Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho uma lareira na sala, que só usei uma vez porque deita muito fumo.

Acontece que outros vizinhos acendem a sua e a minha casa fica a cheirar a lareira, aliás ontem e hoje ficou com fumo cinzento ao ponto de termos de abrir as janelas durante a noite.

Já falei com o administrador, que me disse que as condutas de cada lareira são independentes umas das outras, o que me parece difícil, pois somos 24 ao todo e não vejo espaço para tanta conduta. Que não é possível haver comunicação entre as lareiras, que deve ser o vento que faz com que o fumo volte a entrar (somos o último andar).

O que pode levar a isto e o que posso eu fazer? Já coloquei esferovite no buraco da minha lareira, para ver se entra menos fumo, mas continua a entrar.

E já agora, de quem é a responsabilidade relativamente à limpeza das condutas das lareiras?

Obrigada

Maria

PS- considerando o transtorno que isto está a causar, será demais pedir aos condóminos para não a usarem até o assunto ser resolvido? Ainda por cima, temos todos problemas alérgicos e respiratórios, estamos desde ontem com o nariz a pingar...
    •  
      bcool
    • 29 novembro 2011

# 2

Se tem a certeza que o fumo vem da lareira, e não está a pensar acender a sua, tente selar hermeticamente a sua conduta de forma a impedir o retorno dos fumos.

A solução para essa questão até pode ser simples mas encontrar a causa provavelmente não!

PS:Não percebo nada disto. :)
    Bc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmgreg
  2.  # 3

Sugestão para selar? É reversível?
    •  
      bcool
    • 29 novembro 2011

# 4

Se a saída da lareira for um tubo, penso que bastará vedar a entrada do mesmo com algo a fazer de rolha, caso contrário poderá ser necessário fazer uma peça à medida que vede toda a zona de extracção. Ainda assim só irá funcionar se de facto for essa a origem dos fumos, mas não custa muito tentar.
    Boa sorte.
    Bc
    • Nss
    • 29 novembro 2011

# 5

Eu quando limpo a chaminé, corto um plástico á medida da boca da lareira de seguida colo o mesmo com fita cola ao material base e depois corto um cartão á mesma medida
    e encosto ao plastico com fita, para reforçar o mesmo.
  3.  # 6

Colocado por: mmgregTenho uma lareira na sala, que só usei uma vez porque deita muito fumo.
    Se calhar usou-a mal, com madeira errada, com todas as janelas da casa fechadas (e com a extracção da cozinha e casas de banho ligadas), ou num dia de «tectos baixos», vento de rajada, ou inversão térmica.
    Isto para dizer que:
    1. quando se usa uma lareira a sala fica SEMPRE a cheirar fumo;
    2. há muitas hipóteses de uma lareira que sempre "fumou" bem, haver dias em que é uma desgraça.

Acontece que outros vizinhos acendem a sua e a minha casa fica a cheirar a lareira, aliás ontem e hoje ficou com fumo cinzento ao ponto de termos de abrir as janelas durante a noite.
    Isso é que é pior.

Já falei com o administrador, que me disse que as condutas de cada lareira são independentes umas das outras, o que me parece difícil, pois somos 24 ao todo e não vejo espaço para tanta conduta. Que não é possível haver comunicação entre as lareiras, que deve ser o vento que faz com que o fumo volte a entrar (somos o último andar).
    VINTE E QUATRO na mesma prumada? 24 pisos?
    Mas é verdade que pode ser «o vento» a fazer o fumo entrar.
    No caso de haver extracção mecânica, como o seu andar é o último, é onde a SUCÇÃO é mais forte, portanto...
    (NOTA: vendeu-se muito, há uns 20 anos, um "sistema" de chaminés que agrupava as lareiras tres-a-tres...).

O que pode levar a isto e o que posso eu fazer? Já coloquei esferovite no buraco da minha lareira, para ver se entra menos fumo, mas continua a entrar.
    Essa esferovite impediria uns baldes de água de passar se os despejasse pela chaminé abaixo? É que, para impedir que o fumo passe, tem de ser um tampão a sério!
    Eu iria ver o que se passa no TOPO da chaminé e, em princípio, (se tiver um tubo independente, só para a sua casa) vedaria na parte de cima.

E já agora, de quem é a responsabilidade relativamente à limpeza das condutas das lareiras?
    Se tem um tubo SÓ seu, é sua. Mas, geralmente, o condomínio é que manda limpar todas (à dúzia é mais barato).

