Iniciar sessão ou registar-se
    • Giba
    • 24 novembro 2011

     # 1

    Este relato que farei é real e actual, por esta razão sinto-me indignado e para falar há bem da verdade começo a pensar que o melhor é não ter nada. Nem dinheiro, nem casa, nem a p.q.p.

    Caso: Imagine que você possui uma determinada verba (€ 170.000,00) aplicadas em PPR. É aliciado pelo seu gerente a fazer uma aplicação num determinado Fundo de Investimento, mas você não esta interessado em aplicações em Fundos de Investimento com risco (SÃO TODOS), mas o seu gerente afirma serem totalmente seguros, você acredita e retira do PPR e aplica no Fundo »?/&%%$#.

    Passado um ano é chamado de emergência pelo seu gerente onde ele informa que o tal Fundo de Investimento, seguríssimo, esta “escafudendo-se”. Ou você transforma o valor em acções do banco ou os € 170.000,00 irão escafuder-se.

    Tudo horrível não é verdade? Agora imagine que o gerente lhe diz: Convertemos este valor em acções pelo contravalor de € 1,80 por acção. Mas a cotação da acção hoje é de € 1.146.
    Este é um caso real de hoje (24/11/2011). Pergunto: Como é que uma pessoa pode conviver com um sistema tão velhaco

    como este? O banco? É o BES.

    Giba
    Concordam com este comentário: jo99
  1.  # 2

    Giba

    Não é um fundo de Investimento.
    São Obrigações Perpétuas.

    E elas não se irão "escafuder-se", são perpétuas.

    O melhor é voltar a falar com esse seu gerente. Entretanto leia o seguinte: Prospeto entregue na CMVM

    O BES está a aumentar o seu capital, mas são os clientes que o estão a financiar.
    • Giba
    • 24 novembro 2011

     # 3

    Colocado por: homemluaE elas não se irão "escafuder-se", são perpétuas.


    Como é que você sabe que são Obrigações Perpétuas?
    Quero esclarecer que não sou eu que estou a arder, e pelo que sei de fonte segura ou reverte o valor em acções ou não sei não, isto é, são palavras da pessoa que você sugere falar, o gerente.

    Já agora se você tiver uma sugestão agradeço! Porque via balcão e gerente depreendo que ou assumisse o risco das acções ou a verba vai escaf....

    Giba
  2.  # 4

    Leia primeiro o Prospeto.

    O BES criou o ano passado estas Obrigações Perpétuas com uma taxa de juro "apetecivel" por forma a aumentar o seu capital.
    Acontece que agora as obrigações vão deixar de contar para o capital próprio, e o banco precisa de outra forma de o fazer.

    As opções são:

    1. Manter as obrigações perpetuas.
    O banco pode daqui a 4 anos comprar-lhas de volta pelo valor nominal (o que investiu), ou não e ai vale o valor de mercado.

    2. Trocar 80% por acções a 1.80 e o restante por obrigações de caixa a 10 anos com juro de 10%

    3. Trocar tudo por acções a 1.80.

    O risco é elevado em qualquer das opções, assim como era quando adquiriu (o seu amigo) as obrigações.
    Actualmente as obrigações já caíram 30%.
  3.  # 5

    Lembrei-me da publicidade na altura da criação do programa das obrigações perpétuas:

    "Sem garantia do pagamento de juros"
    "O investidor pode perder a totalidade do montante investido"

    Estas pessoas agradeceram este comentário: Giba
    • Giba
    • 24 novembro 2011

     # 6

    O problema esta concentrado na falta de sensibilidade (ou sensibilidade há mais) do gerente e do gestor de contas. Apresentou um produto financeiro para o cliente evidenciando e resalvando a maior segurança (100%) e agora devido a factores conjunturais ou:

    Colocado por: homemlua1. Manter as obrigações perpetuas.
    O banco pode daqui a 4 anos comprar-lhas de volta pelo valor nominal (o que investiu), ou não e ai vale o valor de mercado.

    2. Trocar 80% por acções a 1.80 e o restante por obrigações de caixa a 10 anos com juro de 10%

    3. Trocar tudo por acções a 1.80.

    O risco é elevado em qualquer das opções


    Diga-me: Gostaria de estar na pele deste cliente do BES?
    Poderá até dizer que estava tudo escrito nas entrelinhas do contracto. Acontece que o cliente confiou nas “palavras” do gerente e não leu as letras miudinhas. Hoje esta em maus lençóis, o cliente, graças a falta de palavra do gerente!

    Giba
    Concordam com este comentário: jo99
    • Giba
    • 25 novembro 2011

     # 7

    Colocado por: homemluaE elas não se irão "escafuder-se", são perpétuas.


    Okkkkkkkkkkkkkkkkkk!

    Colocado por: homemluaActualmente as obrigações já caíram 30%.


    Colocado por: homemlua"O investidor pode perder a totalidade do montante investido"


    ????????????????????????????
    •  
      MRui
    • 25 novembro 2011

     # 8

    Algumas pessoas deixaram-se envolver em cantos celestiais de taxas de juro anormais e agora apenas lhe resta a anormalidade de perderem tudo. Há um ditado muito antigo que diz: "Quem tudo quer, tudo perde".

