Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Uma pergunta de leigo, o que considera a sério?

Refiro-me a leds com potências suficientemente satisfatórias que permitam ter uma boa iluminação geral. Já vi casas com o tecto "estrelado" porque montaram dezenas de leds que não servem o propósito de iluminação geral da divisão. Mas tb já vi outras com meia dúzia de focos leds no tecto que distribuem correctamente a luz pela divisão. A diferença, é que no primeiro caso são leds com baixo débito de lumens/watt enquanto que no segundo caso o binómio lumens/watt é elevado.
    • PASA
    • 23 novembro 2011 editado

# 2

Já alguém comprou leds no site esmart-store.de? se sim, o que acham deles?
    • eu
    • 23 novembro 2011

# 3

Colocado por: PASAJá alguém comprou leds no site esmart-store.de? se sim, o que acham deles?

Eu comprei, por duas vezes.

Pode ver fotos e feedback em: https://forumdacasa.com/discussion/17814/3/iluminacao-com-led-estou-satisfeito/
  2.  # 4

Também comprei nessa loja online e estou satisfeito. Mas na altura comprei de 9W e 6W e pelo que me apercebi agora, já não disponibilizam essa potência. Passaram a vender de 7W e 5W.
    • eu
    • 23 novembro 2011

# 5

Colocado por: goliverMas na altura comprei de 9W e 6W e pelo que me apercebi agora, já não disponibilizam essa potência. Passaram a vender de 7W e 5W.

Eu acho que as lâmpadas são as mesmas, mas corrigiram a potência e os lumens...
  3.  # 6

Exacto. O design das lâmpadas é exactamente igual, mas reduziram as potências.
  4.  # 7

!Obrigada pelos comentarios. Apos as vossas explicaçoes e apos consultar uma empresa de iluminação resolvemos optar por leds(exceto cozinha)! Foi-nos recomendado uns leds da OSRAM com 5w e com 600 cadenas!!? Alguém sabe o q isso é? Cumps, Sofia
  5.  # 8

É o equivalente a ter uma lampada de 45watts +-
  6.  # 9

Mas acha que sera uma lampada razoável? Tem 35 graus de abertura mas nao sei os lumens!
  7.  # 10

Colocado por: Energia LivreÉ o equivalente a ter uma lampada de 45watts +-

Tenho sérias dúvidas que seja equivalente a 45watts.
  8.  # 11

Colocado por: SargomesMas acha que sera uma lampada razoável? Tem 35 graus de abertura mas nao sei os lumens!

35º de abertura acho muito pouco para iluminação geral. Não vai querer "estrelar" os tectos de casa, julgo eu.

Na cozinha, em minha opinião, faz todo o sentido ter fitas leds a iluminar as bancadas, como luz de trabalho.
  9.  # 12

Boas, a lampada diz o seguinte: parathom par16 35... 5w=35w...600cd...25000h...3000K...
  10.  # 13

Boa tarde Sargomes,

São 600 candelas. Existe uma forma de converter isso para lumens. Para uma conversão rápida (para ter uma ideia) pode fazer 1 candela = 1 lumen, mas não é bem assim. Para vermos bem isso tinhamos que analisar o espectro de emissão deste led e analisarmos para cada angulo emitido.

Neste caso 600lm o que é muito bom (já era de esperar de uma osram ou de uma philips), que dá uma 120lm por w. ;)

Normalmente os fabricantes dão o valor em lumens para o angulo mais favorável do espectro da lâmpada. ;)

Em relação à abertura desse led que referiu, depende onde o vai colocar. Normalmente com a abertura de 35º utiliza-se para decoração (por ex. em sancas junto às paredes para fazer aquele efeito bonito na parede,....) ou para sitios onde o chão a iluminar não é muito grande (por ex. varandas quando não queremos encandear o vizinho de baixo quando olha para cima).
    Tambem depende da altura que vão ser colocados os leds. Quanto mais alto o led estiver mais dispersa a luz vai chegar ao solo (a circunferência vai ser maior) mas a quantidade de luz que chega tambem é menos (os lux). Ok?

Na minha opinião, eu colocava uns leds com 60º de abertura (45º no minimo).

