Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Peço desculpa pelo erro mas a cozinha é do lado direito! É especie openspace com as salas! a medida dos focos será 20*20 quadrado e o casquilho seria com balastro!
  2.  # 2

Colocado por: goliverJosé Ribeiro, regra geral, a informação que os leds GU10 trazem agregada é em equivalência às lâmpadas de halogéneo e não às incandescentes.

Obrigado goliver por salientar isso e por ajudar todos os que leiam este tópico. Eu sei bem desse facto e se ler bem a resposta que eu dei em cima referi-me às caixas de lâmpadas fluorescentes compactas e não às caixas de lâmpadas de halogeneo. Obrigado pela ajuda.

Em relação às tiras de leds temos que tambem olhar para outros factores como indice de protecção e IK e não só para o factor da estética (estamos a falar de uma zona com aguas e com picos de temperatura). Na minha opinião o IP e IK dessas tiras de leds deixa muito desejar (é apenas a minha opinião e sei que irao melhorar num futuro breve) e não é raro queimar um led dessas tiras e danificar a protecção exterior.

Relativamente à raridade da medida 1,20m da armadura T5, não partilho da sua opinião. Existem diversas medidas de lâmpadas T5 (30cm, ....., 60cm, 1.20m,1.50m...) de forma a podermos ajustar a armadura ao espaço disponivel, (muito comum nos moveis dos espaços comerciais e sancas) neste caso ao movel da cozinha.

Tambem esta diversidade de medidas permite várias opções (por ex. num espaço com 1.35m disponivel, ou colocamos uma armadura de 1.20m, como tambem é possivel colocar duas armaduras de 60cm "interligadas" com o respectivo acessório por forma a minimizar a sombra e com o interruptor em cada uma escolher se queremos as duas ligadas ou apenas uma).

Se ler a minha resposta em cima tambem pode reparar que eu falei que é possivel trocar as lâmpadas fluorescentes normais por umas lâmpadas de led (com um IP/ik já aceitável) compativeis com as armaduras (já são aplicadas nos estacionamentos dos shopings e muito utilizado na aquarofilia pelo numero de horas que estão ligadas), mas que tinha os seus custos e que seria preciso muitos anos (devido ao numero de horas que uma pessoa dita normal tem aquilo ligado) para compensarem (basta fazer as contas com a cotação do kW/h do tarifário da EDP).

Cumps,
    José Ribeiro
    (www.ajr.com.pt)
  3.  # 3

Sargomes, vai ter alguma espécie de movel tipo "ilha" na sua cozinha? Se sim, parece-me muito bem a sua iluminação. Em relação a eles terem equipamento, as desvantagens são as que eu disse em cima mais o facto de eles serem mais caros, comparando com a versão igual do projector com lâmpadas de casquilho E27 (que se calhar até nem existe no seu caso).

Outra vantagem dos downlights para lâmpadas fluorescentes compactas com casquilho E27 é podermos no futuro alterar as lâmpadas economizadoras por outras compativeis de leds já existentes no mercado.;)

Espero ter ajudado.

Cumps,
    José Ribeiro
    (www.ajr.com.pt)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sargomes
  4.  # 4

Colocado por: jose.ribeiro
    Obrigado goliver por salientar isso e por ajudar todos os que leiam este tópico. Eu sei bem desse facto e se ler bem a resposta que eu dei em cima referi-me às caixas de lâmpadas fluorescentes compactas e não às caixas de lâmpadas de halogeneo. Obrigado pela ajuda.

A Sargomes estava a referir-se ao led de 5w=35w e esta equivalência terá de ser lida comparativamente às de halogénio, era disso que se estava a falar.

Em relação às tiras de leds temos que tambem olhar para outros factores como indice de protecção e IK e não só para o factor da estética (estamos a falar de uma zona com aguas e com picos de temperatura). Na minha opinião o IP e IK dessas tiras de leds deixa muito desejar (é apenas a minha opinião e sei que irao melhorar num futuro breve) e não é raro queimar um led dessas tiras e danificar a protecção exterior.

