Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      pedrw2
    • 4 maio 2016 editado

     # 1

    Colocado por: joanaxEstive envolvida com várias ONG's na criação de casas sustentáveis em países de 3º mundo (se calhar alguns mentalmente a anos luz do nosso, mas enfim). Foram criadas várias habitações, em vários materiais e entre os quais estavam os contentores.

    Como exemplo é possível criar uma casa bastante aceitável com 3 quartos e com apenas 2 contentores de 40 pés. E agora vem a parte fabulosa e que nem passa pela cabeça de muito burocrata portuga: independentes em termos energéticos, em termos de fornecimento de água (inclusive sem recurso a "furos"), independentes em termos de tratamento de águas residuais e algumas dessas construções até facilitam a criação de pequenas hortas. Parece incrível e mentira, mas é além de exequível, bastante simples por incrível que pareça.

    O que posso dizer em relação a casas de contentores, é que são uma alternativa barata e que pode perfeitamente ser uma habitação digna. O que vi em países como Haiti, Guatemala, Chile, India, etc é que os governos não só não colocam entraves como até lhes agrada a ideia das casas serem construídas em materiais como os contentores. Retira-os de um processo de reciclagem caro e moroso e providencia habitações dignas. Repito, eu vi, ninguém me contou.Estive lá, discuti com as autoridades locais.

    Em Portugal tenho tentado implementar uma solução similar, adequada ao modelo "europeizado" de habitação e o que posso dizer é que tem sido um pesadelo sem fim tentar sequer sair do papel, tentando criar uma habitação legal num terreno urbano adequado. Ninguém tem vontade de embarcar nesta ideia. Começa nos arquitetos que acham que são insubstituíveis e que só eles sabem como construir uma casa (eu dirigi a construção de dezenas de habitações e de arquitecta não tenho nada), passa pelos srs das câmaras municipais e até pelos próprios vizinhos (a inveja é uma coisa atroz neste país).

    Se quiser ir em frente, de forma legal, saiba que é possível, mas tem uma batalha legal pela frente. Eu estou a travar a minha e só descansarei enqusto tiver os meus contentores no terreno (já agora urbano para que saibam) e com tudo o que uma habitação dita "normal" tem, mas 100% independente da rede (e aqui é que os governos se torcem todos e detestam este tipo de projectos).

    Os lobbies em Portugal passam por todos os quadrantes da sociedade e estão de tal forma enraizados na sociedade, que os próprios cidadãos são peças que emperram o desenvolvimento de novas ideias, soluções sustentáveis e alternativas sem serem as tais barracas que muitos se apressaram logo em anexar a este tópico.

    Não somos um país desenvolvido, mas burocraticamente agimos como tal, deve-mo-nos julgar uma Suécia ou Dinamarca... Mas, quando a miséria e a mania e viver como riquinhos que não somos for com o tempo caindo, talvez vão também caindo as barreiras que nós próprios temos criado.

    Para finalizar, as casas de contentores podem ser uma alternativa legal, devidamente licenciada e pagar os impostos que o Estado falido tanto deseja/necessita, não esperem é facilidades para conseguir ter esse tipo de construção legal. Eu continuo na minha pequena luta que está para durar e irei nem que seja até ao tribunal europeu para demonstrar que estamos todos errados e que temos de abrir as portas à sustentabilidade e que isso não significa estar ilegal, nem tão pouco desrespeitar códigos de construção e segurança (outra treta mas enfim).
    Concordam com este comentário:treker666,rampage,raulschone,branco.valter,BAlex,noves fora
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AnaT,treker666,raulschone,BAlex


    Finalmente li uma opinião sensata, inteligente, construtiva e útil neste fórum e que vai ao encontro daquilo que eu acredito!
    •  
      Mk Pt
    • 4 maio 2016 editado

     # 2

    Colocado por: pedrw2
    Finalmente li uma opinião sensata, inteligente, construtiva e útil neste fórum e que vai ao encontro daquilo que eu acredito!


    Sim, construir casas de 3º mundo é ir muito de encontro ao usar a moita para ir fazer necessidades.

    Quem passa tantas necessidades em algumas das zonas mais pobres do mundo, infelizmente, não tem muitas alternativas, e no meio de tanta necessidade, essa é só mais uma.
    Também é um dos motivos para que nessas zonas as doenças se propaguem com facilidade e a esperança média de vida seja estupidamente mais baixa que a dos países desenvolvidos e 'burocráticos'.

