Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: Pedro Azevedo78Esta conversa do comprar "a pronto" ou comprar com créditos podia nos levar muito longe...
    Acha então que ao comprar a "pronto" isso não representa um custo (por exemplo mensal) real para si?
    Se não tivesse aplicado esse dinheiro todo na casa poderia utiliza-lo por exemplo noutros investimentos que trariam retornos de X%. Esse retorno ao deixar de existir é um "custo".
    Faço-me entender?
    Só quero alertar para os extremismos. Um crédito pode ser um bom negócio, desde que bem pensado e estruturado.
    Custo mensal para mim? Como por exemplo? O € que eu podia ganhar de juros em bancos falidos? Prefiro ter bens materiais do que bens invisíveis...Se fosse à 10 anos atrás? Sim era um grande erro gastar a "massa" toda, com spreads a 0,3%, qualquer investimento a prazo dava para pagar os juros que o banco me comia no crédito. Eu sou assim mesmo, contra créditos...tenho €, compro, não tendo e, como não sou invejoso, fico a olhar para os outros...Neste momento, a minha opinião é que nenhum crédito habitação está a ser um bom negócio até para quem tem algum € dinheiro no banco. Existem 2 vertentes, uma é ficar "teso" mas sem dívidas, a outra é ficar "teso" e com dívidas...é que na primeira opção uma pessoa livra-se logo dos "cães à perna"...
    Concordam com este comentário: sofia1984
  2.  # 42

Colocado por: Picareta

Não concordo nada com estas observações, em muitas situações poderá ser verdade, mas não podemos generalizar, o problema deste país são as dívidas do estado, que obrigaram o governo a tomar medidas de austeridade, que provocaram aumentos de impostos, desemprego, etc,...agora não venham dizer que aqueles que compraram casa com um empréstimo, cuja prestação mensal era de 20 a 25% do seu rendimento, o que lhes permitia ter uma vida razoável, mas que agora com o aumento dos impostos/desemprego/falência das empresas, etc não conseguem pagar, é que são irresponsáveis.

Se não fosse a irresponsabilidade dos nossos governantes, não estaríamos a viver a crise actual, e relativamente às dívidas dos particulares, os bancos também tem muitas responsabilidades, e não me venham com a história de que os bancos não obrigavam ninguém a pedir o dinheiro emprestado.
    Lá está, eu não generalizei...eu disse que eram muitos dos pobres, não disse todos. Que você tem razão em culpar os políticos, aí estou consigo a 100%, são uma cambada de xuxistas, e também concordo que os bancos gostavam de dar "empurrões extra" às pessoas...mas as pessoas deveriam ter cabeça (é que algumas ainda não sabem que tem) e usa-la. "Maior o voo, maior a queda".
  3.  # 43

Colocado por: rodrigo_gomes29Custo mensal para mim?

Sim. Esse seu dinheiro podia estar a dar lucros noutro lado.
    Colocado por: rodrigo_gomes29O € que eu podia ganhar de juros em bancos falidos?

Por exemplo. Não faltam bons bancos por aí.
    Assim como muitos outros investimentos.
    Investir num negócio próprio, etc, etc, etc.
    Colocado por: rodrigo_gomes29Se fosse à 10 anos atrás? Sim era um grande erro gastar a "massa" toda, com spreads a 0,3%, qualquer investimento a prazo dava para pagar os juros que o banco me comia no crédito.

Está a ver como percebe do que falo! E não se esqueça que se nessa altura pedir era barato, tb pagavam barato o dinheiro que lá estava...
    Colocado por: rodrigo_gomes29Eu sou assim mesmo, contra créditos...tenho €, compro, não tendo e, como não sou invejoso, fico a olhar para os outros...Neste momento, a minha opinião é que nenhum crédito habitação está a ser um bom negócio até para quem tem algum € dinheiro no banco. Existem 2 vertentes, uma é ficar "teso" mas sem dívidas, a outra é ficar "teso" e com dívidas...é que na primeira opção uma pessoa livra-se logo dos "cães à perna"...

