Iniciar sessão ou registar-se
    • Fil
    • 28 novembro 2011 editado

     # 1

    Bem sei que qualquer valor médio e estatístico tem as suas fragilidades como forma de estimar valores de mercado, mas haverá melhor que este ?

    E alguém sabe os valores de variação anual nos últimos anos ? Relativamente a imóveis no centro de Lisboa ?
    •  
      FD
    • 28 novembro 2011

     # 2

    Colocado por: Filmas haverá melhor que este ?

    Há, aquilo que escreveu no título desta discussão.

    Há dados estatísticos gerais (com histórico) mas, não são grátis: http://www.ci-iberica.com/

    De vez em quando, o suplemento de imobiliário do Público apresenta os preços médios por m2 de várias zonas. É uma questão de ir procurando.
    Se quiser procurar nos suplementos anteriores: http://www.google.com/search?q=imobili%C3%A1rio+filetype%3Apdf+site%3Apublico.pt
  1.  # 3

    Salvo erro o site casa.sapo.pt mostra uma comparação entre o preço de uma casa e a média da zona.

    Por exemplo este apartamento:

    http://casa.sapo.pt/Apartamento-T2-Venda-Oeiras-Alges-Alto-de-Alges-perto.Escola,Policia,Transportes-Publicos,Centro-da-Cidade-com.Terraco,Arrecadacao,Varanda-tem.GaragemEstacionamento,Garagem,Aspiracao-Central,Seguranca-cc6069ce-5e51-459f-b299-28358c2eb4c3.html


    Diz:


    Comparação com imóveis semelhantes

    425.000 € Este imóvel
    + 113,3% 199.238 € Preço médio
    + 45,9% 2.081 € Preço médio / m²
    84.500 € › 445.000 € Intervalo de preços


    Não faço ideia se é fiável ou não...
  2.  # 4

    Caro FD, esses dados que o suplemento do Publico apresenta de vez em quando creio que são retirados duma publicação sobre imobiliário intitulada "Confidencial Imobiliário".

    Já agora o preço de m2 desta publicação, e de consultoras ineternacionais, a como A. Newman, etc., é calculado como, alguém sabe a fórmula que usam? Numa mesma zona onde existam empreendimentos de luxo ao lado de empreendimentos semi-sociais, por ex., há média ponderada pelas percentagem das respectivas "manchas" zonais?

    Off- topic: alguém sabe a fórmula - completa!- usada pela maioria dos bancos para calcular a prestação do crédito habitação?

    Colocado por: FD
    Há, aquilo que escreveu no título desta discussão.

    Há dados estatísticos gerais (com histórico) mas, não são grátis:http://www.ci-iberica.com/

    De vez em quando, o suplemento de imobiliário do Público apresenta os preços médios por m2 de várias zonas. É uma questão de ir procurando.
    Se quiser procurar nos suplementos anteriores:http://www.google.com/search?q=imobili%C3%A1rio+filetype%3Apdf+site%3Apublico.pt
  3.  # 5

    Colocado por: carlosj39
    Off- topic: alguém sabe a fórmula - completa!- usada pela maioria dos bancos para calcular a prestação do crédito habitação?


    O que quer dizer com fórmula completa?

    Capital amortizado + juros ???
    •  
      FD
    • 29 novembro 2011

     # 6

    Colocado por: carlosj39Caro FD, esses dados que o suplemento do Publico apresenta de vez em quando creio que são retirados duma publicação sobre imobiliário intitulada "Confidencial Imobiliário".

    Eu sei disso, de quem é que acha que é o primeiro link que indiquei?

    Colocado por: carlosj39Já agora o preço de m2 desta publicação, e de consultoras ineternacionais, a como A. Newman, etc., é calculado como, alguém sabe a fórmula que usam?

    Isto talvez lhe interesse: Avaliação - quais os critérios.