PS- considerando o transtorno que isto está a causar, será demais pedir aos condóminos para não a usarem até o assunto ser resolvido? Ainda por cima, temos todos problemas alérgicos e respiratórios, estamos desde ontem com o nariz a pingar...
    CLARO!
    Não é admíssivel você andar a comer com o fumo dos outros, até porque pode ser fatal (NOTA: em princípio, com o fumo as pessoas não morrem porque é tóxico. O problema é o invisível e venenoso CO).
    E faça isso da forma mais formal possível: Carta registada com Aviso de Recepção para o Administrador, e cópia em cada caixa do correio.
  4.  # 7

Luis, sinceramente, não me lembro de como estava o dia, era Verão...mas creio que ela deve estar entupida e o "trauma" foi de tal ordem que nunca mais lhe tocámos.

São 6 pisos, 4 apartamentos por piso. As lareiras tocam-se duas a duas (ficam em espelho), digamos assim. Mesmo assim, não vejo espaço para cada um ter a sua própria conduta.

Luis, não sei o que é extracção mecânica. São lareiras abertas, não há recuperadores, se é a isso que se refere.

Para ver isso do tubo, teria de ir ao telhado, não sei se me vão dar acesso...mas sinceramente, eu não vejo tanta chaminé no telhado...deve ter 4, no máximo.

Já escrevi a carta, vou entregar em mão e também por carta registada...

Obrigada!
  5.  # 8

Olá mmgreg...
    Terá que mandar colocar na extemidade do tubo que sai da sua chaminé...uma adaptação que faça saír o fumo da chaminé para um quadrante contrário ao vento predominante...mas deve aguardar que lhe coloquem as janelas novas para ter outra prespectiva do fumo em sua casa porque as janelas existentes deverão ter desajustes de estanquidade ao ar e isso faz com que a descompressão entre o ar que penetra da chaminé seja absorvido com mais intensidade das janelas para o exterior.
  6.  # 9

Olá Jorge...isto passa-se na actual casa, as janelas são para outra casa :) Mas esta, se Deus quiser, há-de de ter janelas novas daqui a um anito ou assim :)

Mas vou ver isso do tubo, não tenho as chaves que dão acesso ao telhado e considerando as telhas que se têm partido, vamos ver se mas dão!

Obrigada
  7.  # 10

Colocado por: mmgregOlá Jorge...isto passa-se na actual casa, as janelas são para outra casa :) Mas esta, se Deus quiser, há-de de ter janelas novas daqui a um anito ou assim :)

Mas vou ver isso do tubo, não tenho as chaves que dão acesso ao telhado e considerando as telhas que se têm partido, vamos ver se mas dão!

Obrigada

O primeiro passo deve ser feito pelo exterior...verificar se a saída de fumo está na direcção do vento predominante...há produtos que encaixam nesses tubos que têm uma espécie de roleta que roda com o vento,que faz com que faculte o vento na sua imediação envolvendo e fazendo girar a roleta ao invés de penetrar pelo tubo,a própria roleta ao girar faz sucção do interior da chaminé vindo da lareira que dessa forma o fumo só tem é que saír.
  8.  # 11

Colocado por: mmgregSão 6 pisos, 4 apartamentos por piso. As lareiras tocam-se duas a duas (ficam em espelho), digamos assim. Mesmo assim, não vejo espaço para cada um ter a sua própria conduta.

Se são 2 a 2 em 6 pisos, só junta 12 chaminés.

Se forem independentes serão 12 tubos de 20cm de diâmetro. Isto é, se a chaminé tiver 12 tubos, terá cerca de 40cm x 1,20cm.
    (ou, para perceber melhor, 2 palmos x 6 palmos). Isto cabe em qualquer lado!

Luis, não sei o que é extracção mecânica.
    Refiro-me à extracção forçada (exaustor) da cozinha e (ventax / ventilação colectiva) das casas de banho!

Luis, sinceramente, não me lembro de como estava o dia, era Verão...mas creio que ela deve estar entupida e o "trauma" foi de tal ordem que nunca mais lhe tocámos.
    E como é que "acenderam" a lareira? O QUE é que puseram a queimar?!?

Lembre-se que uma lareira para funcionar, o AR QUENTE (com o fumo) tem de subir pela chaminé. Para compensar a saída desse AR QUENTE, tem de se abrir uma janela... para entrar AR FRIO.
    Conclusão: em certas condiçoes, uma lareira pode ter um rendimento térmico NEGATIVO (depois de acesa, a sala fica mais fria do que estava). LOLOL!