Em relação a comparar potencias como vi um user atrás a fazer, atenção com os 45W que referiu. Depende se são 45W de uma lâmpada de halogeneo, ou de uma incandescente. ;) Dou um exemplo, nas caixas das lâmpadas fluorescentes compactas (economizadoras) aparece sempre lá uma comparação de potências, mas essa comparação é sempre feita com potências de lâmpadas incandescentes e nunca contra potências de lâmpadas de halogeneo. ;)

Para iluminar a banca de cozinha (sanca do movel de cozinha), eu colocava uma armadura fluorescente t5 (daquelas normais que se compram em todo o lado fininhas) mas colocava-lhe uma lâmpada led com o formato de uma lâmpada fluorescente. Se ficar muito caro para a sua bolsa, deixe ficar a lâmpada fluorescente que vem com a armadura que vai-lhe dar uma luz muito boa e com uma dispersão excelente. Se a aramadura for de 1.20m a lâmpada fluorescente t5 que vem lá é de 28W, por isso tambem não está a gastar muito mais. ;) Para a lâmpada de led compensar tem que estar muitos aninhos ligada. :)

Dou-lhe outra ajuda, quando for comprar essa armadura escolha uma com uma lâmpada com a cor próxima dos 4000k (se optar por leds escolha tambem nessa cor para a cozinha).

Espero ter ajudado.

Cumps,
    José Ribeiro
    (www.ajr.com.pt)
  11.  # 14

A distribuição é mais ou menos esta! Na sala estao desviados cerca de 60cm da parede!
      IMG_20111124_005556.jpg
  12.  # 15

Olá Sargomes,

Leia outra vez o texto que eu escrevi, porque acrescentei mais umas coisas.

Cumps,
    José Ribeiro
    (www.ajr.com.pt)
  13.  # 16

Obrigada. A cor pretendida para cozinha será mesmo 4000k! Para o resto sera 3000k. Por baixo dos moveis superiores levara precisamente uma flurescente mas tinhamos pensado t4! Acha pouco! Ja agora, partindo do princípio k na cozinha leva flurescentes, acha k 30w por foco será suficiente(16m2) area!
  14.  # 17

Colocado por: SargomesObrigada. A cor pretendida para cozinha será mesmo 4000k! Para o resto sera 3000k. Por baixo dos moveis superiores levara precisamente uma flurescente mas tinhamos pensado t4! Acha pouco! Ja agora, partindo do princípio k na cozinha leva flurescentes, acha k 30w por foco será suficiente(16m2) area!

T4 ou T5 é a mesma coisa, é tudo uma questão de marketing dos fabricantes. ;) Quando diz foco, diz daqueles tipo downlight? Se for do tipo downlight e se diz 30W por foco, deve ser 2x15W. Sim?
    Para alem da potência por m2, a localização e rendimento dos reflectores dos projectores a colocar tambem são pormenores muito importantes e que podem fazer toda a diferença. Mas responda-me se faz favor às perguntas acima que eu já lhe ajudo.

Cumps,
    José Ribeiro
    (www.ajr.com.pt)
  15.  # 18

Sim, na cozinha serão downlights com 2 lampads de 15/18w! No esboço a cozinha fica do lado esquerdo e os focos ficam a 60cm da parede onde leva bancadas!
  16.  # 19

José Ribeiro, regra geral, a informação que os leds GU10 trazem agregada é em equivalência às lâmpadas de halogéneo e não às incandescentes.

A vantagem de colocar fita de leds para iluminar a bancada da cozinha é que fica sem sombras porque uniformiza a luz ao longo de toda a bancada e mesmo comparando com lâmpadas economizadores fluorescentes, acaba por gastar menos ao fim do mês. Por exemplo, cada metro de fita de led pode ter 14w de potência o que compara com os 28W da fluorescente com 1,2m (esta medida raramente é utilizada para iluminação de bancada).
  17.  # 20

Qual é o diametro desses downlights? São para lâmpada fluorescente compacta com casquilho E27 (ligação directa aos 230V) ou são para lâmpada PL (têm equipamento adicional)?

A ajuda que eu vou dar, será para escolher downlights com lâmpadas E27 e com um diametro bom (já explico porque mais abaixo).
    Desta forma, caso sinta necessidade de alterar as lâmpadas por umas mais potentes não existe necessidade de alterar casquilhos (as lâmpadas PL conforme as potências têm casquilhos diferentes) e não existe necessidade de alterar o equipamento.
    Alerto para o facto que só é possivel alterar por lâmpadas com casquilho E27 mais potentes caso o downlight tenha espaço para isso (por isso é que eu estava a falar no diametro do downlight em cima ;)).
    Chamo a atenção para mais dois factores que influenciam em muito o estudo da iluminação de um espaço. Eles são as cores das paredes e o material (por ex. azulejos lisos vidrados têm um melhor indice de reflexão do que madeira com poros) das mesmas.

A cozinha fica do lado esquerdo superior ou inferior?

Cumps,
    José Ribeiro
    (www.ajr.com.pt)

0.0216 seg. NEW