    Toda essa ideia só não é muito compatível é com quem anda a mostrar pela net que tem uns Oculus Rift só porque sim, para show off, ou diz que tem apartamento >200m2 no centro de Lisboa.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  1.  # 3

    Colocado por: Mk Pt

    Sim, construir casas de 3º mundo é ir muito de encontro ao usar a moita para ir fazer necessidades.

    Quem passa tantas necessidades em algumas das zonas mais pobres do mundo, infelizmente, não tem muitas alternativas, e no meio de tanta necessidade, essa é só mais uma.
    Também é um dos motivos para que nessas zonas as doenças se propaguem com facilidade e a esperança média de vida seja estupidamente mais baixa que a dos países desenvolvidos e 'burocráticos'.

    Toda essa ideia só não é muito compatível é com quem anda a mostrar pela net que tem uns Oculus Rift só porque sim, para show off, ou diz que tem apartamento >200m2 no centro de Lisboa.


    Será que não há um moderador neste fórum para parar com estas insanidades ???
  2.  # 4

    O pedrw2 é demasiado sensível, o que não deixa de ser estanho para quem faz tantas acusações aos outros. A liberdade que tem de expor aqui as suas opiniões e classificar as dos outros como insanidades, é exactamente a mesma liberdade de que gozam os outros. Se não está preparado para isso pode sempre deixar de ler o que não lhe interessa. Ou então isole-se lá no terreno, adopte um papagaio e ensine-lhe a dizer aquilo que gosta de ouvir - vai ver que o papagaio nunca o contradiz e Pedrw2 não se enerva tanto
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Luis K. W., Mk Pt, Picareta, jorgealves
    •  
      pedrw2
    • 4 maio 2016 editado

     # 5

    "Toda essa ideia só não é muito compatível é com quem anda a mostrar pela net que tem uns Oculus Rift só porque sim, para show off"

    E acha necessário tentar agredir-me cada vez que eu escrevo alguma coisa no fórum ???
    E ainda por cima está aqui a usar contra mim o que eu publico na minha página do Facebook!
    E o que pretende com isso ???
    E lembre-se que foi justamente por este tipo de implicância que tudo começou!

    Eu até já tinha decidido não voltar mais a este forum mas infelizmente cada vez que tento achar alguma coisa relacionada com casas de madeira no Google venho sempre aqui parar!
  3.  # 6

    Eu acho é que o meu caro está mesmo a querer criar polémica porque basicamente só responde às criticas. Eu por exemplo já deixei links, vídeos e outras coisas neste tópico, que eram soluções a algumas das suas questões ou pontos de vista menos conseguidas. Feedback... zero. Basta haver uma critica e o meu caro cai com tudo em cima. Se está mesmo interessado em informações relevantes é provável que não encontre aqui, visto que as opiniões acerca da sua pessoa e das suas ideias já estão bastante formatadas, visto o meu caro gostar meter água na fervura em vez de apagar o fogo.
  4.  # 7

    Colocado por: Mk Pt

    Do que se vai vendo [sites/folhetos,..] casas modulares, madeira e afins, normalmente há falhas a cumprir a legislação.
    Mas pode não ser o caso.


    Experiência directa, só com casas de madeira de uma marca relativamente conhecida [e que expõe modelos na tektónica], e nesse caso o técnico da mesma não sabia como desenhar modelo que cumprisse a legislação.
    Em termos de trabalho, não é mau. A questão é mesmo a forma enganosa como são publicitadas.

    Pouco depois da 'experiência' fui à tektónica, visitei o stand do mesmo fabricante/marca e, não me identificando, perguntei como 'curioso' sobre possibilidade de eventual legalização e disseram-me que à partida não era necessário legalizar, mas que se fosse [ :) ] tinham os projectos necessários, ao que perguntei se cumpria realmente com tudo, e foi-me dito que sim. E depois eu sorri.

    Este relato é só da experiência que tenho.


    O caso do pmmduarte74 pode, e espero que sim, ser totalmente diferente.


