Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Resido em VNG e pretendia obter indicações de assistência técnica a um sistema de aquecimento central que apresenta problemas de funcionamento. è composto por um recuperador de calor, uma caldeira a gás e 11 radiadores da Roca.
    Apesar de ter efectuado uma pesquisa neste fórum não encontrei nenhuma nota sobre a minha pretensão-
    Agradeço a atenção
    SDS
    Joaquim Carvalhal
  2.  # 2

Colocado por: Joaquim CarvalhalResido em VNG e pretendia obter indicações de assistência técnica a um sistema de aquecimento central que apresenta problemas de funcionamento. è composto por um recuperador de calor, uma caldeira a gás e 11 radiadores da Roca.
    Apesar de ter efectuado uma pesquisa neste fórum não encontrei nenhuma nota sobre a minha pretensão-
    Agradeço a atenção
    SDS
    Joaquim Carvalhal

Se a caldeira for da Roca, tem o serviço de assistencia da sua zona:

Marcelino M& Monteiro, Lda.
    Rua Rei Ramiro, 820 Vila Nova de Gaia
    Tel: 223722784

Caso coloque aqui o seu problema poderá haver alguns foristas que o podem ajudar!

Cumprimentos
  3.  # 3

Claro que coloco o meu "dilema" e agradeço muito a pronta resposta.
    Vamos lá.
    Ao ligar o sistema neste mês de novembro, a bomba circuladora de marca Beretta estava colada e apresentou uma avaria que teve que ser trocada. Como o instalador não respondeu aos meus telefonemas, eu mesmo fiz a substituição por uma nova, esta de marca Grundfos respeitando a ligação dos fios e a seta da circulação da agua. Ao religar o sistema através da caldeira a gás, o aquecimento se deu em todos os radiadores, excepto em dois deles, localizados no r/chão. No respectivo purgador retirei o ar existente, mas continuou na mesma. Liguei o recuperador de calor e fez o aquecimento em todo o circuito. com a excepção dos 2 radiadores citados através. Neste caso a temperatura atingiu níveis bastantes altos, inclusive apresentando uns barulhos bastantes esquisitos, pelo que tive que retirar toda a lenha em combustão colocada na comera de queima.
    Acrescento que o recuperador de calor tem um termostato que actua quando a agua atinge 35º, desligando o aquecimento através da caldeira a gas.
    A bomba de circulação de agua esta instalada por cima do recuperador de calor, na placa do tecto do r/chão e no mesmo nível do piso do 1.º andar. Existe ainda no sotão da casa, uns tubos da instalação com um

Posso informar que apenas sei o básico de eletricidade, como reconhecer os fios fase, neutro e terra e pouco mais que isto e de pichelaria, apertar e desapertar alguma porca e parafuso.

Descrevendo a instalação, tenho uma caldeira a gás da marca Junkers Euroline. Um recuperador de calor instalado na sala e 11 radiadores da marca Roca, distribuidos da seguinte forma:
    R/chão .. Sala 2 radiadores de 10 varas --- cozinha 1 de 7 varas --- Hall de 8 varas --- W/C 4 varas --- quarto 7 varas --- quarto 6 varas-
    1.º andar- quarto 7 varas --- quarto 8 varas --- quarto 9 varas --- W/c 4 varas.

Peço desculpas se não consegui explanar bem a situação, e volto a formular o meu pedido de informação de assistência técnica, citando que resido em VNG, na praia da aguda-Arcozelo.

Antecipadamente agradeço a todos que possam opinar e orientar-me qual a melhor solução para o exposto, mesmo indicando-me algum técnico disponível.
    SDS
    Joaquim Carvalhal
  4.  # 4

A caldeira tem uma bomba circuladora própria. Mas o recuperador de calor tem outra e foi esta que teve que foi trocada.
    Julgo que estou correcto nesta afirmação, pelo foi esta ideia que na altura o instalador me passou.
  5.  # 5

Colocado por: Joaquim CarvalhalClaro que coloco o meu "dilema" e agradeço muito a pronta resposta.
    Vamos lá.
    Ao ligar o sistema neste mês de novembro, a bomba circuladora de marca Beretta estava colada e apresentou uma avaria que teve que ser trocada. Como o instalador não respondeu aos meus telefonemas, eu mesmo fiz a substituição por uma nova, esta de marca Grundfos respeitando a ligação dos fios e a seta da circulação da agua. Ao religar o sistema através da caldeira a gás, o aquecimento se deu em todos os radiadores, excepto em dois deles, localizados no r/chão. No respectivo purgador retirei o ar existente, mas continuou na mesma. Liguei o recuperador de calor e fez o aquecimento em todo o circuito. com a excepção dos 2 radiadores citados através. Neste caso a temperatura atingiu níveis bastantes altos, inclusive apresentando uns barulhos bastantes esquisitos, pelo que tive que retirar toda a lenha em combustão colocada na comera de queima.
    Acrescento que o recuperador de calor tem um termostato que actua quando a agua atinge 35º, desligando o aquecimento através da caldeira a gas.
    A bomba de circulação de agua esta instalada por cima do recuperador de calor, na placa do tecto do r/chão e no mesmo nível do piso do 1.º andar. Existe ainda no sotão da casa, uns tubos da instalação com um

Posso informar que apenas sei o básico de eletricidade, como reconhecer os fios fase, neutro e terra e pouco mais que isto e de pichelaria, apertar e desapertar alguma porca e parafuso.

