Colocado por: Joaquim CarvalhalResido em VNG e pretendia obter indicações de assistência técnica a um sistema de aquecimento central que apresenta problemas de funcionamento. è composto por um recuperador de calor, uma caldeira a gás e 11 radiadores da Roca.
Apesar de ter efectuado uma pesquisa neste fórum não encontrei nenhuma nota sobre a minha pretensão-
Agradeço a atenção
SDS
Joaquim Carvalhal
Colocado por: Joaquim CarvalhalClaro que coloco o meu "dilema" e agradeço muito a pronta resposta.
Vamos lá.
Ao ligar o sistema neste mês de novembro, a bomba circuladora de marca Beretta estava colada e apresentou uma avaria que teve que ser trocada. Como o instalador não respondeu aos meus telefonemas, eu mesmo fiz a substituição por uma nova, esta de marca Grundfos respeitando a ligação dos fios e a seta da circulação da agua. Ao religar o sistema através da caldeira a gás, o aquecimento se deu em todos os radiadores, excepto em dois deles, localizados no r/chão. No respectivo purgador retirei o ar existente, mas continuou na mesma. Liguei o recuperador de calor e fez o aquecimento em todo o circuito. com a excepção dos 2 radiadores citados através. Neste caso a temperatura atingiu níveis bastantes altos, inclusive apresentando uns barulhos bastantes esquisitos, pelo que tive que retirar toda a lenha em combustão colocada na comera de queima.
Acrescento que o recuperador de calor tem um termostato que actua quando a agua atinge 35º, desligando o aquecimento através da caldeira a gas.
A bomba de circulação de agua esta instalada por cima do recuperador de calor, na placa do tecto do r/chão e no mesmo nível do piso do 1.º andar. Existe ainda no sotão da casa, uns tubos da instalação com um
Posso informar que apenas sei o básico de eletricidade, como reconhecer os fios fase, neutro e terra e pouco mais que isto e de pichelaria, apertar e desapertar alguma porca e parafuso.
Descrevendo a instalação, tenho uma caldeira a gás da marca Junkers Euroline. Um recuperador de calor instalado na sala e 11 radiadores da marca Roca, distribuidos da seguinte forma:
R/chão .. Sala 2 radiadores de 10 varas --- cozinha 1 de 7 varas --- Hall de 8 varas --- W/C 4 varas --- quarto 7 varas --- quarto 6 varas-
1.º andar- quarto 7 varas --- quarto 8 varas --- quarto 9 varas --- W/c 4 varas.
Peço desculpas se não consegui explanar bem a situação, e volto a formular o meu pedido de informação de assistência técnica, citando que resido em VNG, na praia da aguda-Arcozelo.
Antecipadamente agradeço a todos que possam opinar e orientar-me qual a melhor solução para o exposto, mesmo indicando-me algum técnico disponível.
SDS
Joaquim Carvalhal
Colocado por: Joaquim Carvalhaltambem a bomba circuladorra de agua estava montada ao contrario.