    Os construtores de casas de madeira que conheci, além duns belos vendedores de banha da cobra, sempre mostraram grande resistência ao cumprimento da legislação nacional. Muitos deles compravam o material lá fora, como kit, e montavam por cá. "Se cumpre nos outros países, cumpre aqui também"... a verdade é que não cumpria, era sempre preciso adaptar o método e de cada vez que solicitava projectos anteriores devidamente licenciados lá me caíam umas folhitas tiradas do Cype, com uns desenhos de paredes duplas em betão.

    As casas de madeira, por experiência própria (ou outros métodos pré-fabricados) têm sempre muito maior resistência a alterações regulamentares, que demoram mais tempo a incorporar nos respectivos projectos.
    •  
      Mk Pt
    • 4 maio 2016 editado

     # 8

    Colocado por: pedrw2"Toda essa ideia só não é muito compatível é com quem anda a mostrar pela net que tem uns Oculus Rift só porque sim, para show off"

    E acha necessário tentar agredir-me cada vez que eu escrevo alguma coisa no fórum ???
    E ainda por cima está aqui a usar contra mim o que eu publico na minha página do Facebook!


    Errado, muito errado, e ainda por cima mentira.

    No mínimo dos mínimos seja honesto no que diz, se pretende obter respostas sérias.

    Fez este post:
    https://forumdacasa.com/discussion/43747/4/como-construir-uma-casa-quase-de-graca-/#Comment_916825

    num tópico aqui do fórum e onde, acusando outros de serem invejosos e nada terem que fazer, e - num fórum de casas e tópico sobre construir barato - coloca os belos Oculus Rift, de facto muito interessante para mostrar argumento no tópico em questão. Ou não.

    Colocado por: pedrw2
    E o que pretende com isso ???
    E lembre-se que foi justamente por este tipo de implicância que tudo começou!


    Eu não pretendo nada.

    Só acho que não é bom para este fórum, e para eventuais futuros leitores deste tópico, ter informação errada, que leve outras pessoas sem conhecimento na área, como você, a ter ideias erradas e que, no país e sociedade que vivemos, não se podem concretizar.
    Nem eu e nem outros quem têm conhecimentos na área.
    E daí que, dada a pouca ou nenhuma abertura demonstrada para com quem tem alguns conhecimentos e, portanto, que podem ajudar, as respostas que obtém possa ser, ou parecer, menos simpática .. principalmente depois de colocar em causa o que quem tem conhecimentos e experiência na área diz.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
    •  
      pedrw2
    • 4 maio 2016 editado

     # 9

    Colocado por: branco.valterEu acho é que o meu caro está mesmo a querer criar polémica porque basicamente só responde às criticas. Eu por exemplo já deixei links, vídeos e outras coisas neste tópico, que eram soluções a algumas das suas questões ou pontos de vista menos conseguidas. Feedback... zero. Basta haver uma critica e o meu caro cai com tudo em cima. Se está mesmo interessado em informações relevantes é provável que não encontre aqui, visto que as opiniões acerca da sua pessoa e das suas ideias já estão bastante formatadas, visto o meu caro gostar meter água na fervura em vez de apagar o fogo.


    Claro, responder ás mensagens das outra pessoas fazendo juízos de valor gratuitos e desnecessários, para si é tudo muito natural, desde que o alvo não seja vc, certo ???
  5.  # 10

    Colocado por: pedrw2
    Eu até já tinha decidido não voltar mais a este forum mas infelizmente cada vez que tento achar alguma coisa relacionada com casas de madeira no Google venho sempre aqui parar!


    Se estiver com postura séria e honesta, certamente que as pessoas por aqui ajudam.
    Incluindo eu próprio.

    Se quiser obter mais informação sobre casas de madeira pode passar na Tektónica, que começou hoje e vai estar até dia 7 na FIL.
    Por lá certamente deve encontrar vários fabricantes, não só de madeira como outros de casas modulares/pré fabricadas.

    Não vá é na venda da banha da cobra, porque - falando por experiência do vi/ouvi em anteriores - a maioria vai prometer coisas que não são possíveis em termos legais ou tem alguns custos encapotados e afins.
    •  
      Mk Pt
    • 4 maio 2016 editado

     # 11

    Colocado por: Skinkx

    Os construtores de casas de madeira que conheci, além duns belos vendedores de banha da cobra, sempre mostraram grande resistência ao cumprimento da legislação nacional. Muitos deles compravam o material lá fora, como kit, e montavam por cá. "Se cumpre nos outros países, cumpre aqui também"... a verdade é que não cumpria, era sempre preciso adaptar o método e de cada vez que solicitava projectos anteriores devidamente licenciados lá me caíam umas folhitas tiradas do Cype, com uns desenhos de paredes duplas em betão.