Descrevendo a instalação, tenho uma caldeira a gás da marca Junkers Euroline. Um recuperador de calor instalado na sala e 11 radiadores da marca Roca, distribuidos da seguinte forma:
    R/chão .. Sala 2 radiadores de 10 varas --- cozinha 1 de 7 varas --- Hall de 8 varas --- W/C 4 varas --- quarto 7 varas --- quarto 6 varas-
    1.º andar- quarto 7 varas --- quarto 8 varas --- quarto 9 varas --- W/c 4 varas.

Peço desculpas se não consegui explanar bem a situação, e volto a formular o meu pedido de informação de assistência técnica, citando que resido em VNG, na praia da aguda-Arcozelo.

Antecipadamente agradeço a todos que possam opinar e orientar-me qual a melhor solução para o exposto, mesmo indicando-me algum técnico disponível.
    SDS
    Joaquim Carvalhal

Tente abrir as válvulas do retorno nos dois radiadores que não aquecem do res do chao, retirou o ar até aparecer água!
    Faça uma boa purga, os tubos que estão no sotão refere-se a què? Se referem-se ao circuito do aquecimento tem que existir um purgador sendo que a tubagem correndo no sotão corre acima dos radiadores criando bolsas de ar!
    Sendo a caldeira Junkers pode consultar um técnico da Vulcano as caldeiras são praticamente iguais.

Cumprimentos
  6.  # 6

Irei fazer esta purga no sótão e pensava que a assistência da Junkers/Vulcano só se destinava a caldeira e não ao funcionamento geral do sistema de aquecimento com o recuperador incluído.
    Muito obrigado pela dica.
    SDS
    Joaquim Carvalhal
  7.  # 7

deve haver ar na tubagem para esses 2 não funcionarem, faça o seguinte abra esses dois nos passadores em cima e em baixo, depois feche so em cima os restantes radiadores, ligue o aquecimento a ver se força o ar a sair nesses dois que não trabalham.

cumps
  8.  # 8

Obrigado por esta valiosa informação, mas para me esclarecer melhor, vou juntar as fotos do radiador e pergunto se estes passadores que cita na sua mensagem, em cima e em baixo são os que se encontram no lado esquerdo ou direito (quem esta de frente para o aparelho).
    SDS
  9.  # 9

Fotos do radiador
      001 (2).jpg
  10.  # 10

2ª foto
      001 (4).jpg
  11.  # 11

Repare que a tubagem vem de um ponto superior em relação aos radiadores o que traduz dizer que existe ar no sistema retire o tampão na válvula de baixo e com recurso a chave sextavada interior abra essa válvula e abra a válvula superior depois abra no sentido contrário o purgador até sair água.
  12.  # 12

Boas,
    Antes de mais quero agradecer a todos que opinaram e deixar aqui expresso a mais valia que obtive. Quanto ao meu problema ale, de ar nas tubagens, tambem a bomba circuladorra de agua estava montada ao contrario. Foi rectificado esta grande erro e o sistema esta operando normalmente.
    Junto uma foto de um recuperador onde necessito saber como se chama o dispositivo assinalado e a sua função. Em caso de avaria quais serão as causas-
    SDS
    Ate mais,
      foto02.png
    • eu
    • 3 dezembro 2011

# 13

Colocado por: Joaquim Carvalhaltambem a bomba circuladorra de agua estava montada ao contrario.

ahh... isso é um pormenorzito irrelevante...

LOL

Ainda bem que agora tudo funciona.
  13.  # 14

isso na foto é uma valvula de segurança que regula a entrada de ar no recuperador. ou seja se o recuperador aquecer demasiado "consoante a valvula tiver regulaga" fecha a entrada de ar no recuperador abafando a chama
  14.  # 15

15.  # 16

Extremamente agradecido pelas suas informações e se tivesse tido acesso mais cedo ao site da www.caleffi.pt, teria evitado alguns contra tempos. Mesmo tendo a percepção que o erro é uma via para a evolução.
    SDS
    Joaquim Carvalhal
    [email protected]

0.0172 seg. NEW