Colocado por: Jorge Rocha ...há produtos que encaixam nesses tubos que têm uma espécie de roleta que roda com o vento,...
    Girândolas ?
  9.  # 12

Olá Luís...
    Muitas vezes o ar da rua que entra pela chaminé adentro pode ser mais forte nos últimos andares.e as janelas e os próprios exaustores da cosinha ou até a própria chaminé da cosinha se puxar muito bem o fumo podem ajudar o recuo do fumo.
  10.  # 13

Sim Luís são girândolas...tive uma branca.
  11.  # 14

Luis, pensava que os tubos eram maiores, assim acredito que estejam aqui algures :O

Não há ventilação colectiva nas WCs. Na cozinha, temos exaustor, mas é no ponto oposto da casa. Não creio que haja comunicação com essas zonas e não estava nada ligado. Se o exaustor estivesse ligado, apesar de ser no ponto oposto, poderia "puxar" o fumo (este exaustor é bastante potente)?

Por acaso, já reparei que os outros prédios têm girândolas, não sei se o meu tem.

Obrigada,

Maria

PS- Na altura, acendi com acendalhas e queimei lenha que comprei no Pingo Doce. A lenha não estava verde, não usei mais nada para acender. Estou habituada a acender lareiras nas casas dos meus tios, sei que não é normal haver tanto fumo...quando acendi na minha casa, tivemos de tirar as janelas da caixilharia de toda a casa, para o fumo sair. E mesmo assim, as paredes ficaram com fuligem, assim como o tecto.
  12.  # 15

Maria,
    As chaminés funcionam tanto melhor quanto maior (mais compridas) forem as chaminés.

Como V. está no último andar, a sua chaminé terá, no máximo, uns 6metros de altura.
    É, portanto, a que tem pior tiragem. Qualquer rajadazinha de vento empurrará o fumo de volta para a sala.

E, sim. O exaustor da cozinha pode ser o suficiente para perturbar o funcionamento da lareira (e aspirar o fumo dos vizinhos) SE tiver todas as janelas fechadas.

Se, quando acendeu a lareira, «ENTROU» muito fumo na sua sala, é porque PRODUZIU muito fumo... Há uma coisa que tem de fazer SEMPRE primeiro, quando acende uma lareira. É queimar PRIMEIRO, uma a uma, umas folhas de jornal. Fazem relativamente pouco fumo, e permite ir aquecendo o AR existente no interior da chaminé (lembre-se que o ar quente sobe; e que, como o ar frio é mais pesado que o ar quente, pode «tamponar» a saída do ar quente).
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
  13.  # 16

Luis, desconhecia essa situação relativa ao comprimento das chaminés.

Tenho de reparar nisso do exaustor, eu penso que estava desligado, mas agora fiquei sem certezas.

Entrou imenso fumo, quando acendi a lareira. Também desconhecia que se devia fazer isso do jornal, a mim ensinaram-me ao contrário, de só usar acendalhas ou pinhas secas, para evitar o fumo.

Se não fossem os miúdos serem tão pequenos, acho que voltava a tentar acender!
  14.  # 17

Colocado por: Luis K. W.Há uma coisa que tem de fazer SEMPRE primeiro, quando acende uma lareira. É queimar PRIMEIRO, uma a uma, umas folhas de jornal

e com uma janela entreaberta, para facilitar a circulação de ar no sentido ascendente,

e evitar acender a lareira em dias de nevoeiro em que o fumo naturalmente desce.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  15.  # 18

Colocado por: Luis K. W.Há uma coisa que tem de fazer SEMPRE primeiro, quando acende uma lareira. É queimar PRIMEIRO, uma a uma, umas folhas de jornal

Colocado por: jorgealves
    e com uma janela entreaberta, para facilitar a circulação de ar no sentido ascendente,
    e evitar acender a lareira em dias de nevoeiro em que o fumo naturalmente desce.

Concordo.
    (E está na minha primeira mensagem, lá em cima) ;-)
  16.  # 19

Colocado por: Jorge RochaSim Luís são girândolas

girandolas para chaminés são uma péssima solução somente em ultimo caso, basta ter em conta que obrigam a circulação de ar em função do vento e da coluna ascendente e isto SEMPRE mesmo quando não desejado\necessario, a unica "vantagem" é garantirem o não refluxo(corrente invertida de ar), mas se por exemplo existir extracção mecânica sem compensação o efeito é nulo,

Colocado por: Luis K. W.E está na minha primeira mensagem, lá em cima

não reparei, o meu pedido de desculpas.
  17.  # 20

0.0245 seg. NEW