    As casas de madeira, por experiência própria (ou outros métodos pré-fabricados) têm sempre muito maior resistência a alterações regulamentares, que demoram mais tempo a incorporar nos respectivos projectos.


    Pois, a questão é que algo tipo o Decreto Lei 163/2006... entretanto já tem 10 anos.
    Serem lentos/demorarem a assimilar por vezes compreende-se uma certa lentidão, mas 10 anos é muito. :)


    Julgo que tem muito a haver mesmo com a ignorância de que vende e de quem compra, e dos primeiros muitas vezes aproveitarem-se - de forma consciente ou não - da ignorância dos segundos.

    Para muitos, seja para quem vende/'construa' estas casas, seja para grande parte dos seus potenciais compradores, as casas que vendem é tipo carros: escolhe modelo, cores e acabamentos e está a andar.
    No fundo acham-se espécie de stand de carros, mas para casas.

    A questão é que ignoram a legislação.
    Que as casas que vendem não cumprem.

    E depois alguns, sejam vendedores por interesse, sejam compradores por ignorância, criticam o excesso de burocracia e exigências que há na construção etc e tal.
    •  
      pedrw2
    • 4 maio 2016 editado

     # 12

    "Só acho que não é bom para este fórum, e para eventuais futuros leitores deste tópico, ter informação errada, que leve outras pessoas sem conhecimento na área, como você, a ter ideias erradas e que, no país e sociedade que vivemos, não se podem concretizar.
    Nem eu e nem outros quem têm conhecimentos na área.
    E daí que, dada a pouca ou nenhuma abertura demonstrada para com quem tem alguns conhecimentos e, portanto, que podem ajudar, as respostas que obtém possa ser, ou parecer, menos simpática .. principalmente depois de colocar em causa o que quem tem conhecimentos e experiência na área diz."

    Eu acho que vc é que precisa sair urgentemente lá para fora para perceber que a realidade é muito diferente do que parece imaginar. E se der uma volta pela zona de Sintra ou por esse país fora irá dar-se conta que existem cada vez mais casas de madeira e que este é um fenómeno que se está a espalhar rapidamente e pelo país todo. E não me parece, pelo que vi, que essas pessoas estejam muito interessadas no seu tipo de "conhecimentos na área" porque vc parece demasiado preocupado com aquilo que acredita ser legal ou ilegal. E o que as pessoas como eu querem ouvir quando procuram este tipo de informações não são opiniões alarmistas de quem esta atrás de um teclado e não tem nenhuma experiência real na área, e sim os testemunhos e as opiniões de pessoas que já vivem dentro dessa realidade. E enquanto procurava terrenos fui falando com algumas pessoas que têm casas de madeira e constei que a maioria usam essas casas como habitação.

    E segundo os vendedores da agência Remax e Era existe cada vez mais procura de terrenos rústicos e agrícolas para casas de madeira e muitos desses anúncios já referem isso. Aliás, os vendedores até nos recomendam os mais adequados, que são aqueles onde já existem outras casas de madeira na zona ou os mais resguardados como é o caso do terreno que escolhi.

    Inclusive, vi moradias de pedra e cimento ilegais em Colares junto a um dos terrenos que fui ver e já lá estavam há muitos anos e a vendedora até me disse: "aqui não terá que se preocupar porque estas casas também são ilegais"!

    Logicamente que isto não quer dizer que eu concorde com esse tipo de casas ilegais e nem se podem comparar uma casinha de madeira (como a que tenciono instalar) para servir de apoio a um terreno com uma moradia dessas ou mesmo com uma casa de madeira grande!

