Colocado por: goliverJosé Ribeiro, regra geral, a informação que os leds GU10 trazem agregada é em equivalência às lâmpadas de halogéneo e não às incandescentes.
Colocado por: jose.ribeiro
Obrigado goliver por salientar isso e por ajudar todos os que leiam este tópico. Eu sei bem desse facto e se ler bem a resposta que eu dei em cima referi-me às caixas de lâmpadas fluorescentes compactas e não às caixas de lâmpadas de halogeneo. Obrigado pela ajuda.
Em relação às tiras de leds temos que tambem olhar para outros factores como indice de protecção e IK e não só para o factor da estética (estamos a falar de uma zona com aguas e com picos de temperatura). Na minha opinião o IP e IK dessas tiras de leds deixa muito desejar (é apenas a minha opinião e sei que irao melhorar num futuro breve) e não é raro queimar um led dessas tiras e danificar a protecção exterior.
Relativamente à raridade da medida 1,20m da armadura T5, não partilho da sua opinião. Existem diversas medidas de lâmpadas T5 (30cm, ....., 60cm, 1.20m,1.50m...) de forma a podermos ajustar a armadura ao espaço disponivel, (muito comum nos moveis dos espaços comerciais e sancas) neste caso ao movel da cozinha.
Tambem esta diversidade de medidas permite várias opções (por ex. num espaço com 1.35m disponivel, ou colocamos uma armadura de 1.20m, como tambem é possivel colocar duas armaduras de 60cm "interligadas" com o respectivo acessório por forma a minimizar a sombra e com o interruptor em cada uma escolher se queremos as duas ligadas ou apenas uma).
Se ler a minha resposta em cima tambem pode reparar que eu falei que é possivel trocar as lâmpadas fluorescentes normais por umas lâmpadas de led (com um IP/ik já aceitável) compativeis com as armaduras (já são aplicadas nos estacionamentos dos shopings e muito utilizado na aquarofilia pelo numero de horas que estão ligadas), mas que tinha os seus custos e que seria preciso muitos anos (devido ao numero de horas que uma pessoa dita normal tem aquilo ligado) para compensarem (basta fazer as contas com a cotação do kW/h do tarifário da EDP).
É verdade, o preço de uma lâmpada Led compatível com uma armadura T5, para substituir uma fluorecente, é muito mais caro do que uma fita de led com o mesmo desempenho luminoso. Uma coisa é certa: as fitas de led não ocupam qualquer espaço comparativamente com as armaduras, o que esteticamente permite que os armários superiores da cozinha não tenham sancas para esconder as armaduras. Para quem gosta de design mais clean e simples, é outra vantagem.
Nunca vi nenhuma iluminação de bancada duma cozinha com armaduras de lâmpadas fluorescentes com mais de 60cm. Estamos a falar de uma área de trabalho que tem de ser iluminada qb, isto é, não deve pecar por defeito nem por excesso. Armaduras com 1.2m (utilizadas principalmente com potências fluorescentes de 28w) extravasam qualquer necessidade de iluminação para esta zona da cozinha.
Colocado por: goliverEu não disse que colocava uma armadura de 60cm para iluminar uma bancada com 4 metros. Disse apenas que esta é uma área de trabalho por natureza e, portanto, não precisa nem de luz a mais nem de luz a menos. Precisa de luz qb, instalada por baixo dos armários superiores (é disto que estamos a falar). Com armaduras fluorescentes, não vai encher a bancada de uma ponta à outra, porque iria ter luz a mais e o efeito pretendido não é esse. O normal numa bancada com 4 metros é colocar várias armaduras fluorescentes igualmente espaçadas porque a dispersão de luz deste tipo de lâmpada é muito maior. Por exemplo, 4 armaduras de 60cm com tubos T5 de 14w é mais do que suficiente (para o efeito pretendido até acho demais e ficam espaçadas por 40 cm que até é pouco). Seria talvez o equivalente a uma fita de led contínua que debita 14w/metro, sendo que esta tem um foco luminoso menos disperso, daí serem instaladas linearmente sem intervalos.
Nós conseguimos aplicar qualquer tipo de solução que o cliente pretenda, embora cabe-nos a nós alertar para os pontos fortes e fracos de cada uma das opções disponiveis no mercado (era o que eu gostava que fizessem comigo noutra arte qualquer).