Colocado por: mmgregTenho uma lareira na sala, que só usei uma vez porque deita muito fumo.Se calhar usou-a mal, com madeira errada, com todas as janelas da casa fechadas (e com a extracção da cozinha e casas de banho ligadas), ou num dia de «tectos baixos», vento de rajada, ou inversão térmica.
Acontece que outros vizinhos acendem a sua e a minha casa fica a cheirar a lareira, aliás ontem e hoje ficou com fumo cinzento ao ponto de termos de abrir as janelas durante a noite.Isso é que é pior.
Já falei com o administrador, que me disse que as condutas de cada lareira são independentes umas das outras, o que me parece difícil, pois somos 24 ao todo e não vejo espaço para tanta conduta. Que não é possível haver comunicação entre as lareiras, que deve ser o vento que faz com que o fumo volte a entrar (somos o último andar).VINTE E QUATRO na mesma prumada? 24 pisos?
O que pode levar a isto e o que posso eu fazer? Já coloquei esferovite no buraco da minha lareira, para ver se entra menos fumo, mas continua a entrar.Essa esferovite impediria uns baldes de água de passar se os despejasse pela chaminé abaixo? É que, para impedir que o fumo passe, tem de ser um tampão a sério!
E já agora, de quem é a responsabilidade relativamente à limpeza das condutas das lareiras?Se tem um tubo SÓ seu, é sua. Mas, geralmente, o condomínio é que manda limpar todas (à dúzia é mais barato).
PS- considerando o transtorno que isto está a causar, será demais pedir aos condóminos para não a usarem até o assunto ser resolvido? Ainda por cima, temos todos problemas alérgicos e respiratórios, estamos desde ontem com o nariz a pingar...CLARO!
Colocado por: mmgregOlá Jorge...isto passa-se na actual casa, as janelas são para outra casa :) Mas esta, se Deus quiser, há-de de ter janelas novas daqui a um anito ou assim :)
Mas vou ver isso do tubo, não tenho as chaves que dão acesso ao telhado e considerando as telhas que se têm partido, vamos ver se mas dão!
Obrigada
Colocado por: mmgregSão 6 pisos, 4 apartamentos por piso. As lareiras tocam-se duas a duas (ficam em espelho), digamos assim. Mesmo assim, não vejo espaço para cada um ter a sua própria conduta.
Luis, não sei o que é extracção mecânica.Refiro-me à extracção forçada (exaustor) da cozinha e (ventax / ventilação colectiva) das casas de banho!
Luis, sinceramente, não me lembro de como estava o dia, era Verão...mas creio que ela deve estar entupida e o "trauma" foi de tal ordem que nunca mais lhe tocámos.E como é que "acenderam" a lareira? O QUE é que puseram a queimar?!?
Colocado por: Jorge Rocha ...há produtos que encaixam nesses tubos que têm uma espécie de roleta que roda com o vento,...Girândolas ?
Colocado por: Luis K. W.Há uma coisa que tem de fazer SEMPRE primeiro, quando acende uma lareira. É queimar PRIMEIRO, uma a uma, umas folhas de jornal
Colocado por: Luis K. W.Há uma coisa que tem de fazer SEMPRE primeiro, quando acende uma lareira. É queimar PRIMEIRO, uma a uma, umas folhas de jornal
Colocado por: jorgealves
e com uma janela entreaberta, para facilitar a circulação de ar no sentido ascendente,
e evitar acender a lareira em dias de nevoeiro em que o fumo naturalmente desce.
Colocado por: Jorge RochaSim Luís são girândolas
Colocado por: Luis K. W.E está na minha primeira mensagem, lá em cima