Muita atenção que não estou a falar de créditos a consumo para comprar uma TV ou uns sofás ou fazer uma viagem! Isso para mim nem na categoria do ridículo entra.
    Falo de investimentos substanciais, em que é perfeitamente possível assumir esses compromissos de forma a utilizar a nossa liquidez de maneira a potenciarmos os nossos rendimentos.
  4.  # 44

Muita atenção que não estou a falar de créditos a consumo para comprar uma TV ou uns sofás ou fazer uma viagem! Isso para mim nem na categoria do ridículo entra.
    Até que concordo com o que disse acima, mas esta é a parte em que eu mais concordo, é que é mesmo abaixo do ridículo...Ainda durante esta semana estava à espera que o carro saísse da revisão, reparei numa senhora que falava com um dos vendedores...."ai sabe, ando tão atarefada, veja lá que ainda nem tratei do crédito para as férias de fim de ano..." que vómitos....
  5.  # 45

Colocado por: van18Boa noite a todos,
    Neste momento estou envolvida numa compra de uma casa e, consequentemente, num crédito à habitação.
    Acontece que o valor da compra são 262.500€ e o valor de avaliação é de 290.000€.
    O valor do crédito a pedir seria inicialmente de 180.000€.
    Apresentei fiadores, nos quais um deles apresenta créditos elevados e baixos rendimentos, tendo uma taxa de esforço de 102%.
    A minha taxa de esforço é de 92% (pois no ano passado apenas trabalhei meio ano), pois o Banco apenas contabiliza a nota de liquidação do IRS do ano anterior.
    Neste momento, estamos a ganhar o dobro do ano passado.
    O Banco não liga aos recibos que apresentamos...

O que nos disseram foi que temos uma elevada taxa de esforço (o normal seria de 35%) e a dos fiadores ainda está mais alta!

Possíveis soluções para conseguir o crédito?!
    - Diminuir o valor a pedir ao Banco
    - Aumentar os capitais próprios
    - Trocar de fiadores (trocar para fiadores com elevados rendimentos).

Para os entendidos, e para quem já possa ter passado por esta situação... Acham que trocando de fiadores e tomando as outras medidas, de baixar o valor etc consigo o empréstimo??

Obrigado a todos pelas opiniões e partilhas de experiências.

Apesar de este tópico estar a fugir ao que realmente levou a sua existência, venho dar aqui o meu contributo.

Cara Van18,

Uma vez que já fez o CPCV, aconselho-a a procurar todos os bancos que existem e sublinhe bastante bem o valor previsto do imóvel e o aumento dos rendimentos. Realce igualmente a sua situação contractual, se estiver efectiva melhor e dê algumas perspectivas ao banco de rendimentos que possa ter que sejam não declarados.

Realce também o valor do empréstimo ser praticamente 50% do valor do imóvel.

O meu conselho é:
    - Pergunte ao banco se apenas com o outro fiador o crédito não tem previsão de ser aprovado depois desta conversa que lhe disse;
    - Tente arranjar outro fiador (se conseguir no séc. xxi dou-lhe os parabéns)
    - Tente um adiamento no CPCV, o seu processo deve demorar mais do que o fim deste ano.. Esta semana tem 1 feriado= férias, depois trabalha-se uma semana e folgam-se duas semanas... vai ser complicado no mês que é ter o crédito aprovado...
    - Corra a todos os bancos e se conseguir um que lhe diga que sim, submeta o processo nem que tenha de arcar com as despesas de dois ou três processos;

Por último, sem parecer indiscrição, o dobro do casal vai para quanto ao ano? Faça essas contas e explique a sua situação ao banco.. se for nova, ainda melhor!
  6.  # 46

Caro Economista,
    Obrigado por ter retomado o assunto que me trouxe até este fórum, pois os comentários cada vez mais se estavam a afastar do tema inicial ...
    Sim já expliquei isso tudo ao banco e espero que a situação se resolva.
    Com o dobro vai para os 30000€ anuais.
    Obrigado pela sua ajuda preciosa, pois dos 45 comentários, o seu foi o que mais me ajudou :)
  7.  # 47

Van18, não me leve a mal, mas 30000 anuais parece-me pouco para esse empréstimo. Se a euribor começar a subir, fica com a corda ao pescoço facilmente :/

E peço novamente desculpa, mas os outros comentários deviam ajudá-la a abrir um bocadinho os olhos face à situação em que se está a colocar. Quando muitas pessoas dizem o mesmo, é sinal de que existe aguma verdade no que é dito...

Atenção que os spreads estão altíssimos, para além de os bancos estarem a recusar empréstimos. Fiz uma escritura na semana passada e a Caixa Galicia passou de um spread de 1,45% para 6,5%!!!

