Há um ano lancei aqui as primeiras ideias sobre recuperação da casa dos meus avós, na serra do Caramulo. Entre pouco e lento, temos avançado em ideias, mas agora surge-me uma dúvida existencial: um forno de lenha existente na cozinha. Manter? Mover? Demolir?
Toda a estrutura externa é de granito, excepto a chaminé que é em cimento já em mau estado (a viga-suporte da chaminé que se vê é também granito). Em frente há, como habitual, uma lareira, constituida por uma enorme laje-granito, suportada desde o rés do chão (a cozinha é 1ºandar). O forno em si, está directamente assente no chão, pois o rés do chão é mais estreito que o primeiro andar, não existindo na zona abaixo do forno. O interior do forno, segundo memória do meu pai, foi reconstruído nos anos 50, e é de tijolo-burro, de forma a melhorar a capacidade térmica. Está num canto da actual cozinha, que poderá ou não ser a cozinha reconstruida.
Primeiro problema: o suporte da lareira no rés do chão está em mau estado. Foi construido com pedra solta, relativamente pequenas e tem claros sinais de deslocamento de algumas e risco de ruir. Segundo: O conjunto ocupa grosso modo 1/3 da area da cozinha.
Este conjunto é significativo o suficiente para trabalhar uma solução que não implique o seu fim? Como reconstruir a chaminé? Será viável mover pedra a pedra, caso a cozinha não fique na mesma zona? Será viável que o destino seja no exterior?
Alguém tem experiência e quer discutir soluções?
(esta foto é do suporte no rés do chão da laje da lareira, não se vê o risco de ruina)
pelas indicações que deixou parece-me dificil recuperar esse forno. eu optaria por arranjar uma maneira de perpeturar a memória da sua existencia de outra maneira, ou mesmo fazer algo novo que fosse buscar o que existe, mas de resto a minha opinião com esses dados seria mesmo não recuperar o forno e sim arranjar maneira de conseguir uma memória do mesmo. essa maneira pode passar por várias opções.
as pedras parecem-me muito manchadas, a estrutura como diz está pouco sólida, a mesma vem do piso inferior, o forno ocupa 1/3 da cozinha, formalmente é simpático mas nada por além
só a estrutura da lareira vêm do r/c. O forno em si não. O r/c acaba onde acaba a lareira e começa o forno, grosso modo.
Quanto às pedras manchadas, será outro problema (ou não). Aquelas do lado direito, bastante negras são parede, que terá obrigatoriamente de ser mantida....
Uma boa memória seria usar as pedras para construir uma lareira, no mesmo local ou na nova cozinha? Ou propõe uma evocação visual?
eu fazia algo no mesmo local, de preferencia lareira ou forno, ou então com outro uso mas forma parecida podia-se recorrer à forma actual do forno, encolhendo-a de alguma forma.
agora, algo cuidado e estudado a chaminé tambem é uma boa referencia formal
não sendo Arquitecto.. e não conhecendo mais do que as fotos mostram, tinha algumas ideias, mas nunca fazer nada a isso, a não ser uma limpeza e uniformização de juntas.. do resto sem conhecer mais, e o que pretende fazer é dificil opinar! cumps.