    Qual é o porquê destas questões, posso perguntar?
  4.  # 7

    Caro FD, estas são questões que considero interessantes, e que aliás deveriam interessar a todos - e são milhões- os que têm casas e créditos habitação, como é o meu caso,em que tenho vários caixotes de betão. Quanto às avaliações há decerto vários métodos e vários tipos (método comparativo, etc.), mas neste caso concreto em que há uma avaliação por preço por m2 creio que há critérios mais específicos, que incluem ponderações.



    Colocado por: FD
    Eu sei disso, de quem é que acha que é o primeiro link que indiquei?


    Isto talvez lhe interesse:Avaliação - quais os critérios.

    Qual é o porquê destas questões, posso perguntar?
  5.  # 8

    Não, é a fórmula que inclui a Euribor (ou outra taxa associada ao crédito habitação), mais as outras parcelas e variáveis da formula que calcula a prestação mensal da casa.

    Colocado por: Casas_do_Rio

    O que quer dizer com fórmula completa?

    Capital amortizado + juros ???


    Colocado por: Casas_do_Rio

    O que quer dizer com fórmula completa?

    Capital amortizado + juros ???
  6.  # 9

    Caro carlosj39, a fórmula do cálculo da prestação é apenas composta pela Euribor que estiver no contrato (1m ou 3m ou 6m) + respectivo spread, o que pode ou existe são comissões de débito de prestação etc etc, mas estes são valores fixos/variáveis mas que estão nos preçários dos Bancos.

    http://www.pedropais.com/creditos/calculadora-de-prestacoes - simulador online

    Exemplo: valor do empréstimo - 100.000 eur (PV)
    prazo - 360 meses (n)
    euribor 1m + 4%(spread) = 5,576% (i)
    prestação - 572,57 eur (Prest)

    CF= i / (1- ( 1 /(1+i)^n)) 5.576% : ( 1- ( 1 : (1+ 5.576% )^360)) = 0.0057257

    Prest = PV x CF 100.000 x 0.0057257 = 572.57 eur

    Não se pode esquecer é que em função da periodicidade da euribor tem de ajustar, no mesmo período temporal, a taxa total, ou seja, a cada mês/trimestre/semestre tem de ver qual a euribor em vigor para somar ao spread e assim obter a "nova" taxa total.


    Um abraço e vamos falando
  7.  # 10

    Ok, thanks.


    Colocado por: Casas_do_RioCaro carlosj39, a fórmula do cálculo da prestação é apenas composta pela Euribor que estiver no contrato (1m ou 3m ou 6m) + respectivo spread, o que pode ou existe são comissões de débito de prestação etc etc, mas estes são valores fixos/variáveis mas que estão nos preçários dos Bancos.

    http://www.pedropais.com/creditos/calculadora-de-prestacoes- simulador online

    Exemplo: valor do empréstimo - 100.000 eur (PV)
    prazo - 360 meses (n)
    euribor 1m + 4%(spread) = 5,576% (i)
    prestação - 572,57 eur (Prest)

    CF= i / (1- ( 1 /(1+i)^n)) 5.576% : ( 1- ( 1 : (1+ 5.576% )^360)) = 0.0057257

    Prest = PV x CF 100.000 x 0.0057257 = 572.57 eur

    Não se pode esquecer é que em função da periodicidade da euribor tem de ajustar, no mesmo período temporal, a taxa total, ou seja, a cada mês/trimestre/semestre tem de ver qual a euribor em vigor para somar ao spread e assim obter a "nova" taxa total.


    Um abraço e vamos falando
  8.  # 11

    Boas,

    De acordo com o INE, o valor médio de “avaliação bancária, realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação, situou-se no mês de Janeiro de 2010, em 1189 euros por metro quadrado, o que correspondeu a uma variação em cadeia de 1,3% e a uma variação homóloga de 4,9%”.

    No que respeita às regiões, apenas o Algarve registou uma descida de 0,5% da avaliação bancária, quando comparado com Janeiro de 2009. Mas apesar desta descida, esta região continua a ser a que tem valores médios mais elevados.

    Além desta informação do INE posso também informar que a variação negativa das avaliações bancárias se cifrou em
    ( - 5,71) até Outubro de 2011.
 
0.0182 seg. NEW