O meu recuperador de calor "Splend" 2 faces expele fumo por baixo e pelos lados em vez de pela chaminé. Quando esta situação acontece tenho de abrir as portas de casa para extrair o fumo e só ai é que o recuperador funciona (ou seja "chupa" ar) A chaminé não esta entupida. Retiro as cinzas sempre depois de utilizar o recuperador. Tenho 2 tubos que fazem a ligação entre o exterior e interior da casa directos a parte debaixo do recuperador (info: não estão ligados directamente aos reguladores de ar ( +- ) do recuperador).
Por favor necessito de ajuda para resolver este assunto.
Experimente aquecer a conduta de fumos com algumas folhas de jornal. Esta situação normalmente acontece quando o terminal da chaminé está mais quente do que junto à saída do recuperador.
O que parece é que não está a chegar ar suficiente ao recuperador para efecuar a queima. Certifique-se que o ar que entra é o suficiente. Para tal deverá consultar o manual de instalação/utilização do aparelho.
Lá deverá vir mencionado a quantidade de ar que necessita, normalmente vem em cm2 (dimensão das grelhas de entrada e saída). Com as entradas de ar que possui, calcule se são as suficientes.