Porque é que o IP das fitas de led deixam muito a desejar? Há IP68 em fitas de led, naturalmente que seria aconselhável para a cozinha. De qq das formas, para uma cozinha não seria de todo obrigatório, mas numa wc já o seria garantidamente, pois aqui as humidades e os vapores de água são bem mais frequentes e sentidos.

Relativamente à raridade da medida 1,20m da armadura T5, não partilho da sua opinião. Existem diversas medidas de lâmpadas T5 (30cm, ....., 60cm, 1.20m,1.50m...) de forma a podermos ajustar a armadura ao espaço disponivel, (muito comum nos moveis dos espaços comerciais e sancas) neste caso ao movel da cozinha.

Tambem esta diversidade de medidas permite várias opções (por ex. num espaço com 1.35m disponivel, ou colocamos uma armadura de 1.20m, como tambem é possivel colocar duas armaduras de 60cm "interligadas" com o respectivo acessório por forma a minimizar a sombra e com o interruptor em cada uma escolher se queremos as duas ligadas ou apenas uma).

Nunca vi nenhuma iluminação de bancada duma cozinha com armaduras de lâmpadas fluorescentes com mais de 60cm. Estamos a falar de uma área de trabalho que tem de ser iluminada qb, isto é, não deve pecar por defeito nem por excesso. Armaduras com 1.2m (utilizadas principalmente com potências fluorescentes de 28w) extravasam qualquer necessidade de iluminação para esta zona da cozinha.

Se ler a minha resposta em cima tambem pode reparar que eu falei que é possivel trocar as lâmpadas fluorescentes normais por umas lâmpadas de led (com um IP/ik já aceitável) compativeis com as armaduras (já são aplicadas nos estacionamentos dos shopings e muito utilizado na aquarofilia pelo numero de horas que estão ligadas), mas que tinha os seus custos e que seria preciso muitos anos (devido ao numero de horas que uma pessoa dita normal tem aquilo ligado) para compensarem (basta fazer as contas com a cotação do kW/h do tarifário da EDP).

É verdade, o preço de uma lâmpada Led compatível com uma armadura T5, para substituir uma fluorecente, é muito mais caro do que uma fita de led com o mesmo desempenho luminoso. Uma coisa é certa: as fitas de led não ocupam qualquer espaço comparativamente com as armaduras, o que esteticamente permite que os armários superiores da cozinha não tenham sancas para esconder as armaduras. Para quem gosta de design mais clean e simples, é outra vantagem.
  5.  # 5

É verdade, o preço de uma lâmpada Led compatível com uma armadura T5, para substituir uma fluorecente, é muito mais caro do que uma fita de led com o mesmo desempenho luminoso. Uma coisa é certa: as fitas de led não ocupam qualquer espaço comparativamente com as armaduras, o que esteticamente permite que os armários superiores da cozinha não tenham sancas para esconder as armaduras. Para quem gosta de design mais clean e simples, é outra vantagem.

Olá!

Concordo consigo goliver em relação ao design mais clean que se consegue com as tiras de leds. São um aliado precioso quando se tem pouco espaço para instalar e quando é preciso disfarçar ao máximo a origem da luz. Nisso são excelentes.
    Tambem sei que já existem tiras de leds com IP's muito bons (preço upa, upa lololol) o mesmo não significa que os leds que compoem essas tiras não queimem e quando isso acontece danificam o isolamento exterior (como já vi nalguns casos embora saiba que isso irá ser melhorado) implicando um risco moderado. Tambem temos o facto do IK de uma tira de leds ser muito diferente de uma armadura fluorescente T5, acho que nisso estamos os dois de acordo (tambem sei que é possivel melhorar o IK das tiras de leds colocando artefactos para isso mas que implica gastar ainda mais dinheiro). Para colmatar o factor IK é que estava a sugerir as lâmpada Led compatível com a armadura T5 para substituir uma fluorescente, sabendo de antemão que ainda são muito caras.