    E também fui informar-me á câmara para saber se seria fácil tirar uma licença para uma casinha pequena de madeira e um furo e disseram-me que sim mas a pessoa que me atendeu não parecia muito segura de nada e um colega dela acabou por dar uma resposta um pouco estranha. Ele disse: "se é uma casinha de madeira pequena acho que não precisará de licença..." blablabla (infelizmente este funcionários dão poucas respostas úteis!) "Mas se pretender uma licença de habitabilidade já é mais complicado. E o que pretende exatamente ?", perguntou-me. Mas dei-lhes respostas rápidas e vagas para os despachar e vir-me embora porque isso só serviu para confirmar o que eu já sabia.

    Em conclusão. Este é um fenómeno relativamente novo em Portugal e a ganhar cada vez mais força e visto ainda não haver legislação especifica para casas de madeira não serve de nada a não ser para complicar e alimentar fantasmas, argumentar com supostas "ilegalidades"!

    E se se derem ao trabalho de pesquisar na internet até existem blogues de pessoas que partilham as suas experiências relacionadas com as suas casas de madeira ("ilegais"). E para além dizerem que nunca tiveram problemas nenhuns sempre mostram mais interesse em nos relatar o quanto é bom morar numa casa de madeira e as inúmeras vantagens disso!

    "A primeira sensação que temos quando entramos na nossa casa é de ser uma casa acolhedora e superconfortável. Penso que será das paredes em madeira, que nos dão um ar de "aconchego" em contraste com as paredes de alvenaria que criam sempre um ambiente mais "frio". A casa em si é muito confortável e quem nunca entrou numa casa de madeira nota logo a diferença."

    Podem argumentar que essa é uma atitude arriscada e irresponsável, e até pode ser, mas sem esse tipo de pioneirismo nada mudaria!

    E até que haja uma legislação clara e especifica é natural (e até necessário) que as pessoas arrisquem!

    Na foto em baixo algumas casas de madeira na zona de Sintra usadas como habitação.
      L_a2fc69b9110c481dbcbdc05b0275c940_iList.jpg
  6.  # 13

    visto ainda não haver legislação especifica para casas de madeira

    Isso não é verdade e se não estivesse toldado pelo entusiasmo já teria percebido uma coisa: há legislação sobre casas, sejam elas de madeira, de tijolo, de betão, LSF ou o que quer que seja. Bastava-lhe até ter pesquisado melhor aqui no fórum e veria exemplos de casas de madeira construídas por users daqui. Resumindo, a legislação existe e há parâmetros a cumprir seja qual for material que decidir usar na sua casa. Mas para quem julga que só porque tem um poste de energia perto tem o problema da energia resolvido ... cai ter muitos desgostos
    Concordam com este comentário: Luis K. W., Mk Pt, Skinkx
    •  
      pedrw2
    • 4 maio 2016 editado

     # 14

    Colocado por: j cardoso
    Isso não é verdade e se não estivesse toldado pelo entusiasmo já teria percebido uma coisa: há legislação sobre casas, sejam elas de madeira, de tijolo, de betão, LSF ou o que quer que seja. Bastava-lhe até ter pesquisado melhor aqui no fórum e veria exemplos de casas de madeira construídas por users daqui. Resumindo, a legislação existe e há parâmetros a cumprir seja qual for material que decidir usar na sua casa. Mas para quem julga que só porque tem um poste de energia perto tem o problema da energia resolvido ... cai ter muitos desgostos


    Acho que não me entendeu bem. Eu estava a referir-me a casas de madeira em terrenos rústicos e não em terrenos urbanos. E também não me estou a referir propriamente a casas de madeira para habitação. E aqui é que está a questão. As pessoas estão comprando esses terrenos rústicos ( que ninguém queria comprar porque só serviam para agricultura e que custam muito mais barato) e estão a usa-los para construírem casas de madeira e a desculpa é que não é para usar como habitação... E isto explica a inquietação de quem faz este tipo de opção! Pensei que isto já tinha ficado claro!
  7.  # 15

    Colocado por: pedrw2estão a usa-los para construírem casas de madeira e a desculpa é que não é para usar como habitação...


    Porque é que precisam da desculpa? Parece-me que há aí algo tortuoso ...

    Portanto deixou o "quase de graça" para o "quase ilegal"!
    Concordam com este comentário: Luis K. W., Mk Pt
    •  
      pedrw2
    • 4 maio 2016 editado

     # 16

    Colocado por: pedromdf

    Porque é que precisam da desculpa? Parece-me que há aí algo tortuoso ...


