Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    O condominio não pode ser imposto por uma pessoa (a menos que ela seja dona de mais de metade do prédio). A criação precisa de aprovação de mais de metade dos moradores.


    A "criação" é obrigatória, não depende de vontades ou votações.
    Concordam com este comentário: moraisdd, SofiaPaula
  2.  # 22

    Colocado por: mara cesarioA ideia do condomínio partiu dessa senhora! Os restantes vizinhos concordaram!

    Colocado por: luisvvA "criação" é obrigatória, não depende de vontades ou votações.

    mara,
    O que o luisvv quiz dizer é que A LEI obriga a haver uma administração de condomínio.
    A sua vizinha resolveu legalizar a situação. Estranho seria se os outros não concordassem.

    PS: se quiser que o condomínio gaste MENOS que esses 20euros/mês, candidate-se a Administradora com esse objectivo no seu programa eleitoral.
    Boa sorte!
    Concordam com este comentário: SofiaPaula
  3.  # 23

    Colocado por: Luis K. W.candidate-se a Administradora com esse objectivo no seu programa eleitoral.

    Além de administradora pode efectuar as limpezas do prédio, e o seu pai continuar a fazer as reparações, mediante o pagamento pela prestação desses serviços. Vai ver que ainda vai ganhar dinheiro com esse condomínio.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., SofiaPaula
  4.  # 24

    Colocado por: luisvvA "criação" é obrigatória, não depende de vontades ou votações.

    Tal e qual,o condominio é obrigatório e muito bem!
    De qualquer modo,pode propôr aos restantes condóminos,em assembleia,que em caso de necessidade de consertar algo recorram ao seu pai pagando-lhe para o efeito uma verba a acordar.
    Já agora,concordo que 3 pessoas viverem com 500 eur é muito dificil,mas isso não significa que deixe de comer por causa de 15 euros de diferença,que ainda por cima se houver bom senso podem ser recuperados fácilmente.
    Não faz sentido revoltar-se contra uma vizinha,quando todos os outros,ou pelo menos a maioria esteve de acordo com a criação e organização do condominio.
    Por último,as nossas obrigações devem ser cumpridas,quando isso se torna impossivel existem alguns caminhos que podem ser seguidos,sendo que não pagar condominio não é de certeza a solução.
  5.  # 25

    Colocado por: abelhamaia
    Tal e qual,o condominio é obrigatório e muito bem!
    De qualquer modo,pode propôr aos restantes condóminos,em assembleia,que em caso de necessidade de consertar algo recorram ao seu pai pagando-lhe para o efeito uma verba a acordar.
    Já agora,concordo que 3 pessoas viverem com 500 eur é muito dificil,mas isso não significa que deixe de comer por causa de 15 euros de diferença,que ainda por cima se houver bom senso podem ser recuperados fácilmente.
    Não faz sentido revoltar-se contra uma vizinha,quando todos os outros,ou pelo menos a maioria esteve de acordo com a criação e organização do condominio.
    Por último,as nossas obrigações devem ser cumpridas,quando isso se torna impossivel existem alguns caminhos que podem ser seguidos,sendo que não pagar condominio não é de certeza a solução.


    Concordo consigo e mesmo para não haver mal entendidos com a vizinhança decidi por a minha falta de conhecimento sobre este assunto a descoberto e tentar saber mais sobre ele antes de falar com os vizinhos! Obrigada pelo esclarecimento! =)
  6.  # 26

    Obrigada a todos pelo esclarecimento! Foi uma grande ajuda! Obrigada
    • eu
    • 3 dezembro 2011

     # 27

    Cara mara,

    Se acha que o condomínio é caro, pode fazer uma coisa: oferece-se para fazer a limpeza das partes comuns, a troco de um salário mensal. Assim, até pode ficar a ganhar com a situação.
  7.  # 28

    Boa tarde.
    A avaliar pelos seus conhecimentos, julgo que elaboraram um orçamento ad hoc. Condomínio sem elevadores e dessa dimensão parece-me com quota exagerada.
    Devem ter em conta as dificuldades que o País (povo) atravessa e, em reunião, ajustarem um orçamento que permita um bem estar de condóminos e com bom desempenho de Administração.
    Talvez seja possível minorar a quota. Cumptos, [email protected]
    • eu
    • 3 dezembro 2011

     # 29

    E já agora, convém ir às reuniões de condomínio...
  8.  # 30

    Uma coisa que a Mara pode fazer, mas tem que ser aprovada por maioria, é a redução da sua permilagem.

    Vantagem: passa a pagar menos
    Desvantagens: perde poder de voto, depois de reduzir a permilagem a situação é irreversível, quando houver obras de conservação e etc podem, por exemplo - se reduzir a sua permilagem para metade - pintar-lhe apenas metade da fachada.