Claro que existem clientes que querem o melhor e o mais bonito não colocando qualquer entrave financeiramente e para esses casos consegue-se arranjar uma solução que resolva o problema do IK e IP das tiras. Aliás se a parte financeira não for problema e se o cliente quiser uma solução de vanguarda podemos até apresentar uma solução passando por led neon flex ou mesmo fibra optica. :)
    Infelizmente esses clientes são raros. :( Em resumo, o cliente é que manda e nós só o podemos aconselhar da melhor forma que sabemos apresentando os prós e os contras de cada uma das soluções.

Nunca vi nenhuma iluminação de bancada duma cozinha com armaduras de lâmpadas fluorescentes com mais de 60cm. Estamos a falar de uma área de trabalho que tem de ser iluminada qb, isto é, não deve pecar por defeito nem por excesso. Armaduras com 1.2m (utilizadas principalmente com potências fluorescentes de 28w) extravasam qualquer necessidade de iluminação para esta zona da cozinha.

Como já disse em cima não partilho da sua opinião e se calhar não me estou a fazer entender e peço desde já desculpa.
    Dou-lhe um exemplo prático, se tiver uma banca de cozinha com 4 ou 3 metros de comprimento, concerteza que não irá optar por uma armadura de 60cm para a iluminar, pois não? Colocando a pergunta de outra forma, se tivesse o mesmo espaço para iluminar com tiras de leds, colocava uma tira de 60cm?
    Onde eu quero chegar, é que tem a ver com o espaço a iluminar de forma a dispersar a luz pelo o espaço de forma a não termos sombras em determinados sitios devido à colocação de "obstáculos" no espaço (exemplos de "obstáculos" numa banca - micro ondas, máquina de café...).

Em relação às potencias (standard) das lâmpadas fluorescentes tubulares T5/T8/T10/T12, elas são standard conforme a medida (por ex. para a medida de 1.20m em fluorescente T5 é de 28W enquanto que para fluorescente T8, para a mesma medida, é de 36W. Outro ex. para 1,50m em fluorescente T5 é de 35W enquanto que para fluorescente T8, para a mesma medida, é de 58W).
    Estas potências para as diferentes medidas de lâmpadas fluorescentes foram estudadas de forma a termos a mesma iluminância (grandeza medida em lux por luximetros) aproximadamente (não confundir com luminância medida em lumens) a uma distância estudada pelos fabricantes.
    Por isso é que podemos ter sancas de luz com lâmpadas fluorescentes T5 (da mesma marca) de 1.20m (28W) juntamente com lâmpadas T5 de 60cm (14W salvo erro) e não se nota a diferença de iluminancia no tecto.

Cumps,
    José Ribeiro
    (www.ajr.com.pt)
  6.  # 6

... e se houver dinheiro, existe sempre as opções em T2 (para debaixo dos moveis de cozinha p. exemplo)
    Concordam com este comentário: jose.ribeiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jose.ribeiro
  7.  # 7

O preço das fitas de leds com IP68, aconselhável para zonas humidas, não é muito mais caro do que as que têm IP normal e a tendência para esses leds queimarem não varia com o IP. Mesmo as fitas de leds que não têm IP68 devem ter isolamento exterior. Tb não percebo a insistência no índice IK, porque as fitas de led não ocupam espaço nenhum, estão resguardadas e não é expectável que, mesmo acidentalmente, um prato salte da bancada e vá embater nos leds  logo não estão propriamente sujeitas a impactos mecânicos externos. Esse índice de IK deverá ser levado em conta em zonas onde a probabilidade de haver impactos seja um factor efectivo a ter em conta. Por exemplo, em sancas para luz indirecta, é perfeitamente irrelevante o IK, assim como para iluminação que esteja no tecto a 2,75m do chão...