    A banca e os "gerentes" estão apenas a cumprir o grande desígnio do sistema vigente*: tenta enganar o próximo.

    *sistema no qual a maioria tem votado e continuará a votar.
    Concordam com este comentário: eu, Giba, Anonimo16062021
    • eu
    • 25 novembro 2011

     # 9

    Colocado por: GibaÉ aliciado pelo seu gerente a fazer uma aplicação num determinado Fundo de Investimento, mas você não esta interessado em aplicações em Fundos de Investimento com risco (SÃO TODOS), mas o seu gerente afirma serem totalmente seguros, você acredita e retira do PPR e aplica no Fundo »?/&%%$#.

    Desculpe que lhe diga, mas esse cliente só pode ser um grande pateta.

    Como é que ele cai nesta armadilha ? Não é óbvio que os gerentes de conta estão lá para defender os interesses do banco e não do cliente? Mas anda tudo a dormir?
    Concordam com este comentário: Giba
  4.  # 10

    oh homem... "Giba" voce tem um problema qualquer com os bancos!

    Essa pessoa sua amiga por acaso deu-se ao trabalho de ler o prospecto? seja sincero..... ou foi apenas na cantiga do gerente?

    os gerentes e os balcoes teem objectivos trimestrais que se forem cumpridos teem direito ate 2 ou 3 ordenados a mais nesse trimestre. o que acotnece muita vez, sao jogadas de artistas da malta dos balcoes.....já para nao falar daqueles artistas que chegam mesmo a roubar o banco, e os clientes......e que culpa tem o banco disso? a informação dos investimentos é publica.... basta ir ao site da cmvm (embor ano balcao se for solicitada sao obrigados a dar-lhe a documentação)

    agora falo-lhe por experiencia.... que infelizmente admito é muita chato ter que ler um prospecto (infelizmente farto-me de ler prospectos todos os dias) sao documentos que chegam a ter 200 paginas..... mas explica tudo tudinho sobre o investimento em causa....mas da muita trabalho ler 200 paginas quando eu so quero ter uns euritos investidos no banco.... eles que leiam!


    os clientes metem-se a jeito, e com a facilidade de obter informação hoje em dia, desculpe que lhe diga mas os clientes só sao enganados se quiserem! nao venham ca com historias! o problema é que em portugal as pessoas sao preguiçosas....e é mais facil perguntar do que ir investigar..... isso da muito trabalho!
    Concordam com este comentário: mmgreg, hangas, jo99
  5.  # 11

    Conheço um caso parecido embora não envolva esse tipo de valores. O cliente investiu num fundo qualquer e passado algum tempo até estava a ganhar dinheiro e deu várias vezes ordem de venda. O problema é que o gerente do banco chateava o cliente com promessas de mais ganhos e segurança total até que esse desistisse de vender.

    O resultado é que agora o cliente está a perder quase metade da verba investida e o banco, como é óbvio, não assume responsabilidade nenhuma.

    A banca faz o que quer e lhe apetece e ninguém é chamado à responsabilidade. Impunidade total.
    Concordam com este comentário: jo99
  6.  # 12

    Colocado por: ncarvalho74Conheço um caso parecido embora não envolva esse tipo de valores. O cliente investiu num fundo qualquer e passado algum tempo até estava a ganhar dinheiro e deu várias vezes ordem de venda. O problema é que o gerente do banco chateava o cliente com promessas de mais ganhos e segurança total até que esse desistisse de vender.

    O resultado é que agora o cliente está a perder quase metade da verba investida e o banco, como é óbvio, não assume responsabilidade nenhuma.

    A banca faz o que quer e lhe apetece e ninguém é chamado à responsabilidade. Impunidade total.



    que grande confusao que aí vai! o cliente quis ou nao quis dar baixa? e podia dar baixa? o facto do gerente o alertar ou aconselhar para outras coisas, quem manda é o cliente!
    Concordam com este comentário: Tavares Miguel
    • Giba
    • 25 novembro 2011

     # 13

    oh homem... "Giba" voce tem um problema qualquer com os bancos!

    Loverscout

    Tenho um problema? Sim tenho! Mas não de ordem financeira, sabe porque? Porquê o meu pecúlio e os meus investimentos poderão se evaporar caso haja um terramoto ou se um certo banco central Estatal falir, tudo é possível com o andar da carruagem.

    Veja bem se tenho razão ou não; no caso concreto desta trafulhice do banco em querer capitalizar-se trocando um produto “perpétuo” por acções, mas não por acções a preço de mercado (valiam ontem 1.14) mas por 1.80.

    Alem do que em minha opinião é dever da banca cumprir o seu papel social. Depreendo que não foi criado o sistema bancário para lapidar as poupanças dos cidadãos, antes pelo contrário, creio que um sistema deve estar assente na protecção e na segurança. Por último quero relembrar que as pessoas não são “preguiçosas”, trabalharam e trabalham muito. Os gerentes, gestores… bancários, pessoas mais instruídas (não generalizar) aproveitam-se da ingenuidade ou falta de conhecimento da matéria, para venderem prejuízo e lixo para pessoas burras como tem sido aqui exposto pelos participantes.