    Precisamente porque se vc tiver um terreno rústico não poderá construir lá legalmente uma casa para habitação, seja ela de madeira ou não. Bem, até pode fazê-lo mas nunca conseguirá obter a licença de habitabilidade que lhe garantiria saniamento básico, etc. Porque pode construir legalmente (sobretudo se conseguir obter a licença) uma casa de madeira pequena, ou uma casa maior mas móvel com carácter «temporário» para servir de apoio ao seu terreno (ou uma roulote), desde que seja discreta e não destrua a paisagem. E ninguém o impede de usar essa casa para habitação própria, embora isso possa ser "ilegal"!
    •  
      pedrw2
    • 4 maio 2016 editado

     # 17

    "Portanto deixou o "quase de graça" para o "quase ilegal"!"

    Mais ou menos, LOL
    Precisamente porque só tomei esta decisão há 2 semanas e antes disso não tinha conhecimentos nenhuns sobre esta matéria.
    E a febre começou quando encontrei por acaso este fórum. Imagine vc, quando estava a pesquisar sobre o assunto!

    Portanto de lá para cá até já me esqueci daquela ideia de construir uma casa de madeira (que na verdade era só um anexo para acrescentar espaço) quase de graça! O que não quer dizer que não venha a faze-lo porque me agrada a ideia de tentar essa experiência!

    Mas atualmente estou negociando a construção de uma casinha de madeira com 5 ou 6 m2
    Faço questão que seja pequena e discreta pra evitar problemas e tb porq n preciso de mais!
      zero2.PNG
      zero.PNG
  8.  # 18

    Pode se construir em terrenos rústicos, essa é uma classificação para apuramento de impostos a pagar que nada tem a ver com a capacidade construtiva...
  9.  # 19

    Peço encarecidamente àqueles foristas que tenho como sendo gente séria que não alimentem o "troll". Eu estava a seguir este tópico por ser interessante e agora só leio lixo.
    Eu sei que a tentação é grande, eu próprio já dei por mim com os dedos nas teclas a pensar "ui que vais levar tantas", mas como já tenho alguma experiência em fóruns sei que isso com certo tipo de pessoas, que tudo fazem só para ter alguma atenção, nem que seja negativa, de nada vale. Apenas conseguiremos estragar tópico atrás de tópico.
    A única estratégia que comprovadamente resulta é o desprezo puro e simples.
    Façam de conta que é aquele tipo que se vos atravessa à frente no trânsito completamente à bruta e vocês, já a abrir o vidro para o mandar para o sítio de onde nunca devia ter saído, conseguem perceber que tem 2 m de altura e 120 kg de puro músculo. Custa pra caraças engolir o sapo mas tem mesmo de ser.
    Beijos e abraços.
    •  
      pedrw2
    • 4 maio 2016 editado

     # 20

    Colocado por: mhpintoPeço encarecidamente àqueles foristas que tenho como sendo gente séria que não alimentem o "troll". Eu estava a seguir este tópico por ser interessante e agora só leio lixo.
    Eu sei que a tentação é grande, eu próprio já dei por mim com os dedos nas teclas a pensar "ui que vais levar tantas", mas como já tenho alguma experiência em fóruns sei que isso com certo tipo de pessoas, que tudo fazem só para ter alguma atenção, nem que seja negativa, de nada vale. Apenas conseguiremos estragar tópico atrás de tópico.
    A única estratégia que comprovadamente resulta é o desprezo puro e simples.
    Façam de conta que é aquele tipo que se vos atravessa à frente no trânsito completamente à bruta e vocês, já a abrir o vidro para o mandar para o sítio de onde nunca devia ter saído, conseguem perceber que tem 2 m de altura e 120 kg de puro músculo. Custa pra caraças engolir o sapo mas tem mesmo de ser.
    Beijos e abraços.


    Realmente és mesmo duma arrogância e estupidez sem limites!
    E claro que quem não concordar com o que dizes está tramado!

    Entretanto as pessoas que realmente se aventuram a comprar terrenos rústicos para instalarem casas de madeira não são para aqui chamadas porque este fórum só serve para gente prepotente, arrrogante e medíocre como tu!
    Por isso é que este país não vai para frente porque infelizmente ainda tem demasiados velhos do Restelo e atrasados mentais!
 
0.0501 seg. NEW