Colocado por: Pedro Azevedo78Esta conversa do comprar "a pronto" ou comprar com créditos podia nos levar muito longe...Custo mensal para mim? Como por exemplo? O € que eu podia ganhar de juros em bancos falidos? Prefiro ter bens materiais do que bens invisíveis...Se fosse à 10 anos atrás? Sim era um grande erro gastar a "massa" toda, com spreads a 0,3%, qualquer investimento a prazo dava para pagar os juros que o banco me comia no crédito. Eu sou assim mesmo, contra créditos...tenho €, compro, não tendo e, como não sou invejoso, fico a olhar para os outros...Neste momento, a minha opinião é que nenhum crédito habitação está a ser um bom negócio até para quem tem algum € dinheiro no banco. Existem 2 vertentes, uma é ficar "teso" mas sem dívidas, a outra é ficar "teso" e com dívidas...é que na primeira opção uma pessoa livra-se logo dos "cães à perna"...
Acha então que ao comprar a "pronto" isso não representa um custo (por exemplo mensal) real para si?
Se não tivesse aplicado esse dinheiro todo na casa poderia utiliza-lo por exemplo noutros investimentos que trariam retornos de X%. Esse retorno ao deixar de existir é um "custo".
Faço-me entender?
Só quero alertar para os extremismos. Um crédito pode ser um bom negócio, desde que bem pensado e estruturado.
Colocado por: PicaretaLá está, eu não generalizei...eu disse que eram muitos dos pobres, não disse todos. Que você tem razão em culpar os políticos, aí estou consigo a 100%, são uma cambada de xuxistas, e também concordo que os bancos gostavam de dar "empurrões extra" às pessoas...mas as pessoas deveriam ter cabeça (é que algumas ainda não sabem que tem) e usa-la. "Maior o voo, maior a queda".
Não concordo nada com estas observações, em muitas situações poderá ser verdade, mas não podemos generalizar, o problema deste país são as dívidas do estado, que obrigaram o governo a tomar medidas de austeridade, que provocaram aumentos de impostos, desemprego, etc,...agora não venham dizer que aqueles que compraram casa com um empréstimo, cuja prestação mensal era de 20 a 25% do seu rendimento, o que lhes permitia ter uma vida razoável, mas que agora com o aumento dos impostos/desemprego/falência das empresas, etc não conseguem pagar, é que são irresponsáveis.
Se não fosse a irresponsabilidade dos nossos governantes, não estaríamos a viver a crise actual, e relativamente às dívidas dos particulares, os bancos também tem muitas responsabilidades, e não me venham com a história de que os bancos não obrigavam ninguém a pedir o dinheiro emprestado.
Colocado por: rodrigo_gomes29Custo mensal para mim?
Colocado por: rodrigo_gomes29O € que eu podia ganhar de juros em bancos falidos?
Colocado por: rodrigo_gomes29Se fosse à 10 anos atrás? Sim era um grande erro gastar a "massa" toda, com spreads a 0,3%, qualquer investimento a prazo dava para pagar os juros que o banco me comia no crédito.
Colocado por: rodrigo_gomes29Eu sou assim mesmo, contra créditos...tenho €, compro, não tendo e, como não sou invejoso, fico a olhar para os outros...Neste momento, a minha opinião é que nenhum crédito habitação está a ser um bom negócio até para quem tem algum € dinheiro no banco. Existem 2 vertentes, uma é ficar "teso" mas sem dívidas, a outra é ficar "teso" e com dívidas...é que na primeira opção uma pessoa livra-se logo dos "cães à perna"...
Muita atenção que não estou a falar de créditos a consumo para comprar uma TV ou uns sofás ou fazer uma viagem! Isso para mim nem na categoria do ridículo entra.Até que concordo com o que disse acima, mas esta é a parte em que eu mais concordo, é que é mesmo abaixo do ridículo...Ainda durante esta semana estava à espera que o carro saísse da revisão, reparei numa senhora que falava com um dos vendedores...."ai sabe, ando tão atarefada, veja lá que ainda nem tratei do crédito para as férias de fim de ano..." que vómitos....
Colocado por: van18Boa noite a todos,
Neste momento estou envolvida numa compra de uma casa e, consequentemente, num crédito à habitação.
Acontece que o valor da compra são 262.500€ e o valor de avaliação é de 290.000€.
O valor do crédito a pedir seria inicialmente de 180.000€.
Apresentei fiadores, nos quais um deles apresenta créditos elevados e baixos rendimentos, tendo uma taxa de esforço de 102%.
A minha taxa de esforço é de 92% (pois no ano passado apenas trabalhei meio ano), pois o Banco apenas contabiliza a nota de liquidação do IRS do ano anterior.
Neste momento, estamos a ganhar o dobro do ano passado.
O Banco não liga aos recibos que apresentamos...
O que nos disseram foi que temos uma elevada taxa de esforço (o normal seria de 35%) e a dos fiadores ainda está mais alta!
Possíveis soluções para conseguir o crédito?!
- Diminuir o valor a pedir ao Banco
- Aumentar os capitais próprios
- Trocar de fiadores (trocar para fiadores com elevados rendimentos).
Para os entendidos, e para quem já possa ter passado por esta situação... Acham que trocando de fiadores e tomando as outras medidas, de baixar o valor etc consigo o empréstimo??
Obrigado a todos pelas opiniões e partilhas de experiências.
Colocado por: van18A um particular, pq?
Colocado por: van18Como sou bancária tenho um acordo, não sei se alguém já ouviu falar.
Colocado por: van18Exacto...
Colocado por: van18Como sou bancária
Colocado por: rjmsilvaEstá a falar a sério ou veio só aqui para rir um pouco à conta do pessoal?
Colocado por: mmgregVan18, não me leve a mal, mas 30000 anuais parece-me pouco para esse empréstimo. Se a euribor começar a subir, fica com a corda ao pescoço facilmente :/
Colocado por: rjmsilvaEstá a falar a sério ou veio só aqui para rir um pouco à conta do pessoal?
Colocado por: PicaretaProvavelmente é um dos elementos da administração do banco, por isso é que não percebe nada destas coisas :))
Colocado por: Picareta
agora não venham dizer que aqueles que compraram casa com um empréstimo, cuja prestação mensal era de 20 a 25% do seu rendimento, o que lhes permitia ter uma vida razoável, mas que agora com o aumento dos impostos/desemprego/falência das empresas, etc não conseguem pagar, é que são irresponsáveis.
Colocado por: sofia1984é bancária?!
Colocado por: van18Estou a falar a sério.
Os bancários têm alguns privilégios, nomeadamente nas taxas de juro e spreads.
Pensei que sabiam, mas se existir aqui algum "colega" pode confirmar isto =)