    Por isso, como já disseram antes, pense bem se vale a pena.

    E é verdade...a questão não se põe com aceitar ou não. Por lei todos os edifícios destinados à habitação que tenham mais que uma fracção autónoma são obrigados a ter condomínio.

    Cumprimentos

    Ricardo
  9.  # 31

    Ninguém gosta de pagar e portanto todos têm que o fazer.
    Durante muitos anos, tive que pagar o condomínio e só utilizava a casa uma vez por ano durante uma semana e às vezes apenas uma semana de dois em dois anos.
    Concordam com este comentário: Ferraz Oliveira
  10.  # 32

    Colocado por: fumador passivoNinguém gosta de pagar e portanto todos têm que o fazer.
    Durante muitos anos, tive que pagar o condomínio e só utilizava a casa uma vez por ano durante uma semana e às vezes apenas uma semana de dois em dois anos.
    Concordam com este comentário:Ferraz Oliveira

    E fez muito bem. Como proprietário não podia (e nem devia) fugir às suas responsabilidades.

    É a mesma situação daqueles condóminos que vivem no primeiro andar e não querem pagar elevador porque usam as escadas. Ele está lá...não o usam porque não querem.

    De qualquer maneira Mara, 5 euros por mês a multiplicar por 6 são 30 euros por mês. E isso não chega nem de perto nem de longe...mesmo que a administração seja in-house. Há seguros para pagar, há FCRs para manter...e se um dia o prédio tiver que ser pintado como é? Vai à base de quota extra?

    Ricardo
  11.  # 33

    Colocado por: mara cesarioBoa Tarde!
    Gostaria de saber se serei obrigada a aceitar o condomínio imposto pelos meus vizinhos?
    è o seguinte, ai a uns meses os meus vizinho sondaram o meu pai para ele assinar um papel para ser colocado o condomínio no prédio, mas o meu pai não assinou porque queria saber as condições! Foram nos dito que era necessário todos os meses pagar 20 €! Ora o meu pai ganha 500€ a minha mãe trabalha mas não recebe e eu estou desempregada! logo não nos é possível pagar o condomínio, ao que o meu pai não assinou qualquer papel! Hoje para meu espanto recebi uma carta em que dizia que o condomínio entrava em vigor a 1 de Janeiro do próximo ano! É de referir que a relação entre vizinhos não é a melhor! Quero saber se sou obrigada a pagar e se é legal haver condomínio sem um dos moradores aceitar! Obrigada


    Olá e lamento toda a situação financeira que está a passar de momento, espero que melhore!
    Gostaria de só esclarecer um pequeno detalhe:

    Um condomínio, no seu caso tal como em muitos milhares de outros, é um prédio que está dividido em fracções. Cada casa de habitação, pode ser uma fracção. Outras pode ser a casa de habitação+arrecadação+garagem+... e tudo isto ser uma fracção. Mas é o conjunto de todas as fracções que faz um condomínio. Ou seja o prédio onde habita é um condomínio.

    O que pode ou não é votar contra uma decisão. Se a maioria decidir pelo SIM mesmo que tenha votado NÃO tem de aceitar.

    Espero ter ajudado
  12.  # 34

    Colocado por: mara cesarioBoa Tarde!
    Gostaria de saber se serei obrigada a aceitar o condomínio imposto pelos meus vizinhos?
    è o seguinte, ai a uns meses os meus vizinho sondaram o meu pai para ele assinar um papel para ser colocado o condomínio no prédio, mas o meu pai não assinou porque queria saber as condições! Foram nos dito que era necessário todos os meses pagar 20 €! Ora o meu pai ganha 500€ a minha mãe trabalha mas não recebe e eu estou desempregada! logo não nos é possível pagar o condomínio, ao que o meu pai não assinou qualquer papel! Hoje para meu espanto recebi uma carta em que dizia que o condomínio entrava em vigor a 1 de Janeiro do próximo ano! É de referir que a relação entre vizinhos não é a melhor! Quero saber se sou obrigada a pagar e se é legal haver condomínio sem um dos moradores aceitar! Obrigada



    Sugestão:Para poder de alguma forma não pagar o condomínio, porque não pergunta se eles aceitam que lave as escadas por exemplo 2 vezes por semana, pagam-lhe e ainda dá para pagar o condomínio. Se os outros aceitaram o pagamento e pagarem, pede como ordenado por exemplo 50 euros por mês, já dá!!!

    É só uma sugestão! No meu prédio é isso que pagam, e é pouco!!!
 
0.0170 seg. NEW