Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas!

Vivo num 2º andar, e o prédio tem 3.
    Sei que o meu vizinho de cima tem lareira, mas eu não tenho.

Nem gostava de ter.

Mas uma salamandra ou recuperador de calor parece-me mais simpatico.

Seja como for, ha forma de meter um tubo para a rua directamente, ou teria obrigatoriamente que ter uma chaminé no telhado do predio ?

Obrigado
      poele_a_bois_sedan_152.jpg
  2.  # 2

Colocado por: civismoSeja como for, ha forma de meter um tubo para a rua directamente,

Claro que há...Imagine que o seu vizinho de baixo tem essa brilhante ideia.
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 3

Seja como for, ha forma de meter um tubo para a rua directamente, ou teria obrigatoriamente que ter uma chaminé no telhado do predio ?

Boa Noie
    No seu caso pensa que uma salamandra ou recuperador a pellets seja a melhor opção. É um sistema com extração de gases forçada, sem fumos, ideal para apartamentos e casa sem chaminé. Informe-se .
    http://www.abranfogo.com/salamandras-a-pellets/86-reyna-c.html
  4.  # 4

Colocado por: rilupialuma salamandra ou recuperador a pellets seja a melhor opção. É um sistema com extração de gases forçada, sem fumos

Sem fumos?
    Explique lá isso... Como se queima lenha sem fumos??
  5.  # 5

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Sem fumos?
    Explique lá isso... Como se queima lenha sem fumos??

Boas Noites
    Os pellets são madeira prensada, possuindo níveis de humidade muito baixos, que aquando da combustão não produzem fumos, apenas gases de combustão.
    As salamandras / recuperadores a pellets, ao possuírem um sistema de extracção de gases forçado, abdica da tradicional chaminé, necessitando apenas de uma saída de gases para o exterior.
  6.  # 6

Colocado por: rilupialaquando da combustão não produzem fumos, apenas gases de combustão.

E que gases são esses para que o vizinho de cima possa "levar" com eles?
  7.  # 7

Mas e com isso das pellets não fica tudo mascarrado na zona dessa saida para o exterior ?

Ou seja, posso simplesmente ter uma grelha desta na parede exterior da sala ?
      21[1].png
  8.  # 8

Colocado por: Pedro Azevedo78E que gases são esses para que o vizinho de cima possa "levar" com eles?

são os mesmo que as caldeiras murais que imperam nos nossos predios deitam, portanto penso que o problema não passa por ai. =)
  9.  # 9

Boas noites
    De facto os gases de combustão de um sistema a pellets são muito idênticos aos de uma caldeira.
    Na saída deve colocar um escape de fachada idêntico a um tubo, cortado a 45º com uma rede na ponta para evitar entrada de bicharada, afastado da parede 10/12 cm, para evitar que a tinta ( normalmente plástica ou membrana de borracha ) fique amarelada com o calor.
    è um sistema excelente, e falo por experiência própria, quer em conforto,( muito bom rendimento) quer em comodidade ( Programável ), e económico em termos de consumo.
  10.  # 10

Pois mas esses escapes de gases de combustão não cumprem o estipulado na legislação, nomeadamente na relativa a segurança contra incêndios em edificios ( A saida de gases e produtos de combustão deve estar situada 50cm, acima da cumeeira da cobertura)
    Concordam com este comentário: RogerioBarros, nunogouveia
  11.  # 11

Então e outra ideia: pode haver um tubo inox no exterior comum a vários apartamentos ?

Vamos supor que os vizinhos dos apartamentos do meu lado do prédio estavam todos interessados em ter recuperador de calor

Seria possivel ter um tubo na rua em inox, a começar o R/C, a derivar no 1º , 2º e 3º Andar, e depois a acabar numa chaminé no tecto do prédio ?

Ou tem que haver um tubo para cada recuperador de calor ?
    • eu
    • 29 novembro 2011

# 12

Colocado por: civismoOu tem que haver um tubo para cada recuperador de calor ?

Sim, tem que ser um para cada.
  12.  # 13

Colocado por: eu
    Sim, tem que ser um para cada.

Ora bolas !
  13.  # 14

.. pode ser um tubo para todos... desde que.. no interior deste existam um tubo por aparelho de queima ;)
  14.  # 15

Colocado por: Pedro Barradas..pode ser um tubo para todos... desde que.. no interior deste existam um tubo por aparelho de queima ;)

Oh, mas assim o tubo principal teria que ter 50cm de diametro !
  15.  # 16

E provavelmente o regulamento camarário proíbe a instalação desses tubos nas fachadas dos prédios.
  16.  # 17

os regulamentos camarários só server para dificultar a vida as pessoas !!!
  17.  # 18

Viva,

estou curioso; como dizem o Sérgio Rodrigues e o rilupial, a composição desses gases é semelhante aos de uma caldeira de condensação.

Se a troca de gases de uma caldeira de condensação é realizada por tubagens concêntricas com ligação à fachada do edifício, como é que são instaladas existindo esse regulamento de segurança contra incêndios?

e já agora, pode uma das referidas salamandras/recuperadores ser conectada ao aquecimento central?

Obrigado
  18.  # 19

Colocado por: rilupiale falo por experiência própria, quer em conforto,( muito bom rendimento) quer em comodidade ( Programável ), e económico em termos de consumo.

Pode facultar mais informação?
  19.  # 20

A extracção dos gases da salamandra a pellets não pode ser feita pela tubagem de extracção de gases do esquentador?

0.0225 seg. NEW