Eu não disse que colocava uma armadura de 60cm para iluminar uma bancada com 4 metros. Disse apenas que esta é uma área de trabalho por natureza e, portanto, não precisa nem de luz a mais nem de luz a menos. Precisa de luz qb, instalada por baixo dos armários superiores (é disto que estamos a falar). Com armaduras fluorescentes, não vai encher a bancada de uma ponta à outra, porque iria ter luz a mais e o efeito pretendido não é esse. O normal numa bancada com 4 metros é colocar várias armaduras fluorescentes igualmente espaçadas porque a dispersão de luz deste tipo de lâmpada é muito maior. Por exemplo, 4 armaduras de 60cm com tubos T5 de 14w é mais do que suficiente (para o efeito pretendido até acho demais e ficam espaçadas por 40 cm que até é pouco). Seria talvez o equivalente a uma fita de led contínua que debita 14w/metro, sendo que esta tem um foco luminoso menos disperso, daí serem instaladas linearmente sem intervalos.
  8.  # 8

Colocado por: goliverEu não disse que colocava uma armadura de 60cm para iluminar uma bancada com 4 metros. Disse apenas que esta é uma área de trabalho por natureza e, portanto, não precisa nem de luz a mais nem de luz a menos. Precisa de luz qb, instalada por baixo dos armários superiores (é disto que estamos a falar). Com armaduras fluorescentes, não vai encher a bancada de uma ponta à outra, porque iria ter luz a mais e o efeito pretendido não é esse. O normal numa bancada com 4 metros é colocar várias armaduras fluorescentes igualmente espaçadas porque a dispersão de luz deste tipo de lâmpada é muito maior. Por exemplo, 4 armaduras de 60cm com tubos T5 de 14w é mais do que suficiente (para o efeito pretendido até acho demais e ficam espaçadas por 40 cm que até é pouco). Seria talvez o equivalente a uma fita de led contínua que debita 14w/metro, sendo que esta tem um foco luminoso menos disperso, daí serem instaladas linearmente sem intervalos.

Olá!

Concordo plenamente consigo na solução acima apresentada. Agora vou tentar mostra-lhe o meu ponto de vista com a armadura de 1.20m falada anteriormente.
    Numa banca de 2 metros colocaria então 2 armaduras de 60cm, ou como opção, colocar apenas uma armadura fluorescente de 1,20m ficando assim mais barato para o cliente.
    Embora a armadura fluorescente T5 de 1,20m seja mais cara, fica mais barato do que duas armaduras fluorescentes T5 de 60cm. O consumo será aproximadamente igual porque ambas terão 28W, embora na realidade exista diferença no consumo porque na primeira solução terá o consumo de 2 balastros eletrónicos e na segunda opção teremos apenas o consumo de apenas 1.
    Depois tambem temos o facto de quando fundirem temos o preço de 2 lâmpadas fluorescentes de 14W (já sei que não fundem ao mesmo tempo) comparando com o preço de apenas uma lâmpada fluorescente de 28W.
    O que eu quero dizer é que é apenas um ponto de vista, que tem as suas vantagens e desvantagens, embora nesta altura de "vacas magras" os clientes só querem as soluções mais baratas a curto prazo (infelizmente para todos :().

Nós conseguimos aplicar qualquer tipo de solução que o cliente pretenda, embora cabe-nos a nós alertar para os pontos fortes e fracos de cada uma das opções disponiveis no mercado (era o que eu gostava que fizessem comigo noutra arte qualquer).

Já agora, deixo aqui o link das tarifas de baixa tensão até 20,7kVA para ajudar todos, na hora de tomar estas decisões:

http://www.edpsu.pt/PT/PARTICULARES/TARIFASEHORARIOS/BTN/Pages/TarifasBTNate20.7kVA.aspx

Cumps,
    José Ribeiro
    (www.ajr.com.pt)
  9.  # 9

Nós conseguimos aplicar qualquer tipo de solução que o cliente pretenda, embora cabe-nos a nós alertar para os pontos fortes e fracos de cada uma das opções disponiveis no mercado (era o que eu gostava que fizessem comigo noutra arte qualquer).

Absolutamente de acordo e é uma postura que infelizmente não se vê muito no mercado.

0.0212 seg. NEW