    O meu principal problema com a banca é ter a certeza que são velhacos, e eu não gosto de velhacos.

    Giba
    Concordam com este comentário: jo99
    • eu
    • 25 novembro 2011

     # 14

    Colocado por: ncarvalho74deu várias vezes ordem de venda. O problema é que o gerente do banco chateava o cliente com promessas de mais ganhos e segurança total até que esse desistisse de vender.

    Desculpem lá, mas aqui a culpa é do cliente, não é do gestor. Mas que raio de pessoas são estas? Afinal quem é que manda no nosso dinheiro?

    Eu vou-vos contar uma coisa que me aconteceu quando era jovem. Apesar de ser jovem, não fui na cantiga do banco e criei um precedente na CGD. Quando comprei o meu apartamento, o anterior dono tinha uma dívida à CGD. Como o empréstimo dele era na CGD e o meu também, o processo foi todo conduzido pelo mesmo gestor.

    Depois da escritura, reparei numa despesa estranha e fui perguntar o que era. Resposta do gestor: eram as despesas administrativas da hipoteca que o apartamento tinha (ou seja, do anterior dono). Eu disse-lhes logo que isso não era da minha responsabilidade e que essas despesas deviam ser imputadas ao anterior dono. Resposta do gestor: você não tem razão pois nós fazemos sempre assim. (belo argumento).

    Imediatamente fiz uma exposição ao gestor do Banco, com conhecimento da sede em Lisboa e passadas umas semanas veio o despacho a dar-me razão.

    Nós não nos podemos deixarmos influenciar pelas falinhas mansas dos gestores de conta.
  7.  # 15

    nao nao tem razao nenhuma! os bancos sao empresas como outra qualquer cujo objectivo é gerar lucro.....um construtor constroi casas e vende..... o banco vende dinheiro, e produtos de investimento.

    O banco coloca á disposição do cliente toda a informação sobre os creditos e sobre os investimentos.....os clientes tem a obrigação de ler aquilo que assinam e sao os unicos responsaveis por aquilo que assinam. maus profissionais ha em todo o lado....se quer generalizar por mim tudo bem..... eu pessoalmente tambem acabava com a função publica, nao servem para nada e consomem demais os meus impostos!

    volto-lhe a dizer clientes que assinam de cruz sem se informarem sao os unicos culpados das situações pelas quais passam!

    e voce nao me respondeu..... o seu amigo leu o prospecto? leu o que assinou?
    pois... é mais facil dizer que fui enganado!
  8.  # 16

    Colocado por: loverscoutEssa pessoa sua amiga por acaso deu-se ao trabalho de ler o prospecto? seja sincero..... ou foi apenas na cantiga do gerente?


    Não pode ser assim tão inocente loverscout. A maioria da população é incapaz de ler esses documentos, que são escritos não para o cliente mas para o potencial advogado do cliente. E porque é que o que o gestor diz não tem tanta validade quanto o contrato? Posso gravar a conversa que tenho com o gestor? O próprio gestor é capaz de interpretar o contrato? Duvido mesmo muito...

    Veja isto, é bastante interessante: http://www.ted.com/talks/sandra-fisher-martins-the-right-to-understand.html

    Na minha modesta opinião, qualquer documento que se provasse ser apenas compreendido por uma muito pequena parte da população à qual se destina devia poder ser considerado nulo em tribunal.

    No limite existe a liberdade individual de recusar um produto ou serviço cujo contrato não se entende. O problema é que na prática, por exemplo, se for pedir um empréstimo bancário não existe um único no mercado cujo contrato eu consiga compreender para lá de dúvidas razoáveis. E não é preciso ir tão longe, basta subscrever um serviço de Internet e é a mesma coisa.
    Concordam com este comentário: jo99
    • Giba
    • 25 novembro 2011

     # 17

    Colocado por: Giba
    Diga-me: Gostaria de estar na pele deste cliente do BES?
    Poderá até dizer que estava tudo escrito nas entrelinhas do contracto. Acontece que o cliente confiou nas “palavras” do gerente e não leu as letras miudinhas. Hoje esta em maus lençóis, o cliente, graças a falta de palavra do gerente!

    Giba


    Serve Loverscout como resposta?
  9.  # 18

    entao e voce vai assinar uma coisa que nao entende?
  10.  # 19

    E já agora, para responder à pergunta. Sim, os bancos com um comportamento em que os seus gestores enganam os clientes (mas não se consegue provar), são "velhacos". Ou se quiser, tem um comportamento imoral, por muito que seja legal.
    Concordam com este comentário: eu, Giba, jo99
  11.  # 20

    Colocado por: loverscoutentao e voce vai assinar uma coisa que nao entende?


    Qual é a outra hipótese? Não ter casa? Não ter internet? Não ter luz? Não ter água? Não ter gás?
 
0.0252 seg. NEW