Às vezes mais vale perder o dinheiro agora do que termos problemas mais graves mais tarde...
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78, becas, rodrigo_gomes29
  8.  # 48

van 18, a quem é que comprou a casa, a um construtor ou a um particular?
  9.  # 49

A um particular, pq?
  10.  # 50

Colocado por: van18A um particular, pq?

Porque se fosse a um empreiteiro que tivesse construído com financiamento bancário, poderia conseguir condições especiais do banco que financiou a construção.
  11.  # 51

Exacto...
    Mas neste caso foi a um particular.
    No entanto, não queria deixar de referir uma coisa importante e que me esqueci até agora.
    Como sou bancária tenho um acordo, não sei se alguém já ouviu falar.
    Daí a prestação ser baixa e 30.000 declarados serem suficientes =)
  12.  # 52

Colocado por: van18Como sou bancária tenho um acordo, não sei se alguém já ouviu falar.

Está a falar a sério ou veio só aqui para rir um pouco à conta do pessoal?
    Concordam com este comentário: bino_
  13.  # 53

Colocado por: van18Exacto...

Colocado por: van18Como sou bancária

Estava eu a ensinar a missa ao padre :)
  14.  # 54

Boas,

Colocado por: rjmsilvaEstá a falar a sério ou veio só aqui para rir um pouco à conta do pessoal?

LOL
    Há alguma "mentira" nesta história toda ;)

Colocado por: mmgregVan18, não me leve a mal, mas 30000 anuais parece-me pouco para esse empréstimo. Se a euribor começar a subir, fica com a corda ao pescoço facilmente :/

Nesta altura, 30000€ para um empréstimo de 180000€, têm tudo para correr mal ;)

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  15.  # 55

Colocado por: rjmsilvaEstá a falar a sério ou veio só aqui para rir um pouco à conta do pessoal?

Provavelmente é um dos elementos da administração do banco, por isso é que não percebe nada destas coisas :))
    Concordam com este comentário: bino_
  16.  # 56

Colocado por: PicaretaProvavelmente é um dos elementos da administração do banco, por isso é que não percebe nada destas coisas :))

A administração não ganha 30k/ano. :) (só se for o declarado)
  17.  # 57

Colocado por: Picareta
    agora não venham dizer que aqueles que compraram casa com um empréstimo, cuja prestação mensal era de 20 a 25% do seu rendimento, o que lhes permitia ter uma vida razoável, mas que agora com o aumento dos impostos/desemprego/falência das empresas, etc não conseguem pagar, é que são irresponsáveis.

wtf?! lol

está a referir-se neste exemplo às pessoas que "sabem o seu lugar", e que hipoteticamente ganhariam 1000€ e pagariam cerca de 250€ de mensalidade, mas meu caro, eu não me referia a esses, os conscientes.
    Referia-me àqueles que ganham 1000€ mas pagam 750€ por mês de mensalidade da casa. LOL

Isto é que significa querer ser rico à força!
    Primeiro escolhem a casa. Depois vão ao banco pedir crédito e saber quanto vão pagar... Depois do crédito estar aprovado com "30 por uma linha" que fizeram é que fazem contas ao resto das despesas...
    Mas a ordem dos acontecimentos deveria ser exactamente oposta!
  18.  # 58

é bancária?!

e veio pedir solução para o seu problema? começo a temer mais ainda pela minha vida financeira quando precisar de recorrer ao banco.
    Isto é o mesmo que eu ser médica e vir cá perguntar que pomada devo usar pras hemorróidas! Não?
    Concordam com este comentário: mmgreg, mar_ju
  19.  # 59

Colocado por: sofia1984é bancária?!

Pois é, mas deve ser como eu já disse, é administradora...não percebe nada do assunto.
  20.  # 60

Colocado por: van18Estou a falar a sério.
    Os bancários têm alguns privilégios, nomeadamente nas taxas de juro e spreads.
    Pensei que sabiam, mas se existir aqui algum "colega" pode confirmar isto =)

Desculpe-me a ousadia mas o que é que anda a fazer por "outros bancos" se é bancária???

Sendo bancária tem direito ao ACTV certo? Logo só paga 60% da taxa de referência, ou seja, uma taxa de 0.809% não há spreads no ACTV !!!!!! é só mesmo a taxa.

Agora pelo que depreendo não vai fazer o empréstimo na sua entidade patronal é isso?

0.0279 seg. NEW