, e um contentor para começar.
    • BAlex

# 5

Neste caso se for uma casa de contentores seria necessário obter uma licença ?
    É que tenho em mente mesmo uma casa de contentores, por isso perguntei se seria necessário mesmo uma licença.
  4.  # 6

E como arranja a água? Para onde envia os esgotos? Como faz para ter electricidade?
  5.  # 7

Pois é Balex, se esse tipo de construções fossem possiveis assim às boas, os bairros de lata iriam voltar em força...
  6.  # 8

Colocado por: j cardosoE como arranja a água? Para onde envia os esgotos? Como faz para ter electricidade?

Conheço casos com agua e luz, esgotos, fossa,
    Na quinta do conde ainda a há casas que começaram assim, e só foram legalizadas
    quando a câmara fez a urbanização, mas não todas.
  7.  # 9

8.  # 10

Tirando uma auto caravana, não estou a ver...
  9.  # 11

Colocado por: j cardosoHá sempre uma solução, pode é não ser legal.

Lavandaria tinha ligação ilegal ao quadro eléctrico de prédio municipal

Não é, mas o Balex o que parece procurar é desenrascanso,
    mas não está só.
  10.  # 12

Por definição a alternativa a uma casa legal é um clandestino. assim como, por definição, todas as alternativas à lei não são legais. Senão para que é que servia fazer leis? qual o objectivo?
  11.  # 13

Caro J Cardoso é mesmo por isso que perguntei se seria necessário uma licença,

Colocado por: j cardosoE como arranja a água? Para onde envia os esgotos? Como faz para ter electricidade?

Também gostava de ter um resposta a isso.

Sei que em vários países utilizam o sistema de contentores como habitação, só não sei se em Portugal seria legal.
  12.  # 14

Tanto quanto sei não é possível o que pretende.
    • BAlex

# 15

Colocado por: king25
    Não é, mas o Balex o que parece procurar é desenrascanso,
    mas não está só.

Não procuro nenhum desenrascando, pago a licença se é obrigatório, apenas fiz uma pergunta se a habitação em contentores teria que ter licença e se é possível, porque li noutros fóruns que não é necessário devido a não ser necessário fundações dai a minha dúvida.
  13.  # 16

Colocado por: BAlex
    Sei que em vários países utilizam o sistema de contentores como habitação, só não sei se em Portugal seria legal.

utilizam mas em conjunto, e pagam licenças/taxas e claro são necessários projectos/certificados.
      • BAlex

# 17

Colocado por: Fernando Gabriel Arq
      utilizam mas em conjunto, e pagam licenças/taxas e claro são necessários projectos/certificados.

E com licença/taxas, projectos/certificados legal é possível a construção em Portugal? (se é que exista algo legal possível para tal construção)
    •  # 18

Colocado por: BAlex

E com tudo isso legal é possível a construção em Portugal?

Sim. Agora, se é vantajoso...

Se fosse a si optava antes por construir em terra ou com fardos de palha.

http://planob-arruda.blogspot.com/
      Concordam com este comentário: PMMA
    •  # 19

Se alguém conhecer empresas portuguesas que efectuem este tipo de habitações em contentores, agradecia o contacto.

Obrigado
    •  # 20

Não deve haver "específicas". vai ser preciso boa vontade.

